Vida Organizada - Thais Godinho

Livro: Vida Organizada
Autor (a): Thais Godinho
Editora: Gente
Ano: 2014
ISBN 978-85-7312-971-7

"Muito se fala em organização. São muitos os métodos e conceitos que transformam o desejo de ser organizado em algo quase inalcançável, como se precisássemos ser perfeitos e deixar a casa com cara de revista de decoração todos os dias. Mas quem tem tempo para isso quando a rotina é tão insana que não sabemos se cuidamos da casa, da família, do trabalho ou dos nossos sonhos primeiro? Thais Godinho tem um caminho. Ela acredita que a organização é o segredo para que possamos viver uma vida coerente com o que somos e, para isso, criou a máxima definitiva para o método que pode, sim, permitir que você alcance seus objetivos: tenha o sistema que funciona para você. Neste livro, a autora mostra diversas possibilidades para que você consiga fazer o que deve fazer em todas as áreas da sua vida: casa, trabalho, família, de modo que você nunca perca de vista o que realmente importa. Pare de se afogar em uma rotina que não lhe traz satisfação e que parece ser uma sucessão infinita de metas que você não consegue cumprir. Chegou o momento de respirar fundo e tomar uma decisão muito importante: ser uma pessoa organizada a partir de hoje!"

*Livro cedido em parceria com a Editora Gente.

Oie, tudo bom?

Eu adoro ler artigos e blogs sobre organização pessoal, mesmo que não consiga seguir todas as propostas que os especialistas recomendam para deixar a vida mais arrumada. A Thais Godinho é dona do blog Vida Organizada e a conheci através do seu site. Quando descobri que ela lançaria um livro sobre o tema, fiquei ansiosa pela leitura e fui surpreendida com um ótimo livro sobre o assunto.

Vida Organizada é um livro de não-ficção que fala sobre organização pessoal de uma forma super tranquila e acessível. Quero deixar claro que esse livro não te ensina a ser escrava da limpeza de casa ou da organização do seu quarto, ele mostra e dá ótimas dicas de medidas eficazes para ter tempo para seus sonhos, metas, trabalho e família. 

"O que vou mostrar para você é que se organizar não significa desperdiçar tempo, mas simplificar a vida, ganhando horas preciosas. Mesmo trabalhando, estudando, cuidado dos filhos e gastando horas de condução (ou de trânsito) todos os dias, é possível se organizar aprendendo a priorizar suas atividades." (pág. 19)

Ela dividiu o livro em vários capítulos explicando ao leitor como alcançar seus objetivos, como ter uma agenda organizada (e permanecer com ela durante um ano), explica como criar uma rotina e ensina a manter a casa em ordem. O que mais gostei nos textos é que nada é imposto e tudo pode ser adaptado a sua rotina e sua vida. Nada de regras sobre o que fazer, você vai lendo e decidindo suas prioridades e metas.

Além disso, comecei a pensar sobre como perdemos tempo com coisas que não acrescentam em nada no nosso dia a dia. Ela dá o exemplo de projetos que realizamos sem o devido interesse e como acabamos perdendo um tempo precioso que poderia ser empregado em algo mais prioritário. Foi meio que uma indireta para mim, pois a dois anos e meio eu faço um curso de francês que me ocupa seis horas semanais (incluindo aulas + trânsito), mas é algo que encaro como uma tortura. Não sei se vou continuar com as aulas, mas vou parar de encarar como uma desistência e sim como uma mudança de foco nas minhas prioridades.

"Particularmente, acredito que a vida seja muito curto para perdermos tempo com o que não amamos, e isso inclui pessoas, trabalho, projetos, tudo. Infelizmente, não dá para ser assim o tempo todo e precisamos enfrentar algumas coisinhas chatas na vida porque é desse modo que o mundo funciona. No entanto, também sou a favor do poder da mudança, que todos nós temos." (pág. 74)

A diagramação do livro está impecável, com letras coloridas, fonte confortável e pequenos detalhes nos textos em lista. As páginas são interativas e o leitor é convidado a dividir suas opiniões e percepções sobre cada tema escrevendo no próprio livro. Por exemplo, a autora pede que a gente escreva nossos sonhos a longo, médio e curto prazo. Pode parecer simples, mas é extremamente importante para definir metas e começar a trabalhar nelas a partir de hoje. Chega de deixar o planejamento apenas para o fim de ano!


Eu já conhecia alguns métodos da Thais por causa do seu blog, mas todas as dicas e informações foram válidas e importantes de alguma forma. No capítulo onde ela fala sobre limpeza da casa, ela deixa claro que você não precisa ser escravo da faxina para ter uma casa limpa e organizada. Outra dica bacana é que sempre haverá desorganização, a casa nunca será perfeita e aceitar isso deixa a vida mais leve.

Portanto, você que vive reclamando da falta de tempo, esse livro é recomendado para você. Com a correria do dia a dia, sobrou pouco tempo para realizarmos tarefas prazerosas ou até para o lazer. A dica é conciliar os diversos papéis de sua vida de forma consciente e funcional. Eu já comecei a praticar alguns ensinamentos: vou me desfazer da minha coleção de revistas, pois nunca mais ia reler; e criei uma planilha para organizar as promoções que o blog participa com datas, endereços e informações importantes.

"Ficar lamentando a falta de tempo é até enfadonho, visto que ninguém hoje em dia tem tempo. Faça o melhor que puder, nem que seja bem pouco, pois isso é melhor do que não fazer nada." (pág. 133)

É possível encontrar vários posts interessantes no site Vida Organizada (favorito no meu computador) também. Vida Organizada é uma leitura extremamente dinâmica, direta e totalmente adaptável a todos os leitores. Mesmo não sendo um livro de ficção, ele me fez refletir sobre meus verdadeiros sonhos e minhas metas nos próximos anos. Foi um ótimo exercício de reflexão, descobertas e novos planos!

Beijos!

35 comentários

  1. Oi, Aline.

    Eu conhecia o livro, mas não tive grande interesse em ler ele. Eu até tento ser organizada, mas não está na minha personalidade. Acho que mesmo fazendo a leitura iria manter uma rotina por algum tempo e depois parar com ela totalmente. Vou dar uma olhada no blog que indicou.

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Paula. O blog da Thais é ótimo!
      ;)

      Excluir
  2. Oie,

    infelizmente não curto muito não ficção, então não compraria, mas se eu ganhasse leria, pareceu interessante.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Esse blog é excelente! Eu baixei um e-book sobre organização que ela disponibiliza no blog dela :) Quero ler o livro do blog.
    Fiquei mega feliz quando ela tava lendo meu livro hahaha
    Bjs
    literalmentefalando.com.br

    ResponderExcluir
  4. Confesso que não gosto muito de livros de autoajuda, mas esse livro eu leria, com toda certeza. Sou totalmente desorganizado e eu acho que esse livro me ajudaria bastante.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro

    ResponderExcluir
  5. Sou uma pessoa que simplesmente não consigo ser organizada no meu dia a dia, então sempre pego dica na internet. Melhorar ainda encontrá-las em um livro!!

    Beijos, O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  6. Oie Aline =)

    Ah!! Se eu ler esse livro, ai que vou me torna uma neurótica com organização rs...
    Sempre brinco que no futuro vou desenvolver algum tipo de toque, de tanta mania de organização que eu já tenho XD

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ane, acho que você iria gostar bastante desse livro. Se você já é organizada, ele vai aprimorar seus dons de organização.
      ;)

      Excluir
  7. Preciso ler esse livro!!!
    Minha vida tá uma bagunça!
    Parecem ser dicas preciosas mesmo!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rízia. Não faltam dicas úteis e bacanas. Recomendo muito!

      Excluir
  8. Oie
    Nossa, não conhecia esse livro, mas o tema dele é ótimo.
    Eu até sou organizada, mas as vezes sabe como é né....
    Fiquei com bastante vontade de lê-lo.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Apesar de não gostar muito desse tipo de livro, mas esse seria um dos que gostaria devido ensinar algo muito importante. Bom compartilhar sua descoberta, obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Tenho que ler esse livro!
    Sou uma pessoa bem desorganizada.. Eu começo e depois deixo para la.. Preciso me organizar mais com os trabalhos e uma distribuicao melhor do meu tempo.
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camylla eu sempre sonho em organizar melhor o meu tempo.
      ;)

      Excluir
  11. Mesmo sua resneha mostrando o quanto o livro e o blog da Thais em si iria me ajudar, por olha desorganização é meu sobrenome, eu passaria o livro, não curto o genero.
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Aline,

    eu preciso deste livro! Pense em uma pessoa super desorganizada, pois essa sou eu. Quem sabe com esse livro eu consiga melhorar um pouco né.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Caroline, recomendo o livro e o blog dela, pois tem várias dicas para quem está começando a se organizar.

      Excluir
  13. Oi Aline..
    Acho que este livro cairia como uma luva para mim agora. Estou precisando de mais organização em tudo.
    Ameeeei a dica.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie,
    Pode parecer um pouco de arrogância, mas não gosto muito que digam como devo dirigir minha vida, então não curti muito o livro. Mas é uma boa dica.
    Bjs
    Amanda Nery
    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  15. Gente, eu não conhecia o site da Thais!
    Gosto muito de ler sobre dicas de organização, entre outros assuntos, apesar de muitas vezes não aplicá-las no meu dia-a-dia. Mas como tá chegando o final do ano e a gente sempre faz planos para o próximo (hehe) tô afim de comprar esse livro e começar com o pé direito!
    Parece ser muito interessante!

    Beijos,
    Maira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maira. Acompanhe o blog dela, pois tem muitas coisas bacanas. O livro também está rico em informações úteis.
      ;)

      Excluir
  16. Oiee

    Não conhecia o blog dela, e amei algumas dicas que você deu na resenha, realmente é importante se organizar em algumas coisas, eu me considero até que meio organizada sim mas não costumo fazer planejamentos nenhum e isso talvez seja interessante para conseguir conquistar o que quero.

    Muito legal a dica de leitura e irei anotar no meu favoritos para ler muito em breve com toda certeza.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dressa acho que você vai curtir esse livro. É bom para estabelecermos metas e sonhos também.
      ;)

      Excluir
  17. Oi Aline!! Eu sou a desorganização em pessoa!! Eu até tento, mas 2 minutos depois já está tudo desorganizado de novo...rsss! Eu conheço o blog e adoro, já li vários posts super interessantes também e agora estou com vontade de ler o livro!!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Chefa eu adoro livros desse genero, eu sou um pouco crica com organização, ainda mais por que o rodrigo tem toc kkkkkk vou adorar ler esse livro!
    Bjks

    ResponderExcluir
  19. Oi Aline,

    Eu preciso muito acompanhar esse blog, tem dias que acordo com o espirito da organização, arrumo tudo, organizo meu guarda-roupa, minha rotina, depois de dois dias já está tudo desorganizado novamente. Tipo sou uma negação.

    Não costumo ler livros desse gênero, mais esse me parece bem interessante.

    Bjks

    Patty Santos
    Blog Coração de Tinta

    ResponderExcluir
  20. Eu não gosto muito de livros de não-ficção, costumo achar eles chatos mas esse livro parece compensar a leitura. Eu tenho bastante tempo livre, até demais rs e mesmo assim não consigo organizar tudo na minha vida. Acho que essas dicas seriam uma boa ideia pra mim.

    ResponderExcluir
  21. Aline adorei saber mais desse livro e desde seu lançamento ja esta na minha lista de desejo. Também conheço o blog dela e adoro ler e praticar sua dicas.
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  22. Nao gosto muuuito deste genero! Sei lá nao me chama atenção de forma alguma. Entende?
    Mas acho que interessante. não pra mim pegar e ler mais pra outras pessoas1

    ResponderExcluir
  23. Esse livro foi feito pra mim, sério. Eu sou a pessoa mais desorganizada da vida, e isso já me atrapalhou muito. Mas por mais que eu tente mudar, não consigo! rs
    Gostei bastante da ideia do livro (:

    ResponderExcluir
  24. Oi Aline! Tô super ansiosa para ganhar o livro no amigo oculto!! Pelo que você escreveu e comentou comigo, acredito que seja ótimo!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin