A Playlist de Hayden - Michelle Falkoff

Livro: A Playlist de Hayden
Autor (a): Michelle Falkoff
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
ISBN 978-85-8163-705-1

"Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava."

*Livro cedido em parceria com a Editora Novo Conceito.

Oie, tudo bom?

Depois de ler tantos posts na blogosfera sobre esse livro, confesso que estava com as expectativas altas em relação a ele. A Playlist de Hayden é mais um dos livros da leva de histórias sobre suicídio. Vamos conferir como foi a leitura?

O livro conta a história de Hayden, um adolescente que cometeu suicídio consumindo uma grande quantidade de remédios. Ele foi encontrado pelo seu melhor amigo Sam no seu quarto. Porém, Hayden também deixou um pen drive com um bilhete dizendo que Sam entenderia tudo quando escutasse a playlist que havia no dispositivo. Ele passa a escutar todas as músicas deixadas pelo amigo, mas não consegue entender porque ele tomou uma decisão tão drástica. Além disso, ele se culpa pelo que aconteceu e acaba descobrindo que Hayden tinha segredos que ele nem imaginava.

"Sentir raiva só reiniciava o ciclo, um ciclo que já se tornava familiar. Ficar com raiva. Culpar Hayden. Sentir cupa. Ficar com saudade do meu amigo. Sentir raiva de novo. Tudo isso era ocasionalmente pontuado por um desejo quase incontrolável de gritar ou destruir coisas, apesar de não ser capaz de fazer nada disso." (pág. 16)

Hayden sofria bullying na escola e sofria uma grande pressão psicológica dos pais. Ninguém parecia se importar com isso, mas em uma noite tudo isso foi demais para ele. No meio desse momento difícil, Sam conhece Astrid, uma garota que conhecia Hayden e Sam nem fazia ideia dessa amizade. Os dois acabam se aproximando, mas ele não consegue entender como ela conhecia seu amigo, pois ele era extremamente tímido e andava com Sam o tempo todo. Astrid é uma peça importante para entender o que aconteceu no dia do suicídio, porém não consegui gostar da personagem.

A Playlist de Hayden possui um tema extremamente importante porque o bullying deve ser combatido sempre. Lembro bem quando eu estudava que, "zoar" uma pessoa, nunca era motivo para a escola tomar alguma atitude mais firme e isso é a mesma coisa que acontece no livro. Hayden sofria por estar acima do peso, ser nerd e disléxico, mas ninguém foi capaz de protegê-lo.

O livro é narrado pelo Sam e através do seu ponto de vista vamos conhecendo Hayden melhor. Gostei bastante desse personagem pela sua inteligencia e sua amizade com o Hayden. Ele era tímido e nerd como o amigo, mas tinha vontade de se mostrar mais que Hayden. Durante toda a leitura foi possível acompanhar sua culpa, mas será que alguém tinha culpa pelo que aconteceu?

"Mesmo enquanto descobria que havia outros motivos que podiam ter contribuído para que Hayden tomasse sua decisão, aquilo parecia ser ainda mais minha culpa." (pág. 120)

A cada início de capítulo, a autora colocou uma música da playlist e em alguns momentos da leitura eu escutei as músicas enquanto lia. Apesar da playlist dar nome ao livro, acabei achando que ela ficou sem uma função na história. Não consegui entender a mensagem que o Hayden quis passar com as músicas. Claro que determinadas canções tinham relação com tudo o que ele sentia e sofria, mas para mim as músicas não tiveram o destaque necessário.

Entender o que aconteceu na noite da morte de Hayden é o mistério que rege todo o livro, mas ao finalizar a leitura eu fiquei decepcionada. É que depois de tanta especulação, a meu ver a autora não soube criar embasamento para sua história. Eu entendi o que ele passou, mas não foi o que eu imaginava e acabei não sendo cativada pela trama.

Apesar disso, a escrita da autora é fluida, simples e envolvente. É um livro pequeno, com capítulos curtos e dinâmicos. Por mais que a narrativa fale sobre um assunto sério, o texto tem uma fluidez interessante.

A Playlist de Hayden é uma leitura rápida e inteligente, mas que infelizmente deixou a desejar no desenvolvimento da sua história. É aquela narrativa que poderia ter evoluído e oferecido mais ao leitor e acabou ficando no quase.

Beijos!



52 comentários

  1. Oie Aline =)

    Esse livro na época do lançamento não me chamou muito a atenção, por que eu vinha de duas leituras tristes rs...
    Lendo a sua resenha percebi que ele possuir uma narrativa sensível, mas que não é abordada com muita profundidade.
    Não sei se no momento eu leria, pois estou em busca de livros "felizes", mas me pareceu uma boa dica para quem está em busca de uma leitura rápida.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline, A Playlist de Hayden é um livro que tenho ouvido falar bastante nos últimos tempos, trata de um assunto sério, parece ser interessante (apesar de alguns pontos que vc destacou) e que devo ler em algum momento do futuro... ;)

    ResponderExcluir
  3. Ainda tenho esperanças da editora enviar o livro para mim =/ li os primeiros capítulos que eles me mandaram e publiquei minha opinião dentro do prazo. Não sei o que aconteceu =(

    Uma pena saber que a leitura apesar de ter uma ótima narrativa não te convenceu. Espero poder tirar minhas conclusões em breve. Parabéns pela leitura e pela resenha!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline! To mega ansiosa pra receber o meu.
    Adorei sua franqueza em relação a decepção.
    Como ainda não li, não dá para defender... mas de repente a ideia da Playlist era só passar através de músicas mesmo o que o personagem sentia.
    Beijooos

    Blog Coisas da Juu

    ResponderExcluir
  5. Estou louca pra ler esse livro , porém a editora me mandou em ebook e não consegui abrir, vou esperar chegar o físico,
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Oi, Alinee!
    Estou muito curiosa sobre esse livro, gostaria de poder fazer a leitura dele logo.
    Parabéns pelo blog e pela resenha! Gostei de sua honestidade.
    Beijos!

    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  7. Acho legal fazem livros de massa para tratar a violência na escola como algo ruim, pois é. Dando a ela seu devido lugar, não aclamando esse tipo de atitude. Vou ler o livro, por isso não li a resenha até o final, espero apreciar a leitura!
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu recebi só amostra desse livro e depois não recebi mais nada. Rs Porém eu gostei do começo. <3 http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Aline, desculpa, mas eu me reservei ao direito de não ler sua resenha. Esse é um dos livros que mais quero ler e eu não queria me influenciar pelas impressões de ninguém, pois isso já aconteceu e acabei não apreciando a leitura, enfim. Mas prometo voltar e comentar, depois que eu ler. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  10. Tenho muita curiosidade de ler esse livro, pois gosto de histórias com esse tipo de tema. Fiquei chateada por saber que a playlist em si quase não tem destaque, adoro quando inserem música nos livros. Espero poder ler em breve e tirar minhas próprias conclusões. Adorei a resenha :D

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  11. Amiga eu ainda não tive a oportunidade de fazer a leitura, porque a Novo Conceito não enviou os livros ainda e estou bastante curiosa com vários deles sabe? Mas espero que tudo se resolva logo, porque quero muito ler alguns dos lançamentos que sairam. Espero gostar bastante também. Enfim...

    Adorei tudo que você falou em sua resenha, porque me parece ser uma história bastante envolvente mesmo, principalmente os personagens. Espero gostar =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-o-circulo-de-pedra.html

    ResponderExcluir
  12. Menina, eu estou ansiosíssima para ler este livro!
    Havia lido os primeiros capítulos, assim como outros blogueiros e me espantei com a última linha!
    Espero poder ler em breve, essa curiosidade está me corroendo!

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Se eu já tava curiosa para saber melhor sobre o suicido e tal, agora fiquei mais ainda por saber que você não achou tudo isso. hahaha
    Quero muito ler a obra, já li outras com esse tema e é sempre intenso.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  14. Olá; eu já li os primeiros capítulos do livro e tinha ficado bem curiosa para saber como tudo se desenvolvia, parecia que teria um desenrolar interessante e imprevisível, mas pela sua resenha parece que não é bem isso, né?!

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Estou muito curiosa para ler, não vejo de chegar meu exemplar.
    Quero muito descobrir como a história de Sam se desenvolve e o que aconteceu no dia da morte de Hayden.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Estou muito curiosa para ler, não vejo de chegar meu exemplar.
    Quero muito descobrir como a história de Sam se desenvolve e o que aconteceu no dia da morte de Hayden.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  17. Hello!!
    Tinha visto esse livro na livraria e ao ler a sua sinopse até que me interessei. Leio poucos livros com esse tema, e acho que seria uma boa para diversificar.
    Que bom que achou "A Playlist de Hayden" uma leitura rápida e inteligente, gosto quando é assim. Uma pena que não te agradou tanto no desenvolvimento da história. Mas ainda assim, acho que vou ler.
    Bjus.

    ResponderExcluir
  18. Oie Aline!!!
    li a prévia que a editora tinha me mandado e fiquei extremante curiosa quero muito compra-lo logo para terminar de ler. Estão surgindo cada vez mais histórias nesse tema, acho muito importante ser mostrado aos jovens que uma simples "zoação" pode ter um fim desses, o bullying não é só uma brincadeirinha inocente. adorei a resenha. beijão*...*
    http://notinhasderodape.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá
    Desde que o livro foi lançado tenho vontade de ler, na verdade, o desejo muito já, adoro histórias com essa temática mais forte e sua resenha está ótima, espero poder ler em breve.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. OIe! Eu ainda não tive oportunidade de ler este livro... Ele é bem interessante, por tratar de um assunto tão importante. Ele está na minha lista, e espero lê-lo em breve.
    Bjão!
    Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  21. Oi, Aline!
    Estou muito curiosa para ler esse livro. Li os primeiros capítulos e fui fisgada pela história.
    Uma pena que o final tenha decepcionado você, espero que não aconteça o mesmo comigo.
    Beijos

    Construindo Estante || Curta a fan page
    Sorteio de caneca personalizada de A Culpa é das Estrelas. Participe!

    ResponderExcluir
  22. Olá, gostei bastante da resenha. Que pena que a leitura deixou um pouco a desejar. Gostei bastante do tema, mas é um livro que mesmo tendo interesse na premissa a obra em si não me deixou curiosa até porque gosto de começar um livro sem conhecer muito sobre a obra e já li tantas opiniões que acabei deixando a ideia de ler para trás.
    Mas mesmo assim quem sabe mudo de ideia.
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir
  23. Apesar da capa bonita, esse livro nunca me chamou a atenção, parece ser muito dramático, como A culpa é das estrelas.

    ResponderExcluir
  24. Olá,
    Primeiro quero dizer que sua resenha tá magnifica, são poucas as pessoas que colocam da onde tiraram os quotes e fico que nem louca procurando para ver se aquilo tem no meu livro também kkkkk. Eu estou louca para ler esse livro, mas eu não sabia se ele era muito drama ou não, então fiquei com receio de pedi na editora e acabei pedindo outro.
    Agora só ganho ele pela saraiva, vou ter que esperar umas semaninhas ainda hahaha
    enquanto isso saboreio sua resenha *-*
    bjs

    ResponderExcluir
  25. Olá, ainda não terminei de ler este livro, na verdade só li a amostra enviada pela editora, mas fiquei preocupada porque por ela deixou uma expectativa bem alta e saber que você acabou se decepcionando com o desenvolvimento da historia me deixou com um pé a trás para quando for continuar a leitura...

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  26. Oiii,
    Quero muito ler esse livro, parece ser muito bom, já vou atrás do meu exemplar.
    Beijos.


    http://www.adorkable.com.br/2015/05/resenha-lista-do-nunca.html

    ResponderExcluir
  27. É uma pena que esse livro tenha ficado só no quase para você, porque parece ser uma narrativa com proposta que tem tudo para ser maravilhosa. Adoro quando cada incide capítulo tem uma música ou trecho. Ainda quero fazer a leitura, mas já vou sabendo que não devo esperar nada muito brilhante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Tô esperando o meu chegar da NC pra ler. Correios tão acabando com minha vida kkkk Quero ler esse livro desde que o vi no booktuber gringo.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  29. Oi Aline, tudo bem?
    Li somente a prova do livro, mas ao contrário de você consegui conectar cada música ao momento que se passava. Quero terminar a leitura.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  30. Oii
    Eu comecei gostando da história, mas já tinha notado que as músicas nao estavam com o destaque que merecia. Eu estou meu exemplar até hoje, mas nada de chegar rs
    Vamos ver né o que vou achar, mas pelo jeito a autora só enrolou.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Nos ultimos dias tenho visto muito sobre esse livro, mas infelizmente eu não consigo me interessar por ele, pois não é muito o tipo que eu gosto, então essa vou passar, mesmo assim obrigado pela dica

    ResponderExcluir
  32. Eu estou bem curiosa para ler esse livro! Os que já li sobre suicídio adolescente achei muito bons e com uma discussão importante nessa época em vivemos, onde todos querem dar sua opinião na vida alheia sem se importar se essa opinião vai ferir os outros.
    Espero gostar da discussão desse livro também, mesmo você falando que te decepcionou um pouco.

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  33. Nossa eu confesso que estava com grande expectativa sobre esse livro, de verdade e a sua resenha meio que me decepcionou um pouco. Vou procurar ler mais sobre ele e conforme for adiar um pouco a leitura.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  34. Pow eu fico chateada quando o livro pode ser melhor desenvolvido se o autor tivesse se esforçado mais sabe, enfim a leitura parece ser legal, mas o livro já não me interessa tanto quanto no começo.
    To pensando se ainda leio ele sabe, se eu ler vou tentar sem mt expectativa.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  35. Com os problemas que a NC está passando, não recebi o resto do meu "A Playlist de Hayden" o que é uma pena. Eu estava até achando interessante. De qualquer maneira, irei comprar para ver como a história termina, por mais que tenha dito que não ficou muito bem embasado. O que é uma pena, ele tinha tudo para ser uma história forte.

    De qualquer forma, sua leitura foi passada. E minha curiosidade não atrofiou com isso, apenas diminuiu.

    ResponderExcluir
  36. Ei Aline!!
    Jura q se decepcionou?
    Li os primeiros capítulos e até curti, mas ainda estou sem saber p q lado vai a história.
    Foi até bom ler esta sua resenha antes do meu exemplar chegar, p n ir com tanta expectativa!
    Bjos!!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  37. Sobre a playlist e como foi desenvolvido o final da história: vish
    Eu estou com expectativas um tanto altas em relação a esse livro, pois imagino que vários caminhos podem ter na história e pelo visto a autora não escolheu o melhor. Para mim a autora tem muito material para fazer algo bom e diferente.

    ResponderExcluir
  38. Oi oi, como vai?
    Também tenho expectativas altas e já vou as diminuir ao saber que a autora pecou em alguns pontos, mas ainda assim o tema e como foi desenvolvido me instiga e espero muito poder ler em breve para tirar minhas conclusões.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  39. Oi Aline! Quando este livro foi anunciado eu fiquei empolgada por gostar muito de histórias mescladas com música, me lembrou também Os 13 Porquês, Da ordem aos caos e A playlist da minha vida, como são livros que curti, fiquei interessada em ler este também, eu espero gostar, mas estou com medo de parecer demais com os que citei, e ao terminar de ler a resenha lembrei de mais dois que são semelhantes, a verdade é que torço para que seja algo original.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  40. Oi flor, que pena que o livro não te surpreendeu tanto assim quanto gostaria e que a desenvoltura da história não foi das melhores. Li a prova e amei,espero não me sentir decepcionada quando ler o livro inteiro.

    Ótima resenha, amei a sua sinceridade.

    bjs

    ResponderExcluir
  41. Essa falha de desenvolvimento é o que me dá medo de ler o livro. Quando a história vem com uma proposta de se inteligente, no mínimo deve cumprir isso. Obrigada pela resenha sincera.

    ResponderExcluir
  42. Oi Aline, tudo bem?
    Ainda não li o livro, nem chegou aqui ainda, mas quero muito ler.A sua resenha é a primeira que leio. Gosto pois trata de tema como bullying, quantos não passam por isso ou sentem culpa pela morte de amigos. Uma pena que a autora não soube levar o livro ao um final de deixar satisfeito. Beijos!

    ResponderExcluir
  43. Ei Aline, tudo bem?
    Eu li a amostra do livro e agora finalmente irie terminar. Realmente, o mistério sobre o que aconteceu na noite da morte do Hayden é grande, e eu estava super curiosa, então é uma pena que a autora não tenha desenvolvido bem. Já vou preparada e sem esperar muito. E sério que no final a playlist é mal aproveitada? Essa premissa era tão legal
    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  44. Oi Aline!
    Por enquanto eu só li a amostra do livro, mas não consegui me envolver nos primeiros capítulos, quero terminar a leitura, mas não estou desesperada para saber o que aconteceu... É uma pena que o livro tenha te decepcionado um pouco...
    Bjs

    ResponderExcluir
  45. Oi adorei a resenha e foi ótimo lê-la, pois estava super animada para ler esse livro, afinal só li coisas positas, masssss... agora que vc falou que o final não é tudo aquilo que falam, vou ler sem tanta espectativa, pois sempre sofro com isso quando o livro tem aquele tipo de final "estou cansada de escrever então vou colocar um final qualquer" acho que um livro com um assunto tão sério deveria ter um final mais explicativo, mais desenvolvido!

    ResponderExcluir
  46. Oi Aline, tudo bem? Eu já tinha comentado no post, agora que vi que foi com o e-mail do blog e não com o meu, então estou comentando de novo:
    Ainda não li o livro, nem chegou aqui ainda, mas quero muito ler. E nem sei se ainda vai chegar, até agora nada. A sua resenha é a primeira que leio. Gosto pois trata de tema como bullying, quantos não passam por isso ou sentem culpa pela morte de amigos. Por isso solicitei. Uma pena que a autora não soube levar o livro ao um final de deixar satisfeito. Beijos!

    ResponderExcluir
  47. Gostei muito dos primeiros capítulos, apesar de não sentir aquela fluidez toda, que gosto kkkkk
    Mas é uma ideia incrível, e estou curiosa para terminá-lo!!
    Agora tenho que ser sincera, não consigo aceitar a morte do Hayden, chegay a imaginar que ele tivesse sido assassinado, mas por fim, acho que não...
    O deixou a leitura tensa para mim, foi isso. kkkk
    Mas quero ver se ainda essa semana concluo o livro.
    bjoos

    ResponderExcluir
  48. Oi Aline!
    Esse livro me chamou a atenção exatamente pelo fato de Hayden ter deixado uma playlist que, quem sabe, levaria a seu amigo motivos pelos quais ele se suicidou. Mas, como você citou, as músicas acabaram não tendo uma função no livro e isso me desanimou para fazer a leitura.
    Beijos!

    Rafaela, Eterna Leitora.
    www.eterna-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  49. Oi, tudo bem?
    Eu li os primeiros capítulos desse livro e gostei muito, mas confesso que não estou tão animada assim para concluir a leitura, sabe? Mas ainda sim acredito que vai ser uma leitura agradável para mim, só é uma pena ver que a autora não conseguiu te conquistar no final.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  50. Poxa Aline também pensei que as músicas seriam mais relevantes na história, mas mesmo você demonstrando que alguns pontos não foram tão bons, aqui em casa iremos tentar decidir quem vai ler pois eu quero ler esse também, acho que preciso tirar minhas conclusões sobre uma obra que aborda um tema bem atual.

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
  51. Oi, Aline!! Tudo bem?
    O meu livro ainda não chegou da NC :'c
    Estou bem curiosa para conferir a história. E gostei de saber mais dela por uma resenha, a sua é a primeira que leio do livro. Ele parece ser um pouco mais pesado do que eu imaginava. A música é algo que me toca muito, então talvez eu sinta mais o pesar, o clima... mas vamos ver. Vou ficar com um pé atrás com o final agora e reparar isso que você disse.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin