@mor - Daniel Glattauer

Livro: @amor
Autor (a): Daniel Glattauer
Editora: Suma de Letras
Ano: 2012
ISBN 978-85-8105-066-9

"Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro."

Oie, tudo bom?

Antes de começar a resenha quero dizer que esse livro já está na lista de decepções do ano. Antes da compra de @mor eu já tinha lido diversas resenhas sobre ele e tinha muitas expectativas. Mas nenhuma delas me deu a real dimensão dessa história. A narrativa é contada através dos e-mails trocados entre os protagonistas Emmi e Leo. Certo dia a Emmi envia um e-mail errado para Leo e logo depois ele é adicionado por engano no cartão eletrônico de boas festas que ela envia no fim do ano.

"Nos mal nos conhecemos ou não nos conhecemos absolutamente, Contudo, agradeço pelo seu afetuoso e muitíssimo original e-mail coletivo! É preciso que a senhora saiba: eu amo e-mails coletivos, enviados a um coletivo a qual eu não pertenço." (pág. 8)

Os dois passam a se comunicar pela internet e lá conversam sobre diversos assuntos e aos poucos descobrem coisas um do outro. Leo é um professor universitário solteiro e Emmi é casada e cuida dos enteados também. Quando as trocas de e-mail começam a ser diárias, eles evitam falar sobre assuntos pessoais e conversam desde amenidades a temas mais complexos.

O que mais me incomodou durante a leitura foi não conseguir me afeiçoar aos protagonistas. O excesso de "mimimi" contribuiu para isso porque os e-mails eram sempre assim: "Vamos nos encontrar", "Não vamos nos encontrar", "Não estamos fazendo nada de errado", "Eu tenho marido"...blá, blá, blá. Era extremamente chato ver dois adultos agindo como adolescentes porque não foi convincente pra mim.

Ninguém nessa vida está impedido de se interessar por outra pessoa, mas a aproximação da Emmi com outro cara chamou minha atenção durante a leitura. Podem me chamar de puritana, mas seja no mundo literário ou na vida real, uma mulher casada que conversa com um completo desconhecido por vários meses dá margem para dúvidas e questionamentos. E não digo isso por ela ser mulher, mas sim porque ela tinha um compromisso com seu marido e não com Leo.

"Não Leo, eu apenas simpatizei muito com você. Eu gosto de você. Até demais! Muito, muito, muito! E eu simplesmente não posso crer que você não queira me ver. Isso não quer dizer que devemos realmente nos ver. Dever é claro que a gente não deve! Mas eu, por exemplo, gostaria de saber como você é." (pág. 29)

Conheço pessoas que tiveram dificuldade para se acostumar com a narrativa dos e-mails, mas não tive nenhum problema em relação a isso porque gosto de livros escritos dessa forma. Porém, os e-mails eram muito prolixos, cansativos e redundantes. Em alguns momentos eram pequenas mensagens, mas eles também trocavam grandes textos que deixaram a leitura mais cansativa.

Leo foi meu personagem preferido porque ele é mais coerente entre os dois. Gostei mais dos e-mails dele e entendia o seu lado na história, pois ele estava se interessando por uma pessoa comprometida. No decorrer da narrativa, Leo se apaixona pela Emmi e isso fica evidente nos e-mails que ele envia.

"Não, Emmi, você não é uma qualquer. Se alguém não pe uma qualquer, esse alguém é você. E não o é de forma alguma pra mim. Pra mim, você é como uma segunda voz dentro de mim, que me acompanha durante o dia a dia. Você fez do meu monólogo interior um diálogo." (pág. 68)

Esse livro tem uma boa nota no Skoob, mas a história realmente não funcionou comigo pelos motivos que citei acima. Recomendo que vocês leiam e tirem suas conclusões, mas eu não pretendo ler a continuação que se chama Emmi e Leo: A Sétima Onda e já foi lançado no Brasil pela Suma de Letras.

Beijos!

51 comentários

  1. Oie Aline =)

    Lembro que quanto esse livro foi lançado só li resenhas positivas dele também, mas no decorrer da leitura o livro não me mostrou ser "aquilo tudo" também. Não diria que ele foi uma decepção, mas eu realmente esperava um algo a mais que não teve.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada Ane. Também só tinha visto elogios antes de começar a ler.
      :)

      Excluir
  2. Oi, Aline,

    puritana ou não, partilho da mesma opinião q você. Sei lá, acho q fidelidade é uma coisa necessária em um relacionamento e não gosto de histórias q favorecem a traição. Acho que iria gostar muito dessa coisa da troca de email, mas esse detalhe da Emmi ser casada e tentar se convencer de que naõ está fazendo nada de errado me afastou da leitura.

    PArabéns pela resenha.

    Adriana Medeiros
    minhavelhaestante1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. A proposta do livro, em si, é bem interessante. Um livro escrito por emails me chama a atenção, mas realmente, acho que é unanime, pelo menos nas resenhas que leio sobre @mor (e olha que não foram poucas), a galera não se empolga tanto assim com a leitura.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline, durante muito tempo esse livro figurou na minha lista de desejados, mas depois de ler que a continuação estragou tudo, desisti de lê-lo.
    Lendo sua resenha só tive ainda mais certeza disso. Acho que a não conseguiria me prender a história por causa da forma de narração e essa coisa da Emmi ser casada e tudo mais, provavelmente me incomodaria também. Não ama mais, separa e segue em frente.
    Mais um livro fora da minha lista de futuras leituras.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caline, tudo bom?
      Eu esperava bem mais dessa história.
      ;)

      Excluir
  5. Oi Chefa!
    Curti a resenha, livro nessa formato de trocas de email são bem bacanas.
    Dois adultos reagindo como se fossem adolescentes deve ser um saco mesmo.
    Beijos.

    Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Me desanimei um pouco, com alguns pontos da resenha sobre o livro, mas como mesmo disse, vou ler e tirar minhas conclusões, conto depois minha experiência com o livro!

    Bjs,

    livroseestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline! ^^
    Eu já não gosto muito de romances, e sua avaliação desse me desanimou um pouco.
    Gostei bastante de ler sua resenha. Apontar os pontos que não te agradaram na leitura ajuda bastante na hora de decidir ler ou não.

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu tô no time das que não se deram bem com a narrativa em emails. Me incomodei com o excesso de mimimis também. Olha, não leia mesmo a continuação, ela foi bem desnecessária e é só mais e mais mimimis.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Também não sou puritana mas essa Emmi se estivesse bem com o marido não ia trocar emails com uma pessoa que não conhece. E também odeio mimimi e muita melação, romantismo exagerado. Principalmente em adultos! Se fossem jovens adolescentes até vai...
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  10. Oi Aline!
    Eu, particularmente, ODIEI o livro.
    Não sei... A Emmi é indecisa e, para ser franca, nem ela sabia onde estava na história. Um dia ela falava uma coisa e no outro já falava o oposto.
    Não gostei da forma como a história foi desenvolvida (e-mails). Acho que não acredito muito nesse "amor virtual". Muito menos quando é feita troca de e-mails apenas, sem foto nem nada.
    Adorei a resenha!
    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcela, eu até consigo acreditar no amor virtual, mas o problema foi esse casal forçado. Os dois são chatos demais!
      ;)

      Excluir
  11. Oi Aline, eu também não gostei deste livro... nada com relação por ser emails, mas pela chatice da Emmi, ela me irritou demais e ao fim fiquei irritada com o Leo por ser manipulado.
    Foi uma decepção mesmo e também não sinto vontade de ler a continuação.

    Minha Velha estante
    Leitura Nossa de Cada Dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, o que mais me incomodou foi a Emmi. Ela é bastante forçada, indecisa e isso deixou a personagem bem chata.
      ;)

      Excluir
  12. Sério que não funcionou??? Eu amei esse livro, achei tão lindinho. <3
    Adorei essa troca de e-mails, estou ansiosa para a continuação, apesar de achar que nem precisava.rsrs
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dessa, o livro realmente não funcionou para mim.
      ;)

      Excluir
  13. Também li esse livro cheia de expectativas por conta dos comentários positivos... Não me agradou também! :/

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  14. Olá, Aline.
    Minha impressão foi totalmente contrária a sua, amo esse livro e o acho tão singular e tão maravilhoso <3. Emmi é muito chata, mas acho que foi necessária para a história ser tão boa.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inês, obrigada pelo comentário. A literatura tem o dom de tocar as pessoas de forma diferente.
      ;)

      Excluir
  15. Valeu pela sinceridade Aline! Já estava pirando aqui com a premissa dessa estória, mas agora estou por dentro dos riscos. Também gostei do Leo, irônico a la Damon S. (pelo menos tive essa impressão no trecho). Esse livro mostra que a intenção do autor pode ser a melhor,mas se ele não fizer uma boa construção vai tudo pelo ralo!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, poderia ser uma linda história de amor e ficou um porre.
      ;)

      Excluir
  16. Olá! Ainda não conhecia este livro, mas não me interessou muito, pois não gosto muito de livros onde a estória é apresentada através de emails, e com tantas críticas negativas, acho que não gostaria mesmo rs
    Mas de qualquer forma, deve ser um livro bom para nos distrairmos ou apenas passar o tempo! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Dani, eu não leria nem para passar o tempo. Mas seria bom que você conhecesse a narrativa para ter sua própria opinião sobre a história.
      ;)

      Excluir
  17. Nossa Aline, que tristeza! Não acredito nisso :( Esse era um livro que, assim como você, eu tinha tantas expectativas. Adoro histórias de trocas de emails e coisas do tipo e achei que fosse me divertir. Mas bom, saber, pelo menos quando eu ler, se eu ler, não irei com tanta sede ao pote. Agora, que capa linda essa hein. Se bem que também gostava a capa da outra edição. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  18. Oie,
    que pena que o livro não te pegou, mas infelizmente acontece. Eu gostei da leitura, mas nem tanto assim rs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  19. Já tinha ouvido falar do livro e não em interessei muito. A estória não é do tipo que me agrada, principalmente pelo fato de envolver uma possível traição. Também não gostei do fato dela se casada e se envolver com outro cara.
    Até achei o enredo e a forma de ser narrado interessante, mas não é o tipo de leitura que vai colar pra mim.

    ResponderExcluir
  20. Oiii.
    Ainda não li o livro, mas está na minha estante haha, não vejo a hora de ler, mesmo que você não tenha curtido muito, eu ainda tenho expectativas haha.

    Beijos.
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oiee

    Poxa também esperava mais desse livro já ouvi várias pessoas falando super bem que pena né que não vingou.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  22. Ah eu tinha grandes expectativas sobre o livro hahaha que coisa hein cheio de mimimi que coisa feia esses adultos né, confesso que fiquei rindo, enquanto eu lia essa parte, porque fico imaginando como eu falaria isso cheio de mimimi que dá uma raiva, eu achei o livro bem interessante, só não gostei muito da parte que ele era somente em forma de e-mail, acho que isso meio que atrapalha a leitura, mas eu gostaria de ler mesmo assim para que eu tirasse minhas conclusões.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, o livro é todo no formato de correio eletrônico.
      ;)

      Excluir
  23. Oi, tudo bem?
    Eu tenho minhas duvidas em relação a este livro, mas ainda assim eu quero ler.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Sou suspeita pra falar desse livro, porque ao mesmo tempo que gostei não gostei. A ideia dele é interessante e atual, mas achei o final muito desnecessário. Terminar daquela forma é maldade com os leitores. Ele poderia ter feito um livro único, eu acho, já que falaram que a continuação nem é tão boa assim.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, tudo bom?
      Eu não curti o livro e achei o final desnecessário.
      ;)

      Excluir
  25. Oiii Aline!! Eu não li e não pretendo ler! Gosto de resenhas sinceras como a sua e acho que tudo o que você apontou me incomodaria também!!

    Beijos

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi Aline!
    Também li várias resenhas positivas sobre o livro, mas não fiquei tão ansiosa pela leitura, acho que também não me convenceria com o romance e ficaria cansada com os e-mails se forem trocados só entre os dois...
    Beijos!
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Já vi muitas resenhas positivas desse livro, mas confesso que sempre fiquei com um pé atrás!!! Fiquei com medo dessa questão que fez você se decepcionar, a garota ter marido e ficar batendo papo com desconhecido. Outra coisa também é que eu não curto muiiito ler livros que sejam tipo e-mails, cartas e etc, tem autores que colocam muito mimimi e muita enrolação! Mas enfim acho que não vou ler esse livro! rsrsrs
    Beijos!

    Juh

    http://meudiariojk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Aline, compartilho do mesmo pensamento que o seu, ou convicção, seja o que for. Não li e não vou ler devido pensar que o compromisso é algo que se mantem, então, esse livro logo pelas resenhas que li já descartei, não leio.

    ResponderExcluir
  29. Oie é a primeira vez que leio a resenha deste livro, e confesso que tbm não me chamou atenção, o enredo teria tudo para ser legal se os personagem não fosse tão parados!
    bjkas

    ResponderExcluir
  30. Oi Aline. Eu até estava a fim de ler o livro. Mas, mudei de opinião ao saber que a protagonista era casada. Também não sou puritana, mas sei lá. Gosto de mocinhas honestas e tal.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  31. Eu já li esse livro e ele também foi um decepção para mim, mas meu principal motivo foi o final frustrante!
    Como você, me adaptei bem ao estilo da leitura, mas os personagens me irritaram um bocado. E quando eu final mente pensei que eles teriam coragem de dizer Oi, apenas isso: Oi, acontece o que aconteceu. Eu quero ler o segundo livro para saber qual será o desfecho, mas não morro de amores por esse livro.

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  32. Eu já li algumas resenhas @mor e gostei , mas nunca me interessei muito em ler . Depois de ler sua resenha, creio que fiquei curiosa para ter minha própria opinião em relação ao livro, espero poder conferir um dia =)

    ResponderExcluir
  33. Sério, Aline?
    E eu achando que fosse uma história interessante e diferente ...
    É bom saber, pois definitivamente, não pretendo ler este livro!
    Isso já me aconteceu com "O Amor Mora ao Lado", que eu achei muito fraquinho ...

    ResponderExcluir
  34. Oi,Aline
    Não gostei muito do livro, não gosto muito de traição, principalmente pela internet.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin