O Projeto Rosie - Graeme Simsion

Livro: O Projeto Rosie
Autor (a): Graeme Simsion
Editora: Record
Ano: 2013
ISBN 978-85-01-40221-9

"Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido e do caratê antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica. Exceto as mulheres. Até o momento, a única coisa não esclarecida pelos estudos no campo de atuação de Don, a genética, é o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa. Uma namorada ao menos? Ou até mesmo uma amiga para somar ao seleto grupo de amigos de Don, formado por Gene, também professor na universidade, e a mulher dele, Claudia, psicóloga e esposa muito compreensiva."

Oie, tudo bom?

Sabe aquele livro que todo mundo fala bem, mas que você não cria tantas expectativas antes da leitura? Eu me sentia assim com O Projeto Rosie, pois não entendia a proposta do livro e pensava que ia achar a história chata. Contrariando minha teoria furada, esse livro se tornou uma agradável surpresa.

O Projeto Rosie conta a história de Don Tilman, um cara que mora na Austrália e trabalha em uma universidade no cargo de professor e pesquisador de genética. Don não é um cara comum, ele é cheio de manias e sua vida, estudos e trabalho são totalmente planejados. Ele também possui muitas manias e obsessão por limpeza e organização. À primeira vista pode parecer chato, mas você vai acabar se apaixonando pelo personagem durante a narrativa.

Don é muito inteligente e talentoso, mas nunca conseguiu se relacionar direito com o sexo oposto. Por isso, ele tem a ideia de criar um questionário para selecionar a parceira ideal para um relacionamento. O Projeto Esposa, como o questionário é chamado, inclui de perguntas óbvias a esdrúxulas sobre as candidatas. Don é extremamente exigente e logo fica claro que há poucas mulheres "adequadas" para ele. Como ele não tem habilidades sociais, ele pede ajuda aos seus únicos amigos, Cláudia e Gene, para que o ajudem a avaliar as perguntas do questionário.

"Um instrumento cientificamente válido, com propósito definido, que incorpora as melhores práticas atuais para filtrar as mulheres que são perda de tempo, as desorganizadas, as que discriminam sabores de sorvete, as que reclamam de abuso sexual visual, as esotéricas, as leitoras de horóscopo, as obcecadas por moda, as fanáticas religiosas, as veganas, as que gostam de assistir esportes, as criacionistas, as fumantes [...]" (pág. 25)

No decorrer do Projeto Esposa, Don conhece Rosie, uma mulher que faz a sua vida mudar de rumo. Rosie é tudo o que ele abomina: vegetariana, fumante e como ele gosta de dizer: inadequada! É muito interessante como o autor vai construindo a relação dos dois no decorrer da narrativa e como pequenas situações tornaram esse texto gracioso e apaixonante. Rosie tem um humor ácido, é mal humorada e temperamental, mas não tem como não gostar dessa personagem. Ela apresenta a Don outras perspectivas da vida, proporciona muitos momentos feliz, inusitados e diferentes que antes ele não julgava importante.

"Rosie voltou e imediatamente invadiu meu espaço pessoal fechou a tampa do meu laptop! Inacreditável! Se eu tivesse feito isso com um aluno jogando Angry Birds, teria ido parar na sala da Chefe do Departamento no dia seguinte." (pág. 199)

A história faz jus ao gênero chick-lit e me fez rir muito durante a leitura. Don não possui malícia e nem percebe ironias, fazendo com que várias gafes sociais ocorram durante a leitura. A história não tem um humor exagerado, mas sacadas inteligentes que com certeza farão você rir muito. Sério gente, eu ficava com um sorriso estampado no rosto a cada frase que ele dizia. Outro ponto que gostei foi a forma com que ele sempre dava um nome engraçado às pessoas e lugares que conhecia.

Don não consegue desenvolver sentimentos pelas pessoas e para ele tudo é sempre muito prático e direto. As habilidades sociais são um grande sacrifício e ele não se importa muito com o que pensam dele, pois seu cérebro funciona pela lógica e não pela emoção.

Don nos presenteia com muitas frases que fazem o leitor refletir, como o quote abaixo:

"Por que nos focamos em certas coisas em detrimentos de outras? Estamos dispostos a arriscar nossas vidas para salvar alguém de um afogamento e, no entanto, não fazemos a doação que poderia salvar dúzias de crianças da fome." (pág. 113)

Com um texto bastante inteligente, esse livro tem algumas referências científicas e acadêmicas misturadas com situações cotidianas que deixaram a leitura leve e agradável. É um livro com várias temáticas adultas que deixam seu recado e encantam nos pequenos gestos. O autor soube pontuar os acontecimentos para que a história seguisse seu curso e Don pudesse aprender o essencial com Rosie. Além disso, Graeme Simsion soube dar um belo desfecho para essa história.

Engraçado, humano, divertido, atrativo e viciante são alguns adjetivos que atribuo a esse livro. Recomendo muito se você está buscando uma leitura agradável e diferente!

Beijos!

27 comentários

  1. Oi Aline,
    Comprei esse livro numa promoção (porque achei a capa maravilhosa rsrs) e estou enrolando para lê-lo, mas depois de ver tantos adjetivos bons que caracterizam o livro, vou passar ele na frente.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  2. Oi Chefa!
    Adorei! :)
    Eu estou louco para ler esse livro! Acho que vai ser uma boa pedida para iniciar a leitura de chick-lits haha.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Aline
    Este livro deve ser muito engraçado, só vejo resenhas positivas. Estou louca para ler.

    ResponderExcluir
  4. O Don é um personagem cativante, sem dúvidas. Aliás todos os personagens que tem um espaço ali são bem cativantes, pelo menos me cativaram. haha Uma coisa que o autor poderia ter abordado era o fato do Don ter uma síndrome a de Asperger, que é mesmo citado de leve e superficialmente no livro. Mas enfim, amei a Rosie! Ela é ótima <3
    Esse foi o meu primeiro contato com o lad-lit, e adorei. Quero ler mais, já!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Aline! Td bom ?

    Eu comprei esses dias um exemplar desse livro numa mega-promoção do Submarino. Eu estou esperando que ele seja como vc descreveu, leve e divertido! Eu adorei a sinopse e tenho impressão que vou me relacionar bem com a Rosie haha

    Beijos
    http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiee

    Só dá Rose ser vegetariana já me identifiquei, e como sei que nossos gostos são parecidos vou querer ler com certeza.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline!! Tudo bem? Eu adorei O Projeto Rosie! Lembro que fui à Bienal ano passado com ele na minha lista, mas achei que o preço não valia a pena. Depois acabei comprando na loja física da Saraiva de tanto que queria ler e não me arrependi!! Gosstei demais!!



    Beijos,


    Mari

    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi,Aline!
    Eu amei esse livro e o favoritei. A narrativa é realmente muito inteligente e Don é uma graça, bem aquele tipo meio torto de mocinho, meio desengonçado, mas adorável do mesmo jeito. É um livro muito gostosinho mesmo.
    Adorei relembrá-lo.
    Bjs!
    Zilda Peixoto
    http://nblo.gs/V4PaE

    ResponderExcluir
  9. Este livro é um amorzinho. Um escritor quando escreve um romance com protagonista masculino tem que sempre cuidar muito. O erro pode ser grande.
    Projeto Rosie é muito amor ♥

    Beijinhos.
    In The Sky. Blog

    ResponderExcluir
  10. Quando eu comprei esse livro na promoção na Submarino, eu pensei "Ah! Se eu gostar da Sinopse quando chegar, eu leio... Se não... Eu guardo até quando me der vontade de ler". E você me aparece justamente com a resenha dele. Gostei. Parece ser um livro excelente, Rosie parece ser o tipo de mulher que eu vou me identificar.

    Espero que você esteja certa e que eu tenha uma boa leitura.
    Beijos
    http://pausaparaum-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Quero muito ler Projeto Rosie!
    A Rosie paree ser uma ótima personagem, bem oposto ao Don rs O Don me lembrou o Sheldon do The Big Bang Theory que também não possui habilidades sociais, não sabe o que é sarcasmo, mas é super inteligente e engraçado (mesmo quando não quer ser).
    Espero poder ler me breve, parece ser uma leitura bem agradável =)

    ResponderExcluir
  12. Oie Aline =)

    Tenho bastante curiosidade de ler esse livro, apesar de já ter lido algumas resenhas bem divergentes dele rs...

    Espero não me decepcionar e me divertir bastante com a leitura.

    Ótima resenha!

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  13. Eu acabei de comprar este livro e espero mesmo gostar da leitura.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Nossa é tanto comentários bons a respeito que minha listinha só faz crescer,quero muito ler !
    beijinsss!

    ResponderExcluir
  15. Oiii
    Comprei esse livro a um tempinho e estou pra ler haha espero bastante dele.
    Otima resenha, adorei.

    Beijinhos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/03/resenha-zon-o-rei-do-nada-andrei-simoes.html

    ResponderExcluir
  16. Acho a capa desse livro muito fofa! Estou louca para ler a história.
    Adoro livros chick-lits, li poucos até agora mas a minha meta é aumentar esse número, e só de ler o enredo fiquei muito interessada.

    ResponderExcluir
  17. Oi.

    Gosto muito da capa deste livro e espero lê-lo logo, pois sempre vejo coisas boas dele e pelo que vi vou me emocionar.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Aline,

    Eu queria muito o livro e quando li, minhas expectativas estavam muito altas e por esse motivo o protagonista conseguiu me irritar muito, sendo a leitura arrastada e insípida.

    Bjsss


    http://www.viajenaleitura.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu quero muito ler esse livro, toda resenha que leio, me desperta mais curiosidade.
    A premissa do livro parece ser muito boa, e a capa, é muito linda <3
    Minhas expectativas estão altas, assim como o desejo de comprar esse livro!
    Espero ler em breve! Adorei o fato do autor intercalar a "nerdice" com o humor no livro, deve ser mágico!

    Italo,
    http://leitorespossessivos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi Aline!
    Não tinha muito interesse por esse livro, até porque também não tinha entendido a proposta, mas depois da sua resenha, ótima por sinal, fiquei super interessada. o livro parece ser muito divertido!
    Beijos
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. oi aline , o livro e deixou bastante interessada , ja tinha lido uma resenha sobre esse livro , que nao e interessou muito , mai essa me deixou bastante interessada , nau so como despertou minha curiosidade em saber mais sobre os personagens

    ResponderExcluir
  22. oi Aline
    comprei esse livro esses dias, numa daquelas super promoções (acho que da americanas, rs). Bom saber que o livro é divertido assim, confesso que comprei por causa do preço, mas também não tinha taaaanta vontade assim de ler, rs. Devo demorar um pouco, pq tem muitos na fila, mas já vou colocar ele na lista das 'leituras leves e divertidas', pq tem hora que é disso que precisamos
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Vejo todo mundo falando tão bem desse livro e a sua resenha foi decisiva para me deixar com vontade de ler o livro. Não é meu gênero preferido, mas acho que vale a pena dar uma chance pelo que você esclareceu. Acho que todos nós temos um pouco do Don dentro da gente, encontrar uma Rosie é questão de destino.

    http://surtosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Tbm estava com medo de ler esse livro, mas dps que terminei minha pergunta foi: pq não li antes? Uma graça e tbm recomendo à todos!

    Andy_Mon Petit Poison
    POISON SERIES - Séries Abandonadas migre.me/iuYeZ

    ResponderExcluir
  25. Oi Aline, tem um tempinho que eu quero muito ler esse livro, parece que a historia dele é maravilhosa, e eu estou curiosa, e quantos adjetivos para descrever o livro, tenho certeza de que vou amar, a sua resenha esta maravilhosa, parabéns.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  26. Aline, lendo sua resenha fiquei pensando será que Don não tem Síndrome de Asperger? Tratar a vida como se tudo fosse preto no branco deve ser muito difícil.
    Eu amo a capa desse livro, ainda não comprei pra mim, mais estou pensando seriamente no caso.

    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://www.coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Nanda Antonielli9 de junho de 2014 00:11

    Na verdade, Projeto Rosie não é um livro que me chamou muito a atenção nas prateleiras das livrarias (apesar de eu ter AMADO a capa, admito!)... Geralmente, gosto de livros com personagens mais jovens, hahaha. Mas, ao ler a sua resenha, acho que ele ganhou uns pontos comigo (: Quem sabe eu não comece pelo meu nook?
    Encontrei aqui, para quem queira também: http://portugues.free-ebooks.net/ebook/O-Projeto-Rosie

    Adorei! Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin