Autor (a): Zélia Inez Pereira Maciel
Editora: Inverso
Ano: 2012
ISBN 978-85-62266-28-7
"Um livro escrito para provar que pela fé e pela coragem somos capazes de vencer qualquer barreira. Que o bem prevalece, o amor domina os sentimentos. Vivendo intensamente a autora aprendeu que é através do sofrimento que encontramos o caminho da sabedoria...Um livro real, sem exageros ou fantasias onde o destino trocou as chaves de lugares!"
*Livro cedido em parceria com a Editora Inverso.
Oie, tudo bom?
Quando eu recebi a proposta para resenhar esse livro eu tinha uma ideia bem vaga da história e fui surpreendida com a trama. Chaves Trocadas é uma ficção auto-biográfica da autora e conta a história de Zênia, uma menina que foi raptada aos dois anos de idade da casa da mãe. Aos nove anos ela descobriu que era adotada, mas não contou aos pais adotivos que sabia desse fato.
Ela sempre foi amante das artes e da dança, mas sua família adotiva não apoiava essa escolha. Com apenas 17 anos tomou uma importante decisão e saiu do Rio Grande do Sul e foi viver no Rio de Janeiro para tentar uma carreira na dança. Pouco depois que ela chegou na cidade, Zênia arrumou um emprego em uma companhia de ballet e passou a excursionar pelo país.
"Na realidade, a vida é uma sucessão de surpresas inusitadas. Por alguma razão "o dia de amanhã", ou melhor, o futuro, quase sempre nos surpreende." (pág. 19)
A protagonista passou por muitos percalços, dificuldades financeiras, viajou a lugares distantes, se apaixona, vive um grande amor e também sofre muito. Aliás, tive a impressão de que nada dava certo na vida da Zênia e isso foi frustrante e triste em diversos momentos durante a leitura. Porém, ela se mostrou uma pessoa forte e determinada.
"Definitivamente a inércia não combinava comigo. E como quem renasce das cinzas, tive a sensação de que uma outra Zênia habitava o meu corpo, mas intrépida e aguerrida." (109)
Ao longo da descrição somos apresentados a personagens menores que foram importantes para Zênia, mas a maioria não era citada durante muitas páginas. Isso me incomodou porque era difícil se afeiçoar a alguém, pois elas não tinham seu potencial explorado.
O livro poderia ser mais longo, pois as 125 páginas são insuficientes para entendermos a profundidade da personagem. Achei o final um pouco acelerado e isso só aumentou o meu desejo de que o livro tivesse mais páginas e mais desenvolvimento.
Um destaque da história é a fé que a protagonista tinha que tudo daria certo após vários problemas que Zênia teve que enfrentar. Além disso, esse livro se passa no passado e naquela época ser artista para uma mulher era algo praticamente considerado como prostituição.
A Zélia não fala de nenhuma religião, mas exemplifica que a fé pode nos manter de pé durante os momentos mais difíceis e achei isso bacana na narrativa. É um livro curto, emocionante, tocante e revelador. Indicado para quem gosta de biografias, livros mais humanos e histórias emocionantes.
Para quem se interessou, tem desconto de 30% do livro no site da Editora utilizando o código abaixo:
Beijos!
O livro parece bem interessante, mas eu não curto muito biografia (apesar de nunca ter lido, mas li um livro que parecia e não me agradou em nada). No entanto adoro livros emocionantes e reflexivos. E ele parece que é assim, mas não gosto de quando o final é corrido demais. Que quando acaba a gente sente falta de algo mais. E isso pra mim, foi um ponto bem negativo. Se um dia eu tiver oportunidade, lerei sem dúvidas. Mas por agora, não o farei.
ResponderExcluirOiee
ResponderExcluirNossa 125 páginas é super pouco né, entendi que queria saber mais da personagem , adoro livros autobiográfico.
Beijos
www.livrosechocolatequente.com.br
Tem resenha lá no blog desse livro e achei super interessante o enredo hahaha gostei bastante da história, recomendo.
ResponderExcluirSua resenha ficou maravilhosa, adorei e concordo também com seu ponto de vista haha.
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/03/resenha-como-eu-era-antes-de-voce-jojo.html
Comente ;)
Oi Aline !!
ResponderExcluirAdorei a história, e pelo que você disse, ficamos no ar, já que o livro é pequeno!
Mas vou coloca-lo na minha lista e já !
Vou descreveu super bem , que me deixou entusiasmada para ler !
Beijos, Entre Aspas
Uau, não é o que estou acostumada a ler, mas sabe que fiquei bem interessada em conhecer a história?
ResponderExcluirAdorei a resenha, e realmente, às vezes a quantidade de páginas é insuficiente. Odeio quando isso acontece, fico com a sensação de vazio, rs.
beijos
apenas-um-vicio.blogspot.com.br
Ei chefa! Tudo bom?
ResponderExcluirHm a história parece interessante, mas não é o tipo de leitura que me agrada muito. Não sou muito de ler biografias ou livros que possuem um pouquinho disso.
Aline, como falei antes não curto muito livros biografias ou nada parecido com isso, a história me pareceu interessante, apesar de não ser um livro que eu gostaria de ler.
ResponderExcluirBjks
Patty Santos - Blog Coração de Tinta
http://coracaodetinta.blogspot.com.br/
Oi, Aline! Td certo?
ResponderExcluirFiquei com vontade de ler esse livro. Pela sinopse me pareceu meio auto-ajuda, mas pela resenha vi que não é! Eu adoro histórias desse tipo, com uma pegada de não-ficção. E é difícil um livro de tão poucas páginas conseguir passar toda a mensagem, quase sempre eu fico com vontade de quero mais!
Beijos
http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com.br
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia este livro, mas pela resenha você fez parecer que a história é bem interessante e emocionante.
Beijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
Não conhecia o livro ,achei interessante apesar não gostar de biografia,tendo oportunidade gostaria de ler!
ResponderExcluirNão gosto muito de biografias e parece que a história é um pouco corrida.
ResponderExcluir125 páginas é bem pouco e acho que os personagens não foram tão bem aproveitados =/
Não fiquei com vontade de ler esse livro.
Oie,
ResponderExcluirnão conhecia o livro, mas confesso que não leria. Biografia não é muito meu estilo
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Que trama é essa menina?? Do jeitinho que eu gosto!
ResponderExcluirAdorei. Fora que ainda tem essa capa com a bailarina que fez meus olhos brilharem!!
Amei!!!
E que sede de mais páginas não? Me encantei.
Bjas
Lelê Tapias
http://topensandoemler.blogspot.com.br/
Oie!
ResponderExcluirEu não conhecia o livro e achei bem interessante, gostei da temática. Vou procurar saber mais sobre ele.
Beijos*
Tão curtinho,não é? Mas a premissa é tão rica!
ResponderExcluirGosto de livros assim tão ricos em nuances. Será que ela encontrou a família dela algum dia?
Espero que sim.
Beijos
www.reticenciando.com
Não sou muito fã de autobiografias, mas não posso dizer que não me interessei. Achei muito legal, por mais que no começo que você falou eu esperava outra história completamente diferente.
ResponderExcluirSe um dia esse livro parar nas minhas mãos, eu leria com todo amor do mundo... mas acho que ainda estou na faixa de ler outros livros.
Beijos
Oi Aline!
ResponderExcluirAcho que eu iria gostar do livro, ultimamente tenho lido mais biografias e essa parece ser muito emocionante.
Beijos
http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/
naao gsoto d biografias , gostei da capa , mais acho que nau leria o livro , el ao parece ser empolgante !
ResponderExcluirOi Aline,
ResponderExcluirNão gosto de biografias e fiquei completamente desinteressada. O que acontece com os personagens é irritante.
Beijocas ^^
Bem emocionante, que lição de fé maravilhosa. A fé pode mover montanhas. Apesar de gostar de biografias mais polêmicas, de grandes nomes da história, essa com toda sua simplicidade me interessou. A capa é muito fofinha e delicada, gostei :)
ResponderExcluirVou procurar por esse livro. Me interessei pela história da vida dela, só espero que não aconteça só coisas ruins com a personagem principal
ResponderExcluirOi, Aline
ResponderExcluirAchei interessante a sinopse deste livro, principalmente por ele ser uma biografia. Imagino que deve dar vontade de chorar em alguns momentos. Beijos.
A capa desse livro é absurdamente perfeita!
ResponderExcluirO livro me parece ser interessante e com uma boa história de superação!
Eu que não estou com dinheiro agora, se não com certeza iria comprar.
oi Aline,
ResponderExcluirnão conhecia o livro. Confesso que biografias não me interessam geralmente, embora essa seja diferentes de todas que já li, uma vez que nunca li uma ficção autobiográfica, rs. A mensagem do livro parece ser bonita mesmo, essa questão da fé sem pregar religiões e a persistência da protagonista. Pena que ele é meio corrido
beijos
http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/
Que capa linda, gente! Adoro autobiografias e me identifiquei com a Zélia de cara porque sou apaixonada por ballet clássico e se não fosse por outras paixões, eu seguiria carreira na dança. Mas é uma pena a história ser tão pequena e pouco explorada.
ResponderExcluirhttp://surtosliterarios.blogspot.com.br/
Que capa linda, adorei a sinopse e a história em si.Biografias me chamam muito a atenção e fiquei curiosa quanto ao livro.
ResponderExcluirColocando na minha listinha do ano,kkkk
bjs e me visite, estou te seguindo,seu blog é lindo.
ateliedoslivros.blogspot.com.br
Oi Aline, eu amei a capa do livro, e a sua resenha, não sei ainda se quero ler esse livro, parece ser bom, e que nós ensina muita coisa né, pois a personagem enfrenta muitos problemas e ainda acredita que tudo vai dar certo no final, isso que é fé né, quem sabe eu venha a ler o livro, ele parece ter algo para nos ensinar.
ResponderExcluirBeijos!!!
Nossa, amei a sinopse! Esse livro parece ser bem emocionante, gosto muito de enredos com historias reais traz bem mais sentimento a leitura. Fiquei querendo ler! =)
ResponderExcluirA história parece ser bem gostosa e rapidinha de ler. A capa é linda demais, sou apaixonada por dança, então e obvio que já sai julgando pela capa hahaha
ResponderExcluirAmo essas histórias rápidas e boas!!! A resenha foi perfeita, quero muito o livro D:
ResponderExcluirParabéns pela resenha, beijos!
A história me pareceu ser linda. Gosto de livros mais humanos, e estou com o pé atrás apenas por ter poucas páginas, por que tenho medo de gostar demais e ficar com aquele sentimento de quero mais. Mas me interessei pelo livro e vou ler assim que puder.
ResponderExcluirEu, diferente de uma grande maioria, curto biografias. JA coloquei na lista e 125 paginas é pouco mesmo.
ResponderExcluirParece ser uma estória muito cativante, nunca li nada onde a personagem foi raptada e vive com pais adotivos e achei este enredo bem interessante. Parece ser muito bom acompanhar as mensagens que temos ao longo da leitura. É um livro mesmo bem fino, mas a estória parece valer a pena. :)
ResponderExcluirbeijos
Adorei a contextualização e o conflito de gênero vivido pela personagem. Além do mais, a capa é linda *-* Mas a falta de aprofundamento de alguns personagens colocou a situação bem para baixo. É muito ruim quando não se explora todo o potencial que poderia ser explorado.
ResponderExcluirAbraços, Mallú Ferreira
semclichesporfavor.blogspot.com
Que legal a idéia de criar uma ficção auto-biografica.
ResponderExcluirEu não soou muito fã das biografias, mas, talvez, contada desta forma, fiquue menos massante Fiquei curiosa pra ler.
Bjok