Minta que me Ama - Maria Duffy

Livro: Minta que me Ama
Autora: Maria Duffy
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
ISBN

"O inverno é a estação mais aconchegante do ano, mas Jenny Breslin não se sente nada confortável. Tudo na sua vida a total ausência de romance, o emprego chatíssimo no banco foi tocado pela mágica das festas de fim de ano. A simples ideia de passar por mais um Natal com a sua mãe extravagante e Harry, o novo namorado dela, a enche de pavor. Mas isso é na vida real... No Twitter, as coisas não poderiam estar mais interessantes. Nele, Jenny tem uma carreira em ascensão, uma vida amorosa sensacional e uma agenda superconcorrida. Então, em uma noite de bebedeira, Jenny está tuitando com suas amigas Zahra, Fiona e Kerry. E de repente ela as convida para passar alguns dias em sua casa em Dublin. À medida que a sua vida virtual entra em rota de colisão com a sua verdadeira rotina, Jenny não sabe para onde correr. Tudo parece contribuir para mostrar que a existência das suas companheiras de Twitter é um milhão de vezes mais interessante do que a sua. O fim de semana chega, e segredos são compartilhados. Jenny começa a perceber que, enquanto ela sonhava, as coisas acontecem bem depressa."

*Resenha originalmente publicada no blog Livros e Chocolate Quente.

Oie, tudo bom?

Quando eu comecei a ler esse livro sabia que era um chick-lit e durante a leitura percebi que estava com muita saudade da literatura irlandesa.

Minta que me Ama conta história da Jenny Breslin, uma bancária de Dublin que odeia seu emprego, sua vida amorosa é inexistente e ela não tem uma relação boa com a mãe. Porém, para seus seguidores do Twitter ela é uma pessoa bem sucedida, com romances sensacionais e uma vida social extremamente ativa. Há vários meses ela mantém contato com Zahra, Kerry e Fiona, mulheres que vivem em outras cidades. 

Certo dia ela resolve convidá-las para passar um fim de semana em sua casa em Dublin, mas à medida em que o dia da visita chega, Jenny fica com receio de não atender as expectativas de suas amigas virtuais. Porém, quando elas chegam, Jenny acaba descobrindo que não era a única que vivia uma vida de mentiras no Twitter.

"O Twitter praticamente puxa você para dentro dele e se gruda para sempre. Não importa o que esteja acontecendo ao seu redor: quando você está no Twitter, aquilo parece a coisa mais importante do mundo. Parece uma sala onde todos se encontram para conversar, rir e fugir do mundo real."

Tinha muito tempo que eu não lia um chick-lit divertido como esse. Sério, esse é o típico livro do gênero que você morre de vergonha alheia pela protagonista, mas se diverte com as loucuras da sua vida. A Jenny é uma protagonista hilária e possui alguns problemas de auto estima que impedem que ela veja suas capacidades. Esse fim de semana com suas amigas virtuais funciona como um período em que ela tem que encarar os problemas dos outros para perceber que os seus problemas não são tão grandes assim.

Mesmo que o Twitter seja um item essencial nessa narrativa, para mim a autora não deu muito destaque para essa rede social na trama. Claro que ela inseriu algumas conversas entre os usuários, porém nada tão impactante no desenrolar da história. Outro probleminha no livro é que cada início de capítulo contava com um pesadelo da protagonista e foi um recurso fraco e sem sentido porque não acrescentou nada na narrativa. 

Outro aspecto negativo foi o desfecho, que ficou corrido demais e a trama criada pela Maria Duffy merecia mais desenvolvimento. Mas, o principal ponto negativo do livro é o título. Não sei se foi a tradução, mas o nome da obra não tem nada a ver com a história narrada e fiquei sem entender o sentido quando terminei a última página.

Apesar desses problemas, eu gostei muito da interação da Jenny com suas amigas do Twitter e também dos seus momentos com suas amigas Paula e Sally. Outra relação interessante é da Jenny com sua mãe. As duas nunca foram próximas, mas ao longo do livro podemos perceber que as duas poderiam ser mais presentes na vida uma da outra.

Esse chick-lit não foca tanto no romance e te faz refletir sobre alguns aspectos importantes da vida. Você começa a pensar sobre os motivos que levam as pessoas a mentirem nas redes sociais. Sabemos que isso é comum, mas porque será que as pessoas preferem se esconder atrás de contas nas redes sociais ao invés de encarar relacionamentos reais? Nada contra isso, pois tenho amigos que nunca vi pessoalmente, porém não acho certo mentir para conquistar as pessoas.

"O Twitter me fez pensar que as conhecia bem, mas nada pode ser mais enganoso. Você pode ser qualquer pessoa no Twitter."

Mesmo com alguns problemas no enredo, Minta que me Ama conseguiu me agradar como uma leitura leve e despretensiosa. A autora deu uma "enrolada" no desenvolvimento, mas sua escrita fluida e dinâmica tornaram a leitura mais rápida. Os diálogos engraçados e as situações divertidas também ajudaram.

Apesar de não ser o melhor livro do gênero chick-lit que eu já li, Minta que me Ama consegue cumprir seu papel de leitura leve e agradável. Indicado para todos que gostam de romances e chick-lits.

Beijos!

12 comentários

  1. Oie Aline =)

    Infelizmente esse é o tipo de livro que não me chama muito a atenção. Venho lendo algumas resenhas no geral bem positivas dele, mas nada que me desperte aquela curiosidade de conhecer a história por mim mesma.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  2. Olha tenho que confessar que adorei tudo que você abordou em sua resenha, porque eu sinceramente amei a história desse livro. Achei simplesmente fantástica. Acho que gostei mais desse do que daquele twittando o amor que simplesmente me deixou super decepcionada. Mas mesmo assim acho que vai de cada um. Mas tipo, adorei tudo que você falou sobre o livro e mais ainda sobre seu ponto de vista. =] Estava com saudades amiga. Desculpa não ter passado antes aqui, mas estou viajando e a net fica limitada, mas mesmo assim quando der estou vindo. bjoss

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-miley-cyrus-she-cant-stop.html

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline tudo bem? Como ta o Miguel? ^^ Desde que vi o lançamento do livro não me interessei totalmente! Tenho alguns probleminhas com chick lit, mas o fato de não focar tanto no romance me deixa contente. Não descarto totalmente a leitura mas não leria no momento. Parabéns pela resenha, como sempre bem objetiva!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  4. Olá =D

    Eu fiquei bem curiosa sobre este livro quando lançou, mas depois minha vontade de lê-lo foi passando kkk. Não está no topo da minha lista de leituras, mas como parece ser uma leitura leve e agradável quando tiver um tempinho extra vou tentar ler.

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  5. Oláá
    Apesar de achar essa capa feia, o livro me atrai bastante por ser chick-lit, gosto muito do gênero, é sempre bom ter uma leitura leve e despretensiosa.
    Aliás, sua resenha está ótima como sempre, espero poder ler em breve o livro ;)

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Catharina
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Minta que me ama está esperando para ser lido.
    Gostei da sinopse dele, quando o recebi. Ele parece mesmo muito bom.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bem?
    Eu gostei muito da sua resenha, e particularmente eu não sou uma grande fã de chick-lit mas como você disse que o livro foca mais sobre a reflexão das coisas importantes da vida, acredito que o livro cairia bem. Ele já está na minha listinha.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline! Ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas já coloquei na minha lista haha Adorei sua resenha! O livro parece muito divertido haha
    Beijos!
    Carol - http://www.livrosajaneladaimaginacao.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Aline!
    Gosto muito de chick lit, mas a história tem que me prender de jeito rs e essa infelizmente não mexeu comigo...
    Quem sabe outras obras da autora... Vou dar uma pesquisada nos outros livros dela...

    Bjo
    escritaseleituras.weebly.com

    ResponderExcluir
  10. Já tinha visto esse livro por aí, mas ainda não sabia muita coisa sobre ele. Parece ser interessante, mesmo não sendo o melhor do gênero. E saber que cumpre o papel já é importante. Deve ser ótimo para aquela leitura despretensiosa de um domingo, né? Foi pra lista.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Aline, tudo bem??

    Bom não fiquei muito interessada pela leitura do livro... para que eu possa curtir essa temática o livro deve me chamar muito atenção e esse desde a capa não me cativou... bom percebi várias ressalvas e é complicado percebê-las... mas se mesmo assim a leitura foi satisfatória é o que importa né... xero!

    ResponderExcluir
  12. Oi Aline, tudo bem?

    Ainda não li Minta Que Me Ama, na verdade a sinopse não havia me chamado muito atenção, mas a sua resenha me mostrou pontos de vistas bem interessantes e acho que vou dar uma chance ao livro.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin