Autor (a): Ellen Sussman
Editora: Casa da Palavra
Ano: 2014
ISBN 978-85773444-75
"A história começa com uma viagem ao paraíso. Ao ser enviada para trabalhar como guia turística em Bali, uma ilha da Indonésia, Jamie só pensa em passar os dias mais felizes de sua vida ao lado do namorado, aproveitando as praias virgens e explorando as florestas. No entanto, após três dias de sua chegada, ela e seu parceiro se tornaram vítimas de um atentado terrorista na boate local. Seu namorado perde a vida, e Jamie, a esperança de felicidade. Depois de um ano, ainda transtornada pelas lembranças, Jamie decide retornar a Bali para tentar fechar esse ciclo em sua vida. Mais que tudo, ela espera encontrar Gabe, o homem que a salvou do ataque. Nesta viagem ao passado, Jamie conhece Nyoman, seu simpático anfitrião, que a hospede no acolhedor e relaxante Paradise, um bangalô incrustado numa paisagem estonteante."
*Livro cedido em parceria com a Editora Casa da Palavra.
Oie, tudo bom?
Sabe quando você começa a ler um livro sem grandes expectativas, mas descobre uma história atrativa e envolvente? Foi assim que aconteceu quando comecei a ler Paradise, esse romance de 155 páginas que não fala apenas de amor, mas também sobre a perda de alguém que se ama.
Jamie é uma cidadã americana que trabalha como guia turística de aventura viajando por vários lugares pelo mundo. O livro é narrado em dois cenários temporais: o primeiro em 2002 quando Jamie está hospedada em Bali com seu namorado Miguel e a segunda parte passa-se em 2003 com ela voltando para a ilha. Em 2002 Bali sofreu um terrível golpe após bombas terem explodido dentro de boates que feriram e mataram centenas de pessoas.
"Uma bomba provocara o incêndio. Tentou entender o que havia acontecido, mas sua mente não reagia com rapidez, como se também estivesse imersa em poeira e escuridão. Bombas em Bali? Em casas noturnas." (pag. 54)
Ela perde o namorado no atentado terrorista, mas sofre apenas escoriações no corpo. Jamie consegue se salvar com a ajuda de Gabe, um americano que mora na cidade e que estava passando na rua onde ficavam os bares e boates destruídos pelas bombas. Um ano depois do que aconteceu, Jamie volta para participar do reencontro organizado por familiares e amigos das vítimas. Apesar do receio e da angústia que ainda sente, Jamie está em busca de tudo que perdeu e deixou na ilha.
"O sofrimento é um sentimento terrível. Ele pesa no coração e dificulta nossos passos." (pág. 130)
Esse livro fala principalmente sobre as perdas que temos ao longo da vida e como é o convívio com essa falta. Quando Jamie perde o namorado, ela não sabe lidar com aquele sentimento ruim e a culpa. Gabe aparece em sua vida como um salvador e a ajuda muito. Ela acaba passando uma semana sob os cuidados de Gabe, que se torna uma pessoa especial, apesar da situação extrema em que eles se encontraram.
"Será que inventei a história daquela semana? Quanto do amor é invenção?" (pág. 119)
Gabe também perdeu uma pessoa muito importante em sua vida e sua mudança para Bali foi um reflexo dessa perda. Mas será que os dois estão prontos para conversar sobre essas perdas e entender que podem sonhar depois de tudo que aconteceu?
Gostei muito da interação da Jamie com os personagens Nyoman e o garoto Bambang. Nyoman também perdeu uma pessoa querida e ensina a ela como os balineses lidam com a morte. Já o garoto é um personagem tão emblemático que eu cheguei a pensar que ele não existia.
"Bali não era supostamente um paraíso? Esqueça os problemas do mundo e viva em harmonia com a natureza. Era isso que os folhetos de propaganda prometiam aos turistas. Então, o que acontece quanto os problemas do mundo desabam no paraíso?" (pág. 72)
Paradise tem uma narrativa simples, dinâmica, singela e tocante. Não é um livro cheio de dramas e crises existenciais. A leitura é tranquila e a única coisa que me incomodou foi uma certa confusão que a autora fez na hora de relatar o momento em que as bombas explodem. Alguns detalhes não se encaixaram para mim.
A história relata uma situação que poderia ocorrer com você em um momento da vida e lidar com a perda não é nada fácil. Muito menos com os traumas causados por um ataque terrorista, pois gera ainda mais comoção. Não deve ser nada simples aceitar que algo ruim te aconteça e que o resto do mundo continue vivendo enquanto você sente a sua dor.
Renascer depois de uma adversidade pode ser considerado natural, mas não é fácil e agradável. Paradise deixa a sensação de que a vida precisa ser aproveitada a cada momento com prazer e que depois da perda há novos horizontes.
Beijos!
Caramba!! Uau!
ResponderExcluirSem palavras com a historia desse livro!!
Anotei aqui porque preciso ler!!!
Super diferente do que estou acostumada a ler! Historia bem intensa!
Beijinhos
Sou eu... Pri!
Oi Aline tudo bem?
ResponderExcluirEu não conhecia o livro, mas gostei muito da sua resenha e vou reservar um tempo para lê-lo. A história parece ser muito boa e eu quero descobrir se vou gostar.
Beijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
Oi, Aline, tudo bem?
ResponderExcluirPena que a autora se perdeu em um momento, mas acho que isso não comprometeu a leitura como um todo, né? Acho que eu iria curtir o livro. A mensagem dele é bem bonita
beijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Oi Aline, tudo bem? Ganhei o marcador desse livro e achei bonito, mas até então não sabia absolutamente nada da história! Adorei sua resenha! Perder alguém assim não deve ser nada fácil e deve ser interessante acompanhar a trajetória de Jamie!
ResponderExcluirBeijos
Mari
Cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br
Não conheço o livro, mas a forma que você trouxe a resenha já me fez imaginar como é a história, fique curiosa agora.
ResponderExcluirBeijos
http://agora-dezoito.blogspot.com.br/
Oi, Aline
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, mas fiquei muito interessada. A história deve ser muito bonita. Acho a capa desse livro muito bonita.
Oie!
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas gostei da temática e que capa fofa!!! Quero ler.
Beijos
parece bem interessante. vou conferir. boa resenha ;)
ResponderExcluirSó tinha visto a capa do livro e tinha gostado, mas não imaginava que retratava sobre perdas, dor ocasionados pela própria perda. Enfim... fiquei bem curiosa pra lê-lo, ele parece realmente tocante. E sobre a parte que a autora pecou, acho que ela não tomou cuidados, focou só no que aconteceria do que quando aconteceu. É chatinho quando acontece, mas parece que a leitura vale a pena, pela reflexão que fica né?! Espero ter oportunidade de ler esse livro, adoro leituras assim.
ResponderExcluirSó tinha visto a capa do livro e tinha gostado, mas não imaginava que retratava sobre perdas, dor ocasionados pela própria perda. Enfim... fiquei bem curiosa pra lê-lo, ele parece realmente tocante. E sobre a parte que a autora pecou, acho que ela não tomou cuidados, focou só no que aconteceria do que quando aconteceu. É chatinho quando acontece, mas parece que a leitura vale a pena, pela reflexão que fica né?! Espero ter oportunidade de ler esse livro, adoro leituras assim.
ResponderExcluirOi Aline! Ótima resenha! Parece uma história intensa, mas não sei se leria esse livro.
ResponderExcluirBeijoo, Gabe!
Blog Mundo Mágico dos Livros
Gostei bastante da sinopse e da resenha do livro,me deixou super interessada a ler. Beijos :*
ResponderExcluirGostei bastante da sinopse e da resenha do livro,me deixou super interessada a ler. Beijos :*
ResponderExcluirSempre achei a capa deste livro simples e linda demais.
ResponderExcluirO livro parece mesmo ser tocante, já tinha ouvido isso.
Sua resenha ficou muito boa..combina muito comigo este livro. Pelo menos eu acho.
Leria com certeza.
Blog: livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Fanpage: facebook.com/livrosvamosdevoralos
Amiga
ResponderExcluiradorei a resenha e vou comprar , com certeza!
Obrigada pela dica de hj
bjus
A história é interessante e me despertou!
Eu já tinha visto a capa e lido a sinopse desse livro por aí, fiquei morrendo de curiosidade.
ResponderExcluirA Leya tem muitas obras bacanas, mas que não tem tanto divulgação assim.
Mas fiquei curiosa, gosto de livros mais reais e esse me deixou curiosa.
memorias-de-leitura.blogspot.com
Olha, pelo titulo e pela capa, eu nao dava nada por esse livro, mas depois da sua resenha eu fiquei sem folego. Que coisa mais linda esse livro. ME parece ser desse que todo mundo tem que ter na estante para em algum momento da vida ler. Realmente é dificil, mas a vida precisa ser vivida depois de uma perda.
ResponderExcluirOi, Aline!!
ResponderExcluirEu não conhecia o livro, mas amei a sua resenha. A história parece ser muito boa. Beijos.
Oiee
ResponderExcluirQue coisa linda essa resenha, me deu vontade de ler o livro agora mesmo kkk parece muito legal o livro e fiquei muito interessada em ler :)
Beijos
www.livrosechocolatequente.com.br
Confesso que esse livro não me chamou a atenção. Às vezes leio algo nesse estilo de superar as adversidades e dores. Não sei muito bem o que aconteceu, mas esse não me fez brilhar os olhos. Quem sabe em um futuro bem distante, né?!?!
ResponderExcluir@_Dom_Dom
Não conhecia esse livro, adorei poder ler sobre ele.
ResponderExcluirÉ tão bom pegar uma leitura que toca o leitor, né?
beijos
apenas-um-vicio.blogspot.com.br
Ooi tudo bom???
ResponderExcluirRealmente eu não conhecia o livro, gostei muito da sua resenha *-*
Essa capa é muito fofa *-*
Quando vi a capa desse livro eu até curti, mas a sinopse não tinha chamado a minha atenção, mas depois da resenha fiquei mais impressionada, ainda mais que nem é tão grande!
ResponderExcluirbjkas
Gostei da resenha Aline. Parece ser um livro bem emocionante e tocante. Beijo!
ResponderExcluirwww.newsnessa.com
Já conhecia o livro, mas só pela capa (lindíssima). Confesso que fiquei surpresa positivamente agora ao saber o enredo da história. Tenho um gosto peculiar por histórias tristes. Não carregadas de dramas e crises, mas uma tristeza bem dosada e reflexiva. E é claro que Paradise já entrou para a minha lista de desejados!
ResponderExcluirA história parece ser bem bonita e acho que a narrativa dividida em dois tempos deve mostrar as diferenças na vida da Jamie.
ResponderExcluirAcho que iria gostar bastante da história!
Esse deve ser um livro intenso e com uma mensagem bonita.
ResponderExcluirEu acho que já li alguma coisa desse livro em algum lugar, pois o enredo me parece familiar. E se eu já estive interessada por esse livro, ele foi reacendido.
A estória parece ser bem bonita, e é bom saber que apesar de falar sobre perdas a narrativa é simples.
Oie,
ResponderExcluirnossa, nunca tinha ouvido falar desse livro rs
Gostei bastante da história e da sua resenha. Parece ser emocionante.
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
oi Aline,
ResponderExcluirnão conhecia esse livro, mas parece ser mesmo muito lindo e emocionante. Realmente deve ser muito difícil lidar com a perda, e continuar a viver com isso. Graças a Deus nunca perdi ninguém muito próximo assim, mas consigo imaginar.
Adorei a resenha, mostrou a sensibilidade do livro.
beijos
http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br
Deve ser um livro muito lindo
ResponderExcluirComo viver uma vida depois de acontecer isso com a pessoa e se namorado tbm morrer
Quero saber se ela vai se dar uma outra chance no amor tbm,fiquei curiosa
Oi Aline apesar de ter uma leitura simples achei o tema do livro meio "complicado" e extremamente tocante por poder ser algo real aos nossos olhos!
ResponderExcluirAmei tua resenha e a sinceridade nela.
Beijos Joi Cardoso
Estante Diagonal
Oi Aline!
ResponderExcluirNão conhecia o livro mas o modo como você o apresentou na resenha me deixou morrendo de vontade de conferir essa história, acredito que também iria gostar.
Beijo,
Naty.
Oi Chefa!
ResponderExcluirÓtima resenha =)
Parece ser um livro bem fácil de ser lido, apesar do enredo um tanto quanto dramatizado, mesmo que de uma forma mais leve.
Achei interessante =)
Adorei a resenha, não conhecia o livro até então, e já está na lista dos livros que vou ler.
ResponderExcluir"Não deve ser nada simples aceitar que algo ruim te aconteça e que o resto do mundo continue vivendo enquanto você sente a sua dor" Uau, é bem isso mesmo, tenho que ler Paradise, parece ser um livro fantástico!
Parabéns pelo o blog Aline, tudo lindo aqui.
Nossa, Paradise parece ser uma ótima história e por tratar de um tema bem delicado que é a perda, deve nos levar a refletir bastante. A capa também é super delicada, amei.
ResponderExcluirBjok
Não conhecia o livro, mas com certeza o leria. O fato de girar em torno de algo tão palpável é o que mais me atrai. Como você disse, é algo que poderia acontecer com qualquer um!
ResponderExcluirPena que a autora se perdeu um pouquinho.. espero que não tenha prejudicado a leitura =)
Beeijos, Dreeh.
Blog Mais que Livros
Oi, eu quero muito ler esse livro, a historia parece ser muito boa, tenho certeza de que ela mexe muito com agente, adorei a sua resenha, ela me deixou ainda mais ansiosa para ler o livro, ficou maravilhosa, fico pensando o quanto deve ser difícil recomeçar.
ResponderExcluirBeijos!!!
Oi Aline!
ResponderExcluirMais um livro que conheço pelas suas resenhas... Apesar do tema ser um pouco difícil para se escrever sobre, pelo jeito esse livro conseguiu ter uma leveza maior e por isso fiquei interessada pela leitura, não são muitas páginas então acho que deve ser uma leitura rápida...
Beijos!
Nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas fiquei muito ansiosa para le-lo, a capa esta lindíssima.
ResponderExcluirOi Aline... Eu já tinha visto uma resenha desse livro e sua opinião diverge da outra que li... mas preferi a sua avaliação mais detalhada e apesar de não me interessar pela leitura... essa forma de lhe dar com perdas é tão complexo... parece que a dor jamais vai passar... sabe... seguir em frente parece um caminho distante diante disso, mas o bom que de uma forma ou outra a vida vai apresentando outras soluções e caminhos... Gostei muito do que li. Xero!!!
ResponderExcluirhttp://minhasescriturasdih.blogspot.com/