A Ilha dos Dissidentes - Bárbara Morais + Concurso Cultural Literário

Livro: A Ilha dos Dissidentes
Autor (a): Bárbara Morais
Editora: Gutenberg
Ano: 2013
ISBN 978-85-8235-075-1

"SER LEVADA PARA uma cidade especial não estava nos planos de Sybil. Tudo o que ela mais queria era sair de Kali, zona paupérrima da guerra entre a União e o Império do Sol, e não precisar entrar para o exército. Mas ela nunca imaginou que pudesse ser um dos anômalos, um grupo especial de pessoas com mutações genéticas que os fazia ter habilidades sobre-humanas inacreditáveis. Como única sobrevivente de um naufrágio, ela agora irá se juntar a uma família adotiva na maior cidade de mutantes do continente e precisará se adaptar a uma nova realidade. E logo aprenderá que ser diferente pode ser ainda mais difícil que viver em um mundo em guerra."

*Livro cedido em parceria com a Editora Gutenberg.

Oie, tudo bom?

Eu gosto bastante de histórias distópicas e quando esse livro nacional foi lançado eu fiquei louca para ler. Sem contar que a Bárbara Morais é de Brasília e eu sempre a encontrava nos eventos literários, mas nunca tinha o livro para autografar. Até que no final de julho a editora Gutenberg enviou um exemplar para resenha e logo fui conferir a história criada pela Bárbara e acabei conquistada por essa trama.

Como toda distopia, A Ilha dos Dissidentes possui uma premissa parecida com outros livros do gênero e apresenta um futuro apocalíptico onde há uma guerra interminável entre as nações: nesse caso entre a União e o Império do Sol. A diferença desse livro é a presença dos anômalos, pessoas que possuem determinados poderes e habilidades especiais.

Quando eles foram descobertos ocorreram muitos conflitos entre humanos e mutantes, mas depois os anômalos se tornaram aliados na guerra. Além disso, foram criadas cidades especiais onde eles vivem, estudam e trabalham e quando precisam se dirigir a uma cidade não-especial precisam se identificar com roupas na cor amarela.

A protagonista Sybil Varuna é uma adolescente que cresceu em uma região de guerra chamada Kali e quando estava em um navio que a levaria para um campo de refugiados aconteceu uma tragédia e ela foi a única sobrevivente entre centenas de pessoas. Sybil é uma anômala e depois de alguns testes ela é enviada para viver em uma cidade chamada Pandora com a família de Rubi. Ela também passa a frequentar o colégio onde começa a estudar matérias gerais e específicas para aprimorar sua própria habilidade.

"Ansiosa para saber o motivo de ser a única sobrevivente entre as três mil e quinhentas pessoas que estavam naufrágio do Titanic III?" (pág. 13)

No início da história o leitor é levado a acreditar que existe uma convivência pacífica entre os anômalos e as pessoas normais, mas aos poucos somos apresentados a algumas cenas de preconceito e desprezo. Além disso, a autora dá várias pistas do que pode ser abordado nos próximos livros da série, pois algumas atitudes relacionadas aos mutantes não foram bem explicadas nesse primeiro livro.

"Olho para a loja mais uma vez e lá está ele colado ao vidro da porta de entrada, o aviso que eu sempre tinha ignorado antes. O aviso que não existe em Pandora: o grande A amarelo dentro de um círculo e cortado ao meio. Proibido a entrada de aberrações."  (pág. 146)

A Ilha dos Dissidentes tem uma história bastante introdutória, mas a autora foi pincelando diversas temáticas que poderão ser abordadas no segundo livro. Eu confesso que esperava mais desenvolvimento em relação aos interesses da União e a guerra, mas a narrativa não ficou incompleta por causa disso. Eu gostei muito da protagonista porque ela é uma garota que já sofreu muito, mas que continua extremamente valente. Mesmo com sua nova vida, ela não se deixou abater e se mostrou uma anômala muito corajosa e inteligente.

Além da família de Sybil, a história possui três personagens importantes: Andrei, Leon e Ava. Os três são designados para uma missão juntamente com Sybil e aos poucos vamos conhecendo-os melhor. Leon é um cara sério, misterioso e inteligente. Andrei é um palhaço, mas tem um enorme coração e foi meu personagem preferido. Ava é uma garota forte, mas que possui muitos medos e receios.

A escrita da Bárbara é deliciosa com aventura e emoção nos momentos certos da narrativa. Quero parabenizá-la pelo talento e criatividade ao criar esse universo que lembra um pouco as HQ's de mutantes. A narrativa foi bem construída e a leitura se desenvolveu muito bem.

A Ilha dos Dissidentes é uma ótima aposta para quem gosta do gênero distópico, pois possui uma trama que prende o leitor, uma protagonista corajosa e bons personagens. Já estou contando os dias para comprar meu exemplar de A Ameaça Invisível que foi lançado na Bienal de São Paulo.

"Às vezes, a diferença entre a vida e a morte são alguns segundos. Segundos preciosos que as pessoas perdem ao ficarem surpresas ou temerosas. Segundos que podem ser fastos com coisas simples, como se abaixar e sair da mira de uma arma." (pág. 213)


A Gutenberg liberou um exemplar para promoção. Para participar é só preencher o formulário corretamente e conferir as regras presentes no próprio formulário:

a Rafflecopter giveaway


Beijos!

39 comentários

  1. AMO distopias, ontem mesmo eu vi em um grupo no facebook um menina comentando sobre esse livro, não percebi que era nacional, e descobrir isso só me deu mais vontade de ler. Gostei da resenha, parabéns.
    Beijos!

    vicioliteral.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, muito bem feita, como sempre. Logo que ouvi falar desse livro também fiquei curiosa, porque ele junta duas coisas maravilhosas: Distopia e autora brasileira. O que poderia ser melhor? Definitivamente, ele está na minha listinha.

    ResponderExcluir
  3. Sabia que esse livro era nacional, mas nunca tinha me entusiasmado nem pra ler a sinopse. Não sei porquê (acho que porque tem continuação e livros nacionais as vezes é bem salgadinho). Agora, após a resenha, fiquei bastante curiosa. Já gostei da protagonista, personagens valentes é o que há! haha E sem ler o livro ainda, já fiquei com uma empatia pelo Andrei. Esses personagens com coração grandes são tão <3 <3 Acho que viraria meu personagem preferido também! kk

    Participando do sorteio, espero ganhar, quero muito ler.

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Olha mais outro livro distópico indo para minha lista.
    Amo esse gênero literário, ainda mais quando o enredo é envolvente e a história é bem construída.
    Adorei a resenha
    Beijos
    Construindo Estante

    ResponderExcluir
  5. Parece ser bem interessante!
    Gostei da dica, mas não faz muito meu estilo!
    Boa sorte a todos!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Aline como você já deve saber eu amo distopias sejam elas quais foram, então adorei conhecer mais um livro do gênero que eu não conhecia! Lógico que estou participando do sorteio, vai que eu ganho?!

    Joice Cardoso
    estantediagonal@gmail.com

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline!
    Eu não li essas distopias famosas de hoje em dia então não sei muito como opinar mas esse livro parece ser bom, gostei da mistura de distopia com mutantes.

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline!!!

    Quero ler esse livro desde q vi uma resenha da continuação e me apaixonei ><!!!!!!!
    Agora depois da sua resenha q me deu mais vontade de ler!!!!

    ResponderExcluir
  9. essa distopia parece ser mesmo incrivel ! fiquei morrendo de vontade de ler "a ilha dos dessidentes"

    ResponderExcluir
  10. Oi Aline..
    Eu adoro distopias, apesar de ter lido pouco ultimamente.
    Este é um livro que desperta minha atenção, e que bom que gostou da escrita da autora.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oii Aline.. Tudo bem ?
    Não gosto muito de distopias, apesar de ter ficado encantada com a capa, o enredo não me chamou a atenção em nada! É a primeira resenha que leio, e não conseguiu me prender !
    Os escritores brasileiros estão se destacando bem né? Apesar de não ter me encantado com o livro vi várias pessoas que gostaram!
    Beijoos :*

    ResponderExcluir
  12. Oi Aline,
    Eu li a sinopse desse livro tem um tempinho e achei muuuuito interessante,
    alem de ser uma distopia, me chamou atenção o fato de serem mutantes também... Adoro essa coisa "meio X-men" hahahahahah.
    Vou tentar a sorte no sorteio!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  13. gostei ,mas não prende muito a leitura.

    ResponderExcluir
  14. Oie,
    nossa não conhecia o livro, mas adorei. Amo distopias rsrsrsr

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu amo distopias e estou de olho nesse livro a um bom tempo, mas falta dinheiro :c
    Gosto quando a personagem principal se mostra forte e corajosa, isso dá uma vontade maior de ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito da resenha e já vou colocar na lista de final do ano!!!!
    Nossa, é tanto livro bom pra comprar!!!!!
    Não gosto de julgar o livro, prefiro lê-lo e depois comentar!!!!
    Bjus
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  17. Apesar de andar meio de saco cheio de distopias, essa é uma que pretendo conferir em breve.
    Acabei não comprando novamente esse ano, mas no máximo quando ela lançar o terceiro eu quero ler todos.
    Acredito que a Barbara fez algo bacana nesse livro.

    Beijo
    Fê - Leitora Incomum

    ResponderExcluir
  18. Oiee

    Adoro distopias e até hoje não li nenhuma distopia brasileira fiquei bem curiosa para ler, só fico chateada que no Brasil livros em séries demoram muito a serem lançados né !

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li o livro, mas acompanho o trabalho incrível que a autora realiza no NUPE e tenho vontade de conhecer esse livro dela que parece ser bem legal.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Eu estou há tempo querendo ler esse livro. Além de ser distopia, que adoro, é nacional. <3
    Conhecia a autora como blogueira, então fiquei feliz quando ela lançou livro. Adoro blogueiros que fazem isso, acho tão bacana. <3
    A história me conquistou e saber que a escrita da Bárbara é boa, me motivou mais ainda a ler.
    Beijos, e vou tentar ganhar o livro. haha
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  21. Oi tudo bom?
    Nossa, to a muito tempo querendo ler. Uma distopia nacional, quem diria.

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Aline!! Tudo bem!? Eu ainda não conhecia a autora e a história. Confesso que distopia não é meu gênero preferido, mas achei super legal ter sido escrito por uma brasileira, não conheço nenhuma distopia Nacional!!

    Beijos

    Mari
    Cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Não se ainda está valendo, mas gostei da história e quero ganharr!!!

    Raíssa Martins - O Outro Lado da Raposa
    Facebook
    Twitter

    ResponderExcluir
  24. Oi Aline!
    Não tinha parado ao menos pra ler a sinopse desse livro, não sabia que era distópico, mas até que ele parece ser interessante.
    Quem sabe não consigo ganha-lo na promoção né? kkk

    ResponderExcluir
  25. Oi chefa tudo bem, eu adoro distopias, para quem não conhece o gênero fica difícil se prender a história, a Barbara é boa promessa nacional para distopia gostei do enredo do livro!
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  26. eu adoro distopias, mas tava ficando meio cansada, tudo ficando meio parecido.
    não tinha lido ainda a sinopse desse e parece q ele é diferente dos outros.
    fiquei curiosa, oh céus mais um livro p minha lista enorme de livros!

    ResponderExcluir
  27. Ainda nem comecei a ler essa série, mas vou ler mesmo não gostando tanto assim de distopias. Acho que as resenhas positivas estão me conquistando.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Não sabia que era de uma autora nacional, fiquei surpresa, mas autores nacionais tem se destacado muito, tenho lido bons livros. Amo distopias e ainda mais com poderes, estilo mutantes e tudo mais, então creio que amaria esse livro.

    ResponderExcluir
  29. Oi Aline!
    Sou fã de distopias, mas nunca tinha lido alguma resenha desse livro, nem sabia que era nacional... Fiquei curiosa sobre esse universo que a autora criou e sobre a convivência entre as duas "raças", sem contar que agora quero saber exatamente o que a Sybil tem de especial...
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. A história tem tudo pra ser boa. Adoro temas distópicos e pelo que estou vendo é demais. fiquei bastante curiosa a respeito do que li aqui. Vou tentar ler. Espero que seja logo. Beijos.
    elizabethmsalles@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Oii
    Amo distopias, para mim, um dos melhores gêneros literários! Eu já tinha ouvido falar desse livro há um tempo, mas eu não sabia que era tão bom!! E essa temática de mutantes me fascina, tá aqui uma fã de X-men e amooo de morrer Estilhaça-me (que nem mutações genéticas também *----*)! Por ser nacional, dá um gostinho diferente a gente e espero poder ler em breve!
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Eu adoro livros do gênero, adorei a capa, já vi pessoas falando bem do livro, não sabia a parte de mutantes. Estou querendo ler já faz um tempinho, acho que vou gostar, tem tudo que eu gosto, principalmente aventura ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu estou seguindo o blog, só que está sem foto, não estou conseguindo colocar uma

      Excluir
  33. Não li muitas distopias, mas pelas que já li posso dizer que já adoro o gênero, e esse livro sendo de uma aurora nacional, tenho que ler, não vejo a hora de adquirir meu exemplar, adoro mutantes tenho certeza que vou amar esse livro...

    ResponderExcluir
  34. Gostei da resenha! A personagem principal já sofreu muito e mesmo assim não se entrega as dificuldades. A autora é brasileira, mais uma razão para eu querer este livro!!

    ResponderExcluir
  35. Por ser um livro nacional eu fiquei meio receiosa desde o início com ele mas as críticas foram bem positivas a respeito do mesmo e a sinopse me chamou atenção que eu acabei colocando ele na minha lista de desejados, ainda não li, porém a sua resenha me deixou um pouco curiosa com o livro pois me mostrou o que esperar do livro e adoro histórias que possuem personagens com habilidades especiais ;)

    @Moniiqueta
    monica.oli@oi.com.br

    ResponderExcluir
  36. Oi!
    Morro de vontade de ler esse livro principalmente porque só ouço coisas boas e a história me lembra um pouco x men o que pra mim é mais um atrativo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  37. Louca pra ler esse livro!!! Eu tenho meu exemplar mais ainda não surgiu a "oportunidade", ou melhor tempo para eu ler.
    Amo distopias e ainda não li nada nacional sobre o gênero.

    Bjks

    Patty Santos
    Blog Coração de Tinta

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin