Precisava de Você - Pedro Guerra

Livro: Precisava de Você
Autor (a): Pedro Guerra
Editora: BelasLetras
Ano: 2015
ISBN 978-85-8174-209-0

"Então está aqui tudo o que eu guardei por algum tempo. A partir de agora eu pretendo escrever, desde o começo, a nossa história (se é que eu posso chamar assim). O nosso (des)romance. Acho que a melhor maneira de se livrar de alguma coisa (neste caso, de alguém) é colocando para fora. Então é isso que eu vou fazer. Eu vou te exorcizar de mim. Que droga. Que droga, Gabriel Vegas. Eu gostava de você pra caramba."

*Livro cedido em parceria com a Editora BelasLetras.

Oie, tudo bom?

Já tinha um tempo que esse livro estava na estante e finalmente pude ler a história criada pelo autor Pedro Guerra....ops, pela Lola Tavares.

Precisava de Você é a história do (des)romance da Lola Tavares com o Gabriel Vegas. O livro conta os motivos que causaram o fim do relacionamento, ou seja, desde o início você sabe que eles não terminam juntos e vai entendendo o que aconteceu. Tudo é descrito sob a ótica da Lola, que escreve esse "caderno" para o ex como uma maneira de extravasar o que sente por ele.

Lola é uma universitária de 18 anos, ela é muito sensível, criativa e divertida. Certo dia ela vê um carinha muito bonito e fica obcecada por ele. Em uma festa, ela descobre que o cara chama-se Gabriel Vegas, que namora uma colega sua, que tem 17 anos e que ainda está no colégio. Gabriel é aquele típico garoto que arrasa corações e isso fica evidente desde o início.

A protagonista começa a nutrir uma paixão platônica por ele, mas fica evidente que o Gabriel não presta, porém os olhos apaixonados da Lola não conseguem enxergar seus defeitos. Para mim esse foi o grande ponto positivo do livro porque as atitudes da Lola são facilmente comparadas com qualquer mulher apaixonada. Quando a gente ama muito uma pessoa, costumamos fechar os olhos para os defeitos do amado e focamos apenas qualidades.

"É possível não enjoar de alguém quando se ama. Exatamente naquele momento em que você acha que até mesmo cinco mil dias são muito pouco e você começa a pensar na existência da eternidade." (pág. 88)


A cada página eu ficava com vontade de contar que ele não parecia uma pessoa de confiança. Ela é uma personagem cativante, mas bastante passional e sensível. Mas, o personagem que ganhou meu coração foi o Sam, seu melhor amigo gay, que sempre está pronto para ajudá-la quando as coisas ficam difíceis. Os dois são divertidos e possuem uma interação verdadeira e convincente.

"O MMA (Manual dos Melhores Amigos) deixa claro que melhores amigos vêm antes de: pizza, boybands e caras." (pág. 35)

O autor foi muito original ao criar uma história de desamor, pois estamos mais acostumados com histórias mostrando justamente o surgimento do amor. Não é uma narrativa triste, mas conseguimos visualizar as fases e o desfecho de um relacionamento. Como é um caderno criado pela Lola, a história tem um formato de diário com trechos de poesias, pequenos desenhos e observações que ela fez. Eu adorei o formato e me adaptei muito bem a ele.

Não tem como resenhar esse livro sem falar sobre a diagramação maravilhosa da Editora Belas Letras. A capa foi feita com um material parecido com papelão e o tamanho do livro é menor que o habitual. As páginas tem várias ilustrações e detalhes fofos que remetem um caderno de anotação. Foi um trabalho muito delicado da editora e eles ainda fizeram duas cores para a capa.


Precisava de Você é um livro rápido de ler, divertido e de fácil identificação para todos que já sofreram por amor. Uma narrativa despretensiosa que aborda o passo a passo de um desamor.

"Quando você está amando alguém, não há limite entre sensatez e estupidez. Simplesmente não existe. Você perde o controle sobre o que fala, e às vezes até mesmo sobre o que fez. É como se você se tornasse um ventríloquo, um daqueles bonecos que sentam na perna de um cara que passa a te comandar." (pág. 178)

No livro a Lola escreve uma música que ganhou um clipe super fofo que vocês podem conferir abaixo e veio em um CD enviado pela editora:


Beijos!

38 comentários

  1. Eu li esse livro e também fiquei apaixonada pela diagramação. Aliás, a Belas-Letras faz um trabalho lindo de se ver nos livros que edita.
    Sobre os personagens, não acho que Gabriel possa ser classificado com uma pessoa que não presta. Acho que ele é um personagens interessante, pois ele se parece com a maioria das pessoas, pois ninguém é bom por completo, nem mal totalmente.
    Eu diria que ele cometeu irresponsabilizar tipicas da idade. Já a Lola, como boas parte das meninas que sonham com um relacionamento perfeito, queria acreditar que estava tendo um relacionamento com Gabriel.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Hello chefa, livros que fala de desamor taí um livro interessante com enredo inusitado, gsotei dos pontos citados fez com que já imaginasse a história na minha cabeça! Muito legal! Bjkas

    ResponderExcluir
  3. Ah, a edição é mesmo um amor, mas não sei se eu leria. Acho que a premissa não me cativou o suficiente, sinto que eu não me envolveria pela história, mas quem sabe no futuro? rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ola Aline eu amei esse livro, achei a proposta muito interessante, na verdade Lola coloca todos os sentimentos no papel para quem sabe tirar toda aquela carga emocional, quem afinal nunca foi intenso demais ao ponto de tapar os olhos a muitas coisas. Amei amei, e a diagramação um show a parte parabéns a Editora. beijos

    Ola Ana lindona estou doida para ler esse livro, e conhecer mais a fundo os pensamentos, medos e emoções de Grey não demonstrados no livro, o que me deixa com receio é ser muito repetitivo, o que vai cansar um pouco. MAS se tratando de Grey sou fã de carteirinha rsss. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline!
    To doida pra ler esse livro, ele parece tão encantador.
    Vou aproveitar que vou comprar pro top comentarista lá do blog e ver se compro um pra mim também.
    BEijos

    ResponderExcluir
  6. Olha, fiquei bem curiosa quanto a esse livro. Como vc falou: estamos acostumados com histórias sobre o início de um romance, esse que trata de um final realmente é diferente do usual - e por isso, não duvido, deve se destacar.
    O formato de diário também me interessa: eu acredito que fica ainda mais fácil de ler e se sentir dentro da cabeça da protagonista!
    Adorei a resenha!
    Beijos,
    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir
  7. Olá; esse parece ser um livro bem legal e com uma edição bem caprichada, tenho tendência a me solidarizar com protagonistas que estão sofrendo por amor, acho que iria gostar de lê-lo.

    ResponderExcluir
  8. Que resenha! eu já estava louca para ler esse livro e agor estou ainda mais, gostei muito da maneira como você falou dele e isso só aumentou a minha curiosidade

    ResponderExcluir
  9. Oii, como vai?
    Eu não conhecia o livro e nem o autor! Mas, por incrível que pareça goste bastante, eu que as vezes fujo de um romance, me agradou bastante!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olaaa. Caramba que ideia maravilhosa. Ja tinha visto de tudo menos um livro dessem contar a historia de um casal que terminou um namoro. Caramba vou ler ele sim.
    Adorei a resenha.

    Beijão da Lari
    brilliantdiamond-bg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Aline,achei esse livro bastante interessante,pois trata-se de um (des)romance ,o(des)romance da LoIa e do Gabriel.Realmente o amor é cego e parece que Lola não quer ver quem na verdade é o Gabriel,o mau caráter que ela é .É verdade ,quando amamos só queremos enxergar as qualidades e não vemos os defeitos.Ainda bem que ela tem Sam,seu melhor amigo.Pela fotografia amei a diagramação.Amei de ter duas cores para a capa.Realmente quem não já sofreu por amor.Legal a editora ter enviado um cd,amei o clip da música.Mil beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  12. Aline, Precisava de Você me encantou por sua premissa. Fiquei impressionado com a originalidade do autor de começar a história com o que, provavelmente, seria o final e desenrolar toda esta narrativa de uma forma bem agradável e sutil. Gostei bastante!

    ResponderExcluir
  13. Oi. muito fofa sua resenha. Bom, quanto a ideologia ' porque as atitudes da Lola são facilmente comparadas com qualquer mulher apaixonada. Quando a gente ama muito uma pessoa, costumamos fechar os olhos para os defeitos do amado e focamos apenas qualidades.' não concordo muito com isso, acho que a questão é outra e deve ser problematizada, por isso, acredito que essa não é uma leitura para mim.

    ResponderExcluir
  14. Oi Aline! Eu nunca tinha visto nada sobre esse livro, mas amei! Estou encantada e surpresa ao mesmo tempo pela história, ela parece ser tão diferente das demais que costumo ler que me cativou bastante. Uma coisa que também me chamou a atenção no livro, que eu adoro, são as páginas que só têm frases maravilhosas como essa da foto! Amei :)

    ResponderExcluir
  15. Aline eu estou DOIDA por esse livro, desde que eu fiquei sabendo dele e do que ele se trata quase enlouqueci, bem do jeitinho que eu gosto. Eu amei a sua resenha, o que me deixou mais curiosa ainda para conferir!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  16. só pela imagem dá pra ver o quanto a diagramação é linda e a editora caprichou, eu quero muito ler esse livro ele parece tão fofo e cheio de amor.

    ResponderExcluir
  17. A diagramação do livro parece linda, mas não é o tipo de leitura que me agrada. Nem a musiquinha. Muito bacana sua resenha, mas eu não curto esse tipo de romance YA

    ResponderExcluir
  18. Oi Aline! ^^
    Tudo bem?
    Que livro lindo!! Amei essa página que você fotografou. A música também é muito fofa, mas não é o tipo de música que eu costumo escutar. O livro também não é meu tipo preferido de leitura. Gosto de histórias com mais fantasia e aventura.

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    A premissa desse livro não me chama muito a atenção, mas tenho certa curiosidade e faria sim a leitura dele. A diagramação tá realmente muito bonita, ótimo trabalho da editora.
    Gostei da resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Não conhecia esse livro mas fiquei completamente encantada. Quero ler agora!!!

    B-jusss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  21. Oláá
    Eu adorei sua resenha e antes de mais nada, essa musica do livro é perfeita haha eu adoro. A leitura para mim foi bem mais ou menos, é uma leitura legal para passar o tempo mas não curti a protagonista, mas essa edição ficou sensa

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá. Proposta bem diferente e original! A diagramação está linda mesmo e a história parece ser bem legal. Nunca li nenhum livro sobre desamor, gostei e equero ler. Beijos!


    http://www.livrosepergaminhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá Aline.
    Que resenha fofa.
    Eu fiquei muito curiosa com a história, pois como vc mesmo mencionou estamos tão acostumados com história de amor e romance, que essa por ser totalmente diferente é o que atrai. ^^
    Vai para a minha lista de desejados.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. É algo bem original mesmo falar do desamor... bom saber que não é uma história triste, e acho que vou gostar muito desse formato de diário também. E a diagramação do livro está simplesmente maravilhosa mesmo, a capa já é um show, já tenho o meu e espero conseguir ler logo.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  25. Ola, tudo bem?? Gente, fiquei apaixonada pela sua resenha deste livro. Achei este livro bem a minha cara, nunca havia ouvido falar deste livro, parece ser um daqueles livros bem leves mas que nos apegamos bastante.
    Beijos,
    Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  26. Também achei a proposta do livro super original, geralmente os livros contam histórias de amor do início para o término e não o contrário. Também achei bem legal o fato do livro ser escrito por um homem, é engraçado pensar que por trás do diário de uma garota existe um escritor, fiquei curiosa para vê como ele descreve os sentimentos da personagem. O livro parece ser muito lindo, a editora está de parabéns!

    ResponderExcluir
  27. Oi Aline, tudo bem?
    Esse livro parece ser bem legal e a diagramação dele está realmente linda!
    Achei bem interessante ele abordar essa coisa de desamor, pois realmente estamos acostumados com histórias que nos mostram o nascimento do amor entre os protagonistas.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  28. oi.
    realmente essa diagramação está muito linda, eu simplesmente adorei.
    pow não imaginava sobre o que era a história, mas não me empolguei.
    eu queria ler muito por causa da capa, e agora que vi a premissa, não achei uma das mais interessantes.
    no momento não leria.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  29. Hey,
    Acho esse livro super fofo, tipo, a diagramação e a arte já passa essa vibe e isso me deixa encantada. Mas de maneira geral esse livro não me chama muito a atenção, nem os personagens dele, então não é um livro que eu tenho interesse em ler.
    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  30. Oi Aline!!! Tudo bem?? Não tinha ouvido falar do livro ainda mas, nossa, adorei a premissa! Realmente estamos acostumados com história em que o amor entre os personagens esta nascendo e a gente acompanha a evolução e amadurecimento deste amor. Por ser um livro que fala, justamente, do perecimento é diferente de tudo o que eu estou acostumada, então chamou a minha atenção. Eu também fico nervosa para "contar" à personagem que aquele pessoa não presta, rsss!!!
    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Oi Aline, tudo bem?

    O livro não faz o meu estilo, apesar de reconhecer que a diagramação está muito fofa. Que bom que o livro é rapidinho de ler e ainda divertido. Bom passa um final de semana =D Não li resenhas muito animadoras sobre o livro, acho que a sua foi a mais positiva que vi huahuahua

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  32. O livro é lindo, mas algo não chama minha atenção nele.
    Se bem que sua resenha me mostrou coisas que não sabia sobre ele... mesmo assim não sinto que estou no momento certo para a leitura.
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  33. Oi Aline, tudo bem??
    Nossa sua resenha ficou ótima, mas o vídeo preencheu meu coração... eu jamais imaginei que fosse me surpreender com uma resenha desta maneira. Lembro-me de quando esse livro foi lançado, não dei muita importância para ele, então fiquei extremamente encantada pelo enredo proposto e paguei com a língua e gostei de ter feito esse pagamento... quero lê-lo... porque a proposta é o inverso do que estamos acostumados a ler... amei mesmo... Xero!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Olá!
    Eu simplesmente amei esse livro a primeira vista haha comprei pela amazon e até hoje não li. Acho que estou esperando o momento certo para ler. Adorei sua resenha.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  35. Ei Aline
    senti as mesmas coisas que você lendo esse livro. Queria avisar a Lola que o Gabriel não prestava, e teve hora que quis dar umas sacodidas nela com força, para ver se acordava, kkkk
    O Sam é ótimo mesmo, um amigo para todas as horas.
    O que me conquistou foi o final, incrível mesmo! Adorei
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Essa música, esse clip... ♥
    Gostei da divulgação que a editora fez, apesar de em alguns momentos ter sido até demais. E já estive mais animada a ler antes de ver algumas resenhas comentando pontos negativos. Não desisti, mas já não é nenhuma urgência.
    Beijos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  37. Oi, tudo bem?
    Eu imaginei uma coisa completamente diferente do que esse livro propõe. Achei que falava de outra coisa e que não tinha uma história nele, agora estou encantada. Achei a premissa bem legal, diferente essa visão do casal que já sabemos que não vão ficar juntos. Com certeza vou dar uma conferida. Pelo que vi, o trabalho gráfico está realmente encantador.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  38. Oee, já li umas 3 resenhas desse livro e já estou quase comprando hehe.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin