O que o Amor Esconde - Dorothy Koomson

Livro: O que o Amor Esconde
Autor (a): Dorothy Koomson
Editora: Fundamento
Ano: 2015

"Libby Rabvena tem uma vida confortável ao lado de Jack, seu amável marido. Mas ele parece ainda não ter superado a perda de Eve, sua primeira mulher, que morreu de forma trágica e misteriosa na mesma casa em que eles vivem agora. Depois de sofrerem um horrível acidente de carro, do qual Jack sai praticamente ileso e Libby se fere gravemente, ela encontra os diários de Eve escondidos em sua casa. Disposta a procurar pistas sobre Jack e conhecer melhor a mulher que ele amava, Libby decide lê-los e descobre que alguns segredos são difíceis de suportar... e que a morte de Eve pode não ter sido acidental. Com os terríveis segredos do passado prestes a vir à tona, Libby começa a temer por sua vida. Principalmente quando o suspeito do crime pode estar sentado no sofá da sala, bem ao seu lado..."

*Livro cedido em parceria com a Editora Fundamento.

Oie, tudo bom?

Sabe aquele livro que te deixa com o coração na mão com uma história misteriosa e cheia de nuances? Solicitei esse livro por causa da sua sinopse instigante e não estava preparada seu desenvolvimento impactante.

O que o Amor Esconde conta a história da Libby Rabvena, uma esteticista inglesa que vive em Brighton, na Inglaterra. Certo dia, ela conhece Jack Britchmam, seu futuro marido que não desiste até que ela aceite sair com ele. Jack é viúvo e perdeu sua esposa Eve em um grave acidente doméstico após ela cair da escada.

O livro começa exatamente no momento em que Libby e Jack sofreram um grave acidente de carro em que ela ficou gravemente ferida, sofreu um grande dano no couro cabeludo e ficou com uma grande cicatriz em uma parte do rosto. Com sua autoestima abalada, Libby sente-se insegura pela sua aparência e ela tem certeza de que Jack ainda não esqueceu Eve. Ela acaba encontrando antigos diários de Eve escondidos na casa e começa a lê-los na esperança de descobrir mais sobre o passado dos dois. Porém, Libby acaba encontrando segredos de Eve que deveriam ter permanecidos escondidos e começa a desconfiar que a morte dela pode não ter sido acidental.

"Então volto a me perguntar: será que é isso que se faz por alguém que a gente ama? Deixa de lado os próprios sentimentos e faz o que considera melhor para a outra pessoa?" (pág. 355)

Posso dizer que a autora Dorothy Koomson conseguiu criar uma trama bastante instigante e envolvente, que me fez praticamente "engolir" esse livro. Posso dizer que no início não imaginei com a história seria desenvolvida e a autora conseguiu me surpreender positivamente. Além disso, ela conseguiu me enganar e o que parecia óbvio, não era nada do que eu imaginava.


A narração do livro foi feita por três personagens e se passa ao longo de vários anos. Temos a visão da Libby, do Jack e a narração da Eve por meio do seu diário. Eu gostei bastante da Eve porque ela foi uma pessoa que passou por muitas coisas e sofreu muito. Cheguei a pensar que ela era inocente demais em algumas ocasiões, mas a vida realmente não foi muito generosa com ela. Em vários momentos eu tive vontade de abraça-la e torcia para que ela não tivesse morrido realmente.

Libby também é uma personagem interessante, determinada e insegura. Ela tem muitas semelhanças com a Eve e isso fez com que eu simpatizasse com as duas. O Jack é aquele tipo de personagem sem sal que não despertou nenhum sentimento em mim durante a leitura. Eu confesso que o achei muito impertinente e estranho.

"É injusto encontrar alguém e se apaixonar, e depois esse alguém ser cruelmente arrancado de nós. Por que tínhamos que nos apaixonar, para tudo simplesmente acabar dessa forma? Para que amar tanto, se vamos ter o coração despedaçado depois?" (pág. 388)

Eu gosto de narrações alternadas, mas confesso que alguns leitores podem ficar confusos com a forma que a história foi dividida. Podemos estar em 2008 com Libby e Jack, como também podemos ser levados para 1988 quando Eve chegou em Londres. Eu gostei do formato porque me permitiu conhecer o presente e passado dos personagens de uma forma mais aprofundada. Entretanto, não é o tipo de organização de leitura que agrada a todos.

A autora vai deixando pistas ao longo da narrativa, instigando e fez com que eu pensasse em várias hipóteses para a morte da Eve. Eu gostei muito da história, mas faço algumas ressalvas por causa do desfecho que achei fraco demais para tudo que eu havia lido. Acabei ficando com a sensação de que foi muito mistério para um final insuficiente.

Apesar dos pontos negativos, foi uma leitura 4 estrelas e extremamente viciante. Estava com saudade de ler um livro de suspense que me deixasse ansiosa durante a leitura. Acredito que o grande trunfo foi reviver o passado da Eve e entender aos poucos como tudo aconteceu.

A diagramação da Fundamento está bem bacana, com uma capa que remete a um espelho quebrado e detalhes especiais em todas as páginas. A fonte tem um tamanho confortável e muda o formato quando estamos lendo o diário da Eve.

Leitura recomendada para quem gosta de livros que contém mistério, suspense e drama.

Beijos!

33 comentários

  1. Oi Aline! Eu curti muito o livro, no começo estava achando normal, mas com a entrada de Eve a história deu aquela guinada e virei a noite lendo, adoraria ler outros livros da autora.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Esse livro me deixou muito curiosa, se apesar dos pontos negativos recebeu uma nota como essa, certamente vale a pena. Será que a autora irá me enganar também? Ou não?
    Iniciarei a leitura assim que possível.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Um dos motivos que mais me chamou a atenção nesse livro é o fato dele se passar em Londres e ideia que ele é um mistério, quero saber se realmente a personagem morreu por acidente ou se esse marido que você falou que em certas partis parecia estranho de mais teve algo a ver com isso.


    Beijos, Le Pimenta Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    A leitura parecer ser envolvente e a história me deixou interessada!
    Acho que vai para a lista de desejados!
    Beijos.

    Elidiane
    Leitura Entre Amigas

    ResponderExcluir
  5. Para com isso Aline! Sempre que eu entro aqui saio com um livro no carrinho de compras! Assim não dá! hehehehe
    A sinopse já me deixou curiosa. Sua resenha acabou comigo. Vou ter que ler o livro logo. Me lembrou um pouco Garota Exemplar, por causa dos diários e da trama.

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  6. Simplesmente amei o livro e que capa linda. Normalmente eu leio livros de fantasia e ficção, mais também adoro livros de suspense. O que mais me chamou atenção no livro foi o fato da história se passar em Londres. Amei a resenha e com certeza o livro vai para a minha lista de desejos.

    ResponderExcluir
  7. Eu achei interessante pelas várias narrativas, muitas vozes, gosto de narrativas assim. Outro fator é o mistério, realmente alimenta meu imaginário. Espero ter oportunidade de lê-lo, gostei muito de sua resenha....

    ResponderExcluir
  8. Olaaa
    Ouvi falar bastante do livro e fiquei curiosa pela leitura, sua resenha esta otima e é uma boa dica. Espero ler em breve.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  9. Adoro os livros da Fundamento, normalmente são muito bons! Gostei desse livro ai, vou pesquisar mais sobre ele hahaha

    beijos.
    www.amigadaleitora.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa, eu não dava nada por esse livro também.
    Mas pelo jeito se eu fosse ler, também me surpreenderia assim como você, e assim que é bom né? Quando um livro nos surpreende desse jeito.
    Você me deixou com vontade der lê-lo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Aline,

    Esse livro me fez lembrar O Diário de Suzana para Nicolas, por causa do diário e sou apaixonada por livros que remetem e revivem o passado elas me chamam mais atenção. Eu não conhecia esse livro e fiquei bem curiosa com essa história. Fiquei com vontade de ler esse livro, mas como disse do final já fiquei assim meio assim será se eu vou gostar ou não.

    Mayla
    Meulivromeutudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Caramba, adorei esse livro!
    Eu já tava de olho nele pela sinopse e pela capa, mas depois de ler sua resenha, com certeza irei comprá-lo!
    Parece ser super instigante!
    Adorei!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  13. Ol´
    achei muito linda essa capa isso eu não posso duvidar, mas não fui muito com a sua resenha, parece que o livro não vai ser bem o meu estilo de agora, kkk, mas vou anotar a sua dica e esperar mais um pouco e ver no que dá né?
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Aline! Tudo bem?
    Eu não conhecia o livro e a sinopse não me chamou muito atenção. Não sei se a leitura seria de bom grado para mim, mas certamente daria uma oportunidade.

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  15. Eu gosto muito de livros narrados sob pontos de vista diferentes então saber que esse é assim me deixou ainda mais empolgada para ler. Fora que adoro suspense, mistério E drama, então acho que irei gostar! :D

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?

    Puxa, adorei a sinopse! Me lembrou um pouco a temática de Garota Exemplar! Fiquei bastante curiosa. Também gosto de narrações alternadas, no começo pode ser difícil assimilar quem é quem, mas acho que, quando a leitura é boa, a gente sempre se encontra hehe. Amei sua resenha, está impecável e me fez querer solicitar o livro! :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. OI Aline..
    Adoro tramas que surpreendem e nos enganam. Não gosto quando muitos personagens narram a estórias, mas acho que tres está bom..rs
    Que pena pelo final. Ainda quero ler este livro, e espero gostar.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Um mistério envolvente, eis ai o que gosto em uma trama. Essas reviravoltas que pegam a gente desprevenida, narrativas sob vários pontos de vista...já quero. Acredito que apesar dos pontos negativos, essa deve ser uma ótima leitura. Quero muito. Foi direto para lista de desejados no skoob.

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
  19. MDS
    O livro já começa de uma forma que deixa o leitor PIRANDO
    Quando uma autor deixa pistas durante a leitura é ainda melhor.
    Adoroooooo
    Eu fiquei louca para ler.
    amei

    ResponderExcluir
  20. Olá, realmente esse tipo de narrativa confunde as vezes, mas o ponto que me incomodou foi você ter dito que o final foi fraco. Adoro os suspenses e acredito que um bom de verdade, precisa surpreender no final, e isso me desanimou nesse livro. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  21. Oi Aline

    Nossa não dava muita coisa para este livro hein, as vezes é bom a gente sair da zona de conforto e ler um suspense deixa a gente mais ligada e distrai a mente dos outros livros que costumamos ler.

    Dica anotada fiquei curiosa!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Aline, acho que a narração alternada dá um novo ritmo ao enredo, deixando o leitor mais tenso, mas concordo que nem todos gostam. Eu particularmente gosto. Não conhecia o livro e vou anotar a dica.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  23. Oi,quanto mistério em um livro só em?Fiquei curiosa para saber se a morte foi acidental ou não, e que peso a segunda esposa carrega por ter essa cicatriz no rosto,fiquei curiosa para saber sobre o desenrolar desa história. Quanto a narrativa alternada entre três pessoas acho que não me confundiria não,leria com facilidade.

    Ótima resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
  24. Aline, minha filha sua resenha foi a primeira que li desse livro e confesso que foi o ingrediente que faltava para eu querer lê-lo tão logo... já estava apaixonada pela capa e instigada pela sinopse... lendo sua resenha tive certeza que é o tipo de livro que curto e que necessito ler... a parte ruim e a falta de grana no momento para comprar os livros do topo da lista kkkkk aqueles urgentes sabe. Fiquei completamente instigada pelas pista que autora lana,gosto de investigar junto com a leitura... adorei... Xero!

    ResponderExcluir
  25. Hey,

    Achei interessante a premissa do livro, principalmente por essa complexidade que você mencionou que não era o que você esperava no início da leitura. Me deixou bem curiosa com a história. Acho que a única coisa que poderia me atrapalhar um pouco é a narração. Apesar de eu não ser do tipo que não gosta de uma narração variada dentro do livro acho que três pontos de vista diferentes e ainda em épocas diferentes pode sim ser confuso. Mas mesmo assim ainda fiquei muito curiosa, quem sabe não pego para ler.

    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  26. Eu adoro livros que tem um certo Q de mistério e que deixa os leitores com uma pulga atrás da orelha! Essa capa é linda, além da sinopse ser bastante instigante e muito bem feita! Adorei a resenha, muito bem escrita e desenvolvida! Parabéns!! :)))

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Olá Aline! Tudo bem?
    Eu sou fã de livros que que são repletos de mistérios que faz o leitor se viciar e querer saber logo o final hehehehe Adorei a sinopse do livro, ela é bem instigante. Quem sabe eu não dou uma chance futuramente a esse livro?
    Parabéns pela resenha, ficou tão rica em detalhes que não tem como o leitor não ser persuadido hehehe
    Beijos Pão de Queijo!

    ResponderExcluir
  28. Oi Aline! Menina que interessante este livro! Ainda não tinha conhecimento sobre ele e achei interessante. Eu não sou muito fã de suspense, mas tem alguns livros que me cativam, E este creio que pode ser um deles. Fiquei aqui curiosa por mais detalhes da história!

    Muito bacana! Beijinhos!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  29. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não tinha ouvido falar no livro, adorei a capa dele, muito bonita. E a premissa dele também me atraiu, apesar de eu te ficado confusa na sinopse, haha, mas a sua resenha me fez entender melhor. E fiquei aqui pensando se o Jack-sem-sal matou a esposa... será? Só lendo para saber né, haha.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  30. Oi Aline, tudo bem?

    Eu vi algumas pessoas falando sobre este livro no facebook, mas não sabia do que se tratava a história. Amei a resenha! Sério, eu estou super curiosa para ler este livro e saber toda a verdade sobre essa história.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Caraca Aline que começo de história em!
    Achei bem interessante como foi construído o enredo e as suas impressões demonstram que é um tipo de livro que com certeza irei gostar.
    A capa é algo a parte viu, achei super legal e pelo visto representa bem o conteúdo.

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
  32. Eu não dava nada por esse livro, mas depois de ver algumas resenhas comecei a me empolgar. O problema parece ser o final, porque se o livro é tão bom e o final não sustenta, acho que isso acaba desanimando. É o que acontece comigo, geralmente. Uma pena.

    ResponderExcluir
  33. Fico tão decepcionada quando um livro que surpreende tem um desfecho fraco, que nem sei se me animo a ler. Também gosto de narrações alternadas e que mostram presente e passado, mas quando isso é bem sinalizado para o leitor.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin