Noites de Tormenta - Nicholas Sparks

Livro: Noites de Tormenta
Autor (a): Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Ano: 2008
ISBN 978-85-99560-51-8

"Aos 45 anos, Adrienne Willis repensa toda a sua vida quando o marido a abandona por uma mulher mais jovem. Com o coração partido e em busca de descanso ela segue para a pequena cidade de Rodanthe, na Carolina do Norte, para cuida da pousada de uma amiga, Quando uma tempestade terrível se aproxima, Adrienne começa a achar que sua fuga perfeita está arruinada - isso atá a chegada do novo hóspede, o Dr. Paul Flanner. Aos 54 anos, o médico chega a Rodanthe para repensar sua profissão e relação com a família. Agora, em meio à tempestade que os cerca, os dois seres feridos procurarão conforto um nos braços do outro - e esse único fim de semana despertará sentimentos que irão acompanhá-los pelo resto de suas vidas."

Oie, tudo bom?

Há vários meses eu não lia nada do tio Nich e resolvi ler um livro que estava "mofando" há muito tempo na estante. Eu não sabia nada sobre a história e tinha lido apenas a sinopse do Skoob. Mas, eu não esperava nada muito inovador porque a narrativa do Nicholas Sparks sempre mantém um certo padrão.

Noites de Tormenta  tem vários elementos que permeiam as histórias românticas do Nicholas Sparks, mas a principal diferença é a idade de seus protagonistas. Paul Flanner e Adrienne Willis estão na faixa dos 50 anos, são divorciados, tem filhos e já passaram por muitas coisas em sua vida. Paul é médico, sempre viveu para o trabalho; já Adrienne é uma dona de casa/bibliotecária que sempre viveu para os filhos.

"Aquela não era a Adrienne real - a mãe preocupada, ou a esposa que havia sido trocada por outra mulher, ou a senhora que organizava os livros da biblioteca. Neste fim de semana era alguém completamente diferente, alguém completamente diferente, alguém que ela mal reconhecia." (pág. 94)

Os dois se conhecem em uma pousada na pequena cidade litorânea de Rodanthe, nos Estados Unidos. Ela está cuidando do local naquela semana para uma amiga e ele ficará hospedado nesse período para visitar uma pessoa que mora na cidade. Esse período torna-se um momento especial para os dois e eles acabam aprendendo sobre relacionamento, família, amor e convivência.

"De maneira peculiar, Adrienne havia chegado a conclusão de que aprendera mais naqueles cinco dias do que em todos os anos que vivera antes ou depois." (pág. 12)

Esse livro mantém uma premissa parecida com os livros do autor e isso me incomoda porque parece que estou sempre lendo os mesmos livros com personagens diferentes. Não Noites de Tormenta seja um livro ruim, pelo contrário, foi um dos melhores que eu li do autor. Mas é uma história previsível para quem já conhece a escrita dele.

Um dos assuntos que o livro aborta é a idade que uma pessoa pode amar. Existe esse lance de tempo para o amor? Eu acho que a idade não é mais um empecilho nos dias de hoje porque os casamentos duram menos que os namoros. Foi bacana a abordagem sobre os medos que pessoas dessa idade enfrentar para ter um relacionamento amoroso.

"Era madura o suficiente para saber que uma coisa dessas não podia ser verdadeira. Aquilo só podia ser fruto da tempestade, do vinho, do fato de estarem sozinhos. Era uma combinação de milhares de coisas, ela disse a si mesma, mas não podia ser amor." (pág. 114)

A narrativa trás uma discussão sobre o tempo que perdemos em nossas vidas com coisas que não valem a pena. Quando terminei de ler tive uma depressão pós-livro porque a trama leva o leitor a refletir sobre muitas coisas. É uma história bonita, triste e tocante. Finalizei o livro tão triste como me senti ao final de Um Amor para Recordar e não indico para quem está passando por problemas amorosos ou algo do tipo.

Achei interessante a forma como o autor construiu o relacionamento entre os dois e a intensidade do que eles viveram. Não sei se é possível viver um amor com tanta intensidade em tão pouco tempo, mas por se tratar de uma trama fictícia eu não levei isso em consideração. 

O livro curto e de fácil leitura. Indico para quem gosta de romances e histórias tocantes. Tem um filme baseado nessa história interpretado pelos atores Richard Gere e Diane Lane.

Beijos!

36 comentários

  1. Oie!

    Eu ganhei este livro de presente, iniciei ler e parei, mas tenho muita vontade de retomar a leitura.
    Ainda não assisti ao filme.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oie Aline =)

    Acredita que eu nunca assisti ao filme rs... Acho que em parte isso é algo positivo já que posso ler o livro antes. Gosto muito do Sparks, embora sempre prefiro dar uma bom intervalo entre um livro e outro do autor. Por ser bem clichê as vezes fico com a sensação que estou lendo a mesma história de novo rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  3. Adoro o Nicholas, já li muitos livros dele e percebi que apesar das semelhanças de narrativa presente em seus livros, ele sempre consegue surpreender com um elemento surpresa. Não li o livro mas assistir o filme. E sinceramente acho que o livro deve ser muito emocionante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline,
    Leio Nicholas e sempre choro (sou muito emotiva), mas minha amiga sempre consegue me fazer ler os livros dele (né Ana Laura?).
    Mesmo sendo previsível na maioria das vezes, gostei muito do livro, acho que pelos personagens maduros.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  5. Louca para obter todos os livros do Nicholas Sparks,,ainda não tinha visto nenhuma resenha desse livro,gostei muito da temática do livro vai de encontro com a nossa realidade,ainda tem um certo preconceito mas de mulher com homem de mais novos do que com o homem e mulher mais nova,o importante é amar e ser feliz!

    ResponderExcluir
  6. Eu assisti um pedaço do filme baseado neste livro e amei.

    Agora eu quero ler o livro para poder ver o filme todo rs.

    Adorei a resenha.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro os livros do Sparks! haha Mas ainda não li esse ainda, acho que o tio Nich sempre aposta naquilo que ele sabe fazer e bem. Não ousa muito. Mas eu até gosto rs Sobre a trama do livro achei bem legal ele ter abordado esse lance de idade no livro. Quero muito lê-lo, espero ter oportunidade pra fazê-lo. Mas tem que ser no momento, né? quando eu quiser chorar! Os livros dele sempre me emocionam! kk Ainda não vi o filme, mas quero ver! Adoro o Richard Gere! haha

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline!
    Só li três livros da Nicholas, mas acabei me decepcionando um pouco por ver que a forma que ele escreve não muda de uma história para outra... Não tenho vontade de ler Noites de Tormenta, mas o tema é mesmo interessante.
    Beijos!
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Aline!
    Faz um tempo que não leio Nicholas, mas os últimos livros que li dele tem fugido da "fórmula" que ele sempre usa. Acredito que isso tem acontecido com os últimos lançamentos e ele resolveu se libertar um pouco haha.
    Não li Noites de Tormenta, mas está na minha lista.

    Beijos,
    http://www.epilogosefinais.com/

    ResponderExcluir
  10. Ahhhh resenha do Titio Nicholas *-* AMO. Esse livro eu tenho certeza de que eu tenho HUAHUAHAU, mas ainda não li, meu irmão leu. Tô desde dezembro sem ler nada do Nicholas, to em abstinência huahuahuahua Preciso ler algo dele.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  11. LINDA LINDA LINDA resenha!
    Mas sou suspeita né? Amo o autor!! Tudo que ele escreve é lindo, rs.

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não sou muito fã do Sparks, então nem me arrisco depois do fracasso que foi "A última música". Até assisto o filmes, mas os livros são muito água com açúcar e clichês pra mim. Deixo pra quem curte.

    ResponderExcluir
  13. Oi Chefa! Tudo bom?
    Único livro do Nicholas que eu li foi A ultima musica, e foi o ultimo também.
    As histórias que ele cria não me chamam muito a atenção, sempre me parecem a mesma coisa.
    Acho que funcionam mais como filme.
    Ótima resenha =)

    ResponderExcluir
  14. Ai, Aline, eu simplesmente cansei dos livros do Sparks. :( Ele tem uma fórmula que já me cansou, mas fico muito feliz que muitas pessoas gostem de lê-lo. Alguns dos livros dele dão até um toque a mais de esperança no amor.

    Ótima resenha, gostei muito dos pontos que você destacou.

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    www.pronomeinterrogativo.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Aline. Confesso que o livro não chamou muito minha atenção, mas o filme sim (adoro o Richard Gere). Acho que tenho um pouco de preconceito com o Nicholas, por causa dessa previsibilidade e semelhança entre as histórias, então acaba que na maioria das vezes, vejo o filme. E olha que aqui em casa tem vários livros dele, porque minha mãe e minha irmã adoram, rs.
    Concordo que não há idade para amar, mas imagino que para pessoas mais maduras e já vividas como eles, possa rolar um medão mesmo, rs. Gostei muito da resenha, passou bem a emoção e os conflitos do livro.
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Nunca li nada do Sparks, mas confesso que não faz muito meu estilo de leitura.
    Até gosto de romance, mas acho os dele muito melosos. Inclusive já vi um filme que é adaptação de sua obra e não curti, aí desisti de vez.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Apesar da fama nunca li nada do Sparks, só fiquei nos filmes mesmo. Porém tenho muita vontade e essa é uma das minhas metas de leitura para 2014. Temo que as obras dele caiam na mesmice, o que eu mais quero ler é Querido John, mas achei a "problemática" do Noites de tormenta muito legal.

    ResponderExcluir
  18. Oie,
    confesso que não gosto muito dos livros do autor, mas este me pareceu interessante. Fiquei na dúvida

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  19. É por isso que estou evitando ler novos livros do autor. Parece que é sempre a mesma história, mas com personagens diferentes.
    No momento, não tenho interesse em ler Noites de tormenta, sei que vou chorar litros e agora estou na fase de ler fantasia e distopias =)

    ResponderExcluir
  20. Eu li o livro e não gostei. Achei bem chatinho, clichê e previsível. Não sou muito fã de romances, mas o autor tem outros livros melhores. Mas, para quem gosta muito de livros do gênero, é uma boa leitura.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista

    ResponderExcluir
  21. Acredite se quiser Line, mas nunca li nem assisti nada que estivesse ligado a Sparks. *-*
    Sabe quando determinado autor não lhe entra em nada? Tentei começar Querido John, parei! Não sei o que me faz ter tanto receio com ele, mas ainda não recebi essa vontade de ler algo produzido por ele. E infelizmente essa vontade não veio agora. kkk *-*

    Espero que um dia eu crie vontade de ler alguma coisa dele, mas no momento, estou bem assim. kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Eu li somente quatro livros do Nicholas, acho que tive sorte e peguei livros diferentes, pois a única coisa em comum entre eles, foi que alguém morreu, sempre alguém morre nos livros dele né, ainda não li esse, mas gostaria de ler, gosto de romances, e acho que para o amor não se existe idade.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  23. Nunca Li nenhum Livro Do Nicholas , Pois ainda nao tive oportunidade , Sou Nova no Mundo dos Livros e Tenho certeza que brevemente lerei O meu primeiro , e Acho que esse será meu primeiro , Gostei Muito da capa ela é perfeita !!
    bjos !

    ResponderExcluir
  24. Oi Aline!
    Eu não posso ver este livro na minha frente! Achei o pior do Nicholas... Decepcionante!
    Mas quem sabe eu não faça uma releitura e mude de opinião, não é?
    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Taí um livro que vale muito a pena ser lido!
    É ótimo!
    Também amei o filme! Ai, como chorei!!

    ResponderExcluir
  26. Oie tudo bem, sabe por que não leio com frequência os livros do Nicholas, por ter visto os filmes primeiro e por achar totalmente previsível, sempre alguém legal morre que desgosto, porém noites de tormente foi um filme muito tocante para mim pois qdo assisti com a minha mãe lembrei que ela tinha passado por algo parecido, longa história! Adorei sua resenha como sempre.
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  27. Oiee

    Faz tempo que nao leio nada do Nicholas também e estou bem afim de voltar a ler algo dele, gostei da resenha desse pois amo livros tristes kkk acho que eu iria gostar de ler , esse ainda não tenho na minha estante mas vou pegar para ler logo.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  28. eu sou fa do livro do nicholas e amo todos os livros dele, dos q tem finais lindos e apaixoandos aos q tem finais tristes e q me deixam pensando: pq vc fez isso?
    mas depois eu o perdoo e continuo sua fa ( so nao engoli querido john :P ) eu adorei esse livro mas nao gostei da protagonista, uma senhora agindo como se tivesse 14 anos O.o achei meio bobo isso... de resto é bem legal

    ResponderExcluir
  29. Oi Aline, tudo bem??
    Apesar de ter lido somente um livro do autor, me apaixonei por sua escrita e já tenho mais dois livros na estante para ler. Sou uma apaixonada por romances e ao terminar de ler sua resenha fiquei bastante curiosa para conferir este livro com este romance mais maduro.Dica anotada.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  30. Aline,

    Eu ainda não li esse livro, mais imagina uma pessoa que chorou com esse filme, mais que chorou mesmo, essa pessoa foi eu. Tenho o costume de comprar os DVD´s do livro do Nicholas, gosto muito dos livros dele, mesmo tendo a mesma impressão que você, parece o mesmo livro com outros personagens, o problema é que ele consegue me conquistar sempre, mesmo assim.
    Com certeza vou ler esse, e vou chorar horrores.

    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Eu desisti um pouco do tio Nick por causa disso, parece que td que leio dele já li em outro livro, parece um roteiro de cinema =/
    Mas para os fãs do gênero, sempre recomendo...rs

    Andy_Mon Petit Poison
    RESUMO DO POISON #4.11 - Sem(10/mar-15/mar) bit.ly/1gosacl

    ResponderExcluir
  32. Oi, Aline.
    Já li esse livro, é muito lindo. Mas ainda não vi o filme, tenho que conferir. Beijos.

    ResponderExcluir
  33. Oi, Aline
    Este livro é muito bom, chorei muito. Ainda não assisti ao filme.

    ResponderExcluir
  34. Os livros do Nicholas Sparks não chamam a minha atenção, não sei o por quê!
    Acho que todos os finais dos livros dele são o mesmo.
    Mas as histórias são ótimas para quem gosta de um romance masoquista, hahaha.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin