Bela Maldade - Rebecca James

Livro: Bela Maldade
Autor (a): Rebecca James
Editora: Intrínseca
Ano: 2011
ISBN 978-85-80-57-081-6

"Após uma horrível tragédia que deixou sua família, antes perfeita, devastada, Katherine Patterson se muda para uma nova cidade e inicia uma nova vida em um tranquilo anonimato. Mas seu plano de viver solitária e discretamente se torna difícil quando ela conhece a linda e sociável Alice Parrie. Incapaz de resistir à atenção que Alice lhe dedica, Katherine fica encantada com aquele entusiasmo contagiante, e logo as duas começam uma intensa amizade. No entanto, conviver com Alice é complicado. Quando Katherine passa a conhecê-la melhor, percebe que, embora possa ser encantadora, a amiga também tem um lado sombrio. E, por vezes, cruel. Ao se perguntar se Alice é realmente o tipo de pessoa que deseja ter por perto, Katherine descobre mais uma coisa sobre a amiga: Alice não gosta de ser rejeitada..."

Oie, tudo bom?

Sabe quando você compra um livro porque ele está barato e depois aquele livro fica mofando na sua estante? Vocês sabem como é isso não é mesmo? Foi o que aconteceu com Bela Maldade que eu comprei por R$ 5,00 reais na Bienal do Rio de Janeiro no ano passado. Mas, aproveitando a maratona #EuSouDoideira eu coloquei ele na pilha de leitura e não me arrependi.

Bela Maldade conta a história da Katherine Patherson, uma garota de 17 anos que vive com a tia em Sidney, capital da Austrália. Ela foi morar em uma nova cidade e tenta se manter nas sombras depois que uma tragédia atingiu sua família. Na escola ela conhece Alice Parrie, a garota mais bonita e popular do colégio e as duas se tornam amigas. Katherine não entende porque Alice gosta tanto dela, mas fica feliz porque está começando a ter amigos novamente.

"Temporariamente esqueço a noite em que compreendi a horrível verdade sobre mim mesma, esqueço tudo o que tem relação com a noite em que descobri a verdade imunda e vergonhosa no âmago da minha alma." (pág. 20)

O problema é que Alice é uma pessoa extremamente sociável, mas não aceita ser esnobada. Quando Katherine percebe o lado perverso da amiga, pode ser tarde demais para escapar das garras da Alice. Gente, esse livro é um thriller psicológico que te deixa com o coração na mão do início ao fim. Desde o começo fica nítido que ela não é uma pessoa boa, e por mais que Katherine sinta que algo está errado, ela não compreende que essa amizade faz mais mal do que bem.

"Mas só consigo olhar para os olhos de Alice. Eles são frios, avaliadores, e as pupilas, são dilatadas, que tido o que posso ver é escuridão. Dura é inflexível. Profunda. Implacável. Ali, só há trevas." (pág. 114)

Alice é a personagem mais nojenta que eu já tive o desprazer de conhecer nos livros. A garota é insuportável, egocêntrica, uma verdadeira "vaca" e tem um sério problema psicológico. Ela tem a certeza de que as pessoas precisam paparicá-la e consegue atrair a atenção de todos com sua falsa inocência. Ela namora Robbie, mas o usa como um fantoche o tempo todo (amor próprio manda lembranças para o Robbie). Além disso, quando ela percebe que a Katherine ignorando sua amizade, ela se transforma em um verdadeiro monstro.

Além do Robbie, outros personagens importantes na história são os irmãos Mick e Philippa. Eles representam uma nova fase na vida da protagonista e gostei principalmente da Philippa pela sua sinceridade e seu jeito despojado.

O livro é narrado pela Katherine e os capítulos se alternam entre alguns anos e acontecimentos diferentes. A história do livro tem muitos mistérios no início e a autora vai soltando pequenas informações sobre o que aconteceu com a protagonista deixando a narrativa instigante. Fui lendo cada capítulo ansiando para saber o que havia acontecido com a Katherine no passado e não me decepcionei porque a Rebecca James escreveu um história intricada, dramática e impactante.

"O que eu quis dizer foi que se você vê um sentimento mau em si mesmo, não gosta dele e tenta não senti-lo, então isso é bom. Ninguém é de fato inteiramente bom. Pelo menos é o que eu acho. Tentar ser bom, ou ao menos tentar não ser mau, provavelmente é o mais perto que conseguimos chegar." (pág. 140)

A escrita da autora é muito dinâmica e o livro não é muito grande. Uma coisa interessante nessa leitura é que ela se passa em um cenário diferente dos livros que leio porque este é ambientado na Austrália.

Bela Maldade é um drama muito bem construído que vai te deixar com o coração na mão. Eu senti muita pena da Katherine por tudo que ela teve que passar. Não concordei com o desfecho do livro, mas isso não significa que foi ruim. Eu só queria que fosse diferente.

Só posso indicar que vocês leiam o livro e tenham a mesma experiência prazerosa que eu tive. Se estiverem com esse livro na estante só digo uma coisa: LEIAM. Em alguns momentos a história te angustia, mas também te dá esperança de algo melhor. Você percebe que a humanidade tem frutos podres, mas sempre haverá pessoas boas capazes de fazer o melhor possível.

Beijos!

27 comentários

  1. Oi Line!
    O meu também foi 5,00 reais hehe... mas bem gasto da vida. Eu amei a leitura de Bela Maldade, como você falou o desfecho da história poderia ter tomado outro rumo, mas acho que o proposito do livro era aquele mesmo. Chorei muito quando li T.T

    Adorei sua resenha e os quotes que você escolheu foram os melhores mesmo!

    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  2. Esses livros que mexem com o nosso psicológico são os melhores mesmo. Alice é quase um psicopata, é isso ? Fiquei com pena de Katherine que procurava uma amiga e achou essa doida no caminho. Eu fico muito intrigada quando uma blogueira diz que esperava um final diferente. Nao gosto quando o livro termina muito certinho, gosto de finais diferentes mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Acho que todo leitor é assim, está sempre comprando um livro que não deseja. Haha. Mas, depois acaba se apaixonando pelo livro. Adorei a resenha, quero muito ler o livro. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi flor!

    O meu exemplar de Bela Maldade tá mofando até hoje haha. Talvez por eu não ver muitas resenhas dele por aí, e ter outras leituras como prioridade, mas nem me passou pela cabeça tirá-lo da estante desde que o comprei, também na Bienal. Tô ficando com raiva e até um pouco de medo da Alice só pela sua descrição. Já vi que vou odiar a personagem. Enfim... Depois dessa recomendação, vou ler logo esse livro.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nunca li um livro que fosse assim tão chamativo psicologicamente falando. Gostei muito da estória. Chama bem a atenção do leitor.Fiquei vidrada na resenha enquanto lia.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline sei bem como é isso e o pior é que quando finalmente você resolve ler o tal livro você vê o quanto ele é incrível e quanto tempo você perdeu sem conhece-lo!

    Adorei a premissa do livro acho que vou ir atras dele! Só do desfecho ser algo "diferente" já me deixa mais intrigada. Adoro autores que seguem isso hahaha.

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  7. Ah, só leio excelentes resenhas desse livro. Morro de vontade de ler há muito tempo e sua resenha ainda conseguiu aumentar essa vontade. Parece ser realmente um livro muito interessante. E o fato de se passar na austrália, ainda é um fator que o deixa mais interessante.

    Bjok

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha! Esse livro está há muito tempo na minha lista de desejados, mas infelizmente não está na minha estante . Quero sentir o que Katherine passa e saber o desfecho para saber se vou querer outro final igual a você .

    ResponderExcluir
  9. Que lindo seu layout *oooo* Olha, esse livro é meio assustador, né? Haha. Ele é muuuito psicótico. Mas eu concordo com você, ele é mega bem construído! É, eu vi ele por 5,00 reais na bienal, mas eu já tinha comprado ele por 24,90, que também o preço não é tãaao ruim assim.
    Amei a resenha. Beijocas! Jesus te ama!
    http://hey-mygod.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Aline! A mesma coisa aconteceu comigo, eu comprei este livro pelo mesmo preço na Bienal de Sampa ano retrasado e ele ficou aqui, parado... até que finalmente li em um desafio literário e adivinhe? Amei! Nunca tinha lido nada da autora e adorei o livro!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  11. Aline tenho esse livro faz mais de ano e não li, preciso lê-lo, todas as vezes que pego nele, leio outro. Vou dar melhor atenção quando terminar as leituras que já comecei.

    ResponderExcluir
  12. Oi Aline! Estou na mesma situação, paguei barato e deixei aqui na estante, sempre esqueço deste livro, aí vejo uma resenha tão animada como a sua e lembro que preciso ler, pelo visto é para mexer com as emoções, com personagens bem construídos e verossímeis. Amei!

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  13. Oi Aline, tudo bem? Eu comecei a ler este livro, mas acabei deixando para terminar depois e nunca mais li. Sua resenha foi boa para eu lembrar que tenho que ler este livro.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie, td bom?

    Nunca imaginaria que esse livro era um thriller pela capa hehe mas a história parece legal! Adoro quando nos surpreendemos com esses livros baratinhos que compramos por impulso :D

    Beijos!
    Arrastando as Alpargatas

    ResponderExcluir
  15. Nossa Aline R$ 5,00, que máximo.
    Não lembro de ter lido alguma história que se passa na Austrália, o livro parece ser bom,
    Tenho curiosidade em lê-lo. Se eu encontrasse ele tão baratinho assim na Bienal em São Paulo.
    Que bom que você gostou. Boa indicação.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. OI, Aline!
    Para tudo que as suas resenhas estão ficando cada vez mais instigantes e incríveis, sério! Eu nem tinha vontade de ler Bela Maldade; como o nome já diz, é maldade demais para o meu estilo de leitura, mas acho que vou repensar em dar uma chance à ele. Fato é que histórias bem construídas me cativam, e essa parece ser bem assim, além de ter personagens bem intensos - exceto ao Robbie, mando o dobro de lembrança do amor próprio para ele, rs. Se tiver oportunidade, certamente lerei-o. Parabéns pela resenha!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho esse livro aqui em casa, e já estava na minha meta de leitura pra esse ano. Só posso dizer que, depois dessa resenha, ele furou alguns lugares, e vai ser uma das próximas. kkkkk
    Me parece ser uma história bem dramática e tensa. Como adoro livro desse estilo, vou ler sim.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  18. Eu cheguei a ter esse livro, que ganhei de amigo secreto a um tempinho, mas as resenhas dele me desanimaram um pouco. Não sou fã de livros assim, onde um dos personagens sofre de crueldade e coisas do tipo, isso meio que me impacta. Fujo de livros assim pela falta de estomago e com esse acabou que passei para frente sem ler. Eu sei que todo mundo fala bem, mas não é meu estilo.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Aline!
    Acho que TODO MUNDO COMPROU ESSE LIVRO NA BIENAL!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Pois é, ele também estava acumulando poeira na minha estante e, como resolvi participar da segunda maratona literária, coloquei ele na lista...
    Todo mundo fala super bem, acho que vou passar ele na frente dos outros, hahahahaha!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  20. Tenho vários desses livros esquecidos na estante. Tô precisando resgatar alguns desses também. rs
    Bela Maldade não é um livro que enche os meus olhos, mas tem uma premissa legal e eu leria. Mas acho que ele também ficaria esquecido na minha estante um tempo. rs
    Adorei a resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir
  21. Eu não gosto de livros desse tipo, com crueldades, personagens sendo massacrados, realmente não faz meu estilo de leitura, pois gosto de leituras de dramas, curiosidade, romance, ficção científica, mas a vida é bastante difícil para procurarmos coisas do gênero!
    Obrigada pela dica, apesar de não ter nada a ver com meu estilo literário!
    bjus
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  22. Oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!
    Amei a resenha tô louca pra ler este livro, recentemente li Stolen e fiquei apaixonada pelo Ty mesmo sabendo q ele era o vilão e q havia feito algo muito errado.
    Estou louca p ler Bela maldade, por acho quer irá conduzir agente nesta montanha russa de sentimentos

    ResponderExcluir
  23. Já tinha visto esse livro com o preço bem baratinho, mas nunca tinha me ousado a comprar. Pensei que era uma série e também nunca tinha visto comentários/resenhas a respeito desse livro. Mas agora lendo, ele parece ser muito bom. Aquele instigante, que fisga o leitor. Quero muito lê-lo. E já fiquei com ódio da - vaca - Alice. Adoro thrillers psicológicos, já acho que iria adorar esse livro.

    ResponderExcluir
  24. Oiee

    Caramba achava que esse livro era totalmente diferente, já vi ele na biblioteca várias vezes e achava que algo hot não triller psicológico e acho que pelo desfecho não ser bom acho que não iria gosta muito do livro mas confesso que fiquei curiosa para ler.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi Aline!
    Quase comprei esse livro em uma promoção da Saraiva, mas desisti depois de ler algumas resenhas negativas... Não sei se leria agora, mas fico feliz que tenha gostado e um pouco curiosa para saber o que a Alice ser tão má...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Oie,li este livro faz alguns meses, mas confesso que não curti a leitura

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  27. Ja tenho esse livro na minha estante faz um tempinho já, mas ainda não li..
    Pela sua resenha parece ser muito bom,
    Vou ler =)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin