Autor (a): Kiera Cass
Editora: Seguinte
Ano: 2013
ISBN 978-85-65765-12-1
"A Seleção começou com 35 garotas. Agora restam apenas seis, e a competição para ganhar o coração do príncipe Maxon está acirrada como nunca. Só uma se casará com o príncipe Maxon e será coroada princesa de Illéa. Quanto mais America se aproxima da coroa, mais se sente confusa. Os momentos que passa com Maxon parecem um conto de fadas. Quando ela está com Maxon, é arrebatada por esse novo romance de tirar o fôlego, e não consegue se imaginar com mais ninguém. Mas sempre que vê seu ex-namorado Aspen no palácio, trabalhando como guarda e se esforçando para protegê-la, ela sente que é nele que está o seu conforto, dominada pelas memórias da vida que eles planejavam ter juntos."
Oie, tudo bom?
Amanhã será o lançamento mundial de A Escolha, último livro dessa trilogia, e nada mais bacana do que postar a resenha do segundo livro um dia antes. Eu terminei a leitura de A Elite semana passada com bastante raiva da America por diversos motivos que irei explicar melhor na resenha. Para quem não conhece a série, sugiro que vocês leiam a resenha de A Seleção, mas não se preocupem que essa resenha não terá spoilers.
A Elite dá continuidade aos acontecimentos do primeiro livro dessa série distópica que se passa em Illéa, um jovem país que nasceu após a participação dos Estados Unidos na Terceira e Quarta Guerra Mundial. Gregory Illéa foi responsável pela implantação da monarquia no país e pela divisão das famílias por castas indo do 1 ao 8 de forma decrescente.
America, a protagonista, é uma cinco (casta dos artistas) e foi escolhida juntamente com outras 34 garotas para participar da Seleção, um verdadeiro reality show para escolher uma esposa para o príncipe Maxon. Nesse segundo livro temos apenas seis garotas no grupo chamado A Elite que estão concorrendo a coroa e ao coração do príncipe. America é uma delas, mas está cada vez mais indecisa sobre o que sente por Maxon e Aspen.
"Era inevitável, um instinto natural, comparar Aspen com Maxon. Mesmo naquele momento, quando pensamento de ter que escolher entre um ou outro ia tão distante, eu os punha lado a lado." (pág. 151)
"Era inevitável, um instinto natural, comparar Aspen com Maxon. Mesmo naquele momento, quando pensamento de ter que escolher entre um ou outro ia tão distante, eu os punha lado a lado." (pág. 151)
Esse livro me irritou muito durante a leitura pelo simples fato de que a America estava insuportável em vários trechos. A lógica é simples: America ama o Aspen, mas tem interesse e afinidades com Maxon. Para mim é inconcebível que ela ame duas pessoas ao mesmo tempo porque não é assim que as coisas funcionam. Nós podemos muito bem amar uma pessoa e ter afinidade com a outra. Porém, não dá para nutrir esse sentimento tão importante por duas pessoas.
"Falei a mim mesma para pegar meu coração de volta, ele não podia ser de Maxon. Tínhamos começado essa história como amigos. Talvez fosse esse o nosso destino. Bons amigos. Mas eu esta arrasada." (pág. 189)
"Falei a mim mesma para pegar meu coração de volta, ele não podia ser de Maxon. Tínhamos começado essa história como amigos. Talvez fosse esse o nosso destino. Bons amigos. Mas eu esta arrasada." (pág. 189)
O que a America faz com Aspen e Maxon me deixa triste e chateada porque não é saudável para nenhum relacionamento. Ela dá esperanças para um e muda de ideia depois de qualquer contratempo e não decide o que quer. Podemos usar como desculpa o fato dela ainda ser jovem, mas isso não justifica tudo não é mesmo? Falta maturidade sim, mas não dá para usar essa desculpa para agir dessa forma.
Na disputa pelo coração de Maxon a narrativa explorou ainda mais as outras candidatas e ficou claro que todas estão lutando para vencer. Celeste continua uma cobra, mas pelo menos ela fala exatamente o que deseja. Pontos para ela. Outra selecionada que ganha muito destaque é a Kriss.
"Na maior parte do tempo, penso como tudo isso me deixa confusa. Como, por exemplo, quando eu acho que comecei a entender o que acontece comigo, algo muda, e meus sentimentos também." (pág. 233)
"Na maior parte do tempo, penso como tudo isso me deixa confusa. Como, por exemplo, quando eu acho que comecei a entender o que acontece comigo, algo muda, e meus sentimentos também." (pág. 233)
Nesse livro a Kiera Cass deu mais explicações sobre essa sociedade distópica, mas não houve um aprofundamento sobre o cenário político de Illéa. Sobram diversas perguntas e algumas hipóteses sobre os rebeldes. Deve ser muito complicado governar um país e viver constantemente com medo em sua própria casa. Para mim a maior revolta da população é a grande desigualdade social do país por causa das castas. É até justo que as pessoas culpem a monarquia pela pobreza e mazelas que a maioria das pessoas tem que viver.
Em A Elite a autora tomou algumas decisões erradas, a meu ver, que só confundiram minha cabeça e me fizeram ter raiva dos três protagonistas. Maxon foi o personagem que mais me decepcionei por diversas atitudes que ele teve nesse livro. Ele é o mais imaturo e inseguro dos três e tomou algumas decisões erradas que não me deixaram feliz.
Aspen continua não me agradando e ele está cada vez mais "banana". Não dá pra ser mais paciente e mole que ele meu Deus! Ele quer lutar pela America, mas sempre acata qualquer decisão dela. Isso não é amor não, é doença (Aline revolts!)
Aspen continua não me agradando e ele está cada vez mais "banana". Não dá pra ser mais paciente e mole que ele meu Deus! Ele quer lutar pela America, mas sempre acata qualquer decisão dela. Isso não é amor não, é doença (Aline revolts!)
A Elite tem uma narrativa fluída, leve e rápida. A Kiera tem uma escrita gostosa e quando você percebe já está finalizando o livro. Não foi uma história tão boa como o primeirovc livro da série, principalmente pela chatice da protagonista. Mas, ainda deixou aquela ansiedade para conferir A Escolha. Eu estou em dúvida sobre os rumos do último livro e espero sinceramente que a Kiera Cass me surpreenda positivamente.
"E como se meu coração conseguisse escolher facilmente, ela acabou se desdobrando em tantas outras coisas... Eu era uma Cinco ou uma Três? Ao final de tudo isso, seria uma Dois ou uma Um? Viveria o resto dos meus dias como esposa de um soldado ou de um rei?" (pág. 238)
Estou louca pra ler essa trilogia,esse mês já comprarei os dois primeiros livros e pretendo comprar o último e os contos no mês que vem . Sempre ouvi apenas críticas boas sobre ele,o que aumentou mais ainda a minha vontade de lê-lo . Espero poder ler o mais rápido possível,pois estou muito ansiosa para começar essa trilogia .
ResponderExcluirBeijos :*
Não gostei muito de A Elite. A América também me irritou muito nesse livro. Essa insegurança e dúvida sobre quem ela realmente gosta. Também acho que é falta de maturidade da parte dela.
ResponderExcluirContinuo esperando a parte distópica. Quem sabe no último volume?
Suuuper ansiosa para ler A escolha =)
Protagonista indecisa? Distópico com cara de conto de fadas? E pecados da parte da autora? Tô fora!
ResponderExcluirJá me interessei pelo livro, mas após ler algumas resenhas e conhecer um pouco melhor a série acabei perdendo o interesse. Gosto de livros distópicos, ultimamente estão sendo meu gênero favorito. Mas ter um que mais se pareça um conto de fadas não me atrai tanto.
Oie,
ResponderExcluirkkk tb acho o Aspen um pé no saco, e o Max decepcionou muito neste livro, mas ainda gosto dele rsrsrs
Ansiosa para ler A escolha.
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Oi Aline, tudo bem?
ResponderExcluirEu adoro tanto essa trilogia! Concordo com você em vários aspectos, o triângulo amoroso desse livro irrita e a America deveria se decidir logo! Outra coisa que também percebi é a falta de aprofundamento da sociedade distópica, confesso que isso me irritou um pouquinho...
No geral eu amo essa história, o Maxon ♥, e a escrita da autora, mas acho que ela deixou tanta coisa pra ser resolvida nesse último livro que tenho medo de me decepcionar. Ainda assim, estou muito ansiosa pela continuação!
Beijos,
Pah - Livros & Fuxicos
Oi Aline, realmente a Elite vou meio massante, mas teve um ou outro acontecimento que foi essencial para o desenrolar da pouco historia que tinha e que dará seguimento para A Escolha.
ResponderExcluirConcordo com você quando diz que não podemos amar duas pessoas. E ao meu ver o amor de America por Aspen terminou no momento que ela se permitiu se interessar por Maxon.
Para mim ela ama Maxon, pois tu sabe como termina o livro né?! Mas os 2 anos que passou com Aspen esta muito vivo em sua cabeça, e muitas pessoas se acomodam a outras pessoas por pena, ou rotina mesmo de terminar o relacionamento. Acho que é por isso que America nao termina de vez com Aspen, medo. Só isso, insegurança.
E o fato do Aspen não se posicionar me incomodou desde A Seleção. Por isso não torço nem um pouco pelos dois.
Estou ansiosa para a Escolha tambem, nao vejo a hora do meu exemplar chegar ;)
Beijos
Joi Cardoso
Estante Diagonal
Oi Chefa eu adoro era série por conta de todos os detalhes que a autora expões nele, desgostar só por que a personagem se torna uma mimizenta no segundo acho que está fora das minhas pretensões, mas eu espero que a Kiera seja bem convincente no A Escolha por que o pessoal já está alvoroçados! kkkk
ResponderExcluirbjkas
Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação
Ouço tanto falar nesta trilogia e me sinto um peixe fora d'água por não ter lido nenhum dos livros ainda..rs
ResponderExcluirMas um dia eu ainda leio. Apesar de não ter lido o primeiro livro, gostei da resenha, e apesar de não saber quem é Aspen sei que ele agrada muito por aí.. e não foi diferente com voce. Curiosa estou..rs
Novidade - Dublin Street de Samantha Young
Eu ainda não li, apesar de ter comprado os dois primeiros livros. Mas ainda não chegaram, acho que assim que chegar lerei. Porque tô até com medo de pegar spoiler do terceiro livro. rs Mas que chato que a protagonista irritou nesse segundo livro. Bom que já nem vou com tanta cede ao pote quando ler, pra não me estressar demais com ela. rs
ResponderExcluirAii, ainda não li o primeiro, acredita? >_<
ResponderExcluirVejo tanta gente falando dessa série, preciso ler logo! rsrs
beijos
apenas-um-vicio.blogspot.com.br
Oi *-*
ResponderExcluirLi "A Seleção" emprestado da minha prima, e simplesmente ameeei!!
Semana passada comprei ele e "A Elite". Estou super ansiosa para ler o segundo livro da Trilogia. E assim que terminar a leitura do segundo livro, farei o possível para comprar "A Escolha". Espero que os próximos livros não me decepcionem... A sua resenha me deixou ainda mais ansiosa e com um medo de me decepcionar com o rumo da história. Mas obrigada pela resenha, viu?! Muito bem escrita!!
Beijos
Ei Aline, adorei a resenha!! Você retratou tudo que eu senti! America insuportável, Maxon fraco, e Aspe frouxo! kkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirBom, eu ainda bato na tecla de que a autora prefere o Maxon, e por isso nunca aprofunda no Aspen, de forma a nos induzir a preferir o príncipe também. Eu falo isso desde o primeiro livro, gostei muito do Aspen em O Guarda, mas eu mesma ainda prefiro o Maxon, por muito pouco, rs.
Eu queria e quero muito mais da sociedade e queria que o livro virasse uma distopia, pelo menos minimamente, porque até agora só vejo um romance com nuances distópicas.
Também estou super ansiosa para ler A Escolha, principalmente para ver a justificativa de mundo da autora, e se minha suspeitas estão certas, mas estou pouco me importando com quem a America vai ficar, apesar de suspeitar que seja Maxon, e que a autora vai matar o Aspen, rs.
bom, agora é aguardar pra ver
beijos
http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/
Oie tudo bem
ResponderExcluirConfesso que não li a resenha com medos de spoiler pq ainda não li
Me perdoa vai? rsrsrsr
Oi Aline!
ResponderExcluirEu também me irritei com A Elite, mas continuo muito ansiosa para ler A escolha! A America foi muito burra em algumas partes, mas concordo que o Maxon teve atitudes bem infantis, mal posso esperar para saber o que a Kiera vai inventar para o final da trilogia....
Beijos
http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/
Oi Aline, tudo bem?
ResponderExcluirGostei bastante da sua resenha, pois você foi sincera. Mostrando o que curtiu e não curtiu. Pelo visto você não torce por nenhum dos dois personagens, heim. Eu ainda não li o primeiro e nem segundo livro, não sei se irei ler um dia. Apesar de muito falatório não é uma trilogia que chame minha atenção. Espero que você goste do último exemplar.
Beijos!
Eu não posso sair ai lendo resenhas dessa trilogia *--*
ResponderExcluirJa mi decepcionei bastante com algumas que saiu (mais não foram desses livros) ai mi traumatizo... não leio muitas resenhas dos livros que eu estou louca por eles...
Mais não aguentei li so um pedacinho.... resultado eu fiquei mais louca por eles :P
Oi, Aline
ResponderExcluirAdoro essa série. Confesso que fiquei muitas vezes irritada com a América. Sou super a favor do príncipe ( Ele é muito fofo). Estou super ansiosa pela Escolha.
Oi Aline,
ResponderExcluirnem vou falar nada do Aspen, pois já faz tempo que não vou com a cara dele. Em relação ao Maxon, fiquei muito surpresa, pois certas atitudes dele me decepcionaram muito, mas como ele já conquistou meu coração...
A Meri ficou muito indecisa nesse segundo livro, mas no final pareceu que ela tinha tomado uma decisão sobre o que ela desejava.
Embora os personagens tenham me decepcionado mais nesse livro, ele continua sendo o meu favorito quando comparado A Seleção. O primeiro livro foi muita introdução, e já nA Elite muitas coisas foram esclarecidas, inclusive o fato de que nessa história não há mocinho 100% perfeito.
Bjokas
Oiee
ResponderExcluirOdeio triangulo amoroso por isso ainda não li essa série e tanta gente falando mal me deixou mais desanimada ainda mas vamos aguardar o último volume para saber se vai valer a pena ou não kkk
Beijos
www.livrosechocolatequente.com.br
Oi Aline!
ResponderExcluirMulher este livro me irritou também! A América estava mais chatinha mesmo, tudo bem que havia muitas decisões e tudo mais, porém acredito que no fundo ela sabe bem o que quer, porém tem medo de expressar isso, tem medo de arriscar (momento psicóloga hahaha). Depois de ver o que Maxon estava fazendo, não sei se ele merece o coração da América, e nem mesmo o Aspen, pois parece que ele não acredita inteiramente na capacidade da América, ele não a coloca "pra cima", dúvida do que ela é capaz, do que ela pode ser, e não gosto disso. Eu sou team América, ou seja, quero que ela pegue a coroa, chute a bunda do rei do trono, e deixe Maxon e Aspen chupando o dedo, não li a Escolha ainda, e confesso que estou com muita vontade e ao mesmo tempo com muito medo de ler.
Nesse segundo livro a autora aprofundou um pouco a parte distópica, porém ao meu ver o romance ainda é o maior foco, e não a distopia em si. Senti falta de sangue, de mais lutas, teria tanta coisa que a autora poderia ter colocado além de bombas e meninas correndo gritando pelo castelo, mas enfim.. hahahaa
Quero ler a Escolha, me disseram que está muito melhor que a Elite, e isso me anima!!
Parabéns pela resenha flor! E desculpa o comentário gigante >.<
Beijão!
Daiane
www.nouniversodaliteratura.com.br
Quer dizer então que nesse a America esta chata?
ResponderExcluirGostei tanto dela em A seleção, pena que muda tudo...
Também acho que ela gosta de verdade do Aspen, mas por outros motivos fica querendo ficar com o Maxon.
Vou ler A elite em breve.
Bjok
Sabe que eu acho que uma pessoa pode sim amar duas pessoas? Nao li os livros da trilogia ainda, mas, acredito que ela deve ter vivido uma boa experiencia com Aspen e isso fica vivo dentro dela, o que faz ela achar que ainda o ama, Mas é dificil opinar sem ter lido, só baseada em "achismo" mesmo. Parabens pela resenha.
ResponderExcluirA resenha ficou ótima, também fiquei irritada com algumas Atitudes de America e com sua indecisão quando eu li o livro =)
ResponderExcluirVisite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"
Oi, que coisa hein, eu não imaginava que a America ia dar raiva no segundo livro, menina mala, quando assim queria ficar com os dois, eu ia querer hehehe brincadeira. Bom o livro parece ser legal mesmo assim, só que não me parece ser tão bom quanto o primeiro, adorei a sua resenha, esta de parabéns Aline, espero poder ler a trilogia em breve.
ResponderExcluirBeijos!!!!
Oi Aline!! Tudo bem?? Sim, também me irritei (e muito) com os três protagonistas em A Elite. Gostei muito mais de A Seleção. A America está super chata e eu também me decepcionei com algumas atitudes do Maxon. Depois que eu li o conto dedicado a ele, entendi um pouco melhor a sua imaturidade toda, mas mesmo assim!
ResponderExcluirEstou muito ansiosa para A Escolha!!
Beijos,
Mari
cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br
Oi Aline...
ResponderExcluirParece que o livro a Elite não agradou quase ninguém não é mesmo? Ai volta aquela verdadeira história da maldição do segundo livro rsrsrsrs. Mas pelo que percebi as coisas ficam meio confusas nesse livro dois, parece que pelo fato de ter poucas concorrentes isso venha acontecer... Só pelo que li a America vai estar muito chata e os meninos bem isso também... isso só me dá mais vontade de ler rsrsrsrs. Xero!!!!
http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/
Complicado quando os protagonistas começam a nos irritar com suas atitudes confusas e infantis. Acho um porre quando a menina fica em dúvida entre um e outro. Se eu fosse um dos dois caras, eu abandonava esse triângulo na hora. kkkkkkkkk
ResponderExcluirO bom é que, mesmo esse segundo volume não sendo o melhor da trilogia, ele ainda deixou aquela pontinha de curiosidade pelo desfecho.
@_Dom_Dom
Creio que esse seja o triângulo amoroso mais chato e ao mesmo tempo intrigante que já conheci, porque mesmo os dois mocinhos sendo cheios de defeitos, além da America, é claro, a gente acaba torcendo para um dos lados. E acho que o gancho que a Kiera deixou entre A Elite e A Escola despertou ainda mais essa curiosidade. Mas, A Seleção continua sendo ainda meu preferido dentre os dois.
ResponderExcluirAinda não li a serie, mas já percebi que é ou Ame ou Odeie, não tem meio termo!
ResponderExcluirGosto das resenhas e triangulos amorosos!
Beijinhos
Sou eu... Pri!
Eu ainda vou iniciar a série, por isso só li o finalzinho.
ResponderExcluirTodos que leram falam que da para ler bem rapidinho! O que é muito bom rsrsr
É ruim quando a história não mantem o nível - e eu odeio protagonistas com mimimi - mas acredito que o ultimo valha a pena =)
Beeijinho. Dreeh
Blog Mais que Livros
As capas dessa série são divas demais, fica difícil escolher qual é a melhor. Tenho muita vontade de começar a ler, só me falta tempo.
ResponderExcluir