Sem Clima para o Amor - Rachel Gibson

Livro: Sem Clima para o Amor
Autor (a): Rachel Gibson
Editora: Jardim dos Livros
Ano: 2014
ISBN 978-85-63420-67-1

"Sem Clima para o Amor é um livro divertido, daqueles que te faz suspirar. A principal personagem, Clare Wingate é assim, uma hora sofre porque o vestido rosa-choque não será mais usado, num outro momento pega o namorado em posição constrangedora com outro homem e depois, quando decide dar uma trégua e se dedicar apenas ao trabalho, encontra o amigo de infância, Sebastian Vaughan."

*Livro cedido em parceria com a Editora Geração Editorial.

Oie, tudo bom?

Há muito tempo eu queria ler um livro da Rachel Gibson e quando esse apareceu na lista de opções para leitura, eu não tive dúvidas em solicitá-lo. Sem Clima para o Amor é um romance que conta a história da Clare Wingate, uma escritora de romances femininos. Depois de pegar seu noivo em uma situação esquisita e inesperada, ela termina o noivado e resolve não começar nenhum relacionamento para curar as feridas que o último lhe causou.

"Ela escrevia sobre o amor. Histórias profundas, emocionantes, lindas. Mas era um fracasso total no que dizia respeito ao amor na vida real. Como podia escrever sobre amor? Saber sobre o amor e senti-lo, mas, ainda assim, entendê-lo tão mal? Várias vezes?" (pág. 43)

Durante o casamento de sua amiga Lucy ela reencontra Sebastian Vaughan, um amigo de infância com quem não tinha mais contato. Sebastian é filho de Leo, o "faz tudo" na casa da família de Clare e quando criança passava as férias na casa dela. Por causa das brincadeiras que ele fazia com ela na infância, Sebastian acabou deixando de visitar o pai nas férias e eles perderam cada vez mais o contato.

Sebastian é um jornalista freelancer que já conheceu diversos países escrevendo matérias. Ele é um personagem extremamente irônico, inteligente e muito galanteador. O reencontro com Clare é totalmente inusitado e ele consegue irritá-la apenas com sua presença. Sebastian não mora em Boise, cenário onde a história se passa, mas ele começa a ir mais a cidade para se reaproximar do seu pai após a morte da mãe. Além disso, ele já passou dos 30 anos e a vida agitada não parece tão atrativa como antes.

Clare veio de uma família rica, foi criada para ser certinha e educada. Ela jamais sai da linha e sempre acreditava em tudo que Sebastian dizia quando os dois eram crianças. Sua profissão não é orgulho para sua mãe, mas ela também não é uma pessoa que a confronta por causa disso. Com 34 anos, Clare também já sofre com as pressões sociais para casar e ter filhos, no entanto, seus relacionamentos amorosos nunca são promissores.

"No fundo de sua alma, ela acreditava em amor à primeira vista e em atração instantânea, e tinha o hábito ruim de se mete em relacionamentos de modo precipitado. Parecia destinada a viver sofrendo decepções amorosas, rompimentos dolorosos e casos-relâmpago em noites de bebedeira." (pág. 8)

A história foi escrita em terceira pessoa e com isso podemos conhecer a visão do Sebastian e da Clare, mas a autora criou poucos diálogos deixando a leitura cansativa em alguns trechos. A narrativa da Rachel Gibson me incomodou muito durante a leitura porque a trama não desenvolvia, dava voltas e não saia do lugar. Toda hora a autora prometia uma reviravolta, mas ficava apenas no quase.

O romance é bom, mas demora muito para engrenar e não cativou como eu esperava. Além disso, as últimas páginas parecem uma corrida contra o tempo com vários acontecimentos em cascata. Não simpatizei com a Clare por causa do excesso autopiedade que ela tinha e por causa de seu temperamento extremamente infantil. Também achei imaturo que dois adultos responsáveis tivessem tantos receios em relação a um relacionamento amoroso.

Dos protagonistas eu gostei bem mais do Sebastian por causa da sua personalidade forte e porque ele é o típico sem vergonha. Foi bacana a autora falar nas entrelinhas sobre as influências positivas e negativas dos pais em seus filhos. A mãe de Clare, Joyce, sempre foi muito exigente e não respeita a profissão da filha. Já o pai de Sebastian passou anos afastado do filho e não fez nada para mudar isso.

É um livro com menos de 300 páginas que apesar dos problemas citados tem um romance leve e despretensioso. O ideal é que vocês leiam e tirem suas conclusões. Possui trechos mais divertidos, românticos e indicados para todos os leitores do gênero.

Beijos!

26 comentários

  1. Eu sempre tive ( e ainda tenho) vontade de ler algum romance de Rachel. Mesmo com a pequena crítica ao livro, eu ainda vou ler . A unica coisa que me incomoda agora é a falta de dialogo. Gosto mais de livros que tem muito diálogo e pouca narrativa, ou pelo menos que seja equilibrado. Acho que todas as mulheres gostam um pouco de homem sem vergonha. Vovó vive dizendo : As mulheres de hoje só gostam de homem que não presta. E infelizmente eu concordo com ela. kkkk *-*

    Mas enfim, acho que toda leitura é valida e eu adoraria saber como se Sem Clima para o amor é isso que você falou *-*
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oiee

    Também fiquei com vontade de ler o livro, mas a maneira de não ter muito diálogo me incomoda um pouco tb.

    Não sei se leria...

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho muita vontade de ler algum livro da autora, mas não vou começar por esse. rs Li por aí que esse foi um dos mais fracos dela, que os outros são melhores. Como não li os demais e nem esse, não sei né? Mas pelo que vejo esse deixou a desejar em algumas partes, eu adoro chick-lit, mas leitura cansativa num livros desses não conquista muito não. rs

    ResponderExcluir
  4. A capa do livro me chama muito atenção, e romances são meus gêneros favoritos, pelo sua descrição do livro a enrolação deixa mesmo o livro meio estagnado o que poderia ter acontecido com mais dinâmica na parte inicial ela joga pro final vai entender né!
    bjkas

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline,
    Pretendo ler livros da Rachel Gibson, mas esse livro certamente não entrará na lista rsrs, gosto de diálogos acho que eles tornam a história mais envolvente para mim.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  6. Também senti que o final foi corridão.
    Eu gostei de Clare, achei o livro mais adulto sabe? Eu não gosto de chick-lit por achar que é pura besteira junta. E Sem Clima para o amor não, teve o mimimi na medida certa.

    Beijinhos
    In The Sky. Blog

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline, tudo bem?

    Eu li faz um bom tempo já, mas pelo o que me lembro eu gostei muito rs.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Apesar de ter achado a história interessante,romance sem diálogo não envolve muito a leitura!
    Não mim interessei para ler!
    beijinss!

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nenhum livro da autora e minhas amigas quase me matam por isso!
    Estou com alguns livros do gênero aqui em casa, se entrar no clima compro algum da Rachel! A verdade é que compro, compro e compro livros desse tipo e nunca os leio. hahahaha #paulaproblemática.

    Fiquei curiosa com esse sebastian aí!
    *-*

    Beijos!
    http://www.interacaoliteraria.com/


    ResponderExcluir
  10. Hum, acho que não é uma leitura que eu iria aproveitar.
    A narrativa parece ser bem enrolada e a Clare parece ser bem chato. Parece que o casal tem muita relutância em ter um relacionamento amoroso, isso porque já estão na casa dos 30.
    Gostei bastante da resenha, mas acho que não vou ler o livro.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela resenha Aline! Estou ansiosa para ler Sem Clima para o Amor e espero não me decepcionar. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Aline!

    Agora fiquei até com receio de ler o livro, rsrs. Estou com ele para ler, pois também solicitei, mas confesso que alguns pontos do enredo me deixaram em alerta.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  13. Oie Aline =)

    Li algumas resenhas bem negativas desse livro, e mesmo tendo bastante curiosidade para conhecer o trabalho da autora vou preferir outro livro rs...

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  14. Oie! Estou de olho nesse livro! Espero ter a oportunidade de lê-lo!
    Otima resenha!
    Bjs, me segue? se ja segue igonora e comenta por favor nesse post ajudaria muito: http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/03/doce-vampira.html

    ResponderExcluir
  15. Oi, eu gostaria muito de ler esse livro, ele não me parece ser aquelas coisas, mas parece ser uma leitura até que agradável, é uma pena que a personagem tenha muita pena de si mesmo, não gosto disso, mas eu gostei de Loucamente sua da autora, e pretendo dar uma chance a Sem clima para o amor.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  16. Oii Aline, tudo bem?? Nossa, me incomoda muito quando a leitura dá voltas e voltas e não desenvolve!! Esse é um livro que eu compraria pela capa/sinopse/título, mas é muito bom saber a opinião de quem leu primeiro!! Talvez eu leia, mas acho que não agora!!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Eu acho complicado um livro com romance entre dois adultos. No mínimo esperamos atitudes que sejam coerentes com a idade dos personagens né? Mas nem sempre o autor consegue fazer isso.
    Eu estou disposto a tentar ler alguns romances por conta de você e do resto do povo xD Mas esse definitivamente não vai ser um deles.
    Beijo Chefa! :)

    ResponderExcluir
  18. Eu acho as capas dos livros da Rachel bem de mulherzinha, e elas sempre me chamaram atenção, mais saber que o livro demora pra te prender e alterna marasmo com correria no final, é desanimador.

    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Aline!
    Tenho bastante curiosidade sobre os livros da autora, mas até agora não li nenhum. Apesar dos probleminhas que você encontrou eu imagino um romance bem leve...
    Beijos
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Gostaria de ler muito algum livro da autora , acho que leria , sem clima para o amor , amo romances e parece ser legal !

    ResponderExcluir
  21. Também Simpatizei de cara com o Sebastian, mais um jornalista êê. Fiquei com receio de investir nessa leitura, pq não há nada pior que falta de ritmo na leitura, ocasionada no caso por essa falta de desenvolvimento de diálogos. Leitura cansativa dá vontade de largar logo o livro e partir pra outra. Mas raramente me deixo vencer. Só abandonei 2 ou 3 livros.

    ResponderExcluir
  22. Oi, Aline
    Estava louca para ler esse livro, mas agora fiquei meio na dúvida, não gosto muito de livros com leituras cansativas, porque me distraio e toda hora perco o foco.

    ResponderExcluir
  23. A capa desse livro é linda, assim como os outros livros da Rachel Gibson. Até o momento, estou lendo "Loucamente sua" e tô amando a história e a narrativa. Espero ler todos os outros livros publicados da autora, assim como esse mais novo lançamento.

    ResponderExcluir
  24. ei Aline,
    tem um tempão que estou doida pra ler um livro da autora, sempre me chamaram a atenção. Mas fiquei com um pouco de preguiça de saber que a história não desenvolve, rs. Como os problemas dos protagonistas de se relacionas, e mesmo o jeito da mocinha, eu até deixo passar, desde que a narração seja bem feita, rs. Pretendo ler um livro da autora em breve, mas acho que vou começar por outro título, rs, quem sabe o problema não foi esse (e se o outro for assim também, saberemos que o estilo da autora, rs)
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Se você que gosta de romance não se sentiu cativada por esse livro, já sei que não posso esperar muita coisa. Se o gênero por si só não me instiga, não creio que uma história não tão bem estruturada e amarrada vai funcionar comigo.

    http://surtosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Estou com muita vontade de conhecer mais livros da autora. Nunca me lembro de conferir os livros dela quando estou nas livrarias... é uma pena!
    Beijos
    Arrastando as Alpargatas

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin