Brilho - Amy Kathleen Ryan

Livro: Brilho
Autor (a): Amy Kathleen Ryan
Editora: Geração Editorial
Ano: 2012
ISBN 978-85-8130-073-3

"A Terra não existe mais, e em duas naves que procuram um novo mundo no espaço, uma menina de 15 anos precisa casar e engravidar para garantir a sobrevivência da humanidade. Enquanto isso, uma sucessão de acontecimentos eletrizantes torna a jornada pelo espaço algo absolutamente imprevisto. Temas como religião, a escolha da mulher e a ideia de poder e dominação vão aparecendo muito suavemente articulados ao longo da trama, amarrando o leitor com surpresas e reviravoltas estonteantes."

*Livro cedido em parceria com a Editora Geração Editorial.

Oie, tudo bom?

Eu tinha muito receio para ler esse livro porque antes tinha lido algumas resenhas negativas e não sabia o que esperar da história. Além disso, uma amiga que confio muito não curtiu a narrativa e como temos gostos parecidos fiquei com o pé atrás para iniciar a leitura.

Brilho é uma distopia diferente de tudo que já li do gênero. A narrativa se passa em um mundo apocalíptico onde a terra foi totalmente deteriorada e a única opção foi colocar várias pessoas dentro de duas naves e enviá-las ao espaço. As pessoas foram divididas entre as naves New Horizon e Empyrean e a separação levou em conta os valores dessas pessoas: na New Horizon ficaram as religiosas e as Empyrean  ficou a tripulação laica.

Essas naves estão há 40 anos no espaço em busca da Terra Nova, mas nunca se encontraram porque a New Horizon foi enviada um ano antes da outra nave. Os tripulantes vivem muito bem, há plantações, árvores, gravidade (portanto, as pessoas podem caminhar e não flutuar), criações de galinhas, escola e várias atividades que tornaram a vida mais agradável e relativamente normal.

"Eu gostaria que você pudesse ter visto o céu..., sua mãe costumava lhe dizer com frequência, algo que Waverly achara estranho. Ela estava no céu, não estava? Cercada pelo céu." (pág. 26)

No entanto, durante essa jornada a Empyrean foi mais eficiente que a New Horizon em ter descendentes e conseguiu fazer suas mulheres engravidarem naquele ambiente, enquanto a outra nave não gerou nenhum descendente para povoar o novo planeta que eles estão buscando. Ter tantos jovens em uma nave só torna-se algo atrativo e a Empyrean acabou sendo atacada de uma forma inesperada por pessoas que ela menos esperava.

Waverly, a protagonista, é uma garota de 15 anos que nasceu na nave Empyrean e só conhece a vida que passou ali. Ela sempre tentou imaginar como era a viver na Terra e a possibilidade de sentir o ar livre e todas as outras coisas boas que havia em nosso planeta. Ela namora Kieran Alden, cotado como o futuro capitão da nave antes dela ser invadida. Kieran é um personagem carismático, mas que me deixou com muitas dúvidas sobre seu caráter e não sei se o amo ou odeio.

Waverly é minha personagem preferida porque é uma protagonista forte, determinada e não deixa que os problemas a impeçam de lutar. Ela é destemida e tem liderança, mas a autora soube pontuar seus momentos emotivos. Ela mostrou que apesar da força que tem, Waverly também sofre com as várias perdas humanas e as situações perigosas que é obrigada a passar.

Outro personagem importante nessa narrativa é Seth, um garoto na idade de Kieran e Waverly que é o antagonista desse livro. Em vários momentos eu odiei Seth por diversos motivos, mas acredito que a autora tenha desenvolvido a trama dessa forma justamente para que o leitor também o odiasse.

A proposta desse livro é diferente de tudo que estou acostumada a ler porque o livro é ambientado no espaço. Um exercício que fiz durante a leitura foi imaginar uma nave e com ela eu consegui visualizar melhor a história e compreender seu desenvolvimento. Tudo no espaço tem uma proporção maior e a narrativa é tão intensa que me deixou angustiada da mesma forma que os personagens se sentiam, pois ali não há mais nada além do espaço e o vazio.

A narrativa é muito fluida, dinâmica e instigante. A ressalva que faço é que a autora poderia ter colocado menos personagens para que não houvesse tantas mortes na história. Já aviso de antemão que vários personagens fazem apenas figuração.

A autora conseguiu falar sobre um assunto complexo de uma forma muito bacana. Gostei muito da discussão que o livro propõe sobre religião e esse assunto está relacionado a narrativa do Brilho. Será que o poder pode subir á cabeça de uma pessoa que comanda uma entidade religiosa? É certo usar Deus como uma forma de domínio? Deus tem um propósito para todos?

"Ela conseguiu convencê-los de que são favorecidos por Deus, pensou Waverly, e que servem a propósitos especiais. Ela sabe como fazer com que a adorem. É aí que reside o seu poder." (pág. 248)

Quero separar um minuto para apreciar a beleza dessa capa. Sério gente, a editora fez um excelente trabalho com essa capa que é mais bonita ao vivo. Na primeira vez que vi essa capa eu imaginava que a história tinha relação com alienígenas, mas não tem nada disso. No entanto, essa imagem resume bem o desenvolvimento do livro. Além disso, a diagramação está muito bem trabalhada com páginas pretas separando os capítulos e isso criou um lindo efeito.

O livro faz parte da série Sky Chasers e os outros dois livros ainda não foram lançados no Brasil. O livro termina com um cliffhanger muito interessante, angustiante e que me deixou muito curiosa para saber o como a história será desenvolvida.

Como vocês podem perceber, eu fiquei apaixonada pela história. Recomendo muito que vocês conheçam essa narrativa também. Bem escrito, eletrizante e completamente envolvente!

Beijos!

30 comentários

  1. Olá, adorei sua resenha. Muito bem escrita.
    Conheci esse livro através de um book trailer e fiquei com muita vontade de ler, mas também fiquei com o 'pé atrás', que perdi a partir do momento que li sua resenha.
    Vou correr para a livraria para comprá-lo. Amo distopias.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Aline.

    Confesso que tenho medo de pedir este livro para a editora e não gostar, mas por sua resenha ele é bem legal.

    Beijos!
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline!

    A premissa me lembra um pouco o recente lançamento da Galera Record, The 100. Fiquei com vontade de ler o livro, parece ser muito bom, mas vou esperar lançarem os outros livros para ver se darei uma chance.

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline!
    Também vi vários comentários negativos que me desmotivaram com a leitura (apesar de ter o livro, hehe). Acredito que a fórmula tenha funcionado pra você, justamente pelo o que citou, de não ter lido nada antes sobre o espaço e tal. A premissa de Brilho me lembra muito Através do Universo (lançado pela Novo Século) que gostei bastante, então não sei se teria muita novidade pra mim.

    Em breve entrarei de férias e vou dar uma chance, de qle forma! ;D

    Beijos,
    Lygia - Brincando com Livros
    @BrincandoLivros

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline

    Eu também não sabia de amava ou odiava o Kieran kkk ja li o livro e falei com ele sobre você acho que nao gostei tanto igual você pois o livro me deixou na duvida ate o final e ate hoje nao sei definir o que senti lendo ele, mas que bom que gostou.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente,com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Aline
    A capa desse livro é mesmo muito bonita. Já vi várias resenhas desse livros, algumas positivas outras negativas. Parece uma mistura de distopia com ficção científica (devido a nave). Fiquei curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  7. Costumo adorar quando fantasias arrumam uma forma de explorar temas comuns e sérios do nosso dia-a-dia. Fico feliz em saber que ela conseguiu explorar a religião de uma forma correta com a trama, pois esse assunto normalmente causa muita polêmica e acaba desviando a atenção do leitor.
    Quero ler! E a capa está maravilhosa mesmo.

    Beijo
    Mari | Sem Querer me Intrometer

    ResponderExcluir
  8. Não sabia que esse livro tinha relação com religião
    Mas parece ser bem interessante
    A capa é realmente linda

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Aline,

    bom saber que vc curtiu o livro. Já vi resenhas positivas e negativas sobre ele e, confesso, que sempre fui bem curiosa quanto a leitura. A capa é linda demais, né *-* Super caprichado o trabalho da editora

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, que bom que você gostou do livro, é a primeira resenha que eu vejo que a pessoa curtiu o livro, eu estou curiosa para ler ele e conhecer esse mundo que a escritora criou, também adoro a capa, e que chato ter muitos personagens e muitas mortes.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  11. Confesso que a única coisa que me chama atenção no livro é a capa. Já li alguns livros do gênero, mas nada ambientado no espaço. Não sei se isso parece dar certo. E outra coisa: que coisa mais chata essa da autora encher linguiça com tantos personagens? Ah..não. Talvez eu leia o livro, mas ele permanece na lista dos "quem sabe um dia".
    Excelente resenha.

    Bjs!
    Zilda Peixoto
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Chefa!
    Também fiquei um pouco atrás por conta das resenhas negativas.
    Mas acho que ainda vou dar uma chance a ele.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Acho linda essa capa, mas a história ainda não tinha me chamado atenção até ler sua resenha.
    O livros parece ser bem interessante, quem sabe quando lançar toda a trilogia eu não comece a ler, não aguento mais esperar por livros com continuação. kkk

    http://www.profanofeminino.com/

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Eu também tenho pé atrás com essa história. Não sei por que cargas d'água, eu tenho um certo preconceito com narrativas intergaláticas haha é feio, eu sei...
    Beijos!
    Arrastando as Alpargatas

    ResponderExcluir
  15. Oi Chefa, fiquei meio atrás quando li umas resenhas negativas sobre esse livro, a capa é linda, mas eu acho que a complexidade desse livro que as pessoas ficaram divididas entre gostar e odiar! Mas confio na sua resenha!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  16. Oie!

    Não conhecia o livro, mas tua resenha me deixou curiosa. A capa eu achei linda.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  17. Nossa, a premissa desse livro me lembra muito Através do Universo... Assim que der um tempinho eu vou ter que ler esse livro. Acho a capa super bonitinha (apesar de saber que não se pode julgar um livro pela capa) hahaha
    Beijos,
    http://coemundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu amei a capa do livro, e já li várias resenhas positivas.
    Você falou de um ponto que eu tinha muita curiosidade de saber, que é o ambiente.
    Deve ser muito estranho imaginar uma história que é desenvolvida na infinidade do Espaço.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  19. Esse livro já estava na minha lista de desejados desde que li sobre o seu lançamento, essa é a primeira resenha que leio de Brilho e fiquei feliz por ela ser positiva e fiquei mais ansiosa ainda pela oportunidade de lê-lo, mas como faz parte de uma série, terei que me conter, pois prometi a mim mesma que não iniciaria novas séries até terminar várias das que eu já acompanho.

    ResponderExcluir
  20. Oi Aline!
    Tenho muita vontade de ler Brilho, mesmo também tendo lido algumas resenhas negativas... Essa capa é linda e com a sua resenha eu consegui ter uma visão diferente do que esperava da história...
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Ja havia escutado falar sobre este livro mas nunca tive vontade de lê-lo, mas agora que li sua resenha estou ansiosa para lê-lo, tanto porque gosto de livros distopicos como porque me interessei pela historia, foi bem o que voce falou, é diferente, ambientado no espaço..
    E essa capa, é maravilhosamente bela, e chama a atençao do leitor. :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito da ressenha do livro,mas não tenho tanta vontade de ler ele,acho que ainda não é o momento certo,mas a resenha ficou muito boa ,parabéns ! Beijos :*

    ResponderExcluir
  23. confesso que quando o livro foi lançado não me interessei por ele nem um pouco. Achei o enredo interessante, mas não seria algo em que me arriscaria a ler.
    Mas após conhecer um pouco mais a obra, fiquei bem curiosa com o enredo e tive vontade de ler. É uma distopia diferente do que costumamos ver por aí e isso foi o que mais me chamou a atenção.
    Acho a capa bonita, mas esse tanto de glitter em cima dela me faz temer pelos outros livros da minha estante, haha. Jamais o deixaria próximo a outros sem que ele estivesse em um saco plástico.

    ResponderExcluir
  24. oi Aline, adorei a resenha! Realmente, a capa faz pensar em extraterrestres, rs.
    Eu já li alguns livros ambientalizados no espaço, e já vi vários filmes com a temática, então acho que eu iria gostar desse livro

    beijos

    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Amei a capa , mais a resenha nao me dspertou interesse , ! pois nao curto muito esse tipo d genero !!

    ResponderExcluir
  26. Eu já estava apaixonada pela capa, mas não sabia direito sobre o que se tratava, apenas que era uma distopia. Nunca li nada que fosse ambientado no espaço, então acredito o quanto você teve de exercitar sua criatividade.. vou ficar de olho para comprá-lo assim que der =)

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  27. Vou ler este livro em breve, estou esperando chegar e fiquei mais curiosa ainda após ler sua resenha! Adoro distopias e esta parece ser muito interessante, por abordar discussões no meio da trama. É mesmo muito difícil estórias com muitos personagens, pois sempre me confundo com os nomes, mas espero que a leitura flua bem. :)
    beijos

    ResponderExcluir
  28. A capa desse livro chama muito minha atenção. Me lembra muito a capa de Entre o agora e o nunca, um dos meus livros favoritos. Acho que isso aumenta minha vontade de ler!!

    ResponderExcluir
  29. Primeira resenha positiva que vejo desse livro e derrubou todas as outras haha Super curto espaço (aliás, estudo isso) , então estou bem curiosa pra lê-lo e também pra saber como eles criaram gravidade.

    ResponderExcluir
  30. Eu quase comprei este livro na Bienal, a capa é perfeita! Gostei tanto da resenha que estou arrependida de não ter comprado :(

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin