Just Listen - Sarah Dessen

Livro: Just Listen - A Garota que Esconde um Segredo
Autor (a): Sarah Dessen
Editora: Farol Literário
Ano: 2010
ISBN 85-3680900-0

"Depois de ter sido pega com o namorado da melhor amiga numa festa, Annabel Greene começa o ano letivo sozinha e sendo ignorada pelo resto da escola. Mas o que realmente aconteceu naquela noite ainda é segredo, que ela não se arrisca a contar para ninguém. Os problemas de Annabel são explicitados pela recusa da família em admitir os próprios problemas, a fissura da mãe para que as filhas virem modelos famosas e Whitney, a irmã do meio, que sofre de anorexia. Uma amizade com Owen, o DJ da rádio comunitária, que tenta constantemente ampliar os gostos musicais de Annabel, fará a tímida jovem aprender a falar a verdade, doa em quem doer."

Oie, tudo bom?

Desde os primeiros vídeos literários que eu assisti no Youtube, eu tenho escutado elogios sobre a Sarah Dessen e sempre tive vontade de ler um livro dessa autora. No finalzinho de 2014 eu (Finalmente!!) resolvi conhecer a escrita da autora e não me arrependi.

Just Listen conta a história da adolescente Annabel Green, uma garota bonita que foi flagrada em uma situação constrangedora com o namorado de sua melhor amiga Sophie durante uma festa. Por causa disso ela começa o ano letivo sendo ignorada por todos os alunos, mas não pode contar a ninguém o que realmente aconteceu naquela fatídica noite.

Annabel faz trabalhos como modelo desde pequena, junto com suas irmãs mais velhas Whitney e Kirsten. Ela é muito bonita e sempre andou com as pessoas mais populares do colégio.

Em casa, Annabel convive com seus pais que não percebem os segredos que ela carrega e com sua irmã Whitney, que voltou a morar com a família depois que foi diagnosticada com anorexia. As dificuldades da protagonista em falar o que sente são um reflexo da sua família, pois nenhum deles aborda os problemas de saúde de sua irmã e muito menos imaginam o que Annabel está passando. Segregada pelos seus antigos amigos, ela inicia uma amizade com Owen, um garoto conhecido por seu temperamento explosivo e que vai ensiná-la a contar sempre a verdade.

É até difícil mensurar elogios dessa história que conseguiu me tocar tanto. Sabe aquelas narrativas que vão te surpreendendo pouco a pouco durante a leitura? Just Listen tem exatamente essas características, pois a autora vai mostrando aos poucos as dificuldades da Annabel em falar o que sente. Ela não percebe que guardar suas frustrações e raiva só faz mal para uma pessoa: ela mesma.

"Bastava ser bom e gentil para não precisar se preocupar com discussões. Mas ser gentil não é tão fácil quanto parece, principalmente quando o resto do mundo pode ser muito mau." (pág. 15)

Meu personagem preferido foi Owen Armstrong, o mocinho desse livro. Ele muitas vezes conseguiu ser mais cativante que a própria protagonista. Owen faz tratamento de gerenciamento de raiva para ser menos agressivo e Annabel começa a observar como ele não se intimida com olhares atravessados ou as fofocas na escola. Ele nunca mente...isso mesmo, ele sempre conta a verdade sem se importar se isso vai magoar ou ferir alguém. Owen faz o que é correto. Além disso, ele está sempre como seu fone de ouvido e aos poucos ela descobre que ele tem uma verdadeira paixão por música.

"Algumas pessoas pensam que gostam de música, mas não têm ideia do que ela realmente é. Elas estão se enganando. Há também pessoas que gostam muito de música, mas que não estão ouvindo a coisa certa. Elas são mal orientadas. E há pessoas como eu." (pág. 78)

A Sarah Dessen conseguiu criar uma narrativa envolvente para falar de um assunto sério. É impossível não sentir compaixão pela Annabel. Muitas pessoas agem como ela, ou seja, fecham os olhos para a realidade e preferem viver uma mentira que só faz mal. Quantas vezes usamos sinônimos ou meias-palavras quando uma amiga pergunta se aquele "carinha" vale a pena? E quando mentimos ao afirmar que estamos bem, mas na verdade estamos tristes ou com raiva de alguém? São pequenas mentiras e omissões que acabam levando muitas pessoas a acumularem sentimentos ruins que só trazem prejuízos para sua mente.

Aos poucos a protagonista descobre novos ambientes, novos mundos e novas músicas. Annabel também começa a perceber as pequenas mentiras que conta no dia a dia e ainda tem que lidar com a maior mentira de todas.

"Seja uma música, uma pessoa, ou uma história, não há como saber de algo quando se conhece apenas um trecho, quando se deu uma rápida olhada ou se viu parte de um refrão." (pág. 138)

Foi interessante a autora abordar um pouco sobre a anorexia através da Withney, pois é uma doença da mente porque pode ajudar pessoas que passam por isso. Fiquei com muita raiva dos pais das meninas, pois parecia que eles preferiam fechar os olhos a encarar a triste realidade da filha do meio. Não dava pra fingir que aquilo não existia, pois as alterações na aparência e no comportamento são evidentes.

A única ressalva que faço são algumas atitudes que a Annabel teve nos últimos capítulos que me irritaram um pouco. Ela se mostrou uma pessoa fraca no momento em que eu mais queria que ela fosse forte. Isso não tirou o brilho da narrativa, mas me deu um pouco de raiva da personagem.

Gostei bastante da escrita da autora e da fluidez com que a história foi contada. É um livro que aborda temas pesados com uma leveza que poucos autores conseguem ter.

Just Listen é um drama intenso e sutil ao mesmo tempo. Conhecemos a vida da Annabel e junto com ela nos emocionamos e aprendemos a escutar sem julgar. Uma narrativa que me conquistou desde os primeiros capítulos.

"Não pense, nem julgue. Apenas ouça."

Beijos!

35 comentários

  1. Oi Aline!
    Eu também leio resenhas desse livro desde que comecei a cessar blogs literários, mas ainda não surgiu uma oportunidade para eu ler... Todos falam super bem da história e acho que eu também vou gostar, mas não quero criar muitas expectativas. Que pena que a protagonista teve algumas atitudes não tão boas no final, mas fico feliz que isso não tenha estragado a narrativa.
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Mas gente, que isso? pega com namorado da amiga? acho que não acreditei muito nisso não. A vida da protagonista é bem complicada, principalmente na família. Nunca ouvi falar da autora, nem elogios, nem nada. O problema de ser ignorada deve ser trágico para ela, ainda mais com olhares ruins. Owen já foi de cara, meu favorito. Adoro personagens explosivos e marcantes ♥, e esse ensino que ele vai trazer a ela! Foi tão bom ler que te tocou. Quero realmente ler agora ( por causa do Owen) '-'. Foi ótimo saber que tu gostou ainda mais dele do que da protagonista, ele parece cativante mesmo. O livro parece leve e ]de leitura fluida. A autora aborda um assunto bem legal e os personagens são bem construídos. Por amar drama, talvez tenha um romance?
    Abraços Aline,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  3. Aline, já tinha ouvido falar desse livro, mas não pensava que poderia ser tão bom assim! Espero poder lê-lo muito em breve, de verdade. Sua resenha me conquistou rs

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não tinha ouvido falar desse livro e nem lido nada por ai sobre... Mas sinceramente eu fiquei curiosa para conhecer a história, pelo jeito deve ser bem do tipo que você disse "que vai surpreendendo o leitor pouco a pouco.", vou ver se consigo ler também. :D

    Beijos
    http://www.garotaeseuslivros.com/
    https://www.youtube.com/user/anacrisinah <3

    ResponderExcluir
  5. A autora já é conhecida, mas eu nunca li nada dela. Necessito ler algo e a resenha me animou, talvez eu me interesse

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Aline!

    Só recentemente ouvi falar da Sarah Dessen, e não sei se esse livro será o que me incentivará a ler mais livros dela. Gostei da maneira como você falou do Owen, ele parece ser um personagem muito interessante. Pode ser que ainda esse ano eu me convença a ler algo escrito pela Sarah! Parabéns pela resenha. Beijos!

    Letícia Valle
    Litteratura Mundi

    ResponderExcluir
  7. Oii.

    Não conhecia a história e nem a autora, mas gostei do enredo. Tenho encontrado resenhas de histórias com assuntos "pesados" ou "fortes" e tenho me interessado por conhecer mais histórias assim. Gostei muito desse mas não encontro em e-book.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Estou "namorando" este livro há muito tempo. Vou ver se eu dou um jeito de comprá-lo nesse ano mesmo.

    Beijos,
    Rafa-Eu + Livros
    www.eumaislivros.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie,
    não conhecia o livro, não faz meu estilo, mas gostei do tema e da sua resenha.
    Vou colocar na minha lista de leitura

    bjs

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bem?
    Esse livro já está na minha lista de desejados faz tempo, todos falam bem e eu estou curiosa.

    fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Nunca ouvi falar desse livro . Mas me pareceu muito interessante . Adicionar mais um draminha na coleção de desejados nunca é demais né kkkkk

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Esse deve ter sido um dos primeiros dramas que eu li, e o primeiro livro da Sarah Dessen ♥ Fiquei apaixonada pela história e pelos personagens, com raiva dos pais da protagonista e um pouco dela no final.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Tenho este livro aqui na estante, mas nunca dei atenção pra ele, até ler sua resenha.

    Eu não sabia do que se tratava, na verdade eu achei que fosse só um romance sessão da tarde. Estou chocada.

    Amei a resenha!!!

    Nossa, vou lá pegar ele agora mesmo e colocar na fila. Gente!! Preciso ler isso!!!!

    Obrigada por abrir meus olhos!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá xará!
    Me interessei bastante pelo livro, ainda mais quando você disse que a autora conseguiu abordar temas profundos com leveza, poucos autores conseguem isso. Gostei também da sinceridade Owen, acho que poucas pessoas são 100% sinceras né? Algumas são sinceras com os outros, mas mentem para si mesmo, e essas geralmente são as piores mentiras...
    Enfim, com certeza entrou para minha lista!
    Excelente resenha!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Aline, tudo bem?

    Amei a resenha, já tinha visto elogios sobre estre livro e agora fiquei com mais vontade ainda de ler.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia esse livro, fiquei bem curiosa em lê-lo, principalmente por abordar questões como a anorexia e relação familiar. Gosto de livros assim. Sem contar que o Owen já me cativou por essa sua breve descrição. *-*

    http://blogconexoesliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Este livro é um dos meus favoritos. Lembro que quando li ele queria ler novamente umas mil vezes.
    Achei a narrativa dele ótima e os personagens bem escritos ♥ ♥

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  18. Oi Aline!

    Já vi esse livro no site da editora, mas nunca dei atenção ao pobrinho...
    Achei que fosse mais algum romance adolescente...
    Puxa! Temas fortes mesmo!
    Minha irmã é modelete, mas não tem essa neura com o corpo. Claro... Todas nos queremos eliminar uns quilinhos, mas nada radical!

    Vou la adc no skoob pra não esquecer!

    Beijokinhaaa!

    ResponderExcluir
  19. Oi Aline!

    Ótima resenha! Gostei bastante do enredo, até então eu não conhecia Just Listen e olha fiquei encantada com o tema, os personagens parecem interessante também, pena que a mocinha ficou meio complicada no final, mas como você mencionou dá para notar que isto não tira o brilho do livro e estou interessada em saber mais!

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem??

    Não tinha ouvido falar desse livro ainda acredita? Mas eu super me apaixonei... Ela conseguiu englobar vários temas que são discutidos hoje em dia em um livro só... E com todos esses elogios sobre a escrita da autora, impossível não entrar pra minha lista de desejados hahaha

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Eu tbm gostei bastante desse livro, amo os livros da Sarah, são simples, porém intensos - assim como vc falou - esse livro é um dos meus favoritos, amei sua resenha, flor
    www.muchdreamer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Li!!!
    Eu já tinha lido sobre esse livro em algum lugar, adorei a resenha e os pontos que ressaltou, e u curto muito livros que abordam temas assim mais pesadinhos! Anotado para conferir! bEIJOS

    ResponderExcluir
  23. Ligeira impressão de que este livro foi feito pra mim rs
    Já fui como Annabel eu acho, guardando as coisas pra mim, me fazendo mal. Acho que intenderia perfeitamente essa história.

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li nada da autora e confesso que não tinha curiosidade com esse livro, mas lendo sua resenha fiquei curiosa, a história parece ser bem bacana, a autora abordar um pouco sobre a anorexia é algo que me deixou interessada também, pois eu gosto bastante desse tema. Enfim, mesmo com a personagem tendo algumas atitudes que irritam, o que eu odeio, acho que eu gostaria muito dessa leitura.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Ola Aline lindona gostei da premissa do livro e os temas abordados, infelizmente muitos aceitam tudo, para evitar discussões e acabam cedendo em tudo, se tornam pessoas sem opiniões, guiadas pelas pessoas. Enquanto outros exalam verdade e opiniões, uma pena a protagonista deixar a desejar em um cena hein, espero que a leitura compense essa atitude dela, já entrando para minha lista de leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  26. Oi,

    Eu tenho muita vontade de ler esse livro, desde que lançou. Mas eu sempre acho ele caro. Vou colocar na minha lista de compras! Hahahaha
    Adorei sua resenha!
    ;)

    Bjs
    Silêncio Que Eu To Lendo

    ResponderExcluir
  27. Olá Aline, que resenha maravilhosa. Tenho muita curiosidade em conhecer a escrita da Sarah e amei a premissa do livro. Principalmente por se tratar de um tema tão delicado e que a autora soube desenvolver. Com certeza irei colocar nas minhas metas de leituras.
    Beijos e sucesso...
    http://chuvaelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Oiee, tudo bem? Eu não conhecia esse livro e me surpreendi durante a sua resenha, nossa a sua resenha me deixou extremamente curioso em relação ao livro e como a autora aborda alguns assuntos de uma forma tão clara e com uma escrita envolvente me deixou curioso. Quando eu li esta frase "pessoas a acumularem sentimentos ruins que só trazem prejuízos para sua mente" eu decidi que teria que ler esse livro, eu sou muito desse jeito hahahaha, infelizmente a minha vida é uma coisa muito complicada e eu me identifiquei muito com o livro, preciso ler URGENTE!!!!

    ResponderExcluir
  29. Oi Line :)
    GENTE, ME APAIXONEI PELOS QUOTES <3 Esse seria aquele típico livro que eu ia me identificar com a personagem, quer dizer, a Annabel parece ser muito legal \o/ Fiquei curioso. Gosto de drama. Só a capa q é meio fraquinha ne? KKKKKKK achei feia.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  30. Impossível mesmo, não sentir compaixão por Annabel.
    Amo dramas e achei o livro uma maravilha.

    ResponderExcluir
  31. Olá Aline, tudo bem?

    Sua resenha está perfeita, mas infelizmente não conseguiu me agradar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Eu sempre amei a capa desse livro,mas não imaginava que era sobre um tema tão profundo,quero muito conhecer a história de Annabel e no que a amizade dela com Owen vai se desenvolver no livro.

    Linda resenha.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  33. Oi Aline,

    Já me apaixonei pelo Owen, gosto de pessoas da vida real ou da ficção que são comprometidas com a verdade, sou do tipo que prefiro dizer a verdade ainda que a pessoa não curta a sinceridade do que levar uma vida de mentiras e falsidade, não convivo legal com isto.
    Outra coisa em sua resenha que me chamou a atenção foi o fato de você informar que é uma obra com aprendizados, procuro sempre aprender com o que leio e com as vivências do cotidiano. Valeu pela dica.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Olá! Adorei a resenha e o enredo do livro, que ainda não conhecia. Já quero ver a personagem aprendendo a dizer a verdade, doa a quem doer e descobrir o que realmente aconteceu no dia da festa. Deve ser um livro desses que te faz ler de uma vez só.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  35. Oi Aline, eu li esse livro já faz bastante tempo, mas lembro que gostei muito da história e dos personagens. Eu adorei o poder da música neste livro.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin