Primeiro e Único - Emily Giffin

Livro: Primeiro e Único
Autor (a): Emily Giffin
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
ISBN 978-85-8163-599-6

"Shea tem 33 anos e passou toda a sua vida em uma cidadezinha universitária que vive em função do futebol americano. Criada junto com sua melhor amigas, Lucy, filha do lendário treinador Clive Carr, Shea nunca teve coragem de deixar sua terra natal. Acabou cursando a universidade, onde conseguiu um emprego no departamento atlético e passa todos os dias junto do treinador e já está no mesmo cargo há mais de dez anos. Quando finalmente abre mão da segurança e decide trilhar um caminho desconhecido, Shea descobre novas verdades sobre pessoas e fatos e essa situação a obriga a confrontar seus desejos mais profundos, seus medos e segredos."

*Livro cedido em parceria com a Editora Novo Conceito.

Oie, tudo bom?

Não sei se vocês sabem, mas eu sou uma grande fã dos livros da Emily Giffin. Quando fiquei sabendo que a Novo Conceito lançaria mais um livro dela, não tive dúvidas em solicitar para resenha.

Primeiro e Único conta a história da Shea, uma mulher de 33 anos que cresceu ao lado da sua amiga Lucy, filha do treinador Clive Carr, uma importante figura na pequena cidade do Texas onde eles vivem, por causa do seu trabalho na equipe universitária local. Shea sempre foi apaixonada por futebol americano e ao longo dos anos nutriu uma admiração enorme pelo treinador Carr. Ela se formou em jornalismo, mas trabalha em uma função administrativa da universidade há dez anos.


Com a morte da Sra. Carr, todos sofrem um baque porque ela, assim como o marido, tinha uma grande importância para a comunidade. Shea dá todo o apoio a sua melhor amiga e tenta ajudar o treinador. Ela sempre o admirou, mas durante a leitura você começa a perceber que o que ela sente por ele parece ser mais do que admiração. Pelas atitudes que ela tem, é claro que existe um sentimento mais forte rolando e que ela sempre manteve escondido ou não tinha percebido ainda.

"Nossa conversa, os seus olhos, o modo como eu me sentia perto dele, fosse em seu escritório ou no bar. Era diferente da maneira como eu me sentia com qualquer outra pessoa. O treinador mexia comigo, e, embora eu sempre tivesse atribuído esse nervosismo ao fato de estar tão próxima de uma figura grandiosa, comecei a me preocupar que talvez fosse algo mais." (pág. 152)

Infelizmente não foi uma leitura fácil para mim. O primeiro ponto negativo é a protagonista, uma personagem insegura, carente e muito chata. A narrativa foi escrita em primeira pessoa e isso foi extremamente negativo porque a Shea me incomodou muito com seu jeito. Ela só sabia falar de futebol americano e ficava cega para as outras coisas que aconteciam. Por falar nisso, do começo ao fim, o livro cita e usa o futebol americano na narrativa. Na capa já é possível ver a importância do esporte na história, mas em alguns trechos o livro ficou enfadonho por causa disso. Até eu, que gosto de esportes no geral, me irritei com esse excesso.


Outro ponto negativo foi a idade da personagem. Suas atitudes e inseguranças são condizentes com uma adolescente de no máximo 17 anos e não com uma mulher adulta com mais de 30 anos. Shea foi "abandonada" pelo pai quando criança e sempre se sentiu excluída pela figura paterna. Até nesse quesito teria sido mais coerente se fosse uma personagem mais nova.

O interesse entre a Shea e o treinador também me incomodou. Não por causa da idade, mas sim pelo fato deles se conhecerem desde quando ela era uma criança. Não consegui me convencer ou torcer pelos dois.

A Emily gosta de criar histórias com personagens mais humanos e nesse livro não foi diferente. Primeiro e Único tem personagens que erram e acertam, mas dessa vez isso não consegui me envolver na leitura. O livro poderia ter menos páginas, pois é um livro grande sem necessidade.

A escrita da Emily Giffin continua maravilhosa, mas demorei para finalizar a leitura porque não estava curtindo a história. Foi uma série de fatos: a protagonista, o desenvolvimento da narrativa e o assunto retratado. Talvez vocês leiam e tenha uma experiência diferente. Indico a leitura para quem gosta muito da autora e de histórias mais humanas.

"A forma de enxergamos o mundo é pura questão de interpretação. É muito mais querer, desejar e esperar do que acreditar bem lá no fundo." (pág. 214)

Beijos!


41 comentários

  1. Oi Aline,
    quem está lendo esse livro é a Amanda, minha colunista.
    Mas, ela me disse o mesmo que você na resenha:
    'Não está sendo fácil!"
    Pelo que ela diz a temática da obra não deixa a leitura emplacar
    não desperta o interesse.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Estou com esse livro aqui, mas algo já me dizia que a história não é a das mais significativas. Pelos pontos levantados na sua resenha, acho que também não vou gostar da história. O que é uma pena, pois estou louca para ler história com personagens adultos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oiiiii
    Eu nunca li nada da autora, mas pretendo ler.
    Então, eu estava mega animada para ler esse livro, mas aí você disse que a personagem é chata, insegura e tal (isso não faz eu desistir não kkkk), mas a criatura ficar pensando só em futebol americano, me fez desanimar kkkkk. Mas vou ser uma pessoinha forte e vou ler.
    Amei sua resenha, objetiva e sincera.
    bjs

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/2015/06/parceria-leticia-vilela-e-rita-pinheiro.html

    ResponderExcluir
  4. Tem um filme com toque religiosos com um capa parecida com a desse livro. Bom, analisando sua resenha imagino que não leria esse livro. tenho certa dificuldade em me atrair por leituras em primeira pessoa, acho que limita a visão. Só comecei mesmo a apreciar a primeira pessoa com Jogos vorazes, embora no começo da leitura eu não estivesse gostando muito. A trama não em atraiu. Não ligo tanto pra idade dos personagens, mas a historia em sí precisaria ser muito bem trabalhada pra ficar boa com os elementos que tem.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Aline!
    Acho que esse livro vai abalar estrutura de algumas pessoas, apesar de ser interessante, achei o enredo uma mistura de filmes norte americanos, no entanto, isso estar só no achar mesmo, estou com ele aqui e vou ler.

    ResponderExcluir
  6. Ola Aline lendo sua resenha e a descrição da protagonista fiquei na dúvida se vou conseguir ler, pois atitudes imaturas demais nos irritam pode até ser aceitável quando se tem 17 anos, mas com 30 fica mais complicado de aceitar, e com certeza a leitura não flui. Dessa vez vou adiar a leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nenhum livro da autora mas vou anotar pra não começar por esse rsrs
    Não gosto quando o personagem fica explicando muita coisa nessa caso o Futebol e quando a mocinha mesmo sendo velha tem atitudes de adolescente. Essa capa eu acho linda demais até pensava que era com personagens mais novos.
    Adorei sua resenha
    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá
    achei bem bacana a proposta do livro, muito linda a capa também, mas não seira o tipo de leitura do momento, mas vou anotar a sua dica
    Bjks
    Passa Lá No Meu Blog - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Nunca li nenhum livro da autora, mas tenho muita vontade de conhecer a escrita dela.
    Pelo enredo desse livro e pela sua resenha, sei que não devo começar por ele.
    Não gosto dessa temática de futebol e de personagens imaturas.
    Uma pena a história não ter te agradado como deveria.
    Beijão!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Aline...
    Eu como você sou fã da escrita da Emily, mas que coisa... fiquei meio assim com o que disse na resenha... a história não me pareceu também tão interessante assim não :/
    Que droga...

    beijos
    Mayara
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Já tinha lido algumas resenhas desse livro e não me interessei, infelizmente sua resenha não me fez mudar de ideia quanto a lê-lo. Tenho um livro da Emily Giffin mas nunca cheguei perto de ler rs.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  12. Oie! Tudo bem?

    Também solicitei esse livro... Ainda não o li, mas desanimei porque você apontou uma série de coisas que com certeza vão me irritar: a protagonista imatura para a idade, a carência e etc... Poxa vida =/

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  13. Olá, eu ainda não conhecia o livro e a personagem ser insegura até consigo tolerar, mas daí a ser insegura e infantil de uma vez já é de mais e para piorar só falar de futebol americano... sei não !!!! nunca li nada da autora e pra não manchar minha primeira impressão com ela pretendo não começar por esse livro, mas pretendo ler sim algum dia só porque fiquei morrendo de curiosidade!!! você foi tão sincera na resenha que fiquei com vontade de saber mais sobre o livro, quero entender o porque ele não foi tão agradável assim para você, beijos.

    http://www.vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Aline, tudo bem?
    Não me interesso pelos livros da Emily, e esse não foi diferente não curti a premissa dele.
    Mas é interessante a autora criar personagens mais humanos.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Ei ALinee!
    Tb solicitei o livro, mas qm vai ler é a colaboradora do blog, n conheço a autora ainda acredita? Mas o enredo n m conquistou, achei q poderia acontecer o msm q aconteceu c vc, ser uma leitura arrastada, sem empolgação, enfim ... acontece!!
    Bjos!!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  16. Lendo a sua resenha, vejo que não vou gostar do livro. A história não chamou minha atenção, mesmo a autora escrevendo livros fantástico, esse passou longe de mim. Tenho pavor a personagens que ficam sempre no mesmo contexto e autora insisti sempre em lembra o tema exposto na capa ou no título, no qual torna tudo muito chato e excessivo.

    ResponderExcluir
  17. Oláá
    Poxa, eu espero muito gostar da leitura quando ler, adoro a autora também e o enredo me atraiu bastante, mas irei na leitura sem muitas expectativas depois da sua resenha.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Aline, eu nunca li nada da Emily e esse livro não me fez querer começar.
    A sinopse e capa já não tinham me chamado a atenção.
    E depois da sua resenha é que eu desmotivei totalmente.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  19. Não lembro se eu já li algo da autora, mas confesso que não começaria por esse para não me desapontar. rsrs A trama não me atraiu tanto, e saber sua opinião só contribuiu.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  20. fiquei bem irritada com Shea viu por várias vezes quis matar essa garota, mais enfim,
    bjus

    ResponderExcluir
  21. Oie!!!
    puxa ainda não li nada da Emily Giffin mas tenho muita vontade já que só ouço maravilhas dela, não me atraiu muito o enredo de Primeiro e Único mas tenho interesse em outros livros da autora. beijão*...*
    http://notinhasderodape.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Eu estava querendo ler esse livro. Nunca li nada da Emily, mas acho que não vou começar com esse livro não. Tenho pavor de protagonistas inseguras e carentes, Aline. Achei que o enredo tinha tudo pra ser algo legal, mas pela sua resenha sei que vai ser uma leitura arrastada.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi, Aline
    É a 4ª resenha negativa que leio desse livro (e olha que eu só li quatro resenhas dele kkkkkkkkkkkk)
    Realmente pela capa já dá pra imaginar que vai ter um grande foco em futebol e eu com certeza odiaria isso. Odiei O lado bom da vida justamente por causa disso :@
    Ainda não li nada da autora, mas recebi recentemente Ame o que é seu. Tem uma premissa bacana. Espero não me decepcionar.

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  24. Oi Aline tudo bem ?

    Meu até gosto da Emily muito mesmo li praticamente todos os livros dela mas sei lá quando vi que este livro falaria sobre futebol americano desisti de ler só pela sinopse e pelo jeito eu me dei bem em não ler este livro porque pelos pontos que citou não iria gostar , uma pena!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá. Nunca li nada da autora e fiquei triste que a obra não tenha te cativado. Acho que a mim também não, pois futebol americano ou qualquer outro tipo não é o meu tipo e pior, quando o personagem fica muito naquilo, aí que não me agrada mesmo.
    Mas irei procurar outras obras da autora para ler.
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir
  26. Olá :D
    Então... devo dizer que este livro não me conquistou, ainda não o li, mas pela tua resenha pude perceber que algumas características da obra não se encaixam no que espero de uma leitura no momento :(
    Sinto que eu iria "brigar" com os personagens hahaha

    bjs

    ResponderExcluir
  27. Oi Aline!
    Apesar de só ter lido um livro da Emily, eu não consegui simpatizar muito com os personagens criados por ela, imagino que nesse livro não seria diferente.
    E não seria uma de minhas leituras por se focar muito no esporte, que não é tanto a minha praia, e se esquecer de outros pontos que seriam importantes na história.
    Mas foi legal saber um pouco sobre o enredo.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi Aline, gosto dos livros da Cecelia, mas não li este ainda. Uma pena este lance da idade, fica bem incoerente ter uma idade e mentalidade de outra.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem?
    Eu já li outro livro da autora e gostei muito, mas confesso que não fiquei muito animada com esse, sabe? Ele tem uma premissa interessante, mas saber que a protagonista não é muito cativante me desanimou muito.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Oii, tudo bem?
    Eu nunca li nada da autora, e este não me chamou atenção, primeiro porque fala muito de esporte, e eu não gosto muito, então seria uma leitura cansativa para mim. E também pela idade não condizer com suas ações, não curto personagens imaturos demais para sua idade :(

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  31. Ainda voltei a ler faz pouco tempo e não conhecia essa autora, Emily Giffin.
    Quando vi a capa do livro, achei que era só uma estória que tinha relação com esporte e eu não entendo nadinha, nem Copa eu vejo para vc ter ideia de como eu fico por fora.
    A sinopse não foi uma que me chamasse a atenção e eu realmente não senti vontade de conhecer o livro.
    Agora lendo a sua resenha, te falo que a vontade não aumentou não, hehe. Saber que a protagonista não cativa o leitor já é difícil eu animar de ler, ainda ela só falando de futebol, eu fico boiando no assunto.
    Bom, acho que o livro vai ficar na reserva, haahhah.

    ResponderExcluir
  32. Oi aline.
    Meu primeiro contato com a autora não foi lá grandes coisas, e não tenho muito interesse em ler coisas novas dela.
    Esse enredo mesmo, não achei chamativo, e ainda bem que segui meus instintos e não solicitei à editora, porque personagem chata, mal construída e que não cativa destrói minha leitura definitivamente.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  33. Olá!
    A sinopse desse livro não chamou minha atenção. Não faz meu gênero, mas talvez um dia eu leia. Parabéns pela resenha!
    Beijos, Nathália

    ResponderExcluir
  34. Olá!
    A sinopse desse livro não chamou minha atenção. Não faz meu gênero, mas talvez um dia eu leia. Parabéns pela resenha!
    Beijos, Nathália

    ResponderExcluir
  35. Oi Aline! Eu tenho sérios problemas com personagens que não agem de acordo com a idade que têm, especialmente quando seguem por esta linha de imaturidade, eu nunca li nada da autora e vou começar com este, mas confesso que desanimei.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  36. Quando eu vi a capa eu jurava que fazia parte da series dos Sullivans mas depois de ler a resenha vi que nem a autora é a mesma (dãããã...) gostei bastante da história, mas acho que esse não seria o momento que eu leria, me parece bem dramatico, msm sendo legal, e isso nesso momento da minha vida não seria bom! Concordo com vc sobre esse relacionamento com o treinador, tbm não me convence, mas acho que seria uma leitura interessante em um outro momento!

    ResponderExcluir
  37. Ninguém merece protagonistas chatas e inseguras, dá vontade de dar uns tapas para ver se a pessoa melhora. Parece mesmo ser uma leitura arrastada e o livro já não tinha chamado tanto assim a minha atenção, então não é um que eu pretenda ler a agora. Quem sabe depois.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  38. Oi, tudo bem?

    Que coisa, eu achei que esse livro era uma coisa e pelo visto não é tão bom quanto imaginei. Mais é assim mesmo, algumas histórias não acabam arrastadas.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Oie tudo bem chefa, olha eu apostava que esse livro ia te agradar, mas realmente o excesso de informações pode deixar a leitura enjoada! Os personagens tbm, será que ela se inspirou em alguém conhecido!
    Quem sabe eu consiga ler um dia!
    Bjkas

    ResponderExcluir
  40. Oi Aline,
    Entendo quando fala que alguns autores pecam pelos excessos. Tem livros que chegam a ficar enfadonhos. Lembro quando li Melancia (Maria Keyes), detestei a personalidade da protagonista, muito carente pro meu gosto, enquanto que todo o resto do mundo amou a leitura. O que quero dizer é que, adoro uma resenha positiva, mas uma resenha negativa me da mais vontade de ler o livro, pra ter minha opinião, sabe? Meio louco isso, rsrsrs.
    Enfim, pretendo le-lo em breve e tomara que não me desaponte.
    Um beijo!
    Blog Monykisses
    Blog Os Literatos

    ResponderExcluir
  41. Oi, Aline.
    O livro definitivamente não teve uma recepção legal dos leitores. Acho que ainda não encontrei uma única resenha positiva. Eu já não gosto muito de livros que não sejam de fantasia e aventura, então com certeza passarei longe desse. Parabéns pela resenha ótima e sincera.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin