Baratinada - Marilia Pirillo

Livro: Baratinada
Autor (a): Marilia Pirillo
Editora: Biruta
Ano: 2008
ISBN 978-85-7848-006-6

"“Meus pais se separaram mesmo! Mesmo! Ponto final!” “Eu nunca tinha beijado assim...” "Será que barata também pode reencarnar?” "Ai que saco! Por que eles complicam tanto?!" Essas frases e muitas outras explodem na cabeça de Patrícia, a garota que conta esta história que, por isso mesmo, se chama Baratinada. É muita coisa acontecendo no seu mundo afetivo e ela fica meio "desnorteada", querendo demais entender o mundo e se entender. São emoções, questionamentos, descobertas, ódio e amor, desejos e frustrações e tantos outros sentimentos e inquietações vividos por esta adolescente que precisa urgentemente reaprender a viver, depois da separação dos seus pais."

*Livro cedido em parceria com a Editora Biruta.

Oie, tudo bom?

Sabe um livro que você já sabe que vai gostar no momento em que lê a sinopse? Foi assim que me senti quando conheci Baratinada e ao terminar a leitura não tive dúvidas de que esse infantil tinha me conquistado. Ele conta a história da Patrícia, uma garota que está aprendendo a conviver com a separação dos pais. Na história não falam a idade exata, mas pelas atitudes eu acredito que ela seja uma pré-adolescente.

O título do livro é uma analogia para a sensação que a protagonista tem com as mudanças que estão ocorrendo em sua vida. A autora trouxe um tema muito atual, pois muitas crianças e adolescentes passam por isso e para mim são as que mais sofrem porque não tem a devida noção do que está acontecendo. Elas podem pensar que os pais não os amam mais ou até imaginar que são o motivo para a separação ter ocorrido.

"Eu não consigo entender isso. Pensa só: eles se conheceram, se curtiram, namoraram, casaram e viveram de beijos e abraços durante muito tempo sem eu ter nada a ver com isso. Pelo contrário, eles que me meteram nesta parada quando resolveram ter um filho." (pág. 22)

Patrícia está se adaptando à nova condição familiar e tem que lidar também com a adaptação de seus pais a nova condição de solteiros. A história passa uma mensagem bacana, explicativa e reconfortante aos pais e aos filhos.

A escrita da autora é bem acessível e idealizada não só para o público infantil e juvenil, mas também para os pais e mães que podem ter dificuldade para lidar com seus filhos nesse momento difícil. Foi bacana ela ter feito essa analogia da barata com o fato da protagonista se sentir perdida. Não espere nada filosófico e rebuscado, pois o texto preza a simplicidade e clareza.


A diagramação de Baratinada é muito bem trabalhada com vários detalhes nas páginas, ilustrações e analogias.Nesse livro, o caráter estético fala alto e presenteia o leitor com belas páginas e detalhes. O azul toma conta da diagramação e aparece na cor das páginas, nas bolinhas da capa e também ilustra boa parte das ilustrações.


É um livro bem curto, não chega a 100 páginas, e muitas páginas contam apenas com as ilustrações (como vocês podem ver na foto acima). Portanto, é um livro que você lê em no máximo uma hora e deixa com vontade de quero mais. Não que o final seja incompleto, mas a protagonista é tão fofa e cativante que eu fiquei com vontade de ler mais um pouco sobre ela.

Nessa leitura eu saí da minha zona de conforto literária e não me arrependi. Curti bastante a narrativa e recomendo para adultos e crianças. Se você gosta de livros bem diagramados e infantis, não deixe de ler Baratinada.

Beijos!


27 comentários

  1. Oi, Aline
    Gosto muito de livros do gênero infantil, pois foi através deles que tomei gosto pela leitura. Esse livro é muito bonito e apresenta um tema muito importante para várias crianças. Mas agora fiquei com essa dúvida: será que barata pode reencarnar? (brincadeirinha).

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não fazer parte dessa faixa etária
    Gostei bastante da proposta do livro

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu não imaginava esse tipo de história, talvez pelo título ou pela capa. Mas gostei bastante da história. Sei como pode ser difícil o divórcio dos pais para uma pré adolescente. *-*

    Achei a diagramação muito fofa. Muito legal mesmo.
    Parabéns pela leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Amei a capa *-* Acho que compraria ele só de ver a capa! kkk

    smellingbooksallday.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. oi Aline, olha eu aqui de volta depois de séculos!!!!
    agora as visitas vão voltar ao normal, e deixar de ser espaçadas, rs.

    Adorei sua resenha. O livro realmente parece ser fofo, e realmente, separação é um tema complicado, que sempre afeta muito os filhos. Legal ver livros infantis sobre o tema :)

    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que lindo o livro por dentro *.* Parece ser uma história bem interessante mesmo. Separação dos pais é um tema bem delicado e não raro de acontecer. Imagino que seja bem esclarecedor para as crianças

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie!

    Eu não conhecia o livro e achei bem interessante, adoreiii sua resenha.
    Ai, gostei da diagramação dele.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Line

    Adorei sua resenha e com certeza separação é um tema super atual e difícil de ser falado abertamente para os filhos.

    Adorei a dica é vai para minha lista com certeza.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  9. Awwwn, que livro gracinha! Só sei que já quero. Faz tempo que não leio algo assim, acho que desde o ensino fundamental mesmo. Sinto falta desse tipo de leitura, as vezes. Acabei me jogando demais em livros fortes e pesados e esqueci as coisas lindas e fofas que os infantojuvenis são. Já está na minha lista de desejados!

    http://surtosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Aline,
    Achei linda a diagramação ^^ e por ele ser pequenino dá para ler de uma vez só.
    Vou embarcar nessa linda história para crianças crescidas rsrs.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  11. O livro parece ser bem gostosinho de ser lido, a diagramação realmente é linda ein? muito fofa e cheias de detalhes. Queria ver pessoalmente esse livro! Adoro isso de sair da nossa zona de conforto literária e se surpreender. Espero ter oportunidade de lê-lo (e que isso ocorra comigo também rs). E achei bacana o fato de também servir para os pais que estão passando por isso, com seus filhos. Pra entender a cabeça deles, nesse momento. Legal mesmo.

    ResponderExcluir
  12. Confesso que quando vi o vídeo da caixinha de correio e você falou desse livro eu não me interessei muito, mas apesar dele ser infantil o livro parece ser bem fofinho e uma leitura bem agradável.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Anotada a dica ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Aline, tudo bem?
    Eu não sei se iria gostar do livro, já não consigo ler mais nem os YA direito, não sei de eu gostaria do livro, apesar do livro demonstrar ser divertido com essas ilustrações.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oie,
    não conhecia o livro e achei a capa bem zuada, mas a história parece ser bem legal, mesmo sendo para um publico mais infantil :)

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  16. Gente, me apaixonei pelo estilo do livro, ótima diagramação. Lindo mesmo. Acredito que o tema do livro seja ótimo porque é um tipo de auto-ajuda para algumas pessoas, porque hoje a separação de pais é muito comum. Mas amei o livro, compraria somente pela capa dele!

    Beijos

    Greice

    Blogando lIvros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  17. Achei muito legal a proposta do livro, sendo uma história que ajuda tanto as crianças quanto os pais a passarem por essa fase difícil. Fiquei com vontade de ler :)

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito de conhecer o seu blog. Estou pedindo o seu apoio
    para a divulgação de meu livro "Oklath - Os Sete poderes de
    Órtil". Visitem meu blog e saberão mais: oklath.blogspot.com.br .
    Um abraço, Cláudia.

    ResponderExcluir
  19. Parece ser uma ótima opção para filhos que estão sofrendo com a separação dos pais e para os pais também.
    As ilustrações são bem bonitas e adorei a capa do livro!

    ResponderExcluir
  20. Oi Line
    A sinopse não me atraiu nem um pouco, mas deve ser um bom livro pra distrair entre outras leituras mais densas.
    Gostei da capa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi Chefa, tudo bom?
    Parece bem bacana =D livros infantis tem uma doçura ótima *-*
    A ediçao está linda =D
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Eu amo esse tipo de gênero !! mais é claro que eu vou ler ! , mais um para a minha lista !

    ResponderExcluir
  23. Oi, o livro parece ser muito bom, a capa é fofa e que diagramação perfeita né, adorei, o livro não é muito o meu estilo, mas eu gostaria muito de poder ler ele, acho que podemos aprender muito com ele.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  24. Oie apesar de ser juvenil é sempre bom ler algo assim ,uma leitura leve,divertida!
    Já anotei na minha lista de favorito ,para depois que eu ler passar para minha sobrinha ,tenho cer tesa que ela vai amar!
    Beijinss!

    ResponderExcluir
  25. Oi Aline!
    Que livro lindinho! Amei as cores e a diagramação pelo jeito é muito bonita também, quem sabe não acabo lendo, mesmo sem ter muito costuma de ler livros mais infantis...
    Beijos
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Amei, a diagramação do livro, e a protagonista tem meu nome, não lembro agora de já ter lido algum livro que a protagonista tenha meu nome. Livros infantis não é bem minha praia, mais as vezes é bom sair da zona de conforto.

    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://www.coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Adorei a capa do livro e ele é bem fininho, né? Também adorei o enredo do livro, e isso faz com que a leitura seja rápida e você fica satisfeita!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin