Eu sou Malala - Malala Yousafzai

Livro: Eu sou Malala
Autor: Malala Yousafzai
Editora: Seguinte
Ano: 2015

''Eu sou Malala - Malala Yousafzai tinha apenas dez anos quando o Talibã tomou conta do vale do Swat, onde ela vivia com os pais e os irmãos. A partir desse dia, a música virou crime; as mulheres estavam proibidas de frequentar o mercado; as meninas não deveriam ir à escola. Criada em uma região pacífica do Paquistão totalmente transformada pelo terrorismo, Malala foi ensinada a defender aquilo em que acreditava. Assim, ela lutou com todas as forças por seu direito à educação. E, em 9 de outubro de 2012, quase perdeu a vida por isso: foi atingida por um tiro na cabeça quando voltava de ônibus da escola. Poucos acreditaram que ela sobreviveria. Hoje Malala é um grande exemplo, no mundo todo, do poder do protesto pacífico, e é a pessoa mais jovem e a receber o Prêmio Nobel da Paz. Nesta versão juvenil da sua autobiografia, que virou um best-seller internacional, ouvimos da própria Malala a incrível história dessa garota que, desde muito cedo, decidiu mudar o mundo.''
¨
*Livro cedido em parceria com a Editora Seguinte.

Olá, tudo bom?

Desde cedo, Malala Yousafzai foi apresentada aos livros. Seu pai tinha uma escola, ou seja, a garota amava estudar e ler. Essa criança acabou se tornando o símbolo de uma luta e foi a pessoa mais jovem a receber um Nobel da Paz.

Os sonhos da criança paquistanesa estavam ameaçados quando uma série de ameaças começaram a ser transmitidas nas ondas de um pequeno rádio onde se ouvia a Mulá FM, um dos principais programas no Paquistão. Nessa rádio, um religioso ensinava as orações e as leis do Sagrado Corão.

Leve como uma pluma, as sutis insinuações de mudanças chegaram, e pouco a pouco o regime talibã invadiu a cidade de Swat, no Paquistão.

Para ser bem sincera, eu sempre quis ler a história da Malala, primeiro porque é muito interessante a luta e a superação que ela teve e tem até hoje. Ela é realmente uma guerreira. Segundo, porque a cultura no Oriente Médio me encanta e gosto de estudar outras religiões, outras raças e crenças.

Enfim, voltemos à Malala, uma menina que defendeu bravamente o direito à educação que, para aquela nação, era parcialmente nulo para meninas, enquanto aqui no Brasil, temos uma escola aberta para todos e não damos valor.


Aos poucos o talibã foi devastando as poucas escola que tinham. Pessoas foram mortas, crianças eram perseguidas e colégios incendiados. Onde estaria a justiça? Será que garotas não poderiam estudar? Porque elas eram impedidas?

Essas eram perguntas que rondavam a cabeça daquela corajosa menina de dez anos. Uma garotinha que lá em Swat, queria estudar e decidiu lutar com todas as suas forças para conseguir...até sofrer um atentado.

''Eu não estava triste. Não estava assustada.
Só pensava: Minha aparência não importa.
Estou viva. Eu estava grata.
Olhei para a doutora Fiona. Ela tinha colocado uma
caixa de lenços entre nós, então percebi que esperava
que eu chorasse. Talvez a velha Malala tivesse
chorado. Mas, quando quase perdemos a vida, um
rosto engraçado no espelho é simplesmente a prova
de que ainda estamos aqui na terra"

No ano de 2012, o talibã baleou Malala quando voltava de escola, ela sobreviveu, mas sempre levará consigo as marcas do terrorismo, do regime que a limita e que a quis calar. Essa não-ficção consegue emocionar de uma forma única. Ele te faz refletir sobre suas ações e faz com que você deseje um mundo melhor. O que você faz para melhorar sua comunidade? Você se arrisca? Você luta? Malala luta diariamente para garantir o direito básico das pessoas.

A edição é uma versão juvenil do livro, que primeiramente tinha sido lançado na versão normal pela Companhia das Letras. A diagramação agrega muitas informações ao leitor. Possui várias fotos de Malala com sua família e um glossário contendo a tradução de algumas palavras. Além disso, tem uma cronologia de acontecimentos ocorridos no Paquistão.

Malala nos mostra como ainda precisamos crescer como seres humanos. Ela representa a importância da educação na formação de cidadãos. Uma leitura que indico para todos os tipos de leitores!

Três versões do livro

Beijos!



35 comentários

  1. Adorei a indicação dos livros da Malala!!
    Que exemplo de vida e de luta, já li um dos livros e posso dizer que fiquei emocionada e ficava imaginando como seria se fosse eu, não sei se faria tudo isso.
    Super recomendo os livros e quem não puder ler, vale a pena ler na internet mesmo sobre a vida dela.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu sou muito fã dessa garota! Mesmo nunca tendo lido livro (que está na minha lista, diga-se de passagem), tudo o que leio sobre ela me deixa muito comovida. Ela é fantástica! Merece todo o apoio do mundo!
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar muito, e muito bem do livro. A historia de luta me fascina, especialmente por eu ser Professor. Apenas lamento que essas lutas sejam necessárias, numa sociedade justa ( utopia?) ninguém deveria precisar lutar por direitos. Se fosse apenas a historia de uma pessoa que quer estudar já seria importante. Levando em conta o que é ser mulher em países dominados por “religiões” extremamente machistas e fanáticos terroristas capazes das maiores atrocidades, Malala realmente deu a cara a tapa e venceu! Estou querendo comprar essa versão infantil da historia pra analisar o uso pedagógico que posso dar à ela.
    http://cabecasdeabobora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oláá
    Parece realmente ser uma leitura essencial e obrigatória, uma lição de vida né? Adorei sua resenha e que bom que gostou tanto do livro, espero ter oportunidade de ler e aprender muito.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiiiiiiiiiiiiiiii!
    Só em ler sua resenha fiquei com água nos olhos, também quero muito ler o livro, estou acompanhado a história dela, a luta e acredito ser merecedora de muitos livros. Eu concordo com seu discurso que precisamos crescer como seres humanos.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu li uma matéria sobre os livros dela num site (não lembro qual agora) e gostei bastante. Essa menina tão jovem tem uma história de vida incrível e tem que ser admirada por todos, é um exemplo a ser seguido principalmente pela nova geração. Eu adorei a versão do livro dela para as crianças, é uma boa forma de mostrar a realidade de um modo mais leve sem deixar de contar a história dessa menina incrível.

    luadeneon.com

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li esse livro, mas morro de vontade porque ela é um exemplo de superação. A luta dela deve inspirar cada um de nós todos os dias, para mudarmos as coisas que podemos e nos unirmos para fazermos sempre melhor. Um exemplo de pessoa e de coragem. Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  8. A história de Malala é muito tocante e um exemplo de luta.
    Mas eu vou ter que confessar uma coisa: eu não sei até que ponto é Malala e onde inicia pessoas por trás de Malala.
    Como é um biografia, é sempre um ponto de vista sobre os fatos e a gente nunca ver todos os ângulos. Não estou desconfiando da história, mas fico imaginando a que tipo de outras ideologias a personagem Malala está servindo. Jogos políticos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Esse é um livro que quero muito ler. Admiro muito a Malala e sua luta, é uma garota em que me inspiro. Ótimo post.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, que bacana!
    Conhecia por alto a história dela, mas não sabia da existência de livro.
    Acho que é sempre bom vermos uma história real sendo contada em livros. Geralmente, costumam ser mais honestas.
    Tá ai uma dica de livro pra adicionar a minha lista.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu tenho a primeira versão desse livro que ganhei da minha tia e é um livro que ainda não li, mas que quero muito ler!
    Admiro muito a Malala pela sua força de lutar pela educação e por coisas melhores para todos! Ela é uma inspiração!

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Camila! Eu tenho vontade de conhecer melhor a história de Malala, deve ser um grande exemplo de coragem determinação e força, algo inspirador para nós mulheres. Dica anotada.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Depois que conheci a história de Malala, ela se tornou minha inspiração. Precisamos de mais Malalas no mundo. Não li o livro que conta em detalhes tudo por que ela passou, mas espero fazer a leitura o quanto antes, estou muito curiosa para conhecê-la melhor.
    Parabéns por sua resenha!

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  14. Acho a história dela muito emocionante, pois no país que vivemos que temos direito a "tudo" não damos valor, mas lá uma menina luta por algo tão insignificante para muitos aqui! Nunca li o livro pois sempre achei que seria uma história muito triste com sofrimento.
    Adorei a capa em desenho, acho bem legal para adolescentes que estão começando a descobrir as coisas!

    ResponderExcluir
  15. Nunca li nenhum livro da malala mas acho muito interessante ela ter tantas versões para todas as idades, espalhar a história dela é um incentivo a muitos.

    ResponderExcluir
  16. eu sou louca pra ler a história dela, me arrependi muito quando vi o livro numa banca de revistas e não comprei na hora. Quando voltei lá, já tinham vendido o exemplar TT_TT

    ResponderExcluir
  17. A história dela parece ser daquelas que te tiram o chão e te dão um tapa na cara de realidade. Não tinha tanto interesse no livro, mas sua resenha aguçou isso!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  18. Conheço a história dela, mas não tive a oportunidade de ler ainda o livro. Sua resenha ficou muito boa e parece ser tão interessante quanto ela é. Sua uma grande fã da sua história e torço por ela e por todas as meninas que ela luta.

    ResponderExcluir
  19. Oiiii
    Com certeza esse deve ser um livro maravilhoso.
    Já realizei algumas pesquisas sobre a Malala para trabalhos escolares, mas nunca tive oportunidade de ler o livro.
    Mas realmente, mesmo não sendo meu genero eu amei a sua resenha e sim eu acho que leria EU SOU MALALA.
    Bjs

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/2015/06/resenha-labirinto-de-espelhos.html

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas morro de vontade!
    Essa menina é uma verdadeira guerreira e merece todo respeito do mundo!
    Adorei a resenha, ficou maravilhosa!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  21. Olá Camila, eu tenho vontade de ler esse livro, pelo mesmos motivos que você tinha, acho que deve trazer coisa bem interessantes sobre a cultura local e a historia de como ela lutou contra o que impunha a ela...

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  22. Oi Camila....
    Essa menina é uma verdadeira guerreira... ela merece todos os méritos por seus trabalhos e lutas... ainda não tive a oportunidade d eler esse livro, mas morro de vontade para conhecer a sua historia mais a fundo e eu acho que esse livro deveria ser passado nas escolas também, quem sabe assim os estudantes não dariam mais valor para a educação não é mesmo?


    beijos
    Mayara
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Quero muito ler o livro da Malala, acho sua história linda demais!
    Não é um gênero que leio muito, mas acho meio que obrigatória ler, sabe? Preciso conhecer melhor.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    A história da Malala é inspiradora!
    Preciso ler esse livro, foi recomendado na faculdade, mas ainda não comprei.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  25. já havia lido uma resenha sobre esse livro e como a Angel disse ela é inspiradora...porém com tantos livros atrasados para ler, vai demorar um pouco para essa leitura,
    bjus

    ResponderExcluir
  26. Ola Camila esse livro é um de meus desejados, toda história de uma vencedora que fez a diferença deve ser lida e divulgada como exemplo. Assim como você gosto de saber mais sobre as culturas de outros países, existem grandes diferenças e gosto de analisar sobre meu ponto de vista . Vou ler com certeza. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  27. OI Camila, tudo bem?
    Esta aí um livro que quero muuito ler!
    Todo livro que envolve talibã já me chama atenção por si só, e sendo essa história tao tocante impossível não estar na minha lista, e você recomendar!
    Ótima resenha, com certeza vou ler ainda.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi Aline, o pouco que sei a respeito dela, mexeu muito comigo,imagine então se lesse este livro, seria uma choradeira só!
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  29. Ola flor,
    Estou para ler dela há um tempo, sua resenha me empolgou.
    Vou ver se finalmente leio, a história dela é muito emocionante.
    Beijos

    itgeekgirls.wordpress.com

    ResponderExcluir
  30. Oi, tudo bem?
    Eu não conheço muito sobre a história de Malala, mas já admiro essa menina e tenho muita curiosidade em ler os livros sobre ela, sabe? Enfim, acredito que esse livro deva ser realmente incrível, por isso espero ler em breve o/

    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Oi, tudo bem?

    Eu tenho vontade de ler Eu sou Malala, mas ainda não comprei o livro. Acho que este livro tem muita coisa para acrescentar na vida de quem lê.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oii, tudo bem com você?
    Acho a Malala uma guerreira por ter passado por tudo isso, e concordo quando você diz que aqui temos escolas e não damos vamos, lá está cheio de pessoas como Malala que querem estudar e não podiam, e aqui, várias escolas e várias crianças se perdendo no mundo da marginalidade. Deve ser um livro bem emocionante, fiquei curiosa para ler.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  33. Oi Camilla, tudo bem?
    Não conheço a fundo a história de Malala e conheço menos ainda sobre religiões/crenças daquela região. O livro parece mesmo muito bom e fiquei bem curioso em lê-lo, porém não acho que seria uma leitura fácil para mim por isso não o faria agora.

    ResponderExcluir
  34. Um livro que todos nós deveríamos dedicar um tempo para ler. Gostei muito das suas colocações e indagações. Malala nos tira do comodismo da vida cotidiana. E precisamos disso todos os dias!

    Um super abraço!
    http://www.pensamentosvalemouro.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Oi, Camila!
    Já tinha visto algumas outras resenhas desse livro, e fiquei muito ansiosa pra ler e conhecer mais detalhes da história dela. Com certeza deve ser um livro emocionante, e com muitas lições. Pensar que existem lugares no mundo onde as pessoas são privadas de estudar e aqui a maioria não dá valor ao que temos. Deve ser mesmo uma belíssima história.

    Beijinhos!
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin