O Despertar - Elaine Velasco

Livro: O Despertar - Filhos de Lilith # 1
Autor (a): Elaine Velasco
Editora: Madras Teen
Ano: 2015
ISBN 978-85-370-0946-8

"O Despertar - Alice não se lembra de seu passado, de quem era ou de onde veio. Fatos por ela desconhecidos sobre sua antiga família humana e sua ascendência a ligam diretamente a Lilith, a mãe dos súcubos e íncubos, senhora do inferno, esposa de Lúcifer e rainha das bruxas, tornando-a objeto de desejo de todas as criaturas da noite. Tudo que Alice sabe é que seu corpo anseia desesperadamente por sangue e prazer. E, para saciar-se, está disposta a tudo. É assim que Carol a encontra, no centro de São Paulo, e oferece-lhe abrigo, proteção e esclarecimentos. Entretanto, há também um antigo clã de vampiros interessados na garota, que não hesitará em tentar aliciá-la, usando como artifício o belo e sedutor João Eduardo."

*Livro cedido em parceria com a editora Madras Teen.

Oie, tudo bom?

O Despertar é o primeiro livro da série Filhos de Lilith e trata-se de um romance sobrenatural sobre vampiros. Sempre tenho medo de não curtir esses personagens da noite e acabo me decepcionando um pouco. Apesar disso, eu estava bem ansiosa para ler esse livro com base nas diversas resenhas que li sobre ele.

Alice recebeu ajuda de um antigo amigo depois de um encontro inesperado entre os dois. Ela não recorda do seu passado e o que aconteceu, mas sabe que algo está errado. Sua pele é extremamente branca, ela não tem fome ou sede e não consegue se expor ao sol sem se sentir mal. Em uma noite, ela finalmente percebe que é uma vampira e começa a caçar humanos no centro da cidade até ser encontrada por Carol, uma vampira que lhe dá abrigo e informações sobre sua espécie. Nossa protagonista começa a entender como funciona o universo dos vampiros, mas também descobre que existem íncubos, súcubos e bruxas que agora farão parte do seu mundo. Além disso, ela é convidada para participar de um clã de vampiros, mas não sabe quais são os interesses ocultos dessa parceria.

"A declaração do vampiro deixou a recém-criada estupefata, fazia apenas um dia que ela descobrira que anjos e demônios não eram apenas fábulas." (pág. 115)


Bom, esse foi um livro que me deixou dividida porque ele teve elementos que eu gostei e outros que odiei. A narrativa é bastante fluida, dinâmica e consegue prender o leitor do início ao fim. Eu gostei da protagonista pelo seu jeito inconsequente e sagaz. Outro ponto positivo foi a ambientação no Brasil que eu achei diferente e muito interessante.

Porém, O Despertar tem sérios problemas de continuidade na história. Para começar, acredito que a história ficou bastante introdutória e muitas pontas soltas foram deixadas. Outro problema foi a linguagem usada pelos vampiros e alguns diálogos ficaram forçados e pareciam falsos demais. O pior para mim foram os vampiros usando o aplicativo Whatsapp porque mesmo sendo algo extremamente atual, não ficou verossímil na trama.

É uma história curta e que vai agradar todos os leitores que gostam de tramas vampirescas porque são vampiros "de verdade". Os personagens da história não tem medo de se alimentar de sangue humano, mas também podem obter o alimento através da energia sexual de um humano. Achei essa opção diferente e me lembrou da série A Guerra dos Fae, onde também temos um personagem que se alimenta de tensão sexual.

"Nós somos, digamos assim, "descendentes de súcubos". Vampiros não podem criar outros vampiros, apenas súcubos e íncubos podem, e é por isso que herdamos deles a capacidade de nos alimentarmos de energia sexual. O sangue é ima alternativa que mantém nossos corpos 'vivos', digamos assim." (pág. 71)

A protagonista Alice é uma personagem esperta e inteligente. Mas, ela me pareceu conformada demais com sua transformação. Dos personagens secundários eu destaco a Carol e o João Eduardo. Fiquei com a impressão que os dois escondem segredos e acredito que saberemos mais sobre eles no próximo livro

O Despertar - Filhos de Lilith é um livro bastante introdutório que poderia ter sido mais explorado para deixar algumas perguntas respondidas e a história mais instigante. Apesar disso, é um livro que consegue despertar curiosidade e interesse no leitor. Recomendo para todos que curtem romances sobrenaturais e livros sobre vampiros.

Beijos!

35 comentários

  1. O livro não me interessou muito pela sinopse e não acho que irei dar uma chance a sua leitura, pois não tenho uma boa relação com histórias com vampiros. Simplesmente não me prendem e como não me fascino por eles, acho que a trama perderia muito da graça por isso.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Eu amo romances vampirescos, mas confesso que me decepcionei muito com os últimos que li. Fiquei mais curiosa para ler esse por ser nacional rs.
    bjs
    http://letrasdanana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá :) Já vi vários leitores falando sobre esse livro, eu tenho um pouco de vontade de ler, o assunto desperta meu interesse, pois, gosto bastante de livros nesse estilo, vampiros sempre chamam a minha atenção, mas, já faz meses que não leio nada do tipo. :/ rsrs
    Sua resenha está muito boa! *--* Beijos!
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro livres de romances, e quando tem vampiros então eu amo
    Me perco com historias assim, passo horas e horas lendo, e com certeza quero ler esse , me chamou muito atenção

    :http://eesmaltecia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gosto de histórias com vampiros (exceto crepúsculo, argh!). Esse livro despertou minha atenção e acredito que irei gostar dele. Tô numa maratona louca literária e pouco tenho tido tempo para ler os que estão fora da wishlist do momento :( Mas está anotado o nome! rs

    http://anneandcia.blogspot.com.br/2015/07/resenha-livro-o-aprendiz-joseph-delaney.html

    ResponderExcluir
  6. Eu também tenho um pouco de dificuldade com livro de vampiro, primeiro por que eles não são meus personagens favoritos no mundo sobrenatural e segunda que se não bem escrito fica bem sem graça.

    Le Pimenta, Beijos - Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  7. O livro não me chamou atenção, primeiramente por ser um livro de vampiros, e detesto vitórias que deixam pontas soltas, mesmo que tenha continuação isso me faz perder totalmente o interesse.

    ResponderExcluir
  8. Apesar de ter entrado há pouco tempo nesse mundo sobrenatural, acho que esse livro não vai pra minha wishlist pelos pontos negativos que você falou.
    Mas amei sua resenha, e é de resenhas assim que eu gosto de ler, sinceras.
    Beijos
    http://myself-here1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olha eu sinceramente ainda não tive a chance de ler esse livro, mas uma das minhas colaboradoras resenhou para a Editora Madras Teen antes de dar todo aquele rolo sabe? Ela curtiu bastante. Muita gente tem comparado muito a crepusculo. Não sei se pegaria para ler, mas mesmo assim eu deixei a dica anotada, porque quero conhecer depois a escrita da autora. Eu gostei da maneira como você desenvolveu a sua resenha e seu ponto de vista sobre ele. Me parece ser uma ótima história. Espero poder gostar viu?! Porque eu nem sei o que esperar ahahahahaa

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-entrelinhas.html

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    A sinopse e a história em si não me interessou muito, mas mesmo assim é muito ver a ascensão de autores nacionais!

    Beijos!
    www.naoleia.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Aline

    Amei a capa do livro bem chamativa porém não sei se leria este livro acho que os mesmos pontos que te incomodaram iriam me incomodar também! Enfim quem sabe quando sair os outros volumes eu resolva ler !

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Tenho lido muitas resenhas deste livro! Algumas positivas, outras neutras e poucas negativas. Confesso que livros sobrenaturais não me atraem muito, mas gostei bastante da ideia da perda da memórias e a transição da personagem.Gostei da forma como você o analisou em sua resenha, porque a história me parece ser bastante interessante e espero me envolver. Anotada a dica, vai pra minha lista no Wattpad, e pra fila de leitura consequentemente.
    Beijos, querida!
    Alessandra | Diva Todo Dia

    ResponderExcluir
  13. Não é muito dos meus gêneros, mas vou aproveitar e conhecer a editora que ainda não conheço. Ainda não tinha visto esse livro
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oie,

    Eu amo vampiros, mas nada de Crepúsculo hahahahhaa, bom eu fiquei bem curiosa com essa história, só achei estranho essa história Whatsapp, é meio sei lá. Bom esse não é um dos livros sobre vampiro que estou emga ansiosa ora ler, mas acho que daria uma chance a ele sim. Pois é vampiros são vampiros, então ❤.

    Mayla
    Meulivromeutudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Aline, tudo bem?
    Então, eu adoro livros sobre o sobrenatural, eles me atraem muito e eu normalmente me envolvo com a historia de tal maneira que parece que eu também sou um ser sobrenatural; mas bem, pela sua resenha eu percebi que o livro, apesar de falar de seres sobrenaturais, não me atraiu. Isso aconteceu por três motivos, o primeiro que apesar de estarmos na época tecnológica, eu nunca imaginaria um vampiro utilizando Whatsapp, isso ficou meio idiota na historia; o segundo é que eu estou acostumada a ler historias de vampiros, com ele vivendo em lugares sombrios e tristes, totalmente diferente do Brasil, que é um lugar bem feliz, e não tem nada de sombrio; terceiro que como você disse ficaram muitas questões sem respostas, o que me pareceu um pouco chato pois podem ser questões que não serão respondidas no segundo livro. Bem, este não é um livro que eu morreria se não o tivesse em minha estante mais se algum dia o tiver, irei ler com o maior carinho. Gostei bastante da resenha e da forma direta com que você descreu o livro. Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi. eu li o livro e curti bastante, como disse, a obra é introdutória e estou aguardando a continuação, espero que a autora lance logo. Os pontos que te incomodaram, para mim não gerou nenhum infortúnio..

    ResponderExcluir
  17. Olaaa
    Eu amei sua resenga pois li o livro e tive a mesma opinião que você, espero que a continuação seja boa haha

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  18. Acho essa capa incrível, adoro o nome do livro, mas vampiros já me cansaram.
    Realmente estou numa fase a versa à eles.
    Vou passa a dica.

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
  19. Oi ^^

    Apesar de eu já ter visto o livro antes, ainda não tinha lido resenhas a respeito dele e confesso que não tenho mais tanta vontade de lê-lo.
    Pelo que pude notar, a história apresenta alguns fatores que possivelmente irão me incomodar. Não sou muito chegada em pontas soltas, mesmo quando se trata de séries... :(

    bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?

    Já estou enjoada de livros de vampiros, então passo facilmente essa leitura. Os pontos negativos que você levantou me fizeram ainda mais a não querer conferir esse livro. Já li outras resenhas, mas mais negativas, então isso também não ajudou muito huehue. Mas gostei da sua, muito coerente e ponderada.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Olá Aline,
    Terminei recentemente a leitura desse livro e em breve irei resenhá-lo no meu blog, mas eu não posso negar que foi uma decepção grande. Como você citou, os diálogos, formulados de forma artificial foram um dos pontos que mais pesaram, contando o fato de algumas expressões mal utilizadas ou colocadas de forma a não contribuir com a estrutura do texto... Entre outras coisas. Mas deixarei para a resenha :(

    Beijos,
    Miss Sorrisos Blog
    Twitter|Wattpad|Instagram


    ResponderExcluir
  22. Wow! Que capa é essa? E esse nome? Impactantes no minimo. Infelizmente não sou muito fã desse gênero, mas adorei a sua resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Sobrenatural + vampiros + romance = passo beeem longe. Esse tipo de livro me cansa muito facilmente, parece que milhares de autores com um belo potencial de escrever histórias originais acabam sempre escrevendo mais do mesmo. Não sei se esse é o caso desse livro, pois não o li e nem lerei para julgar, mas é o que acho. Mas, sempre há quem goste.
    PS: Resenha muito bem escrita.
    Bjs, Isabella
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bem?

    Tenho vontade de ler este livro, desde que ele foi lançado. Apesar de achar ele bem fininho. Mas o que me chama atenção nele, é o fato de se passar no Brasil. Então é um livro que leria, por ser de vampiro e nacional. Mesmo um pouco cansada de vampiros. Mas são seres interessantes, e acabo sempre caindo em tentação.

    beijos

    ResponderExcluir
  25. Oi Aline, tudo bem??
    Eu curti a leitura do livro.... tirando algumas passagens que eu achei muito corridas a leitura me prendeu, até porque adoro um sobrenatural e vampiros... nesse livro eles exibem bem seus instintos e deixa o leitor ávido para saber mais o que acontece... percebi muitos segredos incubados e senti Alice muito perdida com essas questões... achei que ela aceitou muito rápido isso de ser vampira.. achei que ela fosse relutar mais... gostei de Carol... mas achei que ela deixou Alice sozinha em alguns momentos em que ela disse que a ensinaria em algumas questões... enfim, só acho que o livro poderia ter sido melhor desenvolvido, porque história para isso tinha... Xero!!

    ResponderExcluir
  26. Ola Aline lindona eu gostei do livro, e concordo com você sobre esse primeiro livro ser bem introdutório, principalmente com relação a explicação sobre os Clãs, me deixou bem ambientada, praticamente quase todas as pontas ficarão para o segundo livro, que estou muito curiosa para ler. O final do livro me deixou louca para ler o segundo. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  27. Olá!!!
    já ouvi falar tanto desse livro que até senti certa curiosidade no começo, mas depois me desanimei por completo. talvez eu leia no futuro.
    bjs

    ResponderExcluir
  28. Também fico com um pouco de ressalva com livros sobrenaturais, mas normalmente acabo gostando hahha.
    Fiquei curiosa com esse livro, não conhecia.

    ResponderExcluir
  29. Ei Aline, tudo bem?
    Gosto muito de livros nessa temática e estou muito curiosa para ler esse em específico. A Elaine é super fofa e vi vários comentários positivos sobre esse livro.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  30. Oiie!!
    Não conhecia o livro e curti a capa e a premissa me chamou atenção, eu gosto desses seres sugadores de sangue hahaha apesar que estar bem enjoada, mas me deparo sempre com algo diferente e pelo que percebi na resenha esse livro tem, vou dar mais uma pesquisa por ai para enfim decidir se leio ou não.
    Ah!! Resenha esta ótima :D
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Já tem um tempo que li um livro com vampiros, quem sabe este não quebre o intervalo, ainda mais porquê me interessa e muito.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  32. kkkkk, adorei o Vampiros "De verdade". Crepúsculo te traumatizou mesmo,rs
    Eu amo uma boa história de vampiros, e estou louca para ler esse livro. Também achei legal se passar no Brasil, mas erro de continuidade é de matar mesmo. Eu sou mega detalhista, então geralmente morro por causa disso, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Oi...
    Quando começou a divulgação desse livro eu quis muito lê-lo, mas por problemas na editora acabou sendo enviado para nós a outra opção de leitura.
    A vontade de ler ainda prevalece ainda mais por ser uma historia de vampiros "de verdade" hahaaha


    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  34. Oi Aline, tudo bem?

    Eu gostei e não gostei deste livro, achei ele um pouco corrido demais e com alguns diálogos desnecessários, mas para um primeiro livro até que está valendo.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Nossa, eu tava morrendo de vontade de ler esse livro, mas depois de ler o que você achou fiquei meio dividida. Odeio quando os diálogos e situações parecem forçados. Me dá uma agonia do caramba. Desse jeito vou acabar deixando para depois.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin