Autor (a): Kéfera Buchmann
Editora: Paralela
Ano: 2015
ISBN 978-85-8439-011-3
"Você conhece a Kéfera? Pois deveria! Com 22 anos, Kéfera Buchmann reúne quase doze milhões de seguidores nas suas mídias sociais (YouTube, Facebook, Twitter e Instagram). Só o seu canal no YouTube, “5inco minutos” (procura aí na internet), tem cinco milhões de assinantes e é o quarto mais visto do Brasil. Tá achando pouco? Ela ainda recebe diariamente centenas de mensagens de fãs do Brasil todo e é parada na rua a todo momento. Se o YouTube é de fato a nova televisão, como acha muita gente, hoje Kéfera é o equivalente aos antigos astros globais. Tão conhecida e amada quanto eles. Neste livro, que tem literalmente a sua cara, Kéfera parte de sua vida para falar de relacionamentos, bullying, moda e gafes e conta uma série de histórias divertidas com as quais é impossível não se identificar."
*Livro cedido em parceria com a Editora Paralela.
Oie, tudo bom?
Começo a resenha sabendo que poderemos ter uma chuva de comentários negativos nessa resenha falando que isso não é literatura. Fora dessa discussão, Muito Mais que 5inco Minutos é uma autobiografia da vlogueira Kéfera Buchmann.
Kéfera é uma paranaense, que aos 17 anos criou um canal no Youtube que atualmente conta com seis milhões de assinantes, 1 milhão a mais do que foi descrito na sinopse desse livro. Conheci o canal dela há uns três anos, mas confesso que nunca fui muito sua fã porque a achava apelativa demais, apesar de acompanhar alguns temas que ela costumava comentar. Para quem não sabe nada sobre ela, os primeiros vídeos lembravam os do Felipe Neto, com alto teor de palavrões, gritaria e revolta com algum assunto.
Os chamados vlogs estão cada vez mais importantes na mídia online e a Kéfera encabeça como um dos principais canais de conteúdo do Brasil. Seu sucesso obviamente influenciou no lançamento do seu livro, assim como aconteceu com o Christian Figueiredo, que lançou Eu Fico Loko e Eu Fico Loko 2. Não dá para ignorar a importância e influência desses canais.
Nesse livro ela foca em histórias da infância e adolescência. Além disso, ela fala sobre o bullying e como ele fez com que ela mudasse ao longo dos anos. Ela sempre sofreu com a obesidade e isso lhe causava problemas de interação social.
"Uma coisa que ficou muito óbvia para mim com o passar do tempo: se você é uma pessoa do bem e não mal a ninguém, mais cedo ou mais tarde a vida sorri para você. Pode demorar, mas existe recompensa para todo e qualquer sofrimento que você passou, está passando ou passará." (pág. 91)
Lembro que quando esse livro foi lançado vi muitas pessoas criticando a Kéfera e respeito a opinião de cada um, mas também fico intrigada com os motivos. A mensagem que ela passa nesse livro é que o adolescente tem que aguçar sua criatividade para alcançar seus objetivos. Em nenhum momento ela incita violência, uso de drogas ou algo do tipo.
Não é essa influência positiva que precisamos desejar aos nossos filhos? Claro que nem tudo que ela fala deve ser levado como regra, mas não acho que um livro como esse seja a pior coisa do mundo. Quantos adolescentes compraram e leram esse livro (muitos consideram esse seu primeiro livro fora da escola)? Eu ultimamente tenho tentado ver o lado mais positivo das coisas e meu lado positivo é exatamente considerar Muito Mais que 5inco Minutos, como uma oportunidade de interação do adolescente.
"A vida exige que você cresça e assuma diversas responsabilidades das quais não pode fugir (contas a pagar, trabalho para faze, dinheiro para controlar, reuniões, etc). Então, dá um desespero de ver tanta criança virar gente grande logo, porque eu sinto saudades de quando minha única reclamação na vida era ter que estudar para uma prova de matemática. Chega uma hora que você percebe que sua infância passou e aí bate um vazio. Algo do tipo: "Merda, eu cresci". (pág. 64)
Claro que existe uma idolatria exagerada dos Youtubers, mas acredito que os adolescentes atuais (sou velha!) buscam uma voz, um rosto, uma pessoa que grite em vídeo, tudo o que eles realmente desejam da sociedade. Nossa, estou bem filosófica nessa resenha...Hahaha.
A diagramação da Editora Paralela está impecável com fonte confortável, trechos com letras e imagens coloridas, fotos e detalhes divertidos.
Muito Mais que 5inco Minutos é um livro para adolescentes, mas também para os pais desses adolescentes (por que não?). Uma autobiografia tão louca quanto a dona dela. Divertido, maluco e despretensioso.
Beijos!
Olá tudo bom? Muito legal a sua análise sobre o livro, gostei. mas, realmente eu não leria. Não pelo fato do tipo de livro, mas porque nunca gostei do canal dela. Assisto alguns canais, principalmente de jogos, e gosto do Felipe Neto, mas dela nunca curti mesmo rs Beijos
ResponderExcluirhttp://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/
Aline!
ResponderExcluirÉ fato que os vlogueiros adolescentes tem tomado uma proporção enorme na vlogosfera, acredito que precisam de ídolos para seguirem.
Não conheço o canal ainda, mas vou passar por lá para conhecer.
Muitos gostam dela, afinal, é formadora de opinião e muitos queriam atingir o sucesso que ela faz!
“Um bom poema é aquele que nos dá a impressão de que está lendo a gente ... e não a gente a ele!”(Mario Quintana)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!
Olá!! Tudo bem? Para falar a verdade eu não sabia quem ela era direito até esse boom na Bienal! Já tinha visto alguns vídeos mas não liguei o nome a pessoa por não ser um canal que eeu acompanhe, não é o estilo de vídeo que eu gosto de assistir. Fico feliz em saber que o seu livro traz de alguma forma uma mensagem positiva para os jovens, acho isso válido! Desejo sucesso!
ResponderExcluirBeijos
Mari
Cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br
Oiii, tudo bem?
ResponderExcluirQuero muito ler esse livro, estou super interessada, acha os vídeos da Kefera super divertidos e animadores, sempre estou assistindo quando posso, adorei o que escreveste.
Beijão
http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/
Oi Aline, achei legal tua resenha.
ResponderExcluirO livro da Kéfera é um dos que gostaria de ler. Acredito que o conteúdo dele seja mais interessante do que dos outros vloggers.
Beijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky
Oi!
ResponderExcluirGostei da sua resenha super filosófica hueheuh. E não é que não seja literatura, até o endereço que eu anoto no guardanapo pode ser literatura se eu quiser, só não é o tipo de literatura que me agrada. Isso sempre vai existir e se tem quem compre, leia e idolatre a menina, quem sou eu para dizer que ela não merece uma biografia? Assim como no caso do Christian, não me interesso pelos vídeos, mas só. Enfim, sucesso pra ela.
Beijos, Maria.
htpp://nerdsideblog.tumblr.com
Oi como vai?
ResponderExcluirNão perco meu tempo assitindo o canal da Kéfera, acho que ela leva tudo muito na brincadeira, imagina só conviver 24 horas com uma pessoa dessas, já vi alguns videos dela. E acho ela engraçada e tudo, mas o que eu penso é que nem tudo na vida são rosas e risos.
Apesar da minha opnião, gostei da sua resenha, e acho que posso olhar a Kéfera como olhos menos críticos.
Beijo
www.livricios.com
Oi, Aline!
ResponderExcluirVejo que muitas pessoas têm se interessado pelo livro e acho isso muito bacana. Incentivo à literatura nacional é sempre ótimo.
Eu particularmente não me interessei por ele, não gosto do gênero biografia e também não sou grande fã ou admiradora da autora. Ainda assim, desejo sucesso a ela.
Beijos!
eu gosto de Kéfera mas não sei se leria o livro dela xD [vai entender] rsrs
ResponderExcluirAchei a diagramação bonita, mas só faria a leitura caso estivesse sem tantas leituras pendentes... passá-lo em frente à minha pilha de leituras atuais??? nops!...
Oi. eu não conheço a autora, nem o vlog dela, não sou muito ligada nessas coisas, então, não sei bem o que pensar sobre os pontos que você levantou. vou tentar pesquisar mais...
ResponderExcluirOla Aline eu particularmente não pretendo ler o livro, acredito que seja mais voltado a seus fãs, e aos adolescentes que gostam do gênero. Com essa quantidade de fãs espero que ela saiba levar ensinamentos e bons conselhos a eles. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Oiee@@
ResponderExcluirEu não curto muito os videos dela não, acho ela meio forçada!!
Exatamente por isso eu não tenho muita vontade de ler esse livro não, apesar de adorar autobiografias!!
Gosto da capa do livro, e adorei a resenha, mas mesmo assim eu paço!!
Beijos
Olá.
ResponderExcluirRealmente é um livro polemico, mas como você sabiamente citou, não podemos deixar de ver a influência que esse canais vem tendo. Eu não digo que jamais leria uma obra assim, até mesmo porque já assisti alguns vídeo da Kéfera, e sou honesta o bastante para admirar a quantidade de seguidores que ela consegui em seu canal.
Bjs
http://nosleitoras.com/
Oi,
ResponderExcluirSabe que não tenho uma opinião formada ainda a respeito dessa pessoa. Quando vi todo o sucesso dela tentei procurar alguns vídeos no youtube e dei de cara como vc comentou com vários vídeos onde ela falava palavrões e assuntos meio idiotas, entao fiquei pensando porque tanto alvoroço, talvez como você comentou os jovens precisem de um rosto para seguir e ela deu a sorte de ser ele, porem espero que ela tenha maturidade e responsabilidade suficiente para saber lidar com isso e saber que esta influenciando muitas pessoas. E bom, eu não lerei o livro dela. Enfim queria te convidar a dar uma passadinha lá no blog também, pois hoje tem uma resenha especial feita pelo meu noivo de um livro nacional de fantasia. Te espero por lá.
Beijos
Raquel Machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com
aAline, eu não conheço Kéfera, nem o canal. Já ouvi falar, mas não tive interesse. Na verdade eu não sou muito de ficar no You Tube, nem nos canais sobre livros. Adoro ler, então prefiro os blogs.
ResponderExcluirMas gostei muito da forma como você apresentou o livro. E você tem toda razão ao falar que os Youtubers são a nova influencia dos jovens. Se isso é bom ou ruim? Não sei.
Beijos!
Arrasou com a sua resenha! A própria Kéfera avisa que não tem a pretensão de se autodenominar escritora, ela só quer dividir as experiências dela com os seguidores, com os fãs e, em contrapartida, acaba por estar ajudando... dando exemplo para os adolescentes não se deixarem vencer por situações negativas ou extremas, assim como dando dicas indiretas para os pais! rs
ResponderExcluirBeijos
Nica
Oi Aline, eu tenho muita vontade de ler esse livro, admiro muito a Kéfera e imagino tudo que ela colocou nesse livro! Deve ser mesmo bom para descontrair e bem leve. Ótima resenha!
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com/
Não costumo julgar os livros que as pessoas leem, penso que o importante é ler e se puder ser um pouco de tudo melhor ainda, assim o leitor fórmula opinião sobre vários assuntos e descobre o que mais lhe agrada.
ResponderExcluirNão costumo ler biografias, mas acredito que se for de alguém que admiro leria sem problemas.
Acho legal que blogueiras e vlogueiras, estejam tendo a oportunidade de escrever e publicar seus livros, assim como você mesma disse jovens e leitores de todas as idades podem se ver representados e até inspirados por eles.
Gostei de saber sua opinião sobre a leitura viu!!! Abração!!!
Leituras, vida e paixões!!!
Eu assistia os vídeos da Kefera, mas de uns tempos para cá perdi total interesse pela youtuber; acho que seus vídeos estão ficando cada vez mais apelativos e com algumas coisas bem hipócritas ao meu ver. Não leria essa autobiografia pelo simples fato de não ter curiosidade sobre a vida dela, mas creio que para os fãs é um ótimo investimento. Adorei a resenha!!
ResponderExcluirBeijos
Curioso, ouvi falar MUITO desse livro, mas é a primeira resenha que vejo. Não sou fã dessa onda de web celebridades, mas esse livro parece ser mais interessante do que imaginava, afinal, autobiografia é autobiografia, não importa sua origem. Parabéns pela resenha!
ResponderExcluirwww.thunderwave.com.br
Oii,
ResponderExcluirConfesso que não tenho muito interesse no livro dela. Sigo ela no Youtube e no Snap, acho ela engraçadíssima, mas não leria o livro dela. Não me pergunte o por que. Mas gostei da sua mente aberta para outros livros que não sejam o seu gênero. Parabéns.
Beijos
Aline,não li ainda o livro da Kéfera,realmente esses canais influenciam bastante,confesso que não aprecio esse tipo de tipo de literatura,mas também não deprecio.Achei interessante ela ter falado do bullying que sofreu e como conseguiu dar a volta por cima.Não acho que seja negativo aguçar a criatividade para alcançar objetivos desde que seja feito de uma forma sadia .Já vi o livro e achei também ,impecável a diagramação.
ResponderExcluirGosto muito da Kefera, até acompanho o canal, mas sobre o livro, desculpa acho desnecessário. Virou modinha dos os Youtubers e Booktubers lançarem livros, acho legal para como vc disse os jovens para ir atras de uma cara, de uma voz, mas né....menas.
ResponderExcluirhttp://marifriend.blogspot.com.br/
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirAdmito que assisto os videos da Kéfera, porem não leria o livro dela, sei lá. Uma das grandes apostas das editoras são os "youtubers" para captar mais clientes. Não sou de julgar ninguém pelo tipo de livro que lê, às vezes com este livro, novas pessoas/jovens podem começar a adquirir o gosto pela literatura.
Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)
Oie
ResponderExcluirSua resenha está boa, mas eu não tenho a mínima curiosidade de ler pois não gosto muito da Kefera, a acho meio forçada haha boa dica para quem curte
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
KEFERAAAA!!!!
ResponderExcluirAdorei sua resenha. Amo a Kefera e estou doido por este livro, apesar de não fazer muito meu estilo.
Beijos
http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/
Olaa. Eu nao acompanho muitos vlogs na net mas venho vendo os videos dela ha pouco tempo e nem todos me agradam. Gosto dela mais acho que nao compraria o livro mas adorei sua resenha. E nao não gosto do Felipe Neto kkkkkk
ResponderExcluirBeijão da Lari
brilliantdiamond-bg.blogspot.com.br
Se não me engano a sua biografia está entre os cinco livros mais vendidos! Realmente interessante isso e como vc mesa disse, os pais poderiam conhecer um pouquinho mais desse mundinho adolescente, e pq não aproveitara leitura?
ResponderExcluirOi Aline :) Eu achei super desnecessário toda essa repercussão que teve a respeito do livro da Kéfera =/ Eu penso em quantos jovens devem estar lendo agora por causa do livro e isso traz a literatura, é simplesmente sem cabimento o que estavam dizendo. Agora sobre a resenha, eu já venho lendo várias sobre o livro e em todas elas só leio opiniões positivas sobre ele. Eu assisto vários vídeos da Kéfera, não sou nenhuma fã, mas morro de rir dos vídeos dela e acredito que no livro faria o mesmo. Quero muito ler! Ótima resenha, beijos!
ResponderExcluirOie Aline, tudo bem?
ResponderExcluirAcho bacana que vários jovens se interessem na leitura para conhecer mais sobre a Kéfera, mas confesso que eu não leria. Não gosto da Kéfera, acho que ela continua nojenta e apelativa, exagerada e faminta por receber atenção dos outros.
http://www.leituradascinco.com/
Oi, flor! Gostei muito da sua resenha. Eu não conheço a Kéfera e nenhum outro vlogueiro. Não acompanho canais no YouTube, embora tenha desejado – algumas vezes – compartilhar minha opinião com os leitores de um modo mais interativo, como vídeo. Eu gostei de saber que a Kéfera não incita violência ou abuso de drogas… Ao mesmo tempo, não posso dizer que concordo com suas opiniões, pois as desconheço.
ResponderExcluirBeijos!
http://www.myqueenside.blogspot.com
Realmente fico feliz que tenha curtido a leitura, mas tenho que admitir que meu gênero literário é outro e tenho a impressão que não vou me dar muito bem com esse livro além de o fato que estou me concentrando em outras series literárias. ^^ Mas adorei a resenha.
ResponderExcluirOlá!!
ResponderExcluirEu não me interessei muito pelo livro assim de cara, pra começar eu não conhecia o canal da Kefera e nunca tinha vista nenhum vídeo dela, só vi o primeiro depois de sair esse livro e me deixar curiosa, daí me surgiu o interesse em ler o livro, espero ter a oportunidade em breve.
Bjocas!!
Oi!
ResponderExcluirAcho um pouco exagerado a idolatria e ela, mas adimito que acho ela super alto astral e criativa, afinal, os primeiros vídeos dela são ótimos, e de lá pra cá ela só vem crescendo por um motivo: sua criatividade, e como você disse, acho importante passar essa mensagem para os leitores, principalmente os mirins
www.gordinhaassumida.com.br
Oi Aline, tudo bem?
ResponderExcluirEu não leiria esse livro, não por ser da Kéfera em si, mas por ser uma biografia e esse é o tipo de livro que eu não ocnsigo ter paciência para ler. Quem gosta dela como youtububer e pessoas provavelmente vá adorar o livro, mas esse não é o meu caso.