Autor (a): Paula Pimenta
Editora: Galera Record
Ano: 2014
ISBN 978-85-01-03420-5
"Era uma vez uma princesa... Você já deve ter ouvido essa introdução algumas vezes, nas histórias que amava quando criança. Mas essa princesa sou eu. Quer dizer, é assim que eu fiquei conhecida. Só que minha vida não é nada romântica como são os contos de fada. Muito pelo contrário. Reinos distantes? Linhagem real? Sequestro? Uma bruxa vingativa? Para mim isso tudo só existia nos livros. Meu cotidiano era normal. Tá, quase normal. Vivia com meus (superprotetores) tios, era boa aluna, tinha grandes amigas. Até que de uma hora pra outra, tudo mudou. Imagina acordar um dia e descobrir que o mundo que você achava que era real, nada mais é do que um sonho."
Oie, tudo bom?
Eu sou uma fã da escrita da Paula Pimenta e quando ela lançou Princesa Adormecida eu fiquei bem ansiosa para conhecer a história. Trata-se de uma releitura do conto de fadas da Bela Adormecida que todos nós já conhecemos através dos desenhos animados e histórias infantis.
Áurea Roseanna Bellora ou Anna Rosa Lopes é uma adolescente que perdeu os pais quando era criança e foi criada pelos tios Fausto, Florindo e Petrônio. O que ela não sabe é que nasceu em um pequeno país chamado Liechtenstein e que foi afastada dos seus pais quando era muito pequena. Áurea/Anna Rosa teve que ir morar com seus tios no Brasil para fugir de Marie Malleville, uma ex-amiga da família que tentou sequestrá-la no dia do batismo.
"No Brasil, todas as pistas que pudessem levar a mim foram destruídas. Até o meu nome foi mudado. De Áurea Roseana Bellora, eu virei Anna Rosa Lopes. Era como se aquela vida que eu tinha até os cinco anos tivesse sido apagada." (pág. 28)
A história retoma anos depois com Áurea/Anna Rosa estudando em um colégio interno apenas para meninas. Seus tios são super protetores, não deixam que ela sair sozinha e sempre a orientaram a não conversar com estranhos ou falar muito de si mesma. Até que certo dia ela recebe uma mensagem no celular de um garoto que vai mudar sua vida e tudo que ela conhece.
Um ponto que me incomodou bastante nesse livro foi o fato da Anna Rosa aceitar conversar com um completo estranho que mandou uma mensagem no seu celular. Gente, me fala onde que uma adolescente de boa sanidade faz isso? Achei que ficou bastante surreal e forçado porque rapidamente os dois fica mais próximos. Sem contar que o garoto fala cada frase de efeito que é pura vergonha alheia.
"Eu sabia que deveria falar não, que do outro lado podia estar qualquer pessoa: meus tios, me testando. Uma das minhas amigas, zoando com a minha cara. Um sem vergonha qualquer, pronto para me seduzir com suas doces palavras..." (pág. 62)
Outra coisa ficou estranha foi a passividade da protagonista com a proteção excessiva dos tios. Quando a gente chega na adolescência é difícil aceitar essas imposições. Por mais que você se dê super bem com sua família, esse cuidado excessivo pode sufocar e irritar, mas Áurea/Ana Rosa achava tudo "normal".
Sem contar que ela passou a vida escutando que não deveria falar com estranhos e a primeira coisa que ela faz é conversar por mensagem com um garoto que ela não sabe quem é. E o motivo dele ter encontrado o número de telefone dela também foi muito estranho. Os personagens não conseguiram me cativar e nem mesmo o casal me fez torcer pelos dois. Uma personagem que prometeu muito foi a vilã Marie Malleville que, quando apareceu na história, ficou só no quase mesmo.
Mas o livro não tem apenas aspectos negativos, pois a diagramação que a editora fez é muito bacana. Não falo apenas da bela capa que vocês já conhecem, mas também dos diversos detalhes que nós ajudam durante a leitura, como os balões que simulam as conversas pelo celular ou uma informação importante contada por meio da reportagem de jornal.
A narrativa da autora é outro aspecto positivo porque é fluida, despretensiosa, leve e dinâmica. O livro pode ser lido em algumas horas e a história é bem tranquila. Durante alguns capítulos a DJ Cinderela do conto que a Paula escreveu no Livro das Princesas também aparece e gostei bastante da inserção da personagem nesse livro. Aliás, eu curti mais da história da Cinderela.
Recomendo a leitura para quem é apaixonado por história de princesas, releituras de contos de fadas e romances leves. Mas, não esperem uma história muito coerente e elaborada. Princesa Adormecida é um livro juvenil com uma narrativa leve, mas a trama é bem fraquinha. Senti falta daquela emoção que temos lendo os contos de fadas.
Recomendo a leitura para quem é apaixonado por história de princesas, releituras de contos de fadas e romances leves. Mas, não esperem uma história muito coerente e elaborada. Princesa Adormecida é um livro juvenil com uma narrativa leve, mas a trama é bem fraquinha. Senti falta daquela emoção que temos lendo os contos de fadas.
Beijos!
Oi Aline! Escrevi minha resenha hoje, e este fato da Anna ficar na boa com a troca de mensagens me assustou, eu tenho uma sobrinha da mesma idade e ficaria maluca com um cara mandando mensagens para ela daquela forma. Fora isso, é uma leitura leve e despretensiosa, sem aprofundamentos, para passar uma tarde, mas em esperar muitas emoções.
ResponderExcluirBjos!!
Cida
Moonlight Books
Ownnnn. Lendo o comecinho me empolguei, mas depois fiquei tristes pelos lapsos da estória.
ResponderExcluirAinda assim, como gosto de contos de fadas, com certeza quero ler.
bjs
Oi Aline eu achei a leitura bem fácil e fluida alem de ter uma historia super fofa, eu gostei apesar de já estar "velha" para o foco do livro hahaha.
ResponderExcluirBeijos Joi Cardoso
Estante Diagonal
Oi chefa tudo bem, preciso terminar de ler esse livro com a Bella, a respeito sobre ingenuidade dela falar estranho é totalmente normal, adolescentes fazem coisas cabulosas, e nesse assunto sou mestrada sabe como é kkkk
ResponderExcluirTbm achei linda a capa do livro a história está bem interessante!
Bjkas
Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação
Eu adoro releitura, mas coisas muito fora do normal em história com pegada real, acaba me incomodando tbm!!
ResponderExcluirxoxo
http://amigadaleitora.blogspot.com.br/
Olá,
ResponderExcluirEste não é o livro que me desperte a vontade de compra-lo. Mas, acho que se tivesse uma oportunidade de ler, até que leria para conhecer a escrita da Paula. A resenha ficou muito boa.
Lucas - Carpe Liber
http://livrosecontos.blogspot.com.br/
Oie! Quando vi este livro sendo lançado, fiquei curiosa e gostei muito da ler a sua resenha. Adoro releituras de contos e fiquei curiosa para conhecer essa versão. O enredo é interessante e, apesar dos pontos negativos que você comentou, continuo com vontade de ler pois parece um livro muito leve. Mas vou seguir sua dica de não esperar muito, rs :)
ResponderExcluirbeijos ♥
nuclear--story.blogspot.com.br
Esses tres tios seriam tipo as fadas madrinhas ? Realmente, tem coisas que nao da pra acreditar, mas, nao é só num reconto que adolescente conversam com pessoas que nao conhecem, isso é mais comum do que se imagina. Pelo que li em outras resenhas, a maioria deixou de avaliar com nota maxima por conta dessa troca de mensagem. A capa é lindissima.
ResponderExcluirNão li nenhuma resenha que realmente tivesse sido toda positiva sobre o livro.
ResponderExcluirConcordo que a diagramação dele é linda. O livro vende puramente pela capa e premissa. Mas esse negócio de ler um livro com personagens pouco convincentes não rola comigo.
Não tive vontade de ler ele antes, e agora é que não quero mesmo.
ahuahuahuahuaa
Ótima resenha! Super sincera.
bjus
terradecarol.blogspot.com
Neste livro ta tudo 8 ou 80. Vi resenhas positivas e resenhas detonando, eu amei a premissa, mas assim fica dificil decidir se leio ou nao logo ahahuahu
ResponderExcluirhttp://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/
Oi Aline, tudo bem?
ResponderExcluirVocê é segunda pessoa que fala isso, sobre a mensagem no celular. Confesso que se fosse um autor, nunca colocaria isso em um livro para esse público.
Tirando esse detalhe que realmente incomoda, eu adoro contos de fada e ler uma releitura deve ser bem agradável.
beijinhos.
cila-leitora voraz
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Oie
ResponderExcluirEu amo livros de princesa, mas ultimamente ando lendo resenhas que me desanimaram na leitura, uma pena.
Eu acho linda essa capa.
Beijos
Adorei sua resenha, bem sincera, é assim que deve ser. Quero muito ler esse livro, quando li a sinopse já gostei. E sobre a mensagem no celular, eu concordo com você, realmente é bem surreal. Haha. Beijos!
ResponderExcluirPode dar uma passadinha no meu blog? Ele tem pouco tempo de "vida", haha.
http://eu-te-prometo.blogspot.com.br/
Oi Aline!!! Eu adorei esse livro, achei leve e divertido e foi o primeiro livro da Paula Pimenta que eu li! Mas realmente foi estranha a atenção que a protagonista deu para alguém completamente desconhecido!!
ResponderExcluirBeijos
Mari
cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br
Oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii Aline!
ResponderExcluirEu amei essa capa, acho ela encantadora;
Amo histórias de princesas e contos de fadas...
Confesso que estou com um pouco de medo de ler e me decepcionar...
Amei a Saga Encantadas (Unica) e espero que goste dessa.
Beijinhos
Sou eu... Pri!
a capa é super linda ! e o comecinho da historia me deixou bem empolgada ! , eu amo livros que tem princesas kkkk, e é super normal ela trocar mensagens com um estranho , mais msm assim tenho curiosidade em ler esse livro !
ResponderExcluirbjo bjo !
As resenhas que vi desse livro não foram muito positivas, sempre tiveram coisas negativas, o que me desanima bastante para ler o livro .
ResponderExcluirOiee ^^
ResponderExcluirUma pena que os personagens não tenham te encantado :/
Adoro os livros da Paula, e só tinha lido resenhas positivas sobre ele até então, mas é realmente uma pena...
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Oi Aline!
ResponderExcluirTenho muita vontade de ler os livros da Paula Pimenta, são tão comentados! Mas esse em particular não me atraiu muito!
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros
Oi Aline.
ResponderExcluirEu nunca fui uma criança muito ligada nas princesas e seus contos de fadas(sou às avessas rsrs) por conta disso não senti falta de emoção.
Eu também fiquei um pouco incomodada com a questão das mensagens...mas vai entender adolescente né.
Mas esse foi meu primeiro contato com a autora e eu gostei da leveza e fluidez da escrita.
Beijos.
Leituras da Paty
Esse livro é realmente encantador, a capa é fascinante! Já li diversas resenhas do livro, estou doida pra ler, ainda mais que adoro livros leves e dinâmicos e histórias principesca, amo mesmo. Tenho certeza que vou amar, agora só falta eu comprar, ou ganhar(olha a indireta, hahaha,/ promoção ^^)
ResponderExcluirBeijos!
Adoro os livros da Paula! Queria muito ler esse livro, mas vi algumas resenhas dizendo que não é tãaao bom assim, e aí fiquei meio... com o pé atrás. rsrs
ResponderExcluirSó que eu adoro livros de contos, então acho que no fim irei ler mesmo assim.
http://apenas-um-vicio.blogspot.com.br
Já li várias resenhas positivas sobre esse livro, mas infelizmente as negativas são as que pesam mais! Até estava interessado em ler ele, mas me desanimei muito, vou deixar pra outra hora! Acho a capa dele fantástica!
ResponderExcluirAbraços,
Gabriel S. - http://umcenarioimaginario.blogspot.com.br/
Oii!
ResponderExcluirAdoreeeeeeei a resenha! Super sincera! "ente, me fala onde que uma adolescente de boa sanidade faz isso?" hahahaha! Ri alto!
Já li muitas resenhas desse livro, e são todas ou 8 ou 80. Uns amam outros detestam. Tenho muuuita curiosidade para ler, afinal ainda não li nada da Paula Pimenta #shameonme!
E realmente a capa é maravilhosa!
um beeijo Lara
http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br
Esse livro esta dividindo opiniões e fãs. A autora não é conhecida pra mim, mas mesmo quem já leu os livros dela falaram que esse não é tão bom. Eu iria começar a ler a autora por esse, só que depois das resenhas resolvi começar pelo mais famoso mesmo. Uma pena, livros de princesas sempre me dão vontade de ler.
ResponderExcluirBjs, @dnisin
www.seja-cult.com
Eu estou meio de saco cheio desse livro kkkk Vejo quase todos os dias propaganda dele, e confesso que quase cheguei a comprá-lo, mas pensei bem. Olhei algumas resenhas e vi muitas pessoas insatiafeitas. Acho que se eu já tivesze lido Paula Pimenta antes, e gostado como a grande maioria dos seus leitoras tanto falam bem dela, eu certamente teria comprado, mas nunca li nada dela antes e fiquei com a pulga atrás da orelha. Bem, agora é de certo que não iria gostar do livro.
ResponderExcluirOie,
ResponderExcluirestou curiosa para ler este livro.
Comprei a pouco em uma ótima promoção, mas ainda não li.
Adorei a resenha. Aposto que vou gostar do livro tb
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Esse livro pelos comentários parece ter agradado muito !
ResponderExcluirNunca li nada dessa autora, é hora de iniciar!
Obrigada pela dica!
Bjus
http://www.elianedelacerda.com
Oiii
ResponderExcluirQuero muito ler este livro
Que bom que gostou tanto. Eu gosto de livros que tenham princesas. Além do mais nunca li nada de Paula Pimenta.
Ela deve ter uma ótima narrativa.
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Oiee
ResponderExcluirAdorei a resenha e como abordou justamente os pontos que não curto , acabei perdendo a vontade de ler esse livro, não gosto de história fracas e com protagonistas que não me pegam e acabei de ler um livro assim então por enquanto quero ler livros mais legais rsrs
Beijos
www.livrosechocolatequente.com.br
Ainda não li nada da autora, mas vi diversas resenhas positivas sobre seus livros.
ResponderExcluirPrincesa Adormecida parece ter alguns pontos negativos, que me deixaram com menos vontade de ler o livro. Parece que a Anna é bem ingênua, obedecendo os tios tão cegamente e depois desobedecendo-os ao conversar com um estranho por mensagem de celular.
No momento, não tenho interesse em ler esse livro, mas achei a capa lindíssima.
Oi Aline
ResponderExcluirVocê não é a primeira leitora que não ficou contente com esse livro, apesar de gostar bastante dos livros da Paula.
Inicialmente eu fiquei bem tentada a lê-la, mas depois fui desanimando de acordo com as resenhas que ia lendo.
É um livro que eu não penso em ler tão cedo.
Beijos
Mundo de Papel
Pretendo lê-lo não só porque a capa é linda kkk, mas porque amo releituras de contos de fadas, sou uma fã assumida. Parece ser uma leitura leve, mesmo que não tão elaborada. Quero muito esse livro.
ResponderExcluirBeijos
Oi Aline!
ResponderExcluirAdoro histórias relacionadas à contos de fadas. Mas tenho visto muitas resenhas apresentando essa incoerência e outros pontos negativos desse livro, eu ainda quero lê-lo, mas vou com nenhuma expectativa.
Beijo
Estou bem curiosa, para ler alguma coisa da Paula Pimenta. Mesmo esse livro ter um enredo meio parecido com os que já tem, eu ainda gostei. A história parece ser boa, e já fiquei interessada, mas também achei bem estranho a menina aceitar falar com o estranho que mandou uma mensagem e ela aceitar a super proteção dos tios... Mesmo assim, pretendo ler o livro.
ResponderExcluirBeijos!
Ei Aline,
ResponderExcluireu acabei de comprar o livro, e quero muito ler. Ainda não li nada da Paula, e morro de curiosidade
Eu vi outra resenha que também falava que a trama é fraca e dessas incoerências. Tudo bem que é baseado num conto de fadas, e eles são viajados mesmo, mas acho que manter um pouco de coerência sempre é bom,rs
beijos
http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/
O livro parece ser bem envolvente embora baseado em um conto!! Curiosa para lê-lo!!
ResponderExcluirVou procurar para comprar
Aline,
ResponderExcluirEu também fiquei encucada com o fato da Ana manter um relacionamento com alguém que ela nem conhece, nos dias de hoje, apesar de seu saber que isso pode acontecer, é muito perigoso. Fico imaginando se as pré-adolescentes que iram ler esse livro não acharam que isso é normal.
Mas no todo, eu gostei do livro, achei interessante os pontos apresentados nesse conta de fadas moderno, as fadas madrinhas representadas pelos três tios, a bruxa pelo personagem da Marie e o príncipe a procura da princesa perdida.
Bjks
Patty Santos - Blog Coração de Tinta
Eu acabei de ler esse livro e achei super fofo, um pouco pré-adolescente demais, mas super fofo. Mas a Anna ficar conversando com uma pessoa que ela não conhece, também me incomodou. Não foi a melhor leitura do ano, mas não foi uma leitura ruim.
ResponderExcluirAcho a escrita da autora ótima e acho que por isso valeu a pena =)
Bjss
Oi Aline;
ResponderExcluirTudo bem?
Uma pena que você não gostou muito do livro.
Eu ainda quero lê-lo, mas vou ler sem grandes expectativas. Talvez isso até me ajude a gostar dele.
Beijusss;
http://hipercriativa.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa
Eu adoro releituras de contos e por mais que você não tenha gostado vou dar uma olhada, eu me apaixonei pela capa, achei muito linda com o verde água.
ResponderExcluirOlá quero muito ler esse livro, amei essa capa.Muita gente tbm não gostou muito do livro mais eu quero arriscar sabe sei lá, alguma coisa me chama nesse livro
ResponderExcluirMe apaixonei por esse livro no segundo que bati o olho na capa. Depois a paixão foi só aumentando. Quando eu descobri que era uma releitura de Bela Adormecida então...
ResponderExcluirCom certeza vai ser o próximo livro que vou comprar.