Menina de Vinte - Sophie Kinsella

Livro: Menina de Vinte
Autor (a): Sophie Kinsella
Editora: Record
Ano: 2011
ISBN 978-85-01-08492-7

"Lara Lington sempre teve uma imaginação fértil. Agora ela começa a se perguntar se está ficando maluca de vez. Meninas normais de vinte poucos anos não veem fantasmas, né? Pelo menos era o que ela pensava até o espírito da tia-avó Sadie, que foi uma jovem dançarina de Charleston com ideias avançadas sobre moda e amor, aparecer misteriosamente com um último pedido: Lara precisa localizar um colar que foi dela por mais de 75 anos. Só assim tia Sadie poderá descansar em paz. Além de encontrar a joia, Lara tem que lidar com probleminhas do dia a dia: a sócia foi curtir um romance em Goa, sua empresa está afundando e ela acabou de ser abandonada pelo homem “perfeito”."

Oie, tudo bom?

Eu sou uma fã assumida da autora Sophie Kinsella e já li vários dos seus livros. Menina de Vinte é era um que eu não tinha lido ainda, mas é considerado por muitos como um dos mais engraçados e interessantes. Eu tinha ele na estante há mais de um ano e resolvi começar a ler para superar a ressaca literária que tive em fevereiro e também porque estava com saudade da escrita da Sophie. Ah, para quem ainda não sabe, a autora foi confirmada na Bienal do Rio de 2015. Vamos conferir o que eu achei?

Lara Lington é uma inglesa que está passando por uma fase difícil. A empresa que acabou de abrir com sua amiga está indo mal, seu namorado Josh terminou o namoro e ela finge para os pais que tudo está indo bem. Somos apresentados a personagem durante o enterro de sua tia-avó Sadie com a presença de toda a família. Na hora do velório, Lara começa a ver o espirito de Sadie e percebe que só ela consegue ver o fantasma de sua tia. Antes que Lara pense que ficou louca, Sadie começa a gritar por um colar que foi seu durante toda a vida e exige que Lara o encontre. Sem saber o que fazer, ela impede o enterro e começa a procurar o bendito colar.

"O problema de mentir para seus pais é que você faz isso para protegê-los É para o bem deles. Por exemplo, vamos analisar os meus pais. Se eles soubessem a verdade absoluta sobre meu dinheiro/minha vida amorosa/meu encanamento/meu imposto, teriam um ataque cardíaco instantâneo, e o médico perguntaria 'Alguém deu alguma notícia chocante a eles?', e tudo seria culpa minha." (pág. 9)

Menina de Vinte é um livro característico da Sophie Kinsella, com um texto dinâmico e uma narrativa engraçada. Em alguns momentos eu gargalhei com as loucuras que a Lara cometeu por causa da Sadie. As insanidades foram desde mentir para a polícia, até convidar um estranho para um encontro.


A Lara é aquele tipo de protagonista maluquinha que a gente tem vontade de abraçar. Eu ri muito das bobeiras e trapalhadas que ela cometia. Em alguns momentos eu também sentia dó da confiança execessiva que ela tinha nas pessoas.

A Sadie também é uma espécie de protagonista, mas no início da leitura ela me irritou um pouco. Primeiro, porque ela é totalmente mandona e queria que a Lara fizesse o impossível para realizar seu pedido. Segundo, porque ela não entendia que as regras de vestuário da década XX não estavam valendo mais. Mas, no decorrer da leitura eu acabei me acostumando com o perfil da personagem e fui conquistada pelo seu jeito espevitado e autoritário.

Esse livro não é um romance comum que conta a história de um casal. Até tem romance, mas ele não é o foco da narrativa. É uma história sobre descobrir seus objetivos e aceitar que podemos alcançar nossos sonhos para realizar algo importante na vida. Separadas por várias décadas, Lara e Sadie descobrem que podem ajudar uma a outra e aos poucos as duas vão estreitando os laços. Gostei principalmente dos trechos em que a Sadie orienta a Lara sobre a sua bagunçada e confusa vida amorosa.

A Sophie tem o dom de criar tramas engraçadas e dessa vez não foi diferente. Outro ponto interessante é que a história não foca no romance, mas sim na relação entre Lara e sua tia-avó. A busca pelo colar é pano de fundo para a relação entre as duas.

Menina de Vinte não é o melhor livro da Sophie Kinsella, mas foi uma leitura rápida, leve e muito divertida. É um livro que vai agradar quem curte livros que façam rir e tramas do gênero chick-lit

Beijos!

47 comentários

  1. Eu nunca li nenhum livro da autora, porém adorei a sua resenha, ultimamente estou lendo gêneros tão parecido, que fiquei com muita vontade de ler esse livro e quem sabe dar algumas boas risadas!! estou precisando..

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Aline querida tenho muita vontade de ler esse livro, todos falam bem.
    Adorei saber sua opinião e claro conhecer um pouco mais da história.
    Valeu demais por essa ótima dica de leitura divertida e com uma bela mensagem.
    Beijos e ótimo mês de março!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  3. Oiee

    Se esse que consideram o melhor não foi tão bom para você para mim tenho certeza que não iria rolar rsrs apesar de lido apenas um livro da autora já sei que não é meu gênero preferido e vou acabar não gostando então dessa vez passo. rsrs

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  4. Esse livro parece ser ótimo, Alice. O tipo perfeito para superar uma ressaca literária, né? Os livros da Sophia sempre são divertidos e apaixonantes. Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  5. Chick lit é um dos meus gêneros favoritos mas acredita que nunca li nada dessa autora? Espero mudar isso em breve pois sou louca para ler os livros dela, sempre leio comentários muito positivos. A Menina de Vinte parece ser muito divertido, quero ler.
    Adorei a resenha.
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline! Eu adoraria ir na Bienal deste ano conhecer esta autora e outras divas que vão vir, imagina se a Nora fosse confirmada também? Viajei! Falando deste livro, eu gostei da premissa e das características que você atribuiu as personagens, pelo visto são cativantes.


    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline, tudo bem?
    Da Sophie eu só li Fiquei com o seu número, mas foi paixão a primeira lida rsrsrs
    Ainda não tinha lido uma resenha dessa obra e gostei bastante do fato do romance não ser o foco principal da história.
    Qual é o seu preferido da Sophie?
    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir
  8. Amo protagonistas maluquinhas, me identifico muito.
    http://isanaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie,
    este livro é muito bom. Adoro a autora rsrsr
    acho este livro bem divertido, dá para dar umas risadas rsrsr

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Aline.

    Ainda não li nada da Kinsella, mas um dia ainda leio. Chick-lit não é o gênero que eu procure para comprar. Eu quero melhorar isso ainda. Garota de vinte parece ser uma leitura bem legal. acho que ando rir assim como você e espero que a leitura consiga o mesmo comigo. Será que Lara encontrará esse colar. Irei arriscar essa leitura.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Participe: Sorteio

    ResponderExcluir
  11. Ei Aline!
    Sei que nós duas temos muitos gostos em comum, inclusive a paixão pela escrita da Sophie <3
    To super feliz que ela foi confirmada na Bienal, vou fazer o possível pra ir e quem sabe a gente pode se conhecer também né? hihi
    Garota de Vinte é um dos que eu estou mais ansiosa pra ler (nunca acho ele baratinho online), e já li muitas resenhas positivas. Adorei os fatores que você abordou na resenha, principalmente a irreverência que é caracteristica marcante da Sophie né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Aline..
    Ainda não li um livro da Sophie.
    A trama parece ser interessante, fugindo um pouco do romance.
    Um livro que chama atenção, gostaria de ler.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, esse é um dos livros da autora que eu não conhecia! Li apenas dois da autora, e amei, nunca ri tanto quanto com as obras de Sophie. Se eu estivesse no lugar da personagem (Lara) eu não sei o que eu faria, acho que eu iria ficar apavorada, mas acabaria assim como ela fazendo loucuras como mentir para polícia para conseguir me livrar do fantasma me perseguindo kkk Espero nunca passar por isso, sou muito medrosa, com certeza entrou para minha lista de desejados de leitura, quero conhecer a Sadie também e ver como essas duas irão conseguir conviver ! Ótima resenha como sempre.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Nunca li nenhum livro da autora, mas me parece uma aventura/suspense... parece ser interessante, será que devo adicionar na minha imensa lista de leitura?

    Malfeito Feito | FanPage

    ResponderExcluir
  15. Oooi,

    Não li nada da autora porque os livros dela são muito caros para mim HSUAHSUAHSUAHSUHA

    Mas tenho uma amiga que ama e sempre tece elogios para ela. Morro de vontade de conhecer a escrita dela e dar risadas com suas obras. Mesmo esse não sendo o melhor, o enredo me chamou super atenção.

    você vai vê-la na Bienal do Rio?

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  16. Oiee ^^
    Eu adoro chick-lits, mas acredita que nunca li nada da Sophie? Ver que ela vem pra bienal no final do ano me deixou animada para conhecer as obras dela, e já que sempre vejo elogios para as histórias e personagens criados pela autora, vou acabar comprando todos os livros de uma vez só *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Aline,
    Ainda não li nenhum livro da autora, mas a trama me agradou bastante,
    parece ser bem divertido!
    gostei da resenha.

    Beijos!
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  18. Também sou fã de carteirinha da escritora e essa obra não tive a oportunidade de ler, mas em breve quem sabe, rs
    adorei a resenha,
    bjus

    ResponderExcluir
  19. Já li algumas resenhas do livro, todas maravilhosas, mas realmente o enredo não me interessou. Lógico que se ganhasse o livro ou recebesse numa parceria, eu o leria com prazer, mas não é um livro que compraria.
    http://poesianaalmaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oii, tudo bem?
    O livro parece ser bem divertido!
    Imagine, parar um enterro!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  21. Ei Alinee!!
    Adoroo a Sophie tb!!
    Quero ler muitos livros dela este ano por causa da bienal hahaha!
    Amoo livros leves e engraçados, tenho crtza q vou amar este tb!
    Bjos!!

    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  22. Eu achei a capa um amorzinho, e o assunto também, acho que é um livro que vai para minha listinha!
    http://letrasemvida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Ei, tudo bem?
    Eu tenho meio que um pé atrás com a Sophia porque não gosto do gênero chick-lit. É algo que não me atrai, apesar de ter algumas exceções. Achei legal a premissa desse livro porque não é focado no romance, então eu até que daria uma chance a ele. Adorei a sua resenha.
    Beijos, Gabi
    www.reinodaloucura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Ainda não li nada de Sophie Kinsella, mas a cada resenha que leio sobre seus livros, me interesso bastante em conhecer a escrita dela, ainda mais por ser chick-lit, que é um gênero que eu adoro.
    Menina de Vinte parece ser uma ótima leitura, leve e descontraída e ainda mais interessante pelo foco da história não ser o romance.
    Quero muito ler!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Ola Aline! Apesar de amar Chick-lit ainda não li nada Sophie Kinsella, gostei da Lara e vou anotar a dica.talvez comece a conhecer a escrita de Kinsellla por ela.

    BEIJOSSsss...

    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada dessa autora, mas tenho curiosidade porque além de bem falada os livros dela chamam bastante a minha atenção. Esse tem uma premissa interessante e a capa é super bonitinha. Enfim, esse livro com certeza me agradaria, pois adoro livros que me façam rir.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Aline-flor!
    Eu adoro a Sophie Kinsella tanto quanto você, mas confesso que esse livro – devido à sinopse – não havia me interessado como os outros. Agora, lendo a sua opinião, vejo que vale super a pena! Vou correr para acompanhar as promoções e adquirir o meu exemplar (rs).

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Eu também ainda não li nada da autora. Pela sua resenha, ela competente para criar narrativas engraçadas, leves, que nos fazem bem.
    Espero poder ler em breve. Acho que é um tipo de livro para se ler depois de leituras perturbadoras.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Oiii Sophia é Sophia né...
    Todo mundo que eu conheço e leu os livros dela simplesmente amam!!!
    Ainda não tive essa oportunidade :'(
    Mas adorei a sua resenha e anotei a sua dica

    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Olá =)

    Li apenas dois livros da autora, mas todo mundo fala tão bem desse livro que quero muito lê-lo. Não tive boas experiências com a autora, mas acho as capas dos livros tão lindas que tenho alguns em casa. Daria uma chance ao livro. Parabéns pela resenha, confesso que imaginava uma história totalmente diferente! HAHAHAH

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oie, tudo bem ? Que livro grosso rsrs Eu não conhecia esse não, sinceramente pelo título eu não leria, mas com sua resenha vi que a história e bem bacana, adoro livros com narartiva engraçada. Dá mais gosto de ler quando tem humor no meio. beijos

    www.somandoconhecimento.com

    ResponderExcluir
  32. Oi Aline,
    Nunca li nada da autora, mas o livro parece ser um amor.
    Essa capa é linda e eu gosto muito de ler chic-lits entre leituras mais densas,
    pois me ajudam a relaxar. Adorei a resenha, acho que vou acrescentar o livro a
    minha lista de futuras compras, beijos.
    ♫ Conversas de Alcova ♫

    ResponderExcluir
  33. Ahhh a linda da Sophie. Ainda não li esse livro, apesar de você ter dito que é super divertido. Ele não é a minha prioridade do momento. Dos livros da Sophie, o que eu mais quero ler é Becky Bloom

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  34. Oie, Aline!
    Amei sua resenha! Mas sinceramente não leria o livro. Mesmo que seja dinâmico, leve e engraçado, não faz o meu gênero. Não curto obras chick-lit! Nunca gostei, na verdade. Talvez um dia mude de ideia! A Sophie vai ser uma das minhas primeiras escolhas porque os livros dela são finos e sem complexidade, então é um bom ponto de partida, certo?
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando

    ResponderExcluir
  35. Oi Aline!! Tudo bem?

    Adoro Sophie Kinsella também!! Eu acho que ela escreve de forma incrível e eu realmente rio alto quando leio um dos seus livros! É sempre bom anotar mais uma dica! Gostei de saber que o ponto principal não é o romance, mas a relação avó-neta!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  36. Olá Aline, gostei muito da sua resenha e por você gostar da autora. Infelizmente não tive a oportunidade de conhecer nenhum livro da autora. Espero mudar isso em breve é claro. Estou precisando de leituras leves e divertido e este parece ser o ideal.
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir
  37. Oi, Aline! Também amo os livros da Sophie Kinsella =) Esse, como você disse, não foca tanto no romance, mas continua sendo muito bom e traz uma lição bem legal. Além de que a Sadie é muito divertida haha Já leu Fiquei Com seu Número, da autora? É um dos meus livros favoritos e, disparado, o melhor que ela já escreveu! Beijos

    ResponderExcluir
  38. Oi Aline, nunca li nada da Sophie Kinsella, mas este parece ser muito legal.. Adoro chick-lit.. São divertidos, leves e fluidos (os bons né).. Tenho certeza que vou gostar muito desse..

    Bjos
    escritaseleituras.weebly.com

    ResponderExcluir
  39. Aline adoro a autora e já sei que vou adorar essa protagonista maluquinha, a autora tem o dom de nos fazer rir em seus livros, Gosteri muito da premissa do livro , vou ler com certeza beijos

    ResponderExcluir
  40. Oiii!

    Parabéns pela resenha!
    Nunca li os livros dessa autora e infelizmente esse livro não me chamou muito a atenção, mas quem sabe um dia eu leia né?

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  41. Sabe aquele livro que a gente procura toda vez que pisa em uma livraria? Então, no meu caso é Menina de Vinte. Depois que experimentei a leitura deliciosa e divertida de Sophie, estou atrás desse livro pra ler, justamente pq todo mundo diz que é uma das melhores histórias! Adoro quando o foco não é romance e já estou me coçando pra comprar o meu exemplar, de uma vez por todas! rs
    Adorei sua resenha, como sempre objetiva e instigante!
    Beijos
    Nica

    ResponderExcluir
  42. Li apenas dois livros da autora e gostei bastante do que encontrei...
    quase encomendei esse uma vez, mas o submarino tem uma mania de mandar a ed economica que vou procurar em uma loja fisica, fiquei com bastante vontade de ler esse depois da resenha

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  43. Oi Aline,
    Gostei muito de sua resenha, ela ficou ótima, e por não ser um livro que trata de romance,casal, acho que eu leria bem rápido. Gostei do tema de mostrar o fantasma da avó, isso ficou bem surreal, e a Lara parece muito com aquele amigo ou amiga que a gente sempre quer ajudar.
    bjs

    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  44. Oiii, eu amooooo chick-lit e ainda não li nada da autora, acredita? Esse livro é mesmo bem falado na blogosfera, mas eu nunca tinha parado para ler uma resenha sobre ele, e pela sua resenha senti que é uma história comum, com uma relação entre avó e neta, confusões na vida e incertezas.

    Amei demais sua resenha, a premissa do livro e espero conseguir ler esse livro em breve.

    bjs

    ResponderExcluir
  45. Oi Aline, tudo bem?

    Eu sou suspeita para falar dos livros da Sophie, pois sou muito fã e Menina de Vinte é um dos meus favoritos. Eu sempre me acabo de rir com os livros da Sophie, única coisa que eu não gosto muito é que os finais dos livros dela na maioria das vezes são muito corridos.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Olá Aline!
    Eu não li nada dessa autora, mas vi o que livro parece ser bem legal.
    A história pelo que você falou não é a melhor, mas nos entretém muito bem.
    Assim que puder vou ler esse livro.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  47. As personagens da Sophie são sempre maluquinhas e eu adoro as loucuras que elas fazem e me divirto muito,ainda não li esse livro dela,mas preciso ler,mesmo não sendo bem um romance,pelo que você descreveu tem elementos suficientes para que eu ame o livro...

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin