Autor (a): Bárbara Morais
Editora: Gutenberg
Ano: 2014
ISBN
"O cerco se fecha contra os anômalos e o cotidiano nas Cidades Especiais começa a mudar. De início, o direito de ir e vir é privado, e a isso se seguem outras medidas restritivas, o que inspira uma rebelião e deixa a situação a um passo de uma guerra civil. Em meio a diversas facções, que defendem ideologias e métodos diferentes de fazer justiça, cada vez é mais difícil enxergar a situação com clareza, e Sybil tem pela frente novos desafios, que põem à prova suas convicções. Em situações desgastantes e por vezes desesperadoras, ela e seus amigos sentem na pele uma grande ameaça, mas não conseguem perceber quem é e onde está o verdadeiro inimigo."
*Livro cedido em parceria com a Editora Gutenberg.
Oie, tudo bom?
Vocês sabem que eu adoro distopias e a trilogia Anômalos é uma das minhas preferidas entre as nacionais. É uma série bem escrita e ainda é de autoria da Bárbara Morais, escritora de Brasília e também uma das escritoras do Blog Nem um Pouco Épico.
A Ameaça Invisível acontece três meses depois dos acontecimentos de A Ilha dos Dissidentes, primeiro da série que já foi resenhado aqui no blog. Para quem não conhece, ela se passa em um mundo pós-apocalíptico onde as pessoas são divididas entre humanos e aqueles que não possuem determinadas habilidades. Os que possuem esses "poderes" são chamados anômalos. Ao longo dos anos foram criadas Cidades Especiais para eles e os anômalos sempre foram tratados de forma diferenciada. Eles também recebem menos nos empregos e sempre precisam vestir uma peça de roupa amarela quando vão para Prometeu, cidade habitada por humanos.
Sybil Varuna é nossa protagonista, uma refugiada que sobreviveu ao naufrágio de um navio e por causa disso acabou descobrindo que era uma anômala com habilidades específicas para sobreviver na água. Ela acabou sendo adotada por Dimitri e Rubi, que a acolheram em sua casa na cidade anômala de Pandora, onde ela conheceu um mundo novo e fez novos amigos.
Essa resenha não tem spoilers, mas o que vocês precisam saber é que essse segundo livro é bem mais surpreendente e intenso que A Ilha dos Dissidentes. As Cidades Especiais sofrem restrições de alimentos e recursos e os anômalos passam por momentos de violência e preconceito.
Sybil ainda está tensa com tudo o que aconteceu com ela e não sabe em quem confiar. Ela quer proteger todos que ama, mas até que ponto ela conseguirá se defender dos interesses de pessoas tão influentes?
"Confiança é algo que não existe mais em mim. É um dilema que eu tenho de resolver logo, mas, como todo o resto, estou deixando para depois." (pág. 20)
Esse livro tem uma narrativa tensa e durante a leitura eu fiquei esperando algo muito importante acontecer a qualquer momento. Valeu a pena a espera porque a Bárbara me deixou chocada com os últimos capítulos do livro. Aconteceu algo que eu não esperava, mas fez muito sentido na história e a narrativa tomou rumos inesperados e instigantes. Eu até comecei a desconfiar de algumas coisas, mas vou esperar a confirmação no terceiro livro.
O único ponto negativo desse livro foi que eu senti a descaracterização de alguns personagens, como a Naoki, o Andrei e o Leon. Não sei se foi minha memória, mas os três tinham personalidades diferentes em A Ilha dos Dissidentes e tiveram menos enfoque nesse segundo livro. Outra que estava irreconhecível foi a Rubi.
A Sybil é uma protagonista inteligente e muito determinada. Nesse segundo livro as circunstâncias exigem que ela seja forte, levando a vários momentos de reflexão da personagem. É um livro mais focado na Sybil, mas também gostei da interação dela com o Andrei e o Hassam.
A Bárbara tem uma escrita fácil, dinâmica e envolvente. O mais impressionante foi a forma com que ela fez a passagem de tempo na história, pois ficou muito natural. A história transcorreu em poucas semanas, mas a impressão que tive foi que se passaram meses na trama. Foi muito interessante porque não deixou o texto corrido. Também adorei a sutileza que ela teve ao inserir o romance na trama sem parecer brega ou incoerente com a história dos personagens.
A Ameaça Invisível é uma distopia nacional que recomendo de olhos fechados. Bem escrita, protagonista forte, uma trama intrincada e cheia de elementos.
Beijos!
Olá, menina não conhecia o livro e só pela capa vi que é distopia kkk eu não estou acostumada a ler esse gênero mas quero muito me habituar com ele, tenho visto excelentes livros nesse tema. Pela sua resenha eu gostei do livro e sabendo que é nacional me interessei ainda mais por ele, espero poder ler e gostar também =D
ResponderExcluireu não sabia mas a autora dessa série mora aqui em brasilia, ela foi num evento mas eu infelizmente nao compareci :'(
ResponderExcluirOie,
ResponderExcluirjá vi muito o livro, mas ainda não li.
Este ponto negativo que você colocou me preocupa bastante.
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
E li o primeiro livro e fiquei apaixonada. Não sou lá essas fãs de distopias, mas a Bárbara chamou minha atenção com a história diferente dela. A história dos anômalos me lembrou muito X-Men, e como sou muito fã dos filmes e do desenho animado sabia que iria gostar do livro. Depois de ler sua resenha do segundo livro vou me apressar para comprá-lo, mas fiquei decepcionada com essa coisa de descaracterizar os personagens. Era um ponto muito forte no primeiro livro.
ResponderExcluirÓtima resenha!
photo-and-coffee.blogspot.com
Olá!
ResponderExcluirNem sabia que esse livro é de uma autora nacional. Fiquei super feliz com essa notícia.
Adorei a sua resenha. leio distopia de vez em quando, mas esse já foi pra minha lista.
Beijinhos!
http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/
Dica anotada, já que estou começando me interessar muito por distopias, e quero muito quer mais autores nacionais. Quando tem um espaço temporal bem construído então, só amor
ResponderExcluirAlinee flor... Amei tua resenha!!
ResponderExcluirEssa série esta na minha lista de leitura, e acho que a primeira resenha que li deles foi aqui mesmo. A literatura nacional esta cada dia mais apaixonante ♥
Coração Leitor
Não conhecia o livro, e achei bem legal a premissa fiquei com muita vontade de ler.
ResponderExcluirwww.poyozodance.blogspot.com.br
Olá; quero muito ler tanto esse quanto o primeiro livro, por serem de uma autora nacional, distopia (li uma distopia recentemente e quero ler mais livros do gênero) e ter uma história bem interessante.
ResponderExcluirJá quero pra ontem! Mega amei a capa e quem diria que é uma autora nacional... Eu estou dando muita oportunidade para a nossa cultura e até agora li muitos livros bom.
ResponderExcluirAtenciosamente Um baixinho nos Livros.
MEU TIPO DE LIVRO, adorei essa resenha e muito mais esse livro, outro que vai para minha listinha para comprar ou pedir de presente ashahshahshas <3
ResponderExcluirOie! Eu tenho os livros, mas ainda não li, e pela sua resenha fiquei curiosa e tentada a pegar para ler, com o trecho "Aconteceu algo que eu não esperava, mas fez muito sentido na história e a narrativa tomou rumos inesperados e instigantes" já faz praticamente eu pegar o livro da estante, ter um ponto de surpresa que pegou até o leitor faz com que eu queira saber, espero mais resenhas flor.
ResponderExcluirhttp://k-secretmagic.blogspot.com.br/
Xoxo
Olá!
ResponderExcluirEu já conhecia o livro, mas não sabia que ele era tão envolvente! Se eu tiver uma oportunidade, lerei! Parabéns pela resenha!
resenhaeoutrascoisas.blogspot.com
Segunda resenha que vejo dele e fico curiosa, o interessante é que é autora nacional e está se tornando sucesso os livros dela.
ResponderExcluirPreciso conferir o primeiro para ter uma noção, atualmente estou em distopias para variar o gênero.
http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
Xoxo
Oi Aline, sabe que eu não sou muito chegada em distopias, mas eu tenho bastante vontade de conferir essa série, ainda mais por ser nacional, isso me deixa mais curiosa ainda. Parabéns pela sua resenha!
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com/
ando meio desanimada de distopias, pq a maioria só me traz mais do mesmo... então, é bem provável que eu não leia esse livro, por se tratar de trilogia, ando tentando dar conta das que tenho na estante, não quero aumentar a lista... e como A ameaça não em atraiu, não vou ler...
ResponderExcluirOi Aline!
ResponderExcluirTenho muita vontade de ler essa trilogia. Sou fã de distopias e nunca li nada da autora.
Beijos,
Epílogos e Finais
Olá!
ResponderExcluirAinda não conhecia essa série e fiquei bem interessada, principalmente por ser um nacional!
Não sou fã de distopias, mas essa irei ler, com certeza!
Beijos!
Achei o enredo interessante, gostei de saber das guerras ideológicas, achei bem sugestivo para o momento. Dica anotada!
ResponderExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirEu ainda não li o primeiro livro, A Ilha dos Dissidentes, mas quero muito ler, pois adoro distopia e essa coisa x-men chama atenção *-*
Além disso, acompanho a autora no twitter e ela parece muito inteligente e legal.
Beijos <3
Gostei da resenha Aline. Só ouço excelentes comentários a respeito desta distopia e fico feliz que a leitura tenha sido prazerosa. Beijo!
ResponderExcluirwww.newsnessa.com
Oie, tudo bem?
ResponderExcluirNão curto muito distopia, mas adorei a sua resenha. Arriscaria a leitura caso tivesse a oportunidade.
Beijos,
Dai | www.cheirodelivronacional.com.br
Oie, tudo bem? Faz pouco tempo que descobri o que era distopia, mas confesso que ainda não encontrei um título que me chame a atenção para iniciar a leitura. Esse que você indicou parece ser bem interessante e a resenha ficou ótima. Vou anotar aqui. Beijos, Érika
ResponderExcluir~www.queroseralice.com.br~
Oi, Aline!
ResponderExcluirAmo distopias, mas essa eu ainda não tive oportunidade de conhecer. Estou muito animada pois opiniões positivas como a sua estão por toda a blogosfera. Acredito muito que irei gostar, mas pretendo ler todos os livros de uma vez para diminuir a probabilidade de eu perceber descaracterização das personagens como aconteceu com você.
Adorei sua resenha!!
Beijos!
Aline lindona eu ainda não li nenhum livro da Distopia, tem que adoro, e lendo sua resenha com seus pontos positivos já quero ler para ontem os livros, a capa está lindo e fico feliz em ver autores nacionais se destacando nesse gênero. Dica mais que anotada. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Oie!!!
ResponderExcluirEu sou doida pra ler esse livro.
Amo distopias e tenho uma vontade especial por essa ser nacional e muito bem indicada.
Adorei sua resenha e o fato de não ter dado spoiler do livro anterior.
Adorei.
;**
Olá, Aline. Também gosto muito de distopias, porém nunca tinha lido nenhuma brasileira. Gostei da premissa e resumo dessa. Só fico com um receio: que sejam muito parecidos com distopias de sucesso. Claro que pode haver semelhanças, mas o essencial é ter algo único e original. Como fã de distopia, me sinto na obrigação de ler.
ResponderExcluirhttp://porredelivros.blogspot.com
Oi Aline
ResponderExcluirApesar de ser uma viciada em distopias, ainda não me arrisquei nessa trilogia, quem sabe mais para frente,né?
Amo livros nacionais e depois dessa sua resenha, o livro entrou para minha de livros para adquirir
beijos
http://www.leituraseloucuras.com.br/
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirVi muita gente recomendando essa distopia da Bárbara, então tenho muita curiosidade de conhecer, já que distopias é um gênero que adoro.
Achei a premissa da história bem interessante.
Uma pena alguns personagens terem sido descaracterizados nesse segundo livro, mas espero que isso não tenha atrapalhado a leitura.
Beijos :*
http://www.livrosesonhos.com/
Oi!
ResponderExcluirAinda não tinha ouvido falar sobre esse livro. Parece ser muito bom. Pretendo começar a ler distopias em breve e talvez o coloque na minha lista.
Beijos
http://tudoqueeuli.blogspot.com
Oiii!
ResponderExcluirAs vezes eu me arrependo um pouco por não ler alguns dos livros que me oferecem. Eu não sou tão chegada em distopia e estou começando a ler mais alguns do genero mas esse não consegui. Fiquei muito feliz em saber que esse é mais surpreendente ainda que o primeiro, mesmo com essa mudança de personalidade dos personagens, fiquei muito afim de ler.
Espero que o terceiro livro seja mais incrivel ainda <3
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Aline, eu não conhecia a história e não é muito meu estilo de leitura.
ResponderExcluirMas acho que daria uma chance porque gosto de conhecer mais autores nacionais e a história não aparenta ser ruim.
Lisossomos
Olá!
ResponderExcluirConfesso que passei por cima da sua resenha, pois estou lendo esse livro agora hahaha gosto muito da escrita da Bárbara e já to ansiosa pela A Retomada da União. Assim que eu terminar de ler, venho aqui para comentar o que achei, ok?
Beijos
http://www.breakingfree.blog.br/
Olaaa
ResponderExcluirSua resenha ficou boa e ja ouvi falar bastante na autora e essa série mas não tenho vontad d ler pois é um gênero que não chama minha atenção.
Beijos
Reality of Books
Oi Aline, tudo bem?
ResponderExcluirTenho vontade de ler a série, mas confesso que não está na minha lista de prioridades...
Bjs
A. Libri
Oii, eu já vi bastante gente falar desse livro só que eu já li algumas coisas sobre ele e não me interesso :/
ResponderExcluirAbraços!
http://lendocomobiel.blogspot.com.br/
Tenho o primeiro livro dessa série, mas ainda não o li. Espero ler em breve, pelo que dizem e pela sua resenha, é ótimo.
ResponderExcluir~Glaucia - www.leitorait.com
Oi,
ResponderExcluirApesar de amar distopias essa não me chamou muito a atenção.
Vivi
Corujas de Biblioteca
Não conhecia esse livro, sua resenha está muito boa.
ResponderExcluirComo adoro livros em que a leitura é fácil e a escrita é envolvente, fiquei bem curiosa para ler esse livro.
A história me chamou a atenção, pretendo ler em breve.
Esse livro é sensacional, com um enredo divino e a autora é simplesmente uma linda! Em todos os sentidos! Recomendo a trilogia, recomendo o blog dela...<3 sério, gente, esse livro é divino!
ResponderExcluirOie!
ResponderExcluirQuero muito começar a ler essa saga, adoro livros meio distópicos, com guerras, uma trama bem desenrola e desenvolvida. Estou louco para ler, os autores nacionais estão mandando muito bem!
Abraços :)
Amo distopias, e sou louca para ler essa série! Além de ser nacional, é de um gênero que nunca me decepciona. Adorei a premissa da obra, e pretendo ler logo!
ResponderExcluirwww.apenasumvicio.com
Ainda não li. Mas estou muito interessada a um bom tempo e confesso que acabei deixando passar algumas oportunidades de lê-la.
ResponderExcluirAdoro a trama e sempre vejo muito comentário positivo a respeito.
LETRAS COM CAFEÍNA
adorei conhecer esse livro, eu adoro ler distopias e esse livro não fica de fora ainda mais quando é nacional!
ResponderExcluirAdoro distopias, é um dos meus gêneros favoritos, essa série nacional está me encantando a cada nova resenha, me deixando com mais e mais curiosidade pra lê-la.
ResponderExcluirNão curto muito distopias, mas essa me intrigou! A capa é demais! E a história, pelo que leio nas resenhas, é muito bem escrita, fechada e fluída. Acho que vou ler pelo menos o primeiro.
ResponderExcluirbjs
Também sou louca por distopias e se você recomenda esse de olhos fechados eu vou confiar.
ResponderExcluirNunca li uma distopia nacional e acho que esse vai ser o meu primeiro contato com o genero escrito por uma brasileira.
Amei a premissa e fiquei ainda mais curiosa
Ei Alinee!
ResponderExcluirTb amoo uma distopia!
Fico feliz em saber q a gente espera por algo, e este algo acontece e nos deixa surpresos!!
Já tenho o primeiro livro!!
Bjos!
Aline Praça
www.leituravipblog.com
Olá, não conhecia o livro, mas pelo jeito que conta parece sensacional! Vou dar uma olhada assim que possível *-*
ResponderExcluirAi eu nunca li o livro mas já conheci a autora e ela é um amorzinho. E cara agora só fiquei com mais vontade ainda de ler. Não sou muito fã de distopias, mas ainda assim quero muito ler. Ainda mais sendo de uma autora tão fofa e nacional.
ResponderExcluirInquietudes Secretas
Essas narrativas tensas me deixam muito aflita! Já ouvi muitos elogios a essa trilogia e tenho bastante vontade de ler. Amo distopias, e as nacionais são raras. Assim que o último livro sair pretendo ler todos em seguida.
ResponderExcluirBeijo.
Ju
Entre Palcos e Livros
Oi Alinee.
ResponderExcluirMuito boa sua resenha.
Mas confesso que depois de divergente peguei trauma de distopias hahahaha estou correndo de leituras assim. Mas creio que seja passageiro, só até passar minha raiva de ter lido Convergente kkkk
Beijos
http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br
Não lembro de já ter visto alguma outra distopia nacional e por mais que esse não seja o meu gênero favorito, acho que vou dar uma chance. Ainda mais depois dessa recomendação toda. Parece ser bem interessante e envolvente, o que sempre me anima. Gostei.
ResponderExcluirOi Aline!
ResponderExcluirSou louca para ler essa série! Adoro distopias e sempre vejo tantos elogios à escrita da Barbara Morais que fico super curiosa. Mesmo com essa descaracterização que você mencionou, quando a obra é bem escrita a gente acaba relevando, né?
B-jussss!
http://www.quemlesabeporque.com/
Gosto de distopias!
ResponderExcluirMas nacional? Parece ser interessante.
Darei uma chance à leitura com certeza!
Beijinhoss...
http://estantedalullys.blogspot.com.br/
Oi, tudo bem?
ResponderExcluireu tenho muita vontade de ler essa série, e ver que o segundo livro foi tão bom e surpreendente, me anima ainda mais. Gosto de protagonistas fortes e sem mimimi, e a Sybil parece ser assim. E é uma pena que alguns personagens foram descaracterizados
pretendo ler em breve
beijos
http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/
Eu sou louca por distopias e tenho curiosidade por essa trilogia desde que vi apenas as capas. Juro que não sabia que a obra era nacional - que vergonha - e sua resenha me deixou ainda mais empolgada e ansiosa por poder lê-la. Parece uma história incrível.
ResponderExcluirBeijos,
Fernanda Goulart,
Império Imaginário.
Olá
ResponderExcluirEssa trilogia está na minha listinha de desejados a um tempinho!
e só leio resenhas positivas sobre os livros e a estória prende né, sua resenha me deixou muito curiosa para conhecer Sybil.
Beijos!
http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//
Não sabia que autora morava aqui em BSB, não pude ir no evento que ela estava, fiquei mega triste, amei sua resenha e compartilho o gosto pelas distopias.
ResponderExcluirEu e meu vício chamado Leitura
Oiii Aline, confesso para vc que adoro distopias, mas leio apenas quando posso. Não conhecia esse livro e gostei muito da história. Vou anotar aqui o nome e quem sabe um dia não consiga ler;
ResponderExcluirbeijos
Mayara
Livros & Tal
<3 A Bell essa linda . Eu não li a resenha toda pq estou lendo esse livro ^^
ResponderExcluirMas adorei saber que gostou e que recomenda!^^ É literatura nacional de qualidade. E sim gente ela é de Brasilia ^^