Autor (a): Laura Conrado
Editora: Novo Século
Ano: 2014
"Depois de se apaixonar pelo terapeuta e passar por desventuras, que conquistaram diversos leitores em "Freud, me tira dessa!", Catarina, agora encara uma série de descobertas sobre si própria e o mundo. Numa temporada fora do país e em meio a novas oportunidades, amores e amigos, Cat descobre que, mesmo distantes, sentimentos não resolvidos de seu passado podem se fazer presentes. Ela confronta traições, inseguranças, dúvidas e os riscos das escolhas adultas diante do dinheiro, do sexo e do amor. Com a mesma dose de emoção e humor, mais um vez, Cat recorre ao pai da Psicanálise para se segurar nos desafios da vida adulta."
Oie, tudo bom?
Estou muito feliz por escrever uma resenha para vocês depois de quase um mês sem postar resenhas aqui no blog. Como vocês sabem eu estava em um intercâmbio e tinha aula durante todo o dia e por isso era bem difícil me dedicar exclusivamente ao blog. Tivemos vários posts especiais dos meus amigos blogueiros e alguns posts com lançamentos e novidades durante o mês de agosto. Para voltar com força total eu vou falar sobre o primeiro livro que li durante a minha volta ao Brasil.
Freud me Segura Nessa é o terceiro livro da Laura Conrado que leio e o segundo livro da série protagonizada pela Catarina, uma mineira que sempre passou por algumas dificuldades em seus relacionamentos. Em Freud me Tira Dessa Cat, como a protagonista é conhecida, não conseguia ter sucesso em seus relacionamentos e resolveu procurar um terapeuta. O único problema é que ela acabou se apaixonando pelo terapeuta e muita confusão aconteceu por causa disso.
Dessa vez ela está em Nova York com um novo trabalho e um novo ambiente, mas sua vida sentimental não sofreu muitas alterações e ela mais uma vez recorre a psicanálise para finalmente encontrar seu caminho. Na resenha do primeiro livro eu já tinha me incomodado com o excesso de reclamações da personagem e nesse segundo livro essa característica também me pareceu excessiva.
Ela passa por poucas e boas em um relacionamento, mas fica vários capítulos tentando superar o que aconteceu. Passar por um término de relacionamento não é fácil, mas a Cat me irritou muito em alguns momentos.
Ela passa por poucas e boas em um relacionamento, mas fica vários capítulos tentando superar o que aconteceu. Passar por um término de relacionamento não é fácil, mas a Cat me irritou muito em alguns momentos.
"Deve ser verdade que depois da tempestade vem o sol. Os bons ventos do trabalho amenizavam o golpe que me rendeu saliências na cabeça." (pág. 79)
Sei que ela precisa ter certos problemas para procurar ajuda psicológica, mas em alguns momentos o perfil da Cat se encaixaria melhor em uma pessoa com outra idade. Além disso, ela se mostra como alguém que briga pelo que quer, mas se amedronta na primeira barreira que encontra.
O livro foi ambientado em Nova York, mas senti falta de mais exploração da cidade que habita nossos sonhos românticos da sessão da tarde. A impressão que tive foi que a história poderia ter ocorrido em qualquer cidade sem que houvesse muitas mudanças para quem leu. Essa cidade oferece milhares de possibilidades que não foram bem aproveitadas na narrativa.
O que mais gosto na série é a narrativa atual, jovem e divertida. A história cria uma identificação muito grande em mulheres que estão entre os 20 e 30 anos porque aborda temáticas desse período de vida. Fala sobre crescimento profissional, investir no próprio negócio, economia doméstica, estudos, relacionamentos amorosos e amizades.
Eu também gostei bastante do círculo de amizade da Cat porque eram pessoas distintas que passavam pelas mesmas dúvidas e incertezas. Fernando (Pirilampo), velho conhecido para quem leu o primeiro livro, Emma, uma aspirante a atriz, e Candice, a garota doce do grupo.
"Hoje o que temos são uns corações partidos. Mas temos uns aos outros para ajudar o conserto. Temos emprego, mas ainda estamos duros. Não temos muita coisa, mas temos esperança. Isso já é razão de agradecer." (pág 111)
Freud me Segura Nessa! não trouxe muitas novidades em relação ao primeiro livro, mas a leitura é indicada para quem gosta do gênero chick-lit com um enfoque mais psicológico e reflexivo. A Laura Conrado tem uma escrita deliciosa e envolvente que são os maiores destaques dessa leitura.
Beijos!
Beijos!
Bem-vinda de volta Aline!!
ResponderExcluirTenho muita vontade de ler algum da Laura Conrado, acho que eu gostaria do primeiro livro e desse também.
Beijos
Oi Nati, a Laura escreve muito bem.
Excluir;)
Oi, tudo bom?
ResponderExcluirAinda não conhecia o livro, mas parece ser muito bom.
Não tenho lido livros chick-lit ultimamente, mas essa série ai pra minha lista.
Beijos
Construindo Estante
Eu gosto bastante de chick-lit, mas esse não me chamou muito a atenção. Principalmente por essas partes de reclamações, excesso delas né?! Pra mim, as vezes isso acaba irritando tanto. E acabo empacando na leitura. Mas ao mesmo tempo parece ter uma história legalzinha. Só que ainda assim não me chama a atenção. Quem sabe um dia eu leia e morda a língua, mas sem pretensão de fazê-lo agora.
ResponderExcluirE Aline, como foi a viagem?! Gostou? conta! curiosa. hahaha
Oi Kamilla, tudo bom?
ExcluirO livro é bom, mas algumas coisas na protagonistas me incomodam. Vou fazer um post contando sobre a viagem.
;)
Oi Aline!
ResponderExcluirEstava com saudades das suas resenhas e estou super curiosa para saber como foi a viagem, faz um post contando tudo, por favorrr!!!
Faz um bom tempo que tenho vontade de ler Freud, me tira dessa, mas a oportunidade ainda não surgiu, os livros parecem ser divertidos, é uma pena que que a Cat reclame tanto...
Beijos
sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br
Oi Evelise. Obrigada!
ExcluirSemana que vem sai um post contando sobre a viagem.
;)
Oie,
ResponderExcluirnossa não conhecia o livro. O nome me é familiar, mas a capa não
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Oi Aline!
ResponderExcluirNunca li nada da Laura e, apesar de gostar demais de chick-lit, acho que não leria esse. Não me chamou atenção e, embora seja aparentemente divertido, não tenho curiosidade ainda em ler. Espero que, daqui há um tempo, eu possa ter vontade de ler ele.
Beijocas
Coisas de Meninas
Aline,
ResponderExcluirNunca li nada da autora, mas gosto muito de chick-lit. Se o tema é atual e aborda questões de relacionamento, crescimento profissional de uma forma leve e envolvente é uma boa indicação de leitura, quem sabe eu ainda leia.
Bjks
Patty Santos
Blog Coração de Tinta
Oi Patty, tudo bom?
ExcluirAcho que você vai gostar das temáticas abordadas no livro.
;)
Oi, espero que você tenha gostado da viagem :D
ResponderExcluirEu não conhecia esses livros, e infelizmente não me pegou, não sou muito de chick-lit. Mesmo que o livro pareça ser divertido não me deu vontade de ler, principalmente pelo fato da Cat parecer ser uma chata. Enfim, bem vinda de volta haha Beijos
Obrigada Claudia!
Excluir;)
Oi Aline! Eu quero ler os livros da Laura... Parecem ser ótimos.
ResponderExcluirBjs
http://amordelivros.blogspot.com.br/
Oi Aline..
ResponderExcluirEu gosto muito de livros reflexivos..Mas confesso que este não me chamou muita atenção..é uma continuação né.
Ainda não li nada da autora também, quem sabe..
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Não conhecia essa autora, parece engraçado e eu gosto de tudo ligado a terapeutas!!!!!!rsrsrsrs
ResponderExcluirBoa dica,amiga!
Bjus e boa semana!
http://www.elianedelacerda.com
Obrigada. Uma boa semana para você também!
Excluir;)
Oie
ResponderExcluirAiii, gosteii. Adorei a premissa do livro, parece ser romântico e com humor.
Valeu a dica!!
Beijos
Oi Aline bem vinda de volta, adorei a resenha mas não sei se leria o livro por agora, eles estavam em um bom preço na Bienal do livro e lembrei de você quando vi!
ResponderExcluirBeijos
www.livrosechocolatequente.com.br
Oi Dressa, tudo bom?
ExcluirEle sempre está em conta durante a bienal. Os dois primeiros livros da autora eu comprei na bienal do ano passado.
;)
Adorei o nome do livro, deve ser muito legal, não tenho preconceito com chick-lit, prefiro eles do que os romances melosos e mimizentos que tem por aí, me lembrou um pouco da série da Irmãs Walsh da Marian Keyes, que apesar de o segundo ser narrado por outra personagem parece que é a mesma do primeiro livro, tudo bem que nesse caso é realmente a mesma personagem, mas acho que a maioria das série chick-lits são assim, uma boa história no primeiro e os outros seguem como "mais do mesmo", sem querer ofender, por mais que alguns, grande parte na verdade, tenham elementos de reflexão acho que o principal nesse estilo de história é divertir.
ResponderExcluirGrande abraço!
Leitor Antissocial
Oi Aline ! Estou aqui pra te convidar a participar da Maratona literária " 4 Semanas de puro romance" , serão 4 livros pra 4 semanas , adoraria ter você participando :)
ResponderExcluirA maratona tem início em 12 de setembro.
Saiba mais em : http://dezenove--primaveras.blogspot.com.br/2014/09/4-semanas-de-puro-romance.html
Se tiver interesse em participar me mande um e-mail para que eu possa te adicionar como blog participante na postagem do blog :)
analopeslima@live.com
Obrigada pelo convite Carolina!
Excluir;)
Não sabia do livro, nem da série! Adorei a dica, gosto de conhecer novos autores nacionais. :D
ResponderExcluirPoxa, que pena que Nova York não é tão explorada... Como você disse, bem sessão da tarde, que nos mata de vontade de viver lá, ou ter uma história como nos filmes. rs
beijos
www.apenasumvicio.com
essa dica ta anotada, pois estou a procura de livros mais leves!
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Aline que saudadeeeeeeeeeeeeeee <3
ResponderExcluirComo foi lá? espero que ótimo! Adoro livros com a narrativa atual eu fico super bem a vontade com a leitura e quando vejo o livro acaba! Não conhecia o livro e já anotei na minha listinha!
Beijos Joi Cardoso
Estante Diagonal
Oi Joi, tudo bom?
ExcluirFoi uma experiência maravilhosa. Vou fazer um post contando em breve.
;)
Oi Aline! Tudo bem? Espero que tenha sido uma ótima viagem, bem-vinda! Eu nunca li nada da autora e tenho vontade de conhecer seu trabalho, mas saber que de um livro para o outro não há muitas novidades me desanima, assim como a falta de um trabalho mais apurado no tocante ao cenário.
ResponderExcluirBjos!!
Cida
Moonlight Books
Oi Cida. Obrigada pelo comentário.
Excluir;)
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOI, Alineeeeeeeee ♥ Hum, eu tô gripada, infelizmente :( Mas e você, como está, divoooooosa? *-* Aaai, a Laura é uma diva, né? Adoooooro ela, que além de uma ótima autora, é uma pessoa muito simpática! <3 Aaaaah, e aí, como foi o intercâmbio? Você foi pra onde, mesmo? Europa ou Espanha? Ou nenhum dos dois? Hahahaha, me parece é um dos dois! :3 Enfim, espero que tenha se divertido! E eu entendo perfeitamente sua ausência no que diz respeito às resenhas, imagino o quanto sua vida devia de estar corrida lá! :o Aaaah, uma personagem mineira? Que tudooooo! E omg, ela se apaixona pelo terapeuta? Que confusão, hahahaha! =3 Reclamações da personagem? Aaaah, dê um desconto, ela sofre muito no amor, uashhsauhuas! Brincadeira, eu acho idiotice alguém sofrer por amor, ao julgar que tenho somente 14 anos, haha! .-. Vish, se irritar com a protagonista não é nada bom, né? Afinal, como você disse, não adianta nada você ser determinada a fazer algo e desistir na mesma hora porque encontrou um empecilho no caminho, haha! :3 Hum, apesar de nunca ter lido um chick-lit, fiquei com vontade desteeeee! ♥ Bom saber que a Laura tem uma escrita jovem e divertida! *-*
ResponderExcluirBEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥
Juu-Chan || Nescau com Nutella
Oie, tudo bom?
ExcluirObrigada pelo lindo comentário. Eu passei um mês na Espanha e em breve farei um post contando como foi. Acompanha o blog que sempre tem resenhas de livros chick-lit.
Beijos!
Chick-lit com um enfoque mais psicológico e reflexivo, muito interessante, fiquei doida pra ler!
ResponderExcluirAdoro chick-lit mas nunca li nada da autora. Amo Nova York e fiquei triste em saber que a cidade não foi muito explorada na narrativa, tem muita coisa maravilhosa acontecendo por lá. Mas, continuo com curiosidade em conhecer a série!!!
ResponderExcluirBeijos
Mari
Cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br
Heey!
ResponderExcluirAh, você voltou do intercâmbio? Eu ficava só vendo suas fotos no Facebook, ai que invejinha! Espero que tenha aproveitado muuuuuito, flor. Enfim, sobre o livro! Parece bem divertido. Eu não li o primeiro livro, e sinto que posso ter pego um spoiler básico, mas como esse tipo de livro é sempre previsível, eu não acho que vá fazer muita diferença. Parece bem divertido, mesmo com a protagonista problemática. NY é realmente uma cidade incrível, uma pena que a autora não soube aproveitar o cenário.
Beijinhos
http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/
Oi Mandy, tudo bom?
ExcluirVolte!!!! Obrigada pelo seu carinho sempre.
Se você curte chick-lit é provável que vá curtir a leitura dos dois livros da série.
;)
Oi Aline! Aeeeee, você voltou, conta pra gente como foi. :)
ResponderExcluirNunca li uma chick lit e sinceramente não sei se gostaria desse livro/série. Talvez seja engraçado mas ficar lendo sobre uma pessoa reclamona torra a paciencia de qualquer um.
Obrigada Nathália!!
Excluir;)
Oii Aline, tudo bem? Bem vindaa :)
ResponderExcluirAh, acredita que a outra resenha que li também fala que a história ficou meio repetitiva .. ?!
Não conhecia o livro e nem a autora, e apesar dos contras citados fiquei com uma vontade de ler, tive a impressão que a Cat é uma daquelas mulheres que sempre caem em roubada por causa de namorados, e ela é bem insegura eim ? Não li quase nenhum chick-lit, talvez porque não me chame tantaa atenção .. Agora que fiquei curiosa vou por o livro na lista né, rsrs !!
Beijo, beijo !
Aaaaah, conta pra gente como foi seu intercâmbio, to curiosaa ;)
Oi Vitória, tudo bom?
ExcluirEspero que eu consiga postar o post sobre o intercâmbio essa semana.
;)
Essa é uma série que quero ler, pelo lado engraçado e divertido, apesar de não ser fã de chick-lit acho q esse pode ser um dos que irei curtir ;)
ResponderExcluirAndy_Mon Petit Poison
#ResumoDoPoison bit.ly/1uEsOvR
A história parece ser mais leve e engraçada, o tipo de livro que me atrai!
ResponderExcluirAinda não conhecia a série, mas acho que um livro não tem muito impacto no outro, porque lendo a resenha desse não fiquei perdida na história.
Beijos e até mais
Raíssa Martins - O Outro Lado da Raposa
Facebook
Twitter
Obrigada pelo comentário!
Excluir;)
Mal posso esperar para ler esse livro. Se adorei o primeiro espero me divertir muito com esse.
ResponderExcluirBeijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
Oiii
ResponderExcluirEu gosto muito de chick-lit, porque lembram aquelas comédias românticas leves que não cansamos de assistir! Eles são ótimos para serem lidos depois de um livro pesado. Então, conheci o primeiro livro, aqui mesmo no Livro y Viagens, gostei bastante do enredo e da ideia da autora, mas não o li e nem sei se vou fazer, o mesmo vale para o segundo. Culpo totalmente minha infindável lista de leitura e também ao fato de que ele não me estimulou a pular algum livro. Apesar de tudo, gostei muito do que você falou no final, sobre a amizade. É sempre delicioso ler sobre isso!
Beijos
Oi Victória. Sempre temos uma lista sem fim de leitura, não é mesmo?
Excluir;)