Beleza Estranha - Tércio Ribas Torres + Promoção

Livro: Beleza Estranha
Autor (a): Tércio Ribas Torres
Editora: Faces
Ano: 2013
ISBN 978-85-63609-58-8

"Beleza estranha é a história de Roberto. A história de Roberto é a história de uma relação afetiva, da dinâmica de uma família em torno de um pai autoritário e controlador. Um pai que faz com que Roberto, menino, sinta muito cedo a dor da rejeição paterna e busque encontrar o seu lugar, mudar o rumo da sua vida. A decisão de mudar instalou-se a partir de uma revelação dolorosa a que teve acesso inesperadamente. A história de um homem que constrói a sua vida a partir das carências instaladas pela falta de afeto paterno, pela observação do sofrimento da mãe."

*Livro cedido em parceria com o autor.

Oie, tudo bom?

A primeira vez que li uma resenha desse livro eu fiquei curiosa com a proposta da história e resolvi firmar parceria com o autor Tércio Ribas no intuito de conhecer melhor a obra.

Beleza Estranha conta a história do Roberto, com uma narrativa desde a sua infância até sua vida adulta. Tudo começa quando ele se muda com toda a família para uma cidade do interior. Passamos a conhecer um pouco da sua rotina repleta de momentos de autoritarismo e agressões do seu pai. Roberto sempre quis entender porque seu pai era tão ruim com ele e seus irmãos, mas parecia que ele sempre era mais severo com Roberto. Além disso, seu pai também insultava e batia em sua mãe por qualquer coisa.

"Roberto chegou e olhou pela porta da sala. Nem parecia sua casa. Estava tudo tão calmo. A luz fraquinha na sala. A mãe mexendo em uns panos. O ambiente estava tranquilo. O coração da família parecia bater outra vez. Roberto tinha a esperança de ver o pai mais suave. A mãe e os irmãos mais felizes." (pág. 31)

Durante a leitura pude perceber duas temáticas importantes: o crescimento pessoal de Roberto e as agressões físicas que sua mãe sofria. O autor conseguiu expor essa situação tão comum em nosso país e como ela é insustentável para filhos e mães. Várias vezes eu me perguntei: "Por que ela não sai de casa e larga esse homem?". Porém, a realidade nem sempre funciona com essa racionalidade, e muitas vezes elas precisam se submeter a humilhações durante anos.

Roberto é um protagonista que sofre muito e possui poucos momentos de felicidade plena. Tive a impressão de que tudo conspirava para deixar sua vida pior. Fiquei com muita pena dele, mas para mim esse personagem funciona como um reflexo do próprio povo brasileiro que passa atribulações durante toda a vida.

Com pouco mais de 100 páginas, Beleza Estranha possui capítulos curtos e uma narrativa extremamente rápida. É o típico livro que você consegue ler em um dia. Apesar de ser uma leitura dinâmica, no começo a leitura não engrenou, mas as frases curtas inseridas ao longo do texto conseguiram me envolver.

"Estranho como a gente cresce e a união diminuiu." (pág. 65)

O que mais curti na história foram as reviravoltas que ensinaram não só o Roberto, mas que me levaram a uma reflexão. Durante a leitura eu não entendia porque o título era Beleza Estranha, mas ao encerrar o livro eu passei a entender que a vida realmente possui uma beleza torta, insana e estranha. A vida nem sempre ocorre de uma forma certa e delimitada.

Beijos!

Quero agradecer o carinho do autor e a parceria. O Tércio Ribas foi muito gentil e enviou outro exemplar para sorteio aqui no blog. Quem tiver interesse em participar, basta comentar na resenha e preencher o formulário abaixo:



a Rafflecopter giveaway

37 comentários

  1. Olá Aline, bem legal a promoção, só não vou participar por que já ganhei o meu, deixar chances para quem não leu, e espero que gostem.
    Abraços,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  2. #Sorteio #Sorteio
    Que legal que ele mandou o livro!!

    ^^Mais livros!!

    Beijoss Aline!!

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem? O livro parece ser bem interessante!

    Boa sorte aos participantes ;)

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Eu li esse livro e gostei, uma história tocante, também estou fazendo sorteio do livro. Gostei da resenha.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ganhei esse livro e to esperando um tempinho para lê-lo, mesmo curto parece ter uma boa lição pra gente.

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline

    Também já li esse livro em parceria com o autor e gostei bastante das mensagens que o livro passa.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  7. Gente que resenha mais persuasiva! Adorei e já quero ler esse livro.
    Gosto de livros que nos ensinam e mostra um pouco do nosso país. São livro tão educativos que as pessoas tem que ler.
    Gostei mais ainda que é de um autor nacional.
    Parabéns pela resenha \o/
    Beijos Pão de Queijo!

    ResponderExcluir
  8. Nao é do tipo de livro que eu costumo ler, mas parece ser bem interessante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Aline,
    Muito fofo o autor em disponibilizar um livro para sorteio ^^
    Parece ser um livro doloroso =(
    As frases curtas com certeza ajudam na leitura.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Acho que já tinha ouvido falar desse livro, mas não o conhecia direito. Gosto bastante de histórias realistas, e ver os personagens passando por cima dos problemas e seguindo em frente sempre me motiva. Já coloquei na listinha :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Gostei da resenha Aline. O fato dele abordar um problema que é infelizmente é o pano de fundo de muitas famílias me deixou bastante interessada. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  12. Realmente achei a situação do Roberto horrível, com esse pai ruim que ele tem que maltrata todos na sua volta. A criação deste garoto realmente pode estar perdida se ele tiver uma mente pequena e fraca, mesmo sendo uma criança. Vendo o sofrimento e agressão da própria mãe também, dentro da própria casa. E realmente, tem mulher que gosta de se submeter a humilhação e tratamento como nem um animal merece.
    Achei que merece mais páginas, parece uma história bem profunda e intensa. Meu chegando e quero ler, eu disse que não ia participar mas vou, caso ganhar posso dar para alguém de natal, minha prima também ama ler .
    Abraços Aline,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  13. Oie,
    nossa não conhecia o livro e acho que nem o autor.
    A leitura parece um pouco pesada, mas por outro lado muito interessante.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  14. O enredo é bem o retrato de diversas famílias no mundo todo...dos abusos sofridos e da questão do desenvolvimento do indivíduo a partir de situações difíceis durante a infância...
    Com certeza é um livro que me chamou a atenção!
    Dica anotada!
    Quanto ao sorteio, boa sorte às participantes =)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Oi, flor!
    Gostei da sua resenha. Eu aprecio autores como Tércio, que procuram retratar a realidade crua e nua, que por vezes ignoramos na nossa sociedade – e até mesmo na nossa família. Eu tive uma prima que viveu uma relação assim. Quantas vezes tentamos ajudar. Quantas vezes chegou a prestar queixa. Mas não conseguiu sair da condição de vítima e acabou se suicidando, deixando dois filhos pequenos. Foi uma grande tristeza na família… Nos sentimos impotentes. Eu imagino as marcas que essas crianças hão de carregar consigo. A história da violência que já tirou delas algo insubstituível.
    Tenho certeza de que me emocionaria com a história do Roberto. Espero ler um dia… Vou participar da promoção e torcer (rs).

    Beijos, flor!
    http://myqueenside.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu não me interessei muito pelo livro, achei a sinopse muito crua... Mas sendo de um autor brasileiro acho que daria uma chance para prestigiar a literatura nacional... Achei o tema atual e concordo que o personagem da margem de comparação com o povo brasileiro que é tão sofrido.
    Parabéns pela parceira com o autor!
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi, Aline.

    Essa é a segunda resenha que leio desse livro e ambas as pessoas apreciaram bastante a leitura. Realmente a vida tem uma beleza estranha. >.< Um título bem sugestivo. Um livro bem curtinho né, deve ter sido uma leitura bem dinâmica. Parabéns pela parceria.

    Paradise Books BR

    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Olá Aline!
    Eu já tinha lido outras resenhas sobre esse livro e me interessei bastante.
    A história parece ser daquelas que nos fazem refletir.
    Quero muito ler!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Engraçado como as aparências enganam, né... Eu achei a capa muito bonita, mas mesmo assim não dava nada por ele! Depois de ler sua resenha, passei a ter outra visão, pois ao que tudo indica é um livro profundo e que passa uma mensagem importante. Fiquei até mais interessada!

    PS: tá rolando um sorteio do livro A Garota que Eu Quero, lá no blog! Pra participar é bem simples: basta ser seguidor! Corre lá!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/2014/11/promocao-ano-novo-livro-novo.html

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Nossa que história triste... mas é como vc disse é a realidade de muitas famílias, eu mesmo conheço uma mulher que não entendo porque ainda continua casada sofrendo do jeito q sofre...
    bjos

    ResponderExcluir
  21. Parece retratar a realidade né? Conheço uma mulher que sofre com agressões em casa, e quero ler esse livro por ter isso no enredo.

    Blog

    ResponderExcluir
  22. Sou tão chagada a livros que relatam fatos da vida de alguém ainda mais desde o começo da sua infância.
    E desde o inicio da resenha achei ruim o fato de Roberto não tem o amor de um pai.

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pela parceira, esse livro tem uma historia muito triste, mais muito envolvente.
    Espero ter sorte rsrsrsr foi legal da parte do autor enviar um exemplar *-*

    ResponderExcluir
  24. Não conhecia o livro, mesmo com sua resenha me ganhando, vou deixar pra pesquisar mais pelo livro. Boa sorte aos participantes
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi Aline, tudo bem
    Saudades de vir aqui!!!!!
    Sabe eu sempre me fiz a mesma pergunta, as vezes eu entendo porque elas não largam o marido agressor (marido, namorado, noivo, e pior, as vezes, pai, padastro), mas na maioria das vezes eu não entendo e não aceito. Esse assunto é muito difícil, gostei muito do autor usar seu espaço para denunciar esse crime.
    O livro parece ser muito bom e tudo indica que vai mexer com a gente.
    Participando!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Opa , FIQUEI BASTANTE ANIMADO PARA A PROMOÇÃO ! NÃO CONHECIA , MAS SUA RESENHA ME DEIXOU COM MUITA VONTADE DE LER !

    ResponderExcluir
  27. Olá Aline, achei a premissa bem interessante, e é um assunto que deve ser lido! Mas quero entender os motivos que o autor deu para tais atos, de ambos os lados, com certeza seria uma leitura valida para mim!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  28. Oi Aline, tudo bem ?
    Eu conheço esse livro, ja havia visto resenha dele antes. A sua resenha está bem legal e me deixou com vontade de conhecer o livro de perto, ver como Roberto vai levando a vida com todas essas dificuldades e descobrir se a história tem mesmo um final bom.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  29. Oi Aline,

    eu não conhecia o livro, mas gostei da resenha. A história do personagem é bem interessante de ser acompanhar.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi...gosto de livros que me passem algo, alguma lição, algum aprendizado. Ou que simplesmente me toquem de alguma forma, e esse livro me parece ser esse tipo de leitura.

    Amei a sua resenha, fiquei curiosa.

    bjs

    ResponderExcluir
  31. Olá, amigos! Obrigado pelos comentários. Sorte pra quem está participando do sorteio. Aline, muito obrigado pelo apoio! Parabéns pelo site. Grande abs.

    ResponderExcluir
  32. Oi Aline!

    Achei muito interessante Beleza Estranha, um livro que parece envolver o leitor e esses ensinamentos que o personagem encontra, me deixou curiosa, vou participar do sorteio, quem sabe dou sorte. :D

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  33. Hey!
    Aaaaai, todo mundo falando de "Beleza estranha" e parece que sou a única que ainda não li... Fiquei mais ansiosa para ler depois da sua resenha!! Posso ganhá-lo através do sorteio! Tentarei! aguidafs@hotmail.com
    Beijos

    ResponderExcluir
  34. Olá!
    Nossa, que interessante saber que um livro relativamente curto consegue abordar tantos assuntos profundos com a precisão que você retratou na resenha. Acho que obras assim podem, sim, ajudar as pessoas a refletir um pouco mais a nossa realidade, e talvez repensar suas próprias realidades e modos de ser e de fazer as coisas.
    Com certeza vou tentar a sorte para ganhar um exemplar, e desde já deixo meus parabéns ao autor pelo trabalho e carinho por disponibilizar sua obra.
    Ótima resenha, adoro as citações que você coloca durante as resenhas. Beijos!

    ResponderExcluir
  35. Nossa! Adorei a resenha.
    Não conhecia o livro, mas, senti-me aflita apenas lendo a resenha.
    Como você disse: "a realidade nem sempre funciona com essa racionalidade, e muitas vezes elas precisam se submeter a humilhações durante anos." Tem razão.
    Eu curso Psicologia e nós estudamos muito isso, sabe?!
    Há muitas variáveis envolvidas em um casamentos: filhos, dinheiro, a própria história do casal. Muitas pessoas não entendem, mas, não é tão simples assim se separar do marido.
    Achei muito interessante o autor trazer isso em seu livro.
    Deve ser uma narrativa muito rica.

    Ah, já estou participando do sorteio. =D

    ResponderExcluir
  36. Esses livros que tratam de temas familiares e de relacionamento entre pai e filho sempre mexem comigo.
    Li alguns livros mais reflexivos esse ano que gostei muito.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  37. Parece ser mesmo um livro bem rápido de se ler, e bem realista também, deve ser uma leitura chocante por mostrar a violência doméstica. Fiquei bem curiosa pra ler!
    Amei a resenha! Bjs <3

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin