Autor (a): Michael Grant e Katherine Applegate
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
ISBN 978-85-8163-443-2
"Filha única da poderosa e fria geneticista Terra Spiker, Eve fica entre a vida e a morte depois de sofrer um acidente de carro. O processo de cura no misterioso laboratório Spiker transcorre com uma rapidez impressionante, o que desperta a curiosidade da menina. Antes que Eve estreite os laços com Solo, um rapaz que compartilha segredos com a corporação, a Dra. Spiker lhe propõe um desafio: Eve terá a chance de testar, em primeira mão, um software desenvolvido para manipular gens humanos. Ela poderá criar um namorado sob medida! Mas brincar de Deus tem consequências, e agora Eve vai descobrir até que ponto existe perfeição."
*Resenha originalmente publicada no blog Livros e Chocolate Quente.
Oie, tudo bom?
Sabe quando você tem uma certa expectativa em relação a uma leitura, mas acaba se decepcionando? Foi assim que aconteceu com Eve e Adam, mas vou explicar porque essa narrativa não me empolgou como imaginei.
Evening Spiker, ou Eve, é filha da famosa geneticista Terra Spiker, dona de um enorme complexo de pesquisa genética. Quando Eve é atropelada por um carro, ela sofre graves ferimentos e a levam para um hospital, mas sua mãe resolve levá-la para sua empresa onde ela recebe diversos cuidados e começa a se recuperar.
Eve começa a ficar com tédio em ter que ficar presa naquele lugar e sua mãe lhe propõe um desafio, testar um software que "brinca" com os genes humanos e ela terá que criar seu garoto perfeito usando esse software. Ao longo dos dias ela começa a criar seu projeto e acaba dando o nome de Adam para o garoto que cria.
No primeiro dia da sua internação, ela conhece Solo, um cara que trabalha e mora no complexo. No início é difícil saber qual é sua origem e suas verdadeiras intenções. A única coisa que os autores deixam claro é que ele está em busca de vingança e tem uma certa fascinação pela Eve. Bom, eu achei o Solo com um jeito de psicopata/obcecado naquele estilo que dá medo.
A princípio foi porque eu não compreendia suas ações, mas depois eu não consegui me conectar com o personagem. Deu para perceber os objetivos de Solo com o tempo, mas a trama não conseguiu me convencer a apoiá-lo totalmente.
"Não tem como ignorar algo que já se sabe. Quando você fica sabendo, não tem jeito. Quando fica sabendo, sente-se motivado a agir. Quando você age..." (pág.
"Não tem como ignorar algo que já se sabe. Quando você fica sabendo, não tem jeito. Quando fica sabendo, sente-se motivado a agir. Quando você age..." (pág.
Eve é uma garota inteligente, mas que não puxou o olhar duro e o comportamento frio da mãe. Ela sabe muito pouco sobre a Spiker Biopharm, porém nesse período de internação ela vai descobrir segredos que deveriam ficar escondidos para sempre. Eu gostei da protagonista porque ela é uma garota corajosa, esperta e determinada. Em alguns momentos ela me irritou, principalmente quando estava com sua melhor amiga Aislin. Entretanto, ela teve atitudes bem bacanas e interessantes também.
O grande problema de Eve e Adam é que a trama é fraca e não consegue convencer durante a leitura. A história de ficção científica não conseguiu me empolgar em nenhum momento e tornou a narrativa sem atrativos que me fizessem gostar do livro.
A escrita dos autores é rápida, os capítulos são curtos e a narração é alternada entre os personagens. Porém, a história precisava de mais explicações porque a trama ficou vaga e o final me deu vontade de ir conversar com os autores pessoalmente. Sabe aquele tipo de desfecho confuso e incompleto? Eu me senti assim ao terminar a leitura, pois queria mais explicações e coerência.
Eve e Adam é um livro que tinha bastante potencial, mas acabou sendo uma leitura rasa e sem grandes acontecimentos. Uma narrativa insuficiente e incompleta que pode agradar leitores de ficção científica, mas que não conseguiu me convencer.
Beijos!
Eve e Adam é um livro que tinha bastante potencial, mas acabou sendo uma leitura rasa e sem grandes acontecimentos. Uma narrativa insuficiente e incompleta que pode agradar leitores de ficção científica, mas que não conseguiu me convencer.
Beijos!
Oie,
ResponderExcluirmenina já conhecia o livro, mas nunca tive vontade de ler, e confesso que ele ainda não me chama atenção, depois de você comentar que não achou tudo isso então...
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Eu conheci o livro através de resenhas de outros blogs. Vi muita gente falando bem e falando mal do livro, por conta da narrativa também. Eu gostei da ideia geral do enredo, mas fico na dúvida se devo dar uma chance ou não.
ResponderExcluirhttp://www.laoliphant.com.br/
Nunca tinha ouvido falar sobre o livro, mas ele tem uma premissa muito interessante ,e apesar desse não ser meu estilo de livro favorito eu acho que daria uma chance a ele.
ResponderExcluirBeijos , Anna
http://www.amigadaleitora.com/
Oi, Aline,
ResponderExcluirEu tinha muita vontade de ler esse livro, mas li algumas resenhas que me desanimaram. Como tu disse, o livro tem potencial mas sem muita ações. Vou analisa mais essa obra antes de ler.
beijos
http://mundo-restrito.blogspot.com.br
Oi, Aline.
ResponderExcluirJá vi algumas resenhas sobre esse livro. Uns falaram bem, outros não. Confesso que a premissa dele me atraiu bastante, então quero dar uma conferida para tirar as minhas próprias conclusões.
Beijos.
Uma pena ser assim, o livro tinha tudo pra ser bom com essa premissa. Só vi uma pessoa que gostou dele até hoje. Pelo menos a capa é legal .-.
ResponderExcluirAi meu Deus!
ResponderExcluirEu estou tão em dúvida se compro esse livro ou não!
Quando o vi pela primeira vez, no Skoob, fiquei frustrada na parte da "criação de um namorado perfeito". Sério, a menina tem acesso a uma tecnologia desse porte e usa pra criar um namorado, pff. Mesmo assim resolvi ler algumas resenhas e talvez dar uma chance. Mas as resenhas foram bem divididas e fiquei em dúvida. -_-
Abraço!
Aline-linda,
ResponderExcluirNossa, a literatura é incrível, não? :) Eu adorei Eve e Adam! Achei a narrativa fluída, prazerosa e a história me deixou cativada por tratar temas complexos (como a tecnoclogia e a ética) com tanta simplicidade. É um livro que, para mim, não deixou a desejar. Mas entendo o seu ponto de vista… E recentemente também avaliei um livro negativamente quando só havia resenhas positivas sobre ele. Eu acredito que cada livro tem o seu leitor. :) E digamos "amém" a isso (rs).
Beijos!
http://www.myqueenside.blogspot.com
Parabéns pela resenha Aline! Estou ansiosa para ler Eve e Adam e espero não me decepcionar. Beijo!
ResponderExcluirwww.newsnessa.com
Oi Aline, tudo bem???
ResponderExcluirBom estou levando todos os seus pontos em consideração... desde a parte de que gostou da protagonista as partes do livro que você disse que ficou com dúvidas e que a história. foi fraca... isso fez com que eu queira ler o livro logo para tirar as minhas conclusões... ele foi muito divulgado e eu gostei muito da capa e da sinopse e mesmo com essa pulguinha atrás da orelha quero ler logo... Xero!!!!
http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/
Aline,
ResponderExcluirSe tem um livro que me decepcionou foi esse. Comecei a leitura de Eve & Adam com altas expectativas e acabei me frustando, os acontecimentos são explicação, a falta de química entre os personagens, e a leitura que não conseguiu me convencer. Apesar de já ter lido algumas resenhas positivas desse livro, deve concordar contigo, ele não aconteceu pra mim também.
Abraços quentinhos!
Patty Santos
Blog Coração de Tinta
Oi Aline
ResponderExcluirParabéns por ter lido o livro para o blog mesmo com a leitura não fluindo e não sendo boa rsrs imagino o quanto foi difícil terminar a leitura, enfim nem preciso dizer que não é livro que pretendo ler e tirar minhas conclusões rsrs neste caso confio em sua opinião rsrs
Beijos
www.livrosechocolatequente.com.br
Oie tudo bem mamãe, não sabia que se tratava de ficção científica esse livro, a capa é bem legal! Sobre a trama não ter te convencido me deixou intrigada, mas somente lendo para saber né! Dica anotada!
ResponderExcluirbjkas
Dani Casquet - Livros, a Janela da Imaginação
Já vi várias vezes o livro, mas nunca comprei por não saber se o livro era bom e nem saber do que se tratava e se o livro realmente valia a pena. Acho que livros que envolvem ficção tem que ser bem feitos e envolventes, os personagens tem que atrair e te fazer querer torcer por eles, infelizmente a sua resenha me deu ainda mais certeza para não ler esse livro. Uma pena, porque a ideia poderia ter sido aproveitada e ser uma coisa incrivel, mas no fim ficou só no podendo ser. Vou dar prioridade para outras leituras, já que não estarei perdendo muito em conhecer a Eve e o Adam...
ResponderExcluirBeijos