Bem Sertanejo - Michel Teló e André Piunti

Livro: Bem Sertanejo - A História da música que conquistou o Brasil
Autor (es): Michel Teló e André Piunti
Editora: Planeta
Ano: 2015
ISBN 978-85-422-0542-8

"Antes confinada ao interior do país, a música sertaneja vem conquistando fãs de todas as idades e classes sociais e hoje é o gênero que mais toca nas rádios e baladas. Hits como “Ai se eu te pego” e “Tchererê” viraram sucesso em vários países e levaram este ritmo tão brasileiro pelo mundo afora. Mas a rica história do sertanejo é pouco conhecida. O livro Bem Sertanejo – a história da música que conquistou o Brasil, de Michel Teló e André Piunti, lançamento da Editora Planeta, vem preencher esta lacuna. Inspirado no programa homônimo exibido pelo Fantástico em 2014, o livro traz entrevistas com os maiores representantes."

*Livro cedido em parceria com a Editora Planeta.

Oie, tudo bom?

Antes de começar a resenha, gostaria de fazer um contexto familiar nessa resenha. Eu nasci em Brasília, capital do país, que nada mais é do que um quadradinho dentro do estado de Goiás, berço de centenas de cantores sertanejos. Minha mãe nasceu no interior de Goiás e desde que sou criança, escuto esse gênero musical amado e odiado na mesma proporção pelos brasileiros.

Estou fazendo essa introdução apenas para mostrar para vocês como a música sertaneja foi importante na minha formação, motivo pelo qual eu decidi solicitar esse livro para resenhar. Justamente por isso, peço respeito nos comentários da resenha, mesmo que você curta heavy metal, MPB ou axé. Independente do gênero, a música é democrática e atinge públicos variados em cada canto do Brasil. ;)

Bem Sertanejo (o livro), surgiu por causa do quadro homônimo que foi apresentado no Fantástico pelo cantor Michel Teló em 2014. O quadro entrevistou vários cantores do gênero sertanejo e cada programa tinha uma temática diferente, que girava em torno do entrevistado. Composições, direitos autorais, voz feminina, sertanejo universitário, crescimento do gênero, sucessos muscais, etc; Foram vários assuntos debatidos e que foram reunidos nesse livro.

O livro tem uma cara de biografia, algo que gostei muito, mas não tem a necessidade de contar toda a vida de cada artista. A contextualização feita entre os cantores entrevistados ficou muito boa, com um texto fluído, dando a impressão de que eu estava em uma conversa impessoal.


O que mais me encantou na leitura foi descobrir histórias de músicas consagradas nas vozes de determinadas duplas, que originalmente haviam sido escritas para outros artistas. Compor uma música é algo poético, bonito e precisa encaixar na proposta e voz de cada cantor, mesmo que tenha sido feita para outra pessoa.

Nesse livro é possível acompanhar as diversas vertentes do sertanejo, desde o sertanejo de raiz (que contava uma história de novela na letra) até o sertanejo universitário (releitura do gênero que bomba na TV, rádio e internet). Eu cresci escutando Leandro e Leonardo e Zezé di Camargo e Luciano, mas não sei nada sobre os mais recentes sucessos no gênero. O Bem Sertanejo fez esse papel de misturar o "novo" com o "velho", deixando o livro rico e diversificado.

Essa leitura me fez pensar sobre todo o preconceito que existe com o sertanejo. Como eu disse no começo dessa resenha, temos espaço para todos os gêneros musicais, mas as pessoas insistem em falar mal do que não conhecem. Vou repetir, precisamos sempre respeitar o gosto alheio porque existe espaço para todos.


Quero comentar sobre a diagramação desse livro, um trabalho bem cuidadoso da Editora Planeta. O exemplar está repleto de belas fotos dos artistas e dos encontros promovidos pelo programa. O papel usado é mais grosso e a fonte tem um tamanho confortável e com vários detalhes.

Bem Sertanejo conseguiu transitar bem da TV para o meio literário. Um livro riquíssimo de informações para quem gosta de música sertaneja e uma ótima opção de leitura leve e despretensiosa.

Beijos!

45 comentários

  1. Oi Aline, não dê bola para o que os outros acham viu. Gostos são muito pessoais e ninguém tem a ver com isso. Eu, particularmente, não curto sertanejo, mas, de maneira nenhuma, desdenho ou ofendo quem goste, afinal, é um estilo de música como outra qualquer que, com certeza, também alegra a vida de muita gente. Não sabia da existência dessa biografia e nunca fui muito fã de livros de memórias, mas não sei o que me deu ultimamente, que tenho lido vários.. kkkk tenho achado legal conhecer mais a fundo certas celebridades e entender um pouco mais sobre as suas vidas e histórias. Beijos, Mi

    Blog Recanto da Mi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecia o livro e também não sou fã do gênero apesar de conhecer muitas músicas. Meu marido ama sertanejo e ta aí um ótimo presente para eu dar a ele. Bjs

      Excluir
  2. Amo sertanejo <3 Acho muito bom. Vi alguns dias no Fantástico, mas confesso que não sinto vontade de ler.

    ResponderExcluir
  3. Olá :) Ótima resenha! Gostei da sua opinião, :) o livro possui uma proposta diferente, informativa e interessante, gostei das fotos, *-* entretanto, não sinto vontade de ler. :/ Raramente escuto músicas sertanejas, mas, gosto de algumas músicas, principalmente as mais antigas, desses mais atuais eu gosto de "Victor & Leo". *-* :) Beijos!!!
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Não é um estilo musical que curto, apesar de acha que tem muito trabalho bacana na música sertaneja, a premissa do livro não chamou minha atenção, mas pra quem curte acredito que seja uma ótima dica.
    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Você está correta em pedir respeito na resenha. Quanto ao livro, não é algo que compraria ou leria, mas para os fãs do gênero musical ou do cantor, deve ser realmente uma leitura maravilhosa.

    ResponderExcluir
  6. Olá!!

    Eu vi alguns episodio, quando passava no Fantastico, e achei bem bacana.
    Não sou fã de sertanejo, mas já fui e acho bacana mostrar de onde vem um dos ritmos que estão em mais evidência hoje em dia. As fotos do livros estão lindas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oie! Super bacana a sua resenha! A diagramação realmente está super bonita. Confesso que não compraria o livro, por questão de gosto mesmo. Mas por outro lado, acho que leria se tivesse oportunidade. Gosto muito de biografia, acho que conseguimos ter uma visão do artista.

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  8. Não gosto desse gênero de música, mais que esse livro parece ser muitooooooooooooooo perfeito, parece mesmo! Adoro livros biográficos, não importam muito de quem seja, adoro saber sobre a vida dos outros ahshahshashhashahshhahahshahshashahs (mentira, não gosto de fofoca)

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Hoje gostaria de te convidar a dar uma passadinha lá no blog tem o segundo post sobre a Bienal com dicas de nacionais.
    Beijos
    Raquel Machado.
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2015/09/bienal-do-rio-2015-parte-ii.html

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Não curto esse tipo de livro, mas acho interessante para quem gosta de música sertaneja. Gosto de algumas músicas sertanejas, mas não leria o livro haha Muito boa a resenha! Adorei!
    Beijos, Nathália
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Aline, não sou fã do gênero sertanejo, mas confesso que curto algumas várias músicas. Mesmo assim, não leria o livro por não se tratar de um gênero muito favorável e rápido para mim. Boa leitura para quem for devorá-lo.

    ResponderExcluir
  12. Oi Aline!Nunca fui muito fã de música sertaneja, mais ler um livro é diferente porque mesmo eu não gostando meus pais sempre escutaram e escutam até hoje então acabo sabendo por osmose. Mais ler já entra nos meus desejados, sempre bom saber mais.
    Mila-Scraplivros

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Confesso que não compraria esse livro, a premissa não me atrai. Mas é um prato cheio para amantes do sertanejo!
    A diagramação do livro está realmente bonita!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Apesar de não curti muito este Gênero musical o livro me parece ser interessante muito bem feito com essa fotos lindissímas , e indispensável para quem e fã .
    Parabéns pela resenha!
    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Eu acho que deve ser um livro super válido de se ler. Entender o estilo musical que é muito popular no Brasil é interessante, mas não é um livro que eu não leria.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  16. É uma boa pra quem gosta e acompanha esse pessoal. Eu, sinceramente, não curto sertanejo nem nada disso. Pra mim, não vale a pena algo assim ;)

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu passei por uma época em que só ouvia sertanejo e gosto muito, não é meu gênero preferido mas escuto sim por que tem músicas muito boas. Adorei o livro, as fotos são muito bem feitas.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  18. Olá. Não gosto de sertanejo e nem curto os cantores. Mas para quem gosta, irão se encantar com a obra realmente. Conhecer um pouco dos cantores dos quais gosta, principalmente com uma obra tão bonita.
    Beijos e gostei bastante da sua opinião.

    ResponderExcluir
  19. Olá
    O livro parece ter uma diagramação linda, mas eu não leria.
    Não é um estilo de música que eu goste ou tenha interesse sobre
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Não gosto de sertanejo, por isso, acho que não seria uma leitura muito proveitosa para mim. Mas para quem gosta deve ser uma obra maravilhosa!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  21. Muito legal a forma como você escreveu o texto e expôs sua opinião. Concordo com você que o respeito é o que mais importa. Eu sou muito eclética, escuto de tudo um pouco, acredito que cada momento pede um estilo diferente de música, depende da "vibe" enfim vi alguns episódios dessa série e achei bem interessante. Não sabia do livro!!! Parabéns pela leitura, gostei de saber sua impressões!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  22. Aline, acho que para alguém que gosta de sertanejo deve ser um ótimo pedido de leitura, mas não faz meu estilo.
    Mas algo que não se pode negar é como a diagramação está bonita.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  23. Oi Aline.
    Confesso que sertanejo não é um dos meus estilos musicais favoritos, mas vez ou outra acabo me encantando com alguma musica de alguma dupla hahahaha Mas definitivamente esse não seria um livro eu leria, mas pelo que vi ficou um trabalho muito bem feito. =)

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oie!
    Não gosto nem desgosto de sertanejo, se eu estover na vibe, canto e até danço uhauahuau não é um livro qur eu me interessaria em ler, mas gostei muito da diagramacao do livro.
    Beijos

    Lumartinho.Blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi Aline, eu acompanhei alguns dos episódios do Bem Sertanejo. As fotos do livro estão belíssimas, mas não tenho muito interesse no momento.
    Bjs,Rose.

    ResponderExcluir
  26. A música é tão democrática que o funk é cultura Pessoas que não são da igreja cantam gospel e o wesley safadão é o cantor mais bem pago da atualidade, estando atrás apenas, do "rei" - Olha a democracia musical ai gente -Roberto Carlos.
    Cada Pessoa tem o direito de gostar do que a agrada, eu cresci ouvindo sertanejo também, meu programa preferido na TV era o festival "amigos", com aquelas duplas sertanejas lembram?
    Mas o tempo passou e desapeguei, hoje podemos ver que a galera nova, tá arrasando, thaeme e Tiago que o digam, musicas legais, letras legais, tudo legal.
    Amei o post. Haha
    Bjs
    Tay do let it shine.

    ResponderExcluir
  27. Acompanhei todos os episódios do Bem Sertanejo porque sou a maior fã desse gênero musical e não tô nem aí para quem fala mal. Respeito, né? Cada um dá o que tem. Mas enfim, adorei a resenha e deu para entender bem melhor como o livro funciona. Fiquei querendo o meu porque é algo para se guardar, já que tem tanta coisa boa sobre a nossa música.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Oláá
    Não tenho a mínima vontade de ler pois não curto sertanejo e nem os cantores mas deve ser uma boa pedida para quem curte e que bom que a editora caprichou na edição, está bonita, bela resenha.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Olá!Não sou muito fã de músicas sertanejas, mas quando esse "Bem Sertanejos" passava e eu estava na sala acabava assistindo e achava graça nas histórias e tal. O livro ta lindo mesmo, parabéns a editora e a você pela resenha!

    Beijos flor!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  30. Aline esse livro é minha cara , amo música sertaneja, desde pequena minhas férias foram no sítio de meus avos e adivinha a trilha sonora ? kkkk até hoje escuro tem DVD que só falta furar de tanto escutar. Acompanhei alguns quadros do fantástico e gostei bastante principalmente da simpatia do Teló. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  31. Oi Aline, tudo bem??
    Morei no nordeste 17 anos e cresci ouvindo Leandro e Leonardo, Zezé de Camargo, Xitãozinho e Xororó e entre outros... tive essa referência... e embora meu gosto musical tenha variado mais e eu não escute tanto músicas sertanejas eu até gosto de dançar... tem alguns cantores que compõem musicas com letras profundas e melodias belíssimas e eu adoro essa parte... eu não leria o livro, por ter a pegada de biografia, mas e adorei sua resenha... Xero!

    ResponderExcluir
  32. Não leria pq prefiro sertanejo de raiz. Acho que ele teve muitas dificuldades, porém não sinto que faço questão de sabê-la. Contudo pra quem gosta deve ser bom e a resenha estava excelente.

    ResponderExcluir
  33. Oie.
    Eu não curto biografias, mas essa até que eu leria.
    Achei linda a diagramação, realmente a editora arrasou.
    Fiquei bem curiosa para saber mais sobre a música sertaneja e sobre o michel também.
    Amei sua resenha

    ResponderExcluir
  34. Oi, Aline! Eu não curto sertanejo, então não me interesso pelo livro. Mas preciso reconhecer que o trabalho editorial me parece estar impecável! :)

    ResponderExcluir
  35. Eii Aline =)
    Eu amoooooo sertanejo!
    Adoreii o livro, a diagramação está impecável, e tb acho que ia adorar saber da histórias destes modão de viola q tanto curto!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  36. Olá, não gosto muito de sertanejo, mas preciso reconhecer que esse parece ser bom (para aqueles que gostam deve ser ótimo)!

    ResponderExcluir
  37. Não curto sertanejo. Ainda mais se tem a ver com Michel Teló!

    ResponderExcluir
  38. Oii!

    Não gosto muito de sertanejo, mas minha mãe gosta kkk ^^ Vou recomendar para ele o livro :)
    Parabéns pela resenha!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  39. Oi ...
    Não curto muito sertanejo , mas tenho total respeito para gosta , pois , gosto é gosto :)
    Não leria o livro ,mas , aqui em casa minha mãe tem o DVD do quadro do fantástico com as entrevistas e músicas .
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Mais um belo livro falando das raízes da canção brasileira e seus expoentes e divulgadores deste ritmo cem por cento brasileiro que nos encanto adoro sertanejo e deviam lançar mais livros como esse .

    ResponderExcluir
  41. Aline!
    É o seguinte...Acho que o gênero sertanejo já provou que veio para ficar. Tem muita gente boa nesse meio e vale a pena escutar, outros nem tanto.
    Poder conhecer um pouco mais sobre Michel Teló e alguns outros artistas é importante, porque não sabemos a trajetória que cada um passou.
    O livro me parece bem interessante.
    “Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito.”(Pitágoras)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  42. Achei maravilhosa a ideia do livro, gosto de algumas musicas sertanejas assim como de outras vertentes musicais. O sertanejo faz parte da história do brasil nada mais justo ter um livro contando a sua evolução, conheço varias musicas sertanejas de raiz que são verdadeiras historias de vida e trazem muitos ensinamentos. O que me deixa chateada é que precisou um cantor famoso para essa historia ser um pouco mais conhecida.

    ResponderExcluir
  43. As vezes me sinto um ET porque se perguntam "Qual seu gênero musical preferido? Respondo que não tenho, gosto de musica boa. Não entendo esta limitação, ou é sertanejo ou é rock.
    Adorei o quadro do Fantástico e gostei ainda mais em saber que virou um livro.
    As fotos que você postou estão lindas. Se tiver oportunidade com certeza vou conferir.

    ResponderExcluir
  44. Oiii,então,eu não faço o estilo sertanejo(de forma alguma). Posso até brincar as vezes(como eu brinco com funk),mas é um estilo musical que não se encontra no meu celular. Mesmo assim,gostei muito da sua resenha,não tenho nada contra o Michel Teló,ou qualquer artista sertanejo. Sério que se eu olhasse em qualquer livraria ou site eu com certeza falaria "não irei comprar",mas lendo sua resenha até que me chamou a atenção,mas não tanto para colocar na minha lista. Mesmo assim você escreve muito,parabéns. :D

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin