Autor (a): Paula Pimenta
Editora: Gutenberg
Ano: 2008
ISBN 978-85-89-239-84-4
"Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. “Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades."
Oie, tudo bom?
Desde o dia em que conheci a Paula Pimenta eu tinha vontade de ler a série Fazendo meu Filme, mas os livros sempre eram muito caros. Aos poucos fui montando minha coleção e consegui comprar os quatro volumes e sabem o que aconteceu? Eu não tive tempo para ler os livros e eles ficaram parados na estante, mas na semana passada eu finalmente li Fazendo Meu Filme 1 e me perguntei porque demorei tanto para lê-lo.
Estefânia Castelino Belluz é uma adolescente de 16 anos que gosta mesmo de ser chamada de Fani. Ela está no segundo ano do ensino médio, é apaixonada por filmes, vive em Belo Horizonte e estuda junto com seus amigos Léo, Natália, Gabi, Priscila e Rodrigo. Fani é uma garota normal que gosta de passar um tempo com os amigos, mas também ama ficar em casa debaixo das cobertas com um bom filme da sua coleção de DVD’s.
Quando ela ganha uma bolsa de intercâmbio de um ano na Inglaterra, sua vida ganha perspectivas diferentes. Entretanto, a realidade de um novo amor pode tornar as coisas mais complicadas e ela vai descobrir que a saudade pode ser maior ainda. Não se trata apenas de uma paixão, Fani tem que descobrir o que realmente sente e reconhecer o que está diante dos seus olhos.
"Eu esperei que ele desaparecesse, fechei a porta, me sentei no chão da sala mesmo e fiquei com a cabeça entre as pernas, querendo de volta o mundinho seguro e conhecido que eu tinha até duas semanas atrás." (pág. 97)
Dizer que eu li esse livro rápido não demonstra de verdade o que aconteceu, pois eu devorei as páginas. A escrita da Paula Pimenta é muito gostosa e dinâmica. Ela criou personagens verossímeis, divertidos e o leitor logo cria empatia por eles. Como não ficar com raiva da “cegueira” da Fani? E como não amar a fofura do Léo e seu gosto musical apurado? A autora criou uma narrativa jovem e de fácil identificação por quem é ou já foi adolescente.
A história fala sobre um período muito bacana do colégio e me identifiquei no momento em que uma das professoras faz uma dinâmica que consiste em cada aluno escrever seu nome em uma folha branca e deixar que todos da sala escrevam coisas legais para você. Fiz isso no meu ensino médio e tenho essa folha até hoje.
É um daqueles livros que você fica com um sorriso idiota na cara quando termina porque a história é muito boa e envolvente. Gostei dos trechos de filmes que foram inseridos no início de cada capítulo e simplesmente amei a quantidade de músicas citadas. Aliás, as músicas são essenciais nessa história.
Confesso que no começo eu achei a Fani um pouco metida, mas ela acabou me conquistando e terminei a leitura torcendo muito por ela. É uma garota sensata, inteligente e muito dedicada. Sei que há adolescentes parecidas com ela por aí. Ela me lembrou da minha adolescência, principalmente na hora em que ela diz que prefere ficar em casa curtindo um bom filme do que ir para a balada só pra conquistar garotos.
Fani tem vários receios por causa do intercâmbio e acredito que sejam as dúvidas de qualquer pessoa que vai encarar essa experiência. Ela também tem sua paixão platônica (típica da idade) e seus momentos de devaneios são divertidos.
Fani tem vários receios por causa do intercâmbio e acredito que sejam as dúvidas de qualquer pessoa que vai encarar essa experiência. Ela também tem sua paixão platônica (típica da idade) e seus momentos de devaneios são divertidos.
"O verdadeiro amor da minha vida naquele momento deveria estar em casa, lendo, ou quem sabe aproveitando a véspera de feriado para fazer alguma pesquisa importante na internet ou nas enciclopédias que ele deve ter" (pág. 18)
O romance é fofo, jovem e vai sendo construído durante a narrativa de uma forma muito bacana e apaixonante. Obviamente há alguns desencontros, mas tudo é bem construído pela autora. A maneira como a música está relacionada ao romance me deixou muito feliz porque eu simplesmente amo músicas e juntá-las com a literatura é algo perfeito.
"Tinha outros casais na pista, mas não tenho a menor ideia de quem. A música estava alta, mas eu não sei dizer qual era. Eu tinha acabado de olhar o relógio, mas eu não me lembrava mais das horas. Eu só sabia que eu queria que o tempo congelasse naquele minuto. E que aquela música não terminasse nunca mais." (pág. 209)
O primeiro volume de Fazendo meu Filme é um livro jovem, alegre e romântico! Paula Pimenta me conquistou completamente com sua escrita e narrativa. Já estou doida para ler o segundo livro da série e conferir as aventuras da Fani na terra da rainha.
Beijos!
Ainda não li nada da autora, infelizmente. Mas sou louca pra ler e uma das coisas que me deixam assim pra trás, é o fato de serem salgadinhos demais. Adorei a trama, parece ter uma leitura bem gostosinha. Amo livros bem dinâmicos, ainda mais curiosa pra conhecer a escrita da Paula. Livros envolventes é o que há! haha Sem falar que adorei saber que no início de cada capítulo tem trechos de músicas! ^^
ResponderExcluirQuero muito conhecer esse livro. Já ouvi muita coisa boa da escrita da Paula. Bom conhecer a Fani desde o princípio, quando tudo está mudando na vida dela. Me faz querer viver tudo isso= o amor, a viagem, os amigos.
ResponderExcluirAh, eu sou suspeita pra falar de FMF, quando comprei, peguei os 3 primeiros volumes, nem tinha o 4º ainda. E li em apenas 1 semana. Eu nunca havia lido tão rápido assim... rsrs
ResponderExcluirDepois, consegui o 4º volume emprestado porque precisava de saber o fim da história.
Adorei a escrita da Paula, e super recomendo o livro.
Bjok
Essa série é linda demais! Tbm nunca li, mas morro de vontade, Paula Pimenta é uma pessoa maravilhosa!!!!
ResponderExcluirParabéns pela resenha!
bjo bjo^^
Olá!
ResponderExcluirQue legal que gostou tanto assim do livro, eu tenho que concordar que o preço deles é alto, mas a edição é linda, e o enredo maravilhoso. Adoro estórias com personagens bem envolventes e pela sua opinião, a Fani e o Leo chegam nesse ponto. E a leitura rápida e fluida me encanta.
Beijos
Blog Leitura Assidua ♥
Adoro essa série da Paula Pimenta. Gostei muito da Fani. Gostei dos trechos de filmes no começo de cada capítulo. Li os quatro livros em uma semana.
ResponderExcluirQuero muito ler esse livro. Gosto de coisas juvenis assim, mesmo que seja de romance. E o que me deixa feliz é saber que um livro bom desse é de uma escritora brasileira! Adoro saber que os escritores brasileiros podem parar de ser clichês e nos mostrar sempre coisas novas na literatura.
ResponderExcluirAdorei sua resenha.
photo-and-coffee.blogspot.com
Ei Aline,
ResponderExcluiradorei a resenha. Também sou louca para ler algo da Paula, tenho Minha vida fora de série 1, mas ainda não li, sniff.
E saber que a história se passa na minha linda BH só me incentivou mais. Adoro música, é um vício desde a adolescência, e acho que vou adorar um livro que se relaciona tanto com ela.
Eu também já fiz essa dinâmica do papel, super legal. Não tenho minha folha, sniff, mas tenho uma agenda que passei para quase todos do meu colégio de ensino fundamental e depois médio, rs.
Vou ficar de olho nas promos, pegar uma boa, porque os livros são mesmo bem carinhos, rs
beijos
http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/
Adoro literatura juvenil, Aline!!! Não tinha lido nada da Paula Pimenta até conhece-la no lançamento de Princesa Adormecida! Li o livro em 1 dia! Adorei a escrita dela!!! Comprei Minha Vida fora de série 1, vamos ver se é bom também!!!
ResponderExcluirBeijos
Mari
Cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br
Oi Line!
ResponderExcluirSou louca para ler alguma coisa da Paulinha, espero na Bienal trazer muita coisa dela pra casa e mudar isso hehe.
Adorei a sua resenha!
Beijocas da Deebs!
http://leitorsagaz.blogspot.com.br/2014/06/resenha-segunda-vez-que-te-amei-leila_6.html
Morro de amores por esse livo, mesmo n tendo lido ainda haha
ResponderExcluirBeijão, ótima resenha!
http://www.garotadolivro.com/
Aline,
ResponderExcluirLi Paula Pimenta no final de 2012 antes um pouco de começar com o blog, assistindo um vlog literário vi uma resenha e fiquei louca pra ler os livros.
O primeiro volume eu demorei um pouco pra ler, porque a história demorou pra me convencer, mais depois que passei da arrebentação, o livro fluiu que foi uma beleza. Li os quatro livros na sequência e me apaixonei pelo Leo e pela Fani.
Amiga, você não faz ideia das aventuras e dos suspiros que você ainda vai soltar com essa série. Espero que goste tanto quanto eu dos demais livros.
Bjks
Patty Santos
Blog Coração de Tinta
Hey
ResponderExcluirEu comprei esse livro mas acho que vou fazer que nem você, começar a leitura depois de completar a coleção.. eles são carinhos sim...
Daí leio, me apaixono e fico chorando porque não posso comprar os próximos HAHAHA melhor esperar.
Adorei que você disse que as músicas se relacionam bem com a história, já vi que irei curtir mesmo.
bjs e um ótimo final de semana
Nana - Obsession Valley
Ainda não consegui ler nada de Paula Pimenta, mas sou louca pra fazer isso. Fazendo meu filme tem bem a cara da Adolescência mesmo e a Fani tem um pouquinho de todas nós, as que são e as que foram adolescente não é ? Agora fiquei querendo saber se ela viaja ou fica aqui curtindo um novo amor, se bem que eu torço pra ela viajar , pois 16 anos é nova demais pra abrir mao de oportunidades por conta de amigos e amores.
ResponderExcluirEu nunca li nada da Paula, gosto de livros juvenis mas acho que os livros dela é mais voltado para o público feminino :\ Hehe.
ResponderExcluirAbraço, www.likelivros.blogspot.com
Oiiiiii
ResponderExcluirSempre vejo esses livros muuuuuuuiiito caros e todo mundo fala super bem dele!
Quem sabe um dia quando ganhar na mega sena??!!
Hahahahaah
Beijinhos
Sou eu... Pri!
Oi Aline! É bom saber que a personagem foi te conquistando aos poucos, isso mostra como ela foi criada de maneira mais real, afinal é difícil gostar de alguém logo de cara, precisamos ir conhecendo aos pouquinhos e assim ir criando um afeto. Isso mostrou para mim que ela cresceu durante a narrativa, essa é uma qualidade que admiro em livros, o desenvolver dos personagens. Ótima resenha.
ResponderExcluirBjos!!!
Oi, Aline!
ResponderExcluirDelícia de leitura essa, viu! Li toda a série há mais de um ano e mesmo assim ainda pego os livros novamente de vez em quando para reler algumas cenas, quotes preferidos! ♥ É mesmo uma história delicada e juvenil, e a Paula fez algo aparentemente clichê se transformar em algo novo! A narrativa dela também é ótima e cativante; lembro de ter lido toda a série em, ao todo, um período de menos de duas semanas, sem contar o tempo de distância de uma leitura para a outra - li os dois primeiros em Outubro e os outros dois em Dezembro, mas, enfim. Também já li os dois primeiros livros de Minha Vida Fora de Série, e estou aqui, ansiosa pelo terceiro livro, além de todos os outros que a Paula vier a lançar! Ela é fantástica!
Beijos,
Sâmella Raissa
♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
Oi Aline :)
ResponderExcluirAinda não li nada da autora, infelizmente. Mas sou louca pra ler!! Adorei a trama, parece ter uma leitura bem envolvente. E eu adorei saber que no início de cada capítulo tem trechos de músicas!! Já ouvi a playlist aqui e adoreei!! Beijos.
Oie, td bom?
ResponderExcluirEu acho as capas da Paula Pimenta lindas e as histórias parecem super divertidas. Mas não comprei ainda pelo mesmo motivo de vc, o preço! Estou esperando achá-los em promoção algum dia desses hehe
Beijos
Arrastando as Alpargatas
Oi Aline!
ResponderExcluirAdorei a sua resenha, você conseguiu passar exatamente o que eu senti quando li Fazendo meu filme. Sou apaixonada por essa série, mas infelizmente não tenho na minha estante, os livros são muito caros mesmo :(
As músicas ajudam mesmo na história, mas eu ficava mais encantada pelos trechos de filme nos inícios de capítulos, eu sempre anotava...
Beijos!
Aline fazia tempo que namorava esta série na livrarias, agora com sua resenha entao foo cheque mate!
ResponderExcluirPreciso desta leitura ^^
Beijos Joi Cardoso
Estante Diagonal
Eu amo a Paula Pimenta os livros delas são maravilhosos haha tive oportunidade de conhecer ela esse ano awn <3 haha
ResponderExcluirParabéns pelo lindo blog!! ;)
Venha conhecer o Doce Literário, será sempre bem vindo :3
http://doceliterario.wordpress.com/
Oie,
ResponderExcluirli este livro faz um tempinho já, mas deve dizer que tb fiquei com cara de boba quando terminei kkk
Você vai adorar a série
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Oiee
ResponderExcluirAmei a resenha adoro livros adolescentes e que são fáceis de ler quero muito ler essa série quem sabe um dia consiga ler :)
Beijos
www.livrosechocolatequente.com.br
Que bom que você gostou Aline, pois eu estou querendo começar a ler os livros dela e até pensei em comprar o Princesa Adormecida, mas estava com medo de não gostar da escrita da autora. Pelo visto, de acordo com a sua resenha eu vou gostar :)
ResponderExcluirBeijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
Sempre quis ler um livro de Paula Pimenta.
ResponderExcluirA capa do livro é muito bem trabalhada.
Só me desanimou um pouquinho ser série.
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Eu amo FMF! Impossível não devorar os livros da Paula Pimenta! Gostei da resenha.
ResponderExcluirhttp://chuvacobertaelivros.blogspot.com.br/2014/06/entrevista-com-carol-sabar.html
Sempre leio resenhas sobre os livros dessa autora, mas não li nenhum ainda. Da forma que se expressou em sua resenha me deixou com vontade de ler. E, realmente os livros dela são caros.
ResponderExcluirEste Livro é ótimo, simplesmente amei :) E adorei sua resenha, Parabéns!
ResponderExcluirEsse foi o livro onde vi que realmente não curto o jeito da Paula, a personagem dele não condiz com a realidade (ela tem 16, mas age como se tivesse 12), as cegueiras e mimimis foram demais para aturar. Desde então não me atrevi a pegar mais nada da Paula, acho que ela é boa para essa galera entre 12 a 15 anos, dps parece que seus personagens não evolui =/
ResponderExcluirAndy_Mon Petit Poison
POISON BOOKS - Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo (Benjamin Alire Sáens) bit.ly/1id5uny
Li muitas resenhas dos livros da Paula Pimenta e em quase todas, a escrita dela recebe muitos elogios. Acho bárbaro quando os autores fazem links entre sua trama e músicas e filmes conhecidos. Dá uma proximidade bem interessante entre a história e o leitor. Quero muito ler algo da Paula Pimenta e espero que seja em breve.
ResponderExcluir@_Dom_Dom
Gostei bastante da resenha e é um livro que pode entrar pra minha lista mas não terei pressa de lê-lo .
ResponderExcluirOi Aline! ^^
ResponderExcluirJá tinha visto esse livro em uma livraria, mas só agora consegui ler a resenha. Gostei muito. Não sei se viraria meu livro favorito, mas tenho interessem em livros que falam de viagens ao exterior, principalmente intercâmbio. A gente imagina tanta coisa que é legal ver o que os outros imaginam ou descobriram.
Nossa, legal essa dinâmica da sua professora. Queria que tivessem feio isso na minha época. Acredito que minha folha voltaria em branco, mas como eles teriam que escrever alguma coisa, talvez inventassem... hahahaha... queria conhecer a criatividade do povo da minha sala. Eu era a estranha da turma, mantive poucos amigos.
Beijussss;
http://hipercriativa.blogspot.com.br/
http://universo-invisivel.blogspot.com.br/