Brilhantes - Marcus Sakey

Livro: Brilhantes
Autor (a): Marcus Sakey - Volume 1
Editora: Galera Record
Ano: 2015
ISBN 978-85-01-01274-2

"A partir de 1980, um por cento das crianças começou a apresentar sinais de inteligência avançada. Essa parcela da população, chamada de “brilhantes”, é vista com muita desconfiança pelo restante da humanidade, que teme a forma como esse dom será usado. Nick Cooper é um deles, um agente brilhante, treinado para identificar e capturar terroristas superdotados e levá-los para a custódia do governo. Seu último alvo está entre os mais perigosos que já enfrentou, um líder responsável pelo maior ataque terrorista dos últimos tempos e que pretende começar uma guerra civil. Mas para capturá-lo, Cooper precisa se infiltrar em seu mundo e ir contra a tudo o que acredita. Denominado pelo Chicago Sun-Times como o mestre do suspense moderno, Markus Sakey criou um universo ao mesmo tempo perturbador e incrivelmente semelhante ao nosso, onde um dom pode se tornar uma maldição."

*Livro resenhado primeiramente no blog Livros e Chocolate Quente.

Oie, tudo bom?


Esse livro tinha vários fatores que poderiam fazer com que a leitura se tornasse ruim, mas a trama acabou me surpreendendo positivamente. Vamos conferir a resenha de Brilhantes?

A história começa em 1980, quando descobriram que algumas crianças eram superdotadas, mas que não eram apenas inteligentes, e sim pessoas com determinados poderes que as tornavam especiais. Elas receberam o nome de brilhantes, mas passaram a ser vistas com desconfiança pela população que tinha receio do que esses "anormais" poderiam fazer com a população. Com receio do que podia acontecer, foram criadas academias em que os brilhantes são controlados e colocados uns contra os outros.

Nosso protagonista, Nick Cooper, é um brilhante que trabalha para uma agência governamental que caça superdotados terroristas. Ele é considerado um traidor entre os brilhantes, mas acredita que não esteja fazendo nada de errado porque está perseguindo pessoas que matam inocentes. Seu principal alvo no momento é John Smith, um terrorista que cometeu um dos principais atos terroristas do país e matou quase 100 pessoas friamente. Por causa dos ataques de John Smith, os EUA estão à beira de uma guerra civil de grandes proporções.

"Smith era tudo o que Cooper combateu a vida inteira. Não apenas um assassino, nem mesmo um terrorista; um furacão em forma humana. Um tsunami, um terremoto, um atirador de elite em uma escola ou uma bomba caseira em um reservatório de água. Um homem que não acreditava em nada além de que estava essencialmente certo, que matava não porque isso tornaria o mundo melhor, mas porque Smith lutava para tornar o mundo mais parecido com ele."

Brilhantes é aquele tipo de livro que começa como uma chama e termina a história como uma grande fogueira, alta e intensa. A história é interessante e diferente de qualquer coisa que eu tenha lido. Os dons dos superdotados podem parecer com X-men, mas não tem nada a ver com o universo dos super heróis. Cada superdotado tem uma habilidade aguçada que os torna especiais e diferentes.


É muito bacana a forma com que o autor trabalhou o medo que os humanos tem desses dons que os brilhantes possuem. É incrível como nos sentimos ameaçados por algo que é melhor que a gente, mesmo que seja uma minoria. É o caso deles, pois os brilhantes representam uma parcela minoritária da população. Claro que nem todos os brilhantes são bonzinhos, mas eles são vistos sempre com receio pelos humanos normais e ocorre uma espécie de segregação.

Nick Cooper é um protagonista que no inicio não me conquistou e torcia o nariz quando ele aparecia. Acredito que eu também achava que ele era um traidor da sua "espécie". No decorrer da narrativa eu fui entendo o papel dele na trama e como ele é um homem forte e determinado. Cooper passa por muitas adversidades ao longo da história que poderiam facilmente desanimar uma pessoa, mas apenas em um momento do livro ele ficou desmotivado. 

Brilhantes é dividido em três grandes partes e o autor Marcus Sakey conseguiu criar uma trama repleta de suspense e viradas incríveis. Lá no fundo, eu imaginava o que seria revelado, mas o autor conseguiu criar uma grande expectativa ao longo da leitura. Eu sabia que algo estava errado e fiquei tentando encaixar as informações que foram dadas em cada capítulo e que história surpreendente ele criou. Fiquei chocada e feliz com algumas coisas que o autor fez porque foram acontecimentos impactantes que tornaram a leitura ficasse ainda melhor.

O único ponto negativo do livro, e que me fez tirar uma xícara, é que os diálogos são confusos. Vou explicar, em alguns momentos eu me perdia e não sabia quem tinha dito o que na história. Isso é ruim porque fez com que eu relesse algumas linhas para compreender quem tinha dito tal frase.

O livro também fala sobre teoria da conspiração (MUITO INTERESSANTE) e terrorismo. Aliás, é possível fazer uma analogia com nossa sociedade atual. Ele conseguiu criar uma narrativa intensa e inteligente, com uma fluidez que consegue te prender na leitura.

Recomendo muito para todos que gostam de livros de suspense, ficção científica e aventura. Preparem-se para muitas mortes, segredos e perseguições.

Beijos!

31 comentários

  1. Oi Aline
    O tema deste livro é bem diferente mesmo, eu tenho um pouco de receio, mas morro de curiosidade sabe? Estou com vontade de ler. Gostei da sua resenha e de suas ressalvas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Acho linda demais a capa desse livro.
    Por enquanto só vi comentários positivos sobre este livro, e isso tem me deixado super ansiosa para ler, adorei sua resenha e pretendo ler o livro em breve, achei super legal o tema ser de super inteligência e essas coisas, nunca li nenhum livro com esse tema.

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline! Eu curti muito o livro, a história bem empolgante e cheia de ação, só não consegui gostar do Cooper, mas mesmo assim a leitura valeu a pena.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline, gostei bastante da resenha e que capa linda. Por enquanto eu ainda não vou comprar o livro pois já tenho uma lista enorme de livros para ler. Mais assim que der irei compra-lo, pois adoro o gênero ficção científica e aventura, e ainda tem o bônus de ser um suspense também. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  5. Tenho visto muita gente falando desse livro e eu estou ansiosa para lê-lo. Fiz a comprar dele, mas ainda não chegou a a a a a! Adorei sua resenha e quando ler, volto aqui pra dizer o que eu achei!

    http://anneandcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Acho a premissa desse livro tão incrível que não tem como não desejá-lo!
    Adorei sua resenha e fiquei mais curiosa ainda sobre a leitura!
    Espero lê-lo em breve!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não conhecia o livro, mas ele tem uma premissa que me atraiu bastante. Mas fiquei um pouco receosa com a questão dos diálogos confusos que você ressaltou. Acho que eu ficaria meio perdida. rs
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline..
    Estou super interessada neste livro. A história parece ter um q de mistério, e quando o autor consegue nos prender no livro com algumas expectativas e muito bom.
    Detesto ler livro quando os diálogos aso confusos também, mas ainda quero muito ler Brilhantes para ver o que acho.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Aline. Apesar da maioria das pessoas estar gostando deste livro, a história não me agradou muito, então é uma leitura que por enquanto eu passo.
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  10. Segunda resenha que leio do livro e fala a mesma coisa, vou ler o quanto antes, fiquei extremamente curiosa
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Aline, tinha lido uma resenha desse livro há um tempo atrás e não tinha me interessado, achei que fosse só mais uma distopia igual a todas as outras. Mas lendo sua resenha percebi que é bem mais que isso e até me interessei, parece ter um jogo de poder intenso na narrativa e gosto de histórias abordadas desta forma. Quanto a não curtir muito o protagonista no início acredito que tenha sido uma jogada do autor. Fiquei curiosa com a história

    ResponderExcluir
  12. Bom, eu não percebi essa questão de diálogos confusos não... gostei demais de Brilhantes, e gostei do Nick desde o começo, acho que admirei toda a convicção que ele possui - convicção que felizmente não fez com que ele ficasse cego a novos fatos. Estou super ansiosa para conhecer o restante da história.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. não conhecia, fiquei curiosa apesar de não curtir distopias, parabéns pela resenha, bjs
    Diana Medeiros
    http://meuvicioemlivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Olaaa
    Eu recebi o livro mas realmente não chamou minha atenção, não faz meu gênero apesar dp enredo ser interessante e a capa está linda, ótima resenha.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  15. Oi Aline, tudo bem??
    Eu tenho uma enorme curiosidade na leitura deste livro, desde a primeira resenha que li dele... o enredo é bem atrativo aos meus olhos e esse quê de ficção científica chama muito a minha atenção... fiquei pensando sobre os diálogos confusos... mas acho que vai mais da percepção de cada leitor... estou bem interessada... xero!

    ResponderExcluir
  16. Oi Aline, tudo bem?

    Gostei muito da sua resenha e tenho ficado bem curiosa a respeito desse livro. Gosto de suspense e ficção científica e achei bem interessante os brilhantes e sobre seus dons. Também achei interessante a parte da conspiração e terrorismo. Que pena que em algumas partes ficou confuso para você, mas talvez isso varie de leitor para leitor e tenho muita vontade de tirar minhas próprias conclusões.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  17. Uau! Amei! Estou louca prá ler! Ótima resenha.

    bjs

    https://valisedepalavras.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi Aline,

    to doida pra ler esse livro, mas ainda não rolou aquele tempo. Pena que os diálogos são confusos, mas achei a premissa do livro muito interessante

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi, Aline, tudo bem?
    Podemos dizer que eu estou um pouco desesperado por esse livro, afinal, ele é sobre tudo o que eu gosto... poderes especais, ficção científica, aventura e ainda tem conspiração no meio! Não teria como ser melhor... Espero poder lê-lo e gostar (um pouquinho mais) como você gostou! rs

    Abraços,
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oiee.

    Já vi este livros algumas vezes, mas não me chama a atenção devida e por isso não sei se o lerei.

    Beijos
    http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. sempre gostei de conhecer livros novos e autores diferentes, adoro esse genero de livro que é maravilhoso, leio sempre e nunca me canso e como adoro um bom suspense esse livro já entra para os meus desejados.

    ResponderExcluir
  22. Oi, Aline! Você e deixou com vontade de ler um livro que até então eu nem tinha prestado atenção. Hahaha E concordo contigo: Também me irrito quando me perco nos diálogos... Alguns autores não tem muita noção disso.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  23. Oi Aline, tudo bem?
    Eu vi algumas pessoas comentando a respeito do livro, falando bem. Já gostei disso de super poderes. Curto livros assim. Legal tratar de temas que conhecemos, como o terrorismo. Sua resenha me deixou com vontade de ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Uma amiga leu e falou maravilhas, mas não tenho muita vontade de ler.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  25. Oiii, tudo bem?
    esse livro realmente lembra X-Men, foi a primeira coisa que pensei, rs. Apesar de ser uma ficção, ele retrata bem um comportamento padrão humano, que é o te recear e até reprimir o diferente, o novo.
    Pena que os diálogos são confusos, odeio quando isso acontece.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Aline, tudo bem?

    Eu ainda não li Brilhantes, mas estou bem curiosa para ler, pois as resenhas que li até agora foram bem positivas quanto ao livro. Espero gostar.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Caramba agora fiquei extremamente curiosa, nunca tinha ouvido falar do livro até hoje e cara confesso que parece ser muito bacana. Quero logo saber desse brilhante, que caça seus "irmãos" que embora o que ele diga eu acho errado sim oh ha, ha.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
  28. Sinceramente não me chamou a atenção, gosto mesmo é dos romances bem românticos, rsrsrsrs ou fantasias, essas coisas.
    Mas a capa é linda.
    bjs

    ResponderExcluir
  29. Adoro livros com um toque de distopia e anormalidade. Brilhantes parece ser uma leitura muito diferente de tudo que já li. Estou ansioso para a leitura. Adorei a resenha!
    Abraços ;)

    ResponderExcluir
  30. Esse livro! Tô louca para ler, e olha que distopia não é nem o meu forte. Mas ele parece ser tão interessante, viciante e empolgante que não me vejo largando pela metade. Amei a resenha, preciso o meu o quanto antes!

    ResponderExcluir
  31. Oie Aline,

    Esse livro ainda esta na minha fila de leitura, mas pretendo ler esse mês ainda, gostei bastante da proposta do livro e estou com altas expectativas e espero não me decepcionar. Gosto do fato de que é possível fazer uma analogia com nossa sociedade atual, mesmo porque eu sempre acabo fazendo essa ligação, por mais mirabolante que seja. Gosto de livros de suspense e aventuras, e também de mortes. hahahha. Deixa tudo mais emocionante.

    Beijos,

    http://www.lendoeesmaltando.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin