Enquanto eu te Esquecia - Jennie Shortridge

Livro: Enquanto eu te Esquecia
Autor (a): Jennie Shortridge
Editora: Única
Ano: 2014
ISBN 978-85-67028-12-5

"Lucie Walker não se lembra de quem é ou como foi parar nas águas geladas da Baía de São Francisco. Encaminhada para uma clínica psiquiátrica, ela aguarda até que um homem chega afirmando ser seu noivo. Entretanto, com seu retorno para casa, essa mulher sem memória vai tomando conhecimento de sua personalidade antes do acidente, da pessoa controladora, fria e sem vida que era, e dos segredos da infância e da família, assim como da situação do noivado e dos mistérios que podem ter provocado o acidente. Será que ela quer isso de volta? Será que essa nova Lucie conseguirá manter o amor por Grady, ou a oportunidade de recomeçar será sua salvação?"

*Livro cedido em parceria com a Editora Única.

Oie, tudo bom?

Imagina perceber que você está no meio das águas da Baía de São Francisco sendo resgatada por várias pessoas e não ser capaz de dizer quem você é? Não ser capaz de falar onde mora? É dessa forma que Enquanto eu te Esquecia nos apresenta Lucie Walker, uma headhunter que sofre uma fuga dissociativa, esquece completamente os fatos mais importantes da sua vida e é encontrada em outra cidade completamente atônita e perdida.

Lucie é encaminhada para a ala psiquiátrica de um hospital e depois é levada para sua casa em Seattle pelo seu noivo Grady. Quando eles se encontram ela percebe que seu corpo reage ao dele, mas sua cabeça não consegue se lembrar daquela pessoa. Por outro lado, Grady parece tão perdido quanto ela e não consegue se acostumar com o fato dela não se lembrar dos dois.

"Ela não o reconhecia de jeito nenhum, e, no entanto, havia alguma coisa que dizia que sim. "Está tudo bem", voltou a dizer, e se dirigiu para abraçá-lo, para deixar que ele a abraçasse." (pág. 26)

Além da amnésia, Lucie está totalmente diferente do que era. Menos intolerante com as pessoas e menos preocupada com a alimentação. Além disso, também está mais amorosa e simpática com os vizinhos e com a família de Grady. Todas essas mudanças logo são percebidas, pois a antiga Lucie era rígida e não tolerava deslizes e erros. Era extremamente preocupada com a estética, com itens caros e uma decoração impecável.  Essa "nova Lucy" é completamente distante de todas essas coisas, não é egoísta com as pessoas e se mostra muito mais sensata.

Enquanto eu te Esquecia é uma emocionante história sobre as descobertas de quem você é e como a vida por moldá-lo de acordo com suas dores e provações. A narrativa é feita por três pessoas: Lucie, sua tia Hellen e o noivo Grady e essa forma de narração foi crucial para dar a visão da história por meio de muitos ângulos. A autora nos mostra as dúvidas da protagonista, os mistérios do seu passado e os motivos que a levaram ao esquecimento. Com certa sutileza ela mostra os acontecimentos e as descobertas feitas pela Lucie sobre sua própria vida.

"O que é amor, ela conjecturou, e o que é lembrança? Onde é que os dois se intersectam e quando deixará de importar qual veio primeiro?" (pág. 379)

Grady é um cara extremamente bondoso, apaixonado e dedicado a noiva. Mas, essa "nova pessoa" o deixa sem saber como agir, pois tem atitudes diferentes e Lucie realmente parece uma pessoa diferente daquela por quem ele se apaixonou. Durante os capítulos narrados por ele é possível acompanhar suas angústias em relação ao futuro do relacionamento. A história também fala sobre a vida de Grady e como a morte do pai o transformou e o define.

"Ele fechou os olhos ao sentir o perfume da pele dela. Era o perfume dela, a pele dela, a voz dela, e ele se deliciou. Sob vários aspectos, ainda era a sua Lucie". (pág. 43)

A autora não força as emoções durante a narrativa e vai contando os segredos aos poucos para os leitores. Foi uma leitura rápida, agradável, fluida e cativante. Jennie Shortridge não cria personagens perfeitos e sim pessoas com problemas reais que aprendem a lidar com seus próprios dramas.

A diagramação é bacana com uma fonte de tamanho razoável e folhas grossas. A única observação que faço é que a descrição da Lucie é muito diferente da garota que aparece correndo na capa. É uma capa linda, mas não condiz com a protagonista.

Em alguns momentos a história pode ser um pouco melancólica e triste, mas a narrativa vai além disso. A autora deu um desfecho que não foi satisfatório para mim, mas isso não quer dizer que foi um final ruim. É um drama repleto de autoconhecimento e redescoberta. Lucie finalmente entende do que realmente estava fugindo.

Beijos!

39 comentários

  1. Oi, Aline!
    Este é um dos livros que pretendo ler ainda este ano.
    Já estou "reservando verba" para adquirí-lo.
    Enquanto isso, amei ler a sua resenha!
    Com certeza, para mim, é uma questão de "necessidade" ler Enquanto Eu Te Esquecia!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Que chato que você não curtiu muito o desfecho do livro, mas eu gostei do enredo,parece ter bastante fundamento e pesquisa de campo em relação a quem escreve. Eu li Para Sempre, que tem uma história parecida, e gostei muito :)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha e a sinopse.
    Fiquei bastante curiosa pra conhecer melhor Lucie e Grady. Fico imaginando como é perder a memória assim e ao mesmo tempo, fico imaginando como é lidar com alguém que perdeu a memória.
    Apesar do final não ter sido satisfatório pra você, confesso que estou bem curiosa pra ler esse livro.

    Bjok

    ResponderExcluir
  4. Oie
    Parece bem interessante a premissa do livro, gostei.
    Adorei a fica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oiee

    Também gostei muito de ler esse livro mas o final não foi dos melhores, o livro é bacana mas faltou algo mais, fiquei me imaginando sem memória e essas coisas que ela passou e realmente chega a ser triste mas é uma boa leitura por passar rápida.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha Aline. Quero muito ler este livro e a sua opinião a respeito dele me deixou ainda mais interessada. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Seria uma ótima série se transformada em uma. Me lembrou um pouco de Samantha Who, mas é bem mais intenso. Gostei muuuuuito do enredo.

    ResponderExcluir
  8. Oi Line! :)
    Nossa amei o livro, a sua resenha está muito bem escrita, consegue nos transmitir todos os pontos importantes de uma história. Amei! É um livro que sem duvida irei ler! Obrigada!

    Beijocas da Deebs!
    http://leitorsagaz.blogspot.com.br/2014/06/resenha-espiritos-de-gelo-raphael.html

    ResponderExcluir
  9. Olá Aline!!!

    Gostei muito dessa resenha e mesmo que o desfecho não tenha sido como você esperava eu gostei muito da premissa apresentada porque tenho muita vontade de ler esse livro sabia? Muita mesmo e sua resenha só me deixou com mais vontade ainda... Eu fico imaginando como seria fugir de algo e isso ser tão forte que simplesmente me fizesse esquecer de alguns momentos de minha vida.. enfim... Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Esse é um dos livros que quero ler, pois li algumas resenhas e algumas coisas ficam em aberto na minha cabeça e só lendo pra saber. Por exemplo, entendi que a nova Lucie voltou numa versão "melhor", mais tolerante, mais amorosa, mas percebi que Grady fica sem saber como agir diante disso. MAs, ela nao é uma pessoas melhor ? Ele nao se apaixona mais e mais ? Enfim, só lendo pra saber não é ?

    ResponderExcluir
  11. Eu estou encantada com esse livro, desde que vi o lançamento!
    Estou devorando os livros da Unica pra poder solicitar!!!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  12. Gostei da resenha desde que lançou estava curiosa com esse livro.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Aline!!! Quero muito ler esse livro! Fiquei tão feliz quando ganhei no sorteio do blog da Dani! Vamos ver o que eu vou achar do final!! :)

    Beijos

    Mari
    Cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Aline, tudo bem?
    Já li algumas resenhas sobre esse livro e todo mundo só elogia. Estou muito animada para lê-lo. Deve ser difícil ter que conviver com alguém que da noite par o dia muda totalmente.
    Que pena que o final não lhe agradou. Fiquei curiosa mesmo assim.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Aline eu não curto muito historia de perda de memoria etc, me deixam extremamente tensas, mas a sinopse me atraiu demais, ela tinha outra personalidade é isso que entendi? Se é parece ser mega interessante e quero muito conhecer esta historia!

    Adorei a resenha!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  16. Menina ainda pretendo ler esse livro esse ano,
    estou super curiosa pela história que tem essa áurea de mistério que instiga minha curiosidade, além disso amo essa capa, com certeza quero esse livro.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Aline
    Quero muito ler esse livro. Fico imaginando como deve ser perder a memória. Gostei muito do enredo do livro. Que pena que você não gostou muito do final, é tão ruim quando isso acontece. A capa é muito bonita.

    ResponderExcluir
  18. Oie,
    nossa pensei que este livro fosse diferente, mas gostei da sua resenha. Acho que leria o livro sim :)

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Aline!

    Eu amei a capa deste livro, mas depois de lr diversas resenhas sobre ele, perdi um pouco o encanto sabe?
    Espero teer a oportunidade de lê-lo e tirar minhas próprias conclusões!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  20. Oie, td certo?
    Adorei a sinopse desse livro, fiquei bem curiosa com a leitura. Não sei o que eu faria sem as minhas memórias, ou o que seria pior eu perdê-las ou alguém próximo a mim, como um noivo? Deve ser uma situação beeeem complicada, para dizer o mínimo, né?

    Beijão!
    Arrastando as Alpargatas

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito da resenha, adoro livros com um certo drama e conflito pessoal.
    Bjus
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  22. Eu adoro um drama, então acho que iria gostar desse de cara. Ainda mais por ver a protagonista ir evoluindo, por conta desse esquecimento. Achei digno o noivo dela continuar ao lado dela, mesmo sem saber o que aguardava no futuro dos dois. Já que ela estava diferente do que ela era quando ficaram juntos. Eu particularmente adorei a capa, pena que não tem nada haver com a personagem em si. Pelo que vi a protagonista tem lá seus 40 anos, e a da capa parece bem novinha mesmo. Espero ter oportunidade de ler esse livro ^^

    ResponderExcluir
  23. Ei, Aline, tudo bem?

    Não ligo para histórias melancólicas, sou super sadomasoquista e adoro sofrer com livros huahuahuahua Esses dias mesmo eu reli ACEDE! To bem curiosa para ler esse livro. Vai ser minha proxima solicitação assim que eu acabar o geek love =) Adorei a resenha

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  24. oi Aline,
    quero muito ler esse livro. Parece ser mesmo emocionante. Já tinha lido uma resenha desse livro que me levou a pensar que o noivo já não gostava tanto dela. Mas pela sua, parece que ele gosta sim, e fica perdido com a "nova" noiva que ela se tornou.
    Adorei sua resenha, demonstrou que esse é um livro tocante e sensível.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Aline, Enquanto eu te esquecia é minha leitura atual. Mas como ainda estou bem começo do livro ainda não deu pra sentir toda a angústia dos personagens e a mudança de comportamento de Lucie. Eu tenho um amigo que sofreu de fuga associativa, mas conseguiu aos poucos se lembrar das coisas. Vamos ver qual será minha opinião ao final do livro.

    Bjks

    Patty Santos
    Blog Coração de Tinta

    ResponderExcluir
  26. Oi Chefa!
    Nunca li nada parecido, parece interessante.
    Gostei da resenha =)

    ResponderExcluir
  27. Oi, Aline!
    Apesar de não ser bem o tipo de trama que eu costume ler, admito que é interessante e um tanto instigante. Gosto de me embalar um pouco em dramas às vezes, apesar de, em maioria, serem os livros da Kristin Hannah (que me arrancam copiosas lágrimas; aliás, já leu algum livro dela?), mas acredito que este também seja mesmo muito bom. Adorei também o que você citou sobre a autora não compor personagens perfeitos, mas reais e capazes de lidar com seus defeitos e evoluírem positivamente na trama; isso é um ponto definitivamente muito importante, e foi muito bom você ter citado. Quanto ao romance, foi o que mais me cativou, mas ainda fico com um pé atrás, não sei... se você diz que o desfecho não lhe foi muito satisfatório, começo imaginar umas hipóteses e... bem, tenho medo de uma leitura tão boa cair no desapontamento quando chegar ao final, sou muita crítica e pra mim a trama deve ser considerada como um todo. Mas quem sabe um dia eu ainda o leia, ele não deixa de ser uma história interessante, e já prevejo mesmo muita emoção no decorrer da leitura.

    Beijos,
    Sâmella Raissa
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  28. Parabéns pela resenha, Aline. Gostei muito. Ah e ela acabou me deixando curiosa para ler o livro! Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Oi, Aline!

    Uma pena que a garota da capa, não é parecida com a protagonista, mas mesmo assim, pude perceber que o enredo é um encanto só, a descoberta, a fuga e a mudança da personagem me deixou intrigada, acho que vou adorar conhecer os segredos de Enquanto eu te esquecia!

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  30. Oi Aline!
    Logo que esse livro foi lançado eu fiquei bem curiosa sobre a história e agora voltou a vontade de ler. Eu ficaria desesperada se não conseguisse lembrar de uma parte da minha vida, ainda mais se estivesse agindo diferente do costume. É uma pena que a garota da capa não se pareça com a personagem...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  31. Estou bem curiosa para ler este livro, mas agora não estou podendo comprar nada :(

    Gostei da resenha!

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Já ouvi muitos comentários positivos do livro, por isso tenho tanta vontade de ler.
    Que bom que gostou, a narrativa parece ser boa.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. É um dos livros que tenho muita curiosidade e sua resenha me deixou mais curiosa. E realmente, a capacidade do ser humano de mudar é grande, e também mínima, tudo depende das situações envolvidas. Parece um livro que faz a pessoa refletir.

    ResponderExcluir
  34. É um dos livros que tenho muita curiosidade e sua resenha me deixou mais curiosa. E realmente, a capacidade do ser humano de mudar é grande, e também mínima, tudo depende das situações envolvidas. Parece um livro que faz a pessoa refletir.

    ResponderExcluir
  35. Já vi muitos comentários sobre o livro, e sua resenha me deixou ainda mais curiosa. Amei a frase da página 379, o livro parece ser muito bom. Beijinhos e Sucessos para o blog.

    ResponderExcluir
  36. Essa trama me fez lembrar do livro "Para Sempre". As situações de perda de memória e do companheiro que fica ao lado da desmemoriada são bem parecidas. Não sei o porquê, mas não me interessei muito por ele. Talvez o leia, mas será em um futuro um pouco mais distante.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  37. Adorei a resenha e a sinopse do livro, fiquei super curiosa pra saber mais sobre a história . Adicionei a minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  38. Oi Aline;
    Gostei da resenha. Apesar de não ser fantasia, que eu amo, livros que tratam de assuntos relativos à memória também costumam cair no meu gosto. Depois de ler sua resenha acho que eu leira esse livro. Pareceu realmente interessante.

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    http://universo-invisivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Gostei bastante desse livro, é bem diferente dos que eu já li. Mas por enquanto não pretendo ler. Apesar de ter gostado, tem alguns que são prioridade por enquanto.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin