Autor (a): Amy Kathleen Ryan
Editora: Geração Editorial
Ano: 2014
ISBN 978-85-8130-231-7
"Depois de Brilho, a saga nas estrelas continua… Após uma fuga desesperada da nave inimiga, Waverly e as outras meninas sequestradas conseguiram voltar para a Empyrean. Mas o clima por ali não poderia estar pior. Kieran, o menino gentil e sonhador que Waverly amava, assumiu o posto de capitão e passou a agir como um tirano de sangue-frio, deixando a Empyrean sob uma tensão sinistra. Seth Ardvale, líder brilhante e arqui-inimigo de Kieran, foi trancafiado na prisão, sem julgamento. As crianças prodígios que mantêm a nave funcionando estão revoltadas com o autoritarismo do líder. Para completar, uma explosão faz soar o alarme de mais uma ameaça."
*Livro cedido em parceria com a Editora Geração Editorial.
Oie, tudo bom?
Quem leu a resenha de Brilho aqui no blog sabe que eu adorei essa distopia e estava contando os dias para ler Centelha. Essa série distópica se passa em duas naves-mãe que viajam há anos no espaço em busca da Terra Nova, depois que se tornou impossível viver no planeta que conhecemos atualmente. No primeiro livro vimos que a New Horizon atacou a Empyrean, matando os adultos e sequestrando os que restaram. Agora a Empyrean está cheia de crianças que tentam a todo custo apenas sobreviver.
Waverly é uma protagonista forte, destemida e que não tem medo de lutar pelo que acredita. Quando ela vê seu namorado Kieran como um líder autoritário da nave, ela não tem dúvidas de que terá que enfrentá-lo para que o comando não se torne uma ditadura. Nesse segundo livro a Waverly estái mais fragilizada pelos acontecimentos do livro anterior e, também está sendo injustiçada ao ser acusada de cúmplice em um atentado realizado dentro da nave.
Eu me surpreendi com o fato da Waverly ser maltratada por algumas garotas apenas porque ela não conseguiu ter um resgate bem sucedido no primeiro livro. Ela passou de líder das meninas, para a garota que não fez o suficiente. No começo ela não revida as acusações, mas no decorrer da narrativa a personagem cresce e passa a lutar para melhorar o ambiente dentro da nave. A Waverly começou a série como uma garotinha, mas teve que amadurecer prematuramente para sobreviver.
Kieran é apenas um adolescente, mas teve que assumir grandes responsabilidades dentro da nave. Eu não o condeno desde o começo, mas ele optou por um discurso religioso para conquistar apoio das crianças e nesse ponto a autora faz uma crítica muito interessante sobre lideranças religiosas. Kieran se parece com a Pastora Mather (continua uma verdadeira vaca!) e isso amedronta e assusta as meninas da nave que sabem como é viver sobre a imposição religiosa.
O antagonista da história, desde o primeiro livro, é o Seth (meu personagem preferido). Seth é cheio de defeitos, mas sei que ele é um bom garoto que já sofreu muito na vida. Ele é inteligente, justo, valente e nesse livro ele mostrou novamente porque gosto tanto dele. Ao contrário de Kieran, Seth consegue ver que algo está errado e que uma tragédia está prestes a acontecer.
Centelha possui uma narrativa incrivelmente fluida que me fez terminar a leitura em apenas um dia. A história é cheia de momentos de apreensão, dúvidas e suspense em relação a um futuro incerto. A história do terrorista dentro da nave poderia ter sido explorada de uma forma diferente, pois ficou mal explicada toda a facilidade que ele teve para caminhar e viver dentro da nave.
Essa distopia tem determinadas características do gênero com a diferença de ser ambientada no espaço sideral. Além disso, a nave está sendo comandada apenas por crianças e adolescentes, e isso pode parecer meio irreal, mas eu coloquei na cabeça de que se trata de uma situação fictícia e distópica onde as pessoas estão em uma situação extrema de sobrevivência. Quando eu penso que todos estão em uma nave, fico imaginando como deve ser triste não ver o sol, o céu azul ou fazer outras coisas que são impossíveis para quem está vivendo ali.
Nesse segundo livro a autora deixou a história mais apreensiva e temos pouca ação de verdade. Não achei a narrativa cansativa e acredito que ela esteja preparando muitos conflitos para o último livro da série. Aliás, uma guerra é uma situação cada vez mais eminente e inevitável (vamos aguardar cenas do próximo capítulo).
Centelha foi um bom segundo livro e manteve o pique dessa história, desvendando alguns segredos do passado e deixando algumas pontas para o futuro. Estou ansiosa para o último livro, pois o desfecho de Centelha foi bem incerto e angustiante. Um livro indicado para todos que gostaram de Brilho e também para os leitores assíduos de distopias.
Beijos!
Essa distopia tem determinadas características do gênero com a diferença de ser ambientada no espaço sideral. Além disso, a nave está sendo comandada apenas por crianças e adolescentes, e isso pode parecer meio irreal, mas eu coloquei na cabeça de que se trata de uma situação fictícia e distópica onde as pessoas estão em uma situação extrema de sobrevivência. Quando eu penso que todos estão em uma nave, fico imaginando como deve ser triste não ver o sol, o céu azul ou fazer outras coisas que são impossíveis para quem está vivendo ali.
Nesse segundo livro a autora deixou a história mais apreensiva e temos pouca ação de verdade. Não achei a narrativa cansativa e acredito que ela esteja preparando muitos conflitos para o último livro da série. Aliás, uma guerra é uma situação cada vez mais eminente e inevitável (
Centelha foi um bom segundo livro e manteve o pique dessa história, desvendando alguns segredos do passado e deixando algumas pontas para o futuro. Estou ansiosa para o último livro, pois o desfecho de Centelha foi bem incerto e angustiante. Um livro indicado para todos que gostaram de Brilho e também para os leitores assíduos de distopias.
Beijos!
Amiga, gostei desse livro, adoro sagas!!!!
ResponderExcluirgosto de livros com bastante intensidade e emoção!
Boa dica,querida!
Bjus e um domingo de paz!
http://www.elianedelacerda.com
Obrigada pelo comentário Elyane.
Excluir;)
Estou louca para ler essa distopia!
ResponderExcluirO fato de ser no espaço, dá um toque diferencial á ela.
O segundo livro parece ser tão maravilhoso quanto o primeiro.
Minha curiosidade e interesse só aumentaram depois de sua resenha.
Beijos
Construindo Estante || Facebook Tem promoção de Halloween lá no blog. Não fique fora dessa!
Oi Eliana, tudo bom?
ExcluirRealmente a ambientação desse livro chama a atenção.
;)
Oi Aline! Esta vai ser uma leitura diferente para mim, eu amos distopias, mas não sou fã de histórias no espaço, em naves, então vou ler de mente aberta e espero gostar, seus comentários me deixaram animada.
ResponderExcluirBjos!! Cida
Moonlight Books
Ah, eu adorei esse livro! *-* Seth é meu favorito também. Odiei o final, né? rsrs
ResponderExcluirEstou ansiosa para a continuação, a trama é mtmt boa!
beijos
www.apenasumvicio.com
Ai Jisus!!! Que agonia!!
ResponderExcluirQuero muito ler!! GENTE!! Você nem tem noção da minha ansiedade!
Eu amei o primeiro livro, mas acho que vou gostar mais deste viu!
Amei a resenha também!!
Bjks
Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/
Estou enlouquecidaaaaaaaaaaaaa para ler Centelha.
ResponderExcluirAssim que terminei Brilho, pensei "Como vou sobreviver até Centelha?".
Pena que a capa não é toda cheia de brilhos como o 1º, haha. Mas adorei do mesmo jeito.
E pela resenha, o bicho está pegando, né?
Vou comprar essa semana!!!
Beijos
www.casosacasoselivros.com
Oi Aline..
ResponderExcluirMal posso esperar para ler Brilho, estou com ele há um tempão em casa.
Que bom que o segundo livro foi bom também.
Adorei a resenha.
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Oiee
ResponderExcluirEu fui uma das poucas que não gostaram muito de Brilho e até agora fico pensando se realmente devo ler o segundo volume ou não, acho que justamente por se passar no espaço não me atraia tanto mas quem sabe ainda estou pensando sobre o assunto.
Beijos
www.livrosechocolatequente.com.br
Hey!
ResponderExcluirBueno, ainda não tinha visto nenhum dos livros. Uma coisa que me chamou muito a atenção foi essa frase do Lincon, essa é a mais pura verdade e uma prova disso está no nosso governo atual.. Mas enfim, curte demais a resenha, parabéns.
Beijos
O Outro Lado da Raposa
Oi Aline;
ResponderExcluirEu já tinha visto esse livro, mas não sabia que ele era a continuação de Brilho. Deveria ter suspeitado por conta das capas parecidas.
Eu gosto de distopias e achei essa bem diferente por se passar em uma nave. Fiquei curiosa pra ler.
Beijussss;
https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa
http://hipercriativa.blogspot.com.br/
Oii!!
ResponderExcluirSou muito fã desse gênero literário, e se você terminou a leitura em um dia, então é porque o livro é muito bom! Curiosa!!
Beijos
Elidiane
Leitura entre amigas
ei Aline, que bom que gostou do livro.
ResponderExcluirTenho curiosidade de ler a série, ainda mais por saber que o namorado da protagonista (que é o protagonista??) acaba tendo um comportamento mais reprovável, e sendo ele mesmo corrompido pelo poder. Esse é um risco, o de um novo regime acabar se assemelhando e adotando práticas do antigo, que ele combatia. Achei interessante, pois na maioria dos livros do gênero, os protagonistas são quase santos, de tão certinhos, rs
beijos
meumundinhoficticio.blogspot.com.br
Não li Brilho ainda mas to louca por essa trilogia, mesmo sendo bem irreal essas crianças na nave (vamos relevar por ser uma distopia). Achei bem interessante essa crítica a liderança religiosa que você comentou, liderança fanáticas nunca são um bom caminho mesmo.
ResponderExcluirALINE.
ResponderExcluirTô amando Centelha, tô lendo ele agora e caramba, autora conseguiu prender bem o leitor. Gostei bastante da religião que ela colocou no livro, fazendo o leitor perceber como podemos ser influenciados sem perceber, isso foi uma boa tacada.
Beijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky
Oi Aline, tudo bem? Já tinha lido algumas resenhas de "Brilho" em alguns blogs, e como amante de distopias, com certeza quero ler essa. Bom, fico feliz que esse segundo livro tenha sido bom e mantido mais ou menos o nível do primeiro, apesar da autora não ter desenvolvido algumas situações. Também gostei de saber que a protagonista, mesmo tendo passado por algumas situações chatas com as outras meninas, conseguiu se reerguer. Achei bem interessante essa ideia de uma distopia no espaço e com a nave sendo comandada por crianças e adolescentes.
ResponderExcluirBeijinhos,
Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?
Oie bom pra começar acho esse livro bem louco, o tema do livro é bem diferente de coisas que já li e isso me deixou bem instigada a ler, eu li outras resenhas dizendo que o livro é confuso e muito parado, mas dever ser porque é uma distopia que se passa no espaço assim como vc falou! E que capa mais linda, amei!
ResponderExcluirBjkas
Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação
Oi, Aline.
ResponderExcluirEu dei uma lida por cima na resenha, pois sempre vejo falando bem desses livros e acho que em breve irei ler. Confesso que me sinto uma estranha, pois a capa do primeiro livro não me atraiu em nada e nem acho ela bonita, mas todos acham ela super diva. #SouDiferente
Na Bienal de SP eles estavam bem baratos, espero que na de BH também, aí aproveito e compro.
Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/
Beijos.
Oi Aline!
ResponderExcluirLogo que brilho foi lançado fiquei bem curiosa sobre a distopia, mas tantas novas surgem que eu acabei esquecendo que queria ler essa... Deve ser bem diferente por se passar no espaço, sem contar que gosto muito quando até o antagonista ganha a simpatia dos leitores... Essas capas são lindas demais!
Beijos