Autor (a): Rick Yancey
Editora: Fundamento
Ano: 2013
"Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão — ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar."
*Livro cedido em parceria com a Editora Fundamento.
Oie, tudo bom?
Já tinha um tempo que eu queria ler esse livro, tanto pela premissa, quanto pelos comentários extremamente positivos na blogosfera. A 5º Onda acabou se tornando uma leitura diferente de tudo que já li.
Esqueçam os alienígenas que conhecemos nos filmes: gosmentos e estranhos. Se acostumem com os Outros, seres que estão por toda a parte matando todos que vivem no planeta. Quando a 1º Onda foi instaurada, o mundo caiu na escuridão, todos os aparelhos eletrônicos pararam de funcionar, os carros à motor pararam de funcionar, acabou a energia elétrica, água encanada, computadores ou qualquer tipo de dispositivo eletrônico. Posteriormente a Terra foi atacada pela 2º, 3º e 4º Onda, que dizimaram milhares de pessoas em apenas alguns meses.
"1º Onda: apagam-se as luzes. 2º Onda: Começa a arrebentação. 3º Onda: Pestilência. 4º Onda: Silenciador. O que vem em seguida Evan? O que é a 5º Onda?" (pág. 283)
Nossa protagonista é a Cassie, apelido do nome Cassiopeia, atribuído a ela por causa da constelação. Ela é uma garota que perdeu seus familiares e agora vaga sozinha pela mata pensando em uma forma de resgatar seu pequeno irmãozinho Sammy. Cassie anda sozinha se protegendo de todos os perigos desse período apocalíptico e tenebroso. Ela acredita ser uma das únicas sobreviventes da Terra, quando encontra Evan, um garoto misterioso que parece esconder mais do que realmente diz.
Confesso que o livro começou devagar para mim, porque eu simplesmente não estava conseguindo entender o objetivo da história. Eram várias informações ao mesmo tempo e acabei ficando bem confusa com a narrativa. Depois desse baque inicial, a história foi ganhando novas informações e ficou mais coerente e interessante.
As pontas soltas no início são importantes para que a trama atinja seu clímax de uma forma épica. Essa falta de informação no início deixa o leitor tão perdido quanto os personagens e essa tática foi bem engenhosa e inteligente. Assim como os sobreviventes do livro, você fica sem saber o que os Outros querem e quais são seus interesses. O leitor não consegue saber de nada e essa "cegueira" é benéfica no decorrer da leitura.
O livro é narrado por vários personagens, mas o foco se mantém na Cassie. Foi positivo acompanhar essas diferentes visões do que estava acontecendo na narrativa. O clima de dúvida acompanha todos os personagens. Quem merece confiança? A 5º Onda já começou? Quem são os Outros? O que eles querem? Sobreviveremos?
"Era nisso que a vida na Terra tinha se transformado desde a Chegada. Um mundo de dúvidas e incertezas." (pág. 15)
A Cassie é uma protagonista bem forte, determinada e inteligente. Gosto de personagens como ela, que lutam contra as adversidades e que se mantém lúcidas enquanto o universo conspira contra. Evan também foi um personagem interessante, mas quem realmente me conquistou foi um personagem masculino que não posso revelar a identidade por causa dos spoilers.
Essa mistura de ficção científica com distopia conseguiu me surpreender e eu não imaginava ter esse tipo de experiência com esse livro. É uma leitura intensa e leve ao mesmo tempo. Vou explicar: a história é densa, mas a trama tem bastante fluidez, Por falar nisso, não posso deixar de mencionar a escrita ágil do autor. Essa escrita dinâmica deixou a leitura mais atraente e eletrizante.
O Mar Infinito, continuação desse livro, já foi lançado pela Editora Fundamento. Além disso, a história teve seus direitos vendidos a um estúdio e a adaptação tem previsão de lançamento para o início de 2016.
A 5º Onda é um livro com uma história diferente, misteriosa e instigante. Você não vai conseguir largar esse livro e posso garantir que o final vai te deixar ansiando pelo próximo da série.
Beijos!
Agora minha vontade de começar a leitura desse livro aumentou após sua resenha. Já imaginava que a história poderia apresentar um enredo um tanto diferente e algo que provavelmente não esperava, e pelo visto acertei.
ResponderExcluirA tática do autor de deixar pontas soltas no começo para criar um climax surpreendente é bem interessante e como sou a curiosidade em pessoa quero muito saber as respostas para tantos mistérios.
Apesar de ter lido uma resenha não muito positiva sobre O Mar Infinito, ainda espero que o segundo livro da série seja envolvente como esse parece ser.
Abraços
Oi Aline, tudo bem???
ResponderExcluirEntão, ao meu ver o livro parece ser bom, apesar de que no começo ele é meio confuso, o que deixa nós leitores um pouco perdidos. Fiquei muito curiosa para saber quem são os outros, porque nos atacaram com essas ondas e qual o objetivo deles ao fazerem isso. Também fiquei com uma duvida, a Cassie é uma adolescente ou uma criança? Fiquei com essa duvida porque você diz que ela quer resgatar o pequeno irmãozinho dela e isso me fez imaginar que ela talvez não seja uma adulta. Gostei bastante da resenha e vou incluir o livro na minha lista e também vou procurar saber sobre a adaptação dele para os cinemas.
Oi Aline! Estou atrasada com esta leitura, daqui a pouco chega o filme e eu ainda não conhei a trama. Fico feliz em saber que traz algo diferente, nestes tempos de mais do mesmo, algo inovador é muito bem-vindo.
ResponderExcluirBjos!! Cida
Moonlight Books
Oie!
ResponderExcluirEu já vi várias vezes essa capa e o nome também me é conhecido mas não sabia ao certo do que se tratava, essa é a primeira resenha que leio. Amo distopias e sci-fi pós apocalípticos mas acho que tenho lido tantas obras desses gêneros que estou meio saturada, sabe. O livro, ao menos no momento não chamou a minha atenção, mas vou salvar o nome, quando voltar a querer ler mais do gênero decidirei se darei uma chance ou não. Dica anotada ;)
Beijos,
Andy - StarBooks
fiquei bem empolgada pra ler com tua rsenha, já tinham me falado bem do livro mas não tinha me empolgado com a trama, mas percebi alguns elementos no teu texto q me deixaram intrigada...
ResponderExcluirespero poder ler antes que a adaptação chegue por aqui hehe
Esse livro é bacana, antes não curtia a ideia dele, mas depois que andei dando uma lida, simplesmente adorei. Curti a protagonista no contexto que está envolvida, mas ficou faltando ler 30 páginas, a pessoa que me emprestou ia viajar e precisei devolver :O
ResponderExcluirEu amei essa distopia, ela me conquistou de cara, não conseguia parar de ler. O autor consegue fazer o leitor ficar interessado na trama o tempo todo. É tantas reviravoltas, que ó, li muito rápido! Preciso do segundo logo.
ResponderExcluirbeijos
www.apenasumvicio.com
Olaaa
ResponderExcluirSua resenha está ótima mas nunca tive curiosidade pelo livro apesar de ser um enredo interessante, mesmo assim ótima dica para quem curte.
Beijos
Reality of Books
Oi Aline!!
ResponderExcluirAdorei a premissa e já estou procurando o livro pra comprar!
Parece ser uma história muito interessante. Quero ler antes que chegue ao cinema!
Beijussss;
http://hipercriativa.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa
Gostei de saber que possui vários personagens narradores, adoro isso! Já estava com vontade de ler esse livro, agora ela só aumentou!! :D Ótima resenha.
ResponderExcluirQuero muito ler esse livro, porque todo mundo fala bem dele. Adoro quando um livro é narrado por mais de um personagem, gosto de ver outras perspectivas dos fatos. Adorei a resenha e espero poder ler o livro em breve.
ResponderExcluirBeijos, Gabi
Reino da Loucura
oie nossa, o livro me parece ser muito bom, eletrizante, provavelmente eu vou ama-lo, apesar de achar que ficaria com um tanto de medo, porque tenho certas duvidas sobre a existência de alienígenas.
ResponderExcluirbjs.
seforasilva.blogspot.com
Tenho curiosidade com o livro, sua resenha me animou, vou tentar ler em breve, adoro qdo o livro começa de forma densa e no final deixa esse gostinho hahahahaha
ResponderExcluirhttp://odiariodoleitor.blogspot.com.br/
Oi Aline, tudo bem?
ResponderExcluirComo a premissa do livro não me agradou desde a primeira resenha que li, vou esperar o filme ser lançado...
Bjs
A. Libri
Oi Aline!
ResponderExcluirTenho a impressão que já li algo sobre esse livro, mas não tenho muita certeza. De qualquer forma sua resenha me deixou bem curiosa para saber um pouco mais. Parece ser o tipo de livro difícil de largar.
Beijos
http://tudoqueeuli.blogspot.com
Oi Aline, tudo bem?
ResponderExcluirPor mais que eu sempre leia coisas boas sobre este autor e seus livros eu não consigo me interessar. Não são histórias que chamam minha atenção.
Beijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
Cassiopeia, que apelido mais estranho hahaha.
ResponderExcluirGostei da resenha e fiquei curiosa com esse livro, parece ser uma aventura boa de ler. Mas provavelmente eu vá assistir antes de ler. São tantos livros na lista de espera de leitura aiai rsrs.
Beijos
Eu amo personagens forte também, por isso estou ainda mais ansiosa para ler o livro; eu sou louca por aliens e todas essas coisas relacionadas ao universo, por issso já quero ler esse livro a um bom tempo. Lançou a continuação e eu continua aqui. rs Otima resenha <3
ResponderExcluirwww.itgeekgirls.com
Aline, confesso que dei umas puladas na resenha porque essa é minha leitura atual e não quero estragar. Mas consegui me identificar quando vc diz que o começo deixa a gente perdido, é exatamente assim que me sinto. Espero que no decorrer da leituras as peças se encaixem e eu vicie também.
ResponderExcluirBeijinhos!
Giulia - www.prazermechamolivro.com
Cassie s2, na verdade ela é referencia pra mim em heroína forte. O autor disse que o ursinho sobreviverá em todos os livros, já fico feliz ahahahaha
ResponderExcluirAdorei sua resenha, e estou ansiosa pra ler o mar infinito, e ver o filme!!!
Olá,
ResponderExcluiradoro as edições da Fundamento e a maioria dos livros da editora, mas a 5° onda não me agradou muito não, em nenhum desses quesitos.
Masssss gostei da tua resenha e do jeito como tu desenvolveu ela! Beijos,
http://www.entreleitores.com/
Pontas soltas geralmente me deixam maluca da vida, mas se elas são necessárias para o desenvolvimento do livro, então não vou pirar com isso. Adoro livros misteriosos e instigantes, então creio que a leitura vá me agradar!
ResponderExcluirFelizmente quando terminei o primeiro já tinha o segundo em mãos pra ler... rs... amei o livro, não tive problemas nem com o início. A escrita do autor é realmente ágil e fluida, eu não conseguia parar de ler.
ResponderExcluirBeijo.
Ju
Entre Palcos e Livros
Oi Aline
ResponderExcluirTenho muita vontade de ler esse livro, devido as resenhas super positivas que leio. Eu também achei legal essa mistura de ficção e distopia, e essa dúvida e desconfiança generalizada. Bom saber que o livro é bem escrito, e que o início lento e com pontas soltas leva a algo maior e bem feito
Adorei a resenha, e pretendo ler em breve
beijos
http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/
Oi Aline, tudo bem??
ResponderExcluirMenina do céu, lendo sua resenha lembrei que tenho esse livro aqui e eu estou querendo ler, porque agora menina ficção científica e distopia está sendo uma bela mistura e eu estou completamente apaixonada por esse tipo de enredo... adorei a resenha... realmente a gente sente um pouco de confusão com esse tipo de narrativa porque é algo diferente... eu fiquei assim com cidade da meia noite... mas enfim... estou muito ansiosa para descobrir os mistérios dessa história e a Cassie... só vejo elogios sobre a personagem.. Xero!!
Oi Aline, tudo bem??
ResponderExcluirMenina do céu, lendo sua resenha lembrei que tenho esse livro aqui e eu estou querendo ler, porque agora menina ficção científica e distopia está sendo uma bela mistura e eu estou completamente apaixonada por esse tipo de enredo... adorei a resenha... realmente a gente sente um pouco de confusão com esse tipo de narrativa porque é algo diferente... eu fiquei assim com cidade da meia noite... mas enfim... estou muito ansiosa para descobrir os mistérios dessa história e a Cassie... só vejo elogios sobre a personagem.. Xero!!
Que bom que a leitura deslancha, porque uma amiga falou justamente do inicio devagar e eu já estava ficando desanimada. Eu nunca fui fã de aliens, mas uma leitura recente está me fazendo vê-los com outros olhos e esse livro tem de tudo para me conquistar também.
ResponderExcluirBeijiinhos ;*
Andressa - Blog Mais que Livros
O livro parece ser bastante interessante, mas não o leria agora, mas espero ter a oportunidade algum dia! Adorei a resenha!
ResponderExcluirAbraços e até!
http://lendoferozmente.blogspot.com.br/
Oi Aline,
ResponderExcluirEu ainda não li esse livro, mas todo mundo fala super bem. Tenho certeza que eu vou gostar, porque adoro distopias e ainda mais que o filme esta vindo por ai. Vou ver se começo a leitura o quanto antes. Ótima resenha.
Beijos,
http://www.lendoeesmaltando.com/