Salvos pelo Amor - Juliane Rodrigues

Livro: Salvos pelo Amor
Autor (a): Juliane Rodrigues
Editora: Lançamento Independente
Ano: 2014
ISBN 978-85-917270-0-1

"Tudo não passava de uma brincadeira de mau gosto. Ofendido por sua ex-namorada, após ser traído por ela, Nic, guitarrista de uma banda relativamente famosa, vê no fato de Clara não ser uma mulher bonita a possibilidade de provar algo. Mas tudo muda quando ele fica doente. Clara tem que se decidir: abrir a porta de sua casa para o guitarrista arruinado ou deixá-lo à própria sorte. A convivência com alguém tão especial fará com que Nic queira mudar e ser salvo por ela. Ele está certo de que Clara é um anjo, mas, anjos existem? Com o convívio, Nic absorve exemplos de Clara e compartilha escolhas que o fazem mudar, mas Clara ainda não está preparada para essas mudanças. Salvos pelo Amor deixa claro que ninguém é tão feio quanto se vê ou tão belo quanto se idealiza."

Oie, tudo bom?

Salvos pelo Amor é um livro que recebi por meio de um booktour e antes de iniciar a leitura eu não fazia ideia da proposta da narrativa. Ao terminar de ler, cheguei a conclusão de que é um lindo romance capaz de conquistar o coração de muitos leitores.

Clara é uma jornalista que trabalha como assessora de imprensa em duas gravadoras. Ela é a responsável pela banda Ribanas, do guitarrista Nic, mas os dois nunca trocaram mais do que duas palavras. Clara é uma mulher comum e considerada feia por algumas pessoas. Cresceu em um orfanato onde ela era a única menina, veste roupas largas, tem um cabelo bagunçado e é muito devota a Deus. Já Nic, é um cara que sempre teve tudo, mas divergências familiares o fizeram se afastar da família e ele se tornou uma pessoa dependente da bebida.

Depois de desmaiar e ser encontrado pela Clara, Nic é levado ao hospital onde descobre que está com hepatite e que necessita de cuidados especiais. Sem coragem de pedir ajuda aos pais e sem amigos a quem recorrer, não sobra mais ninguém disposto a ajudá-lo. Nic vai parar na casa de Clara onde ela o hospeda para que ele se recupere. No começo a situação é estranha para ambos, ele se acha superior, reclama muito e muitas vezes chega a dar respostas atravessadas. Ela é uma pessoa extremamente bondosa, mas que não está acostumada a dividir sua casa com um homem. O bom coração de Clara acaba mudando a vida do músico de uma forma inesperada.

"Nic se negou a amar uma mulher a quem ele mesmo chamou de feia muitas vezes. Agora não era isso que o incomodava. Ele estava mudando por ela e para ela, e o fato de ela ainda olhar para ele do mesmo modo que olhava para o Nic de antes o deprimia." (pág. 157)

O romance entre os dois é algo improvável, mas totalmente belo e cativante. São dois opostos como água e óleo que descobriram através da convivência como o amor pode ajudar a transformar uma pessoa. Clara é chamada de anjo durante a narrativa e, exatamente como um ser celeste, ela se torna alguém especial na vida de Nic.

Clara é uma protagonista bondosa, engraçada, batalhadora, religiosa e um pouco enigmática. Seu maior problema é sua baixa auto-estima que faz com que ela não acredite que possa ser amada por alguém. Ela não se importava em andar despenteada e com roupas largas, mas se preocupava em nunca encontrar um grande amor para ter uma família. Ao contrário de Clara, Nic sempre foi muito bonito e confiante. Ele sempre viu a Clara como um patinho feio e a convivência vai fazendo com que ele enxergue além da mera beleza física. 

Como minha amiga Andressa disse para mim, a proposta desse livro lembra um pouco a novela Betty, a Feia. Sem fazer muitas comparações, Salvos pelo Amor possui um fundo bem mais construtivo, filosófico e religioso. A autora pontua a religião em diversos momentos da história, mas nada excessivo. Ela usa alguns ensinamentos bíblicos para mostrar como é importante perdoar, demostrar compaixão e amar o próximo.

"Não havia jeito de amar sem se entregar, e como se entregar a alguém que pode errar? Amar era, sim, complexo demais para a compreensão de Nic, e amá-lo era insano." (pág. 225)

No começo a Clara não me convenceu muito com seu jeito de anjo e achava suas atitudes forçadas e bondosas demais. Só depois eu percebi que a personagem tem atitudes que todos nós deveríamos ter, mas sempre optamos por sermos mesquinhos ou indiferentes. Nós recusamos a ajudar as pessoas simplesmente porque é mais fácil ignorar as dificuldades e o sofrimento.

A escrita da autora é rápida, leve e com uma linguagem atual. Porém, em alguns momentos a escrita ficou um pouco confusa e alguns elementos inseridos deixavam a dúvida se a história foi ambientada no Brasil ou em outro país.

Salvos pelo Amor é um belo romance nacional que nós ensina a valorizar as pequenas coisas na vida. Os protagonistas mostram que o amor pode parecer utopia, mas é um dos melhores sentimentos que existe.

"Esse é o problema do amor, não dá para ser vivido a sós ou secretamente, não sem se machucar. Tinha que ser compartilhado. Amor vivido do jeito certo não se preocupa em continuar amando, mas em fazer com que o outro tenha razões para tal. E ele faria isso." (pág. 276)

Beijos!

29 comentários

  1. Oi, Aline!
    Não conhecia o livro ainda e achei a proposta dele bem legal. Parece ser um romance encantador e com uma mensagem linda!

    Beijos, Fer.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie Aline,
    Nossa não conhecia o livro, mas achei bem legal. Por ser nacional já vai para a minha lista de futuras leituras

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Também não conhecia o livro, mas gostei bastante da história. Estou vendo que vou querer dar uns tapas nesse Nic...haha' anotei na listinha de desejados :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ola Aline estou com esse livro desde a Bienal de SP acredita heh , conheci a linda Juliane aliás pura simpatia, e lendo sua resenha preciso correr para ler esse livro que pelo visto irá nos presentear com lindas e belas mensagens. As vezes estamos tão acostumados a ver as pessoas fazerem o errado e quando uma faz o certo estranhamos . Olha a que ponto chegamos ?. Correndo para ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Aline-flor!
    Menina, lá vou eu adicionar mais um livro aos que pretendo ler. Adorei a sua resenha. Não assisti a novela que citou, mas conheço a história e gosto da proposta. Acho que um bom livro é aquele que nos deixa algo, sabe? Que nos ensina a sermos melhores. E parece que a autora Juliane conseguiu fazer exatamente isso. Ela conseguiu transmitir o valor da bondade e da fé, o valor da amizade e do amor verdadeiro. Espero mesmo ler esse livro em breve, mas é uma pena que esteja com o $ contado nesse final de ano (rs). Estou precisando de uma leitura assim, sabe? Que me encante e me leve a sorrir bobamente diante de um casal que passa a amar um ao outro de modo tão desprentensioso.

    Beijos, flor!
    Linda resenha.

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não conhecia o livro, mas já quero! Adorei a premissa! Parece ser um romance encantador e comovente!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Aline.

    Ainda não participei de nenhum Booktour, mas acho que esse mês mudo isso. Adorei a capa desse livro e gostaria muito de ler. Adoro romances e esse parece ser perfeito pela sua resenha. Tentarei entrar em contato com a autora. >.<

    Paradise Books BR

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Não gostei da capa não '-'. Mas juro que achei o enredo uma graça. O fato de Clara decidir ajudar ele com todos esses problemas familiares dele.
    Não gostei tanto da atitude dele de início. Não curti tanto a Clara, ela me parece muito ingênua e bobinha por conta da religião, e também o fato de 'auto-estima'.
    Tive uma visão de uma protagonista bem chata e santa. Já assisti Betty a feia, mas ela não pareceu tão tonta assim (desculpe).
    Fora isso, o amor deles parece ser bem leve e super fofo.
    Abraços Aline,
    ThayQ.
    http://leituras-insanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oiee

    Eu li esse livro também e adorei a história algumas coisas deixaram a desejar claro principalmente nas partes de música mas com certeza é um livro que passa boas mensagens e eu gostei muito de ter lido.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá Aline, como vai?
    Achei a capa um amor. E a premissa achei bem interessante. Não faz muito o meu gênero, mas fiquei bem curiosa em relação os personagens e a história.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos e muito sucesso.
    http://chuvaelivros.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  11. Essa é a segunda resenha que leio a respeito desse livro.
    A capa é tão fofa *.*
    Geralmente não gosto muito de histórias que tenham um lado mais filosófico e religioso, mas acredito que poderia gostar dessa.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  12. Não precisa se dizer mais nada, somente quero o livro, amo romances, e esta capa esta impecável.

    ResponderExcluir
  13. Oi Aline,
    desde que a Dressa falou desse livro, tenho vontade de ler. Ver que você também gostou me anima mais ainda.
    Pena que tenha partes confusas, eu sou mega detalhista e acho que ia ficar doida com isso, tentando encaixar as cenas, saber certinho onde se passa a história, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  14. Não acho o romance deles tão improvável assim, afinal, isso é o que sempre acontece nos livros rs :/
    Parece ser um romance bonito, alcançado com o tempo e convivencia o que é melhor.

    ResponderExcluir
  15. Ei Chefa, tudo bom? Espero que não chova aí em Brasília por eu estar passando por aqui UHSUSHUHS =P

    Boa resenha, mas nem preciso dizer que não é meu estilo né ? rsrs

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o livro, amei a capa e a premissa, sua resenha me ganhou, espero ter oportunidade de ler em breve
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Nossa, olhei para a capa e pensei: vou gostar dessa resenha com certeza, e quando vi que havia sido um lançamento independente, fiquei surpresa, por que costumo não aprovar as capas desse tipo de meio.
    Uma coisa que pretendo trabalhar nesse novo ano, é minha dedicação em ler mais livros nacionais. Eu já tinha uma lista bem longa com ótimos títulos, mas depois de ler essa resenha, esse livro virou prioridade. Me parece uma daquelas histórias que vai te ensinar muito, e fiquei curiosíssima para saber como se desenrola a história desse casal.
    Bela resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi Aline,

    Gosto muito de histórias que nos deixam lições ou instigam e nos motivam a refletir sobre algumas questões e pelo que li na sua resenha este livro é assim.
    Sabe, conheci a autora na Bienal de SP, fui ao stand para falar com a Josy Stoque e acabei conversando a Juliane que é um amor de pessoa e comprei o livro que ainda não li, mas com sua resenha, creio que ele passará na frente de alguns da fila. Eu só gostei da impressão em folhas brancas, mas é um detalhe apenas.

    beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá Aline!
    Fique maravilhada com essa história. É bem o tipo de livro que gosto de ler. Amei saber que Clara é bondosa e muito religiosa! Nic com certeza aprendeu muito com ela. Vou anotar essa dica e assim que puder vou ler.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Aline,

    você sabe que eu adoro romances nacionais, né? Já tinha visto a resenha desse livro antes, achei interessante, mas não sei se eu leria por enquanto =)

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  21. Aline estou participando de um booktour deste livro, espero me surpreender! <3

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  22. Achei linda a história, me lembra um pouco "Um Amor pra Recordar", o casal principal também era o oposto um do outro, ele achava ela feia desengonçada, mas ao contrário de "Salvos pelo Amor", quem acabou precisando dele foi ela.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Oi Aline, tudo bem?

    Eu amei sua resenha, só de ler a sinopse eu me interessei, mas ao terminar de ler a resenha eu pude compreender muito mais como este livro deve ter uma história linda e tocante. Estou super ansiosa para ler.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. "Ninguém é tão feio quanto se vê ou tão belo quanto se idealiza." Concordo!
    Interessante essa frase.
    Não gosto de personagens bondosos demais. Simplesmente, não acredito nisso.
    Na vida real, todos temos um pouco de mocinho e um pouco de vilão.
    Sempre acho forçado quando o personagem é apenas bom.
    Achei a história um pouco batida. Há vários livros que contam a mesma história.
    Você mesmo citou Betty, a Feia.
    Enfim, me pareceu mais do mesmo.
    Acho que a leitura não me prenderia.

    ResponderExcluir
  25. Hey, Aline!
    A sinopse do livro me chamou muita atenção, mas, depois de ler sua resenha, você fez com que o livro me ganhasse! Parabéns!

    Abs

    ResponderExcluir
  26. Oi Aline,
    Mais um nacional, fico muito feliz de vê-los ganhando espaço ^^
    Mesmo sendo encantador, não sei se o leria por agora.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  27. Oi Aline!
    Não conhecia o livro, mas gostei muito de conhecê-lo! Foi uma grata surpresa! Lembra realmente a novela e um outro livro que lia pouco tempo making faces! Gostei bastante!
    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Não gosto muito de romances, mas esse me interessou, pois amo a novela que você citou, e ver um romance nascido entre uma "feia" e um cara orgulhoso vai ser ótimo!
    Excelente resenha! Um abraço!

    ResponderExcluir
  29. Tenho q comprar esse livro <3
    Um romance lindo..

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin