A Garota que Você Deixou para Trás - Jojo Moyes

Livro: A Garota que Você Deixou para Trás
Autor (a): Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano: 2014
ISBN 978-85-8057-471-5

"Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo — a família, a reputação e a vida — na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo."

Oie, tudo bom?

Eu costumo medir o que achei de um livro com base no que sinto ao término da leitura. Finalizei A Garota que Você Deixou para Trás às 03 horas da manhã e fui dormir pensando em tudo o que tinha lido e como a Jojo Moyes conseguiu me emocionar com sua escrita. Comecei a ler sem muitas expectativas porque antes eu tinha lido três resenhas negativas que me desanimaram, mas já aprendi que uma história funciona de formas diferentes para cada leitor.

O livro é dividido em duas partes: a primeira vai um pouco além da página 100 e se passa na cidade de St. Péronne na França em 1916. Na primeira parte a narrativa se dá em primeira pessoa e é protagonizada por Sophie Lefèvre. Já a segunda parte é ambientada em Londres no ano 2006,  a personagem Liv Halston é a protagonista e a história é escrita em terceira pessoa.

Sophie Lefèvre está sofrendo as consequências da Primeira Guerra Mundial, seu marido Édouard está no front e ela não o vê há mais de dois anos. Sua cidade está tomada e ela se vê obrigada a servir comida aos soldados alemães no antigo hotel de sua família, o Le Coq Rouge. Lá ela vive com sua irmã Hélène, seu irmão Aurélien e seus sobrinhos Mimi e Jean. Sophie vive a esperança de que a guerra termine e seu marido possa voltar para casa. Como consolo ela tem apenas um retrato que seu marido pintou de seu rosto.

"Ele me lembrara da minha própria força, que ainda restara dentro de mim para lutar. Quando você voltar, Édouard, juro que serei de novo a garota que você pintou." (pág. 17)

Décadas depois o quadro está na casa de Liv e foi adquirido pelo seu marido na Espanha durante a lua de mel do casal. Liv perdeu seu marido David quatro anos antes, vive na casa de vidro construída por ele e ainda não conseguiu superar a morte prematura do marido. O quadro, que ficaria conhecido como A Garota que Você Deixou para Trás, é a ligação entre essas duas mulheres.

A narrativa na segunda parte do livro é um pouco cansativa e acredito que isso pode causar estranheza durante a leitura. Não que seja um texto difícil, mas a trama fica mais lenta e condensada. Não desistam da história nessa parte porque a escrita da Jojo é muito boa e prende o leitor. Ela te convida a entrar nesse universo e faz com que você se afeiçoe as protagonistas. Durante a leitura consegui entender a importância daquele quadro na vida das duas e como essas duas personagens são fortes e determinadas.

"Sophie Lefèvre não é mais uma imagem em uma moldura dourada lascada: tornou-se uma pessoa, um ser vivo, tridimensional, que respira. Uma mulher que fala sobre roupa suja, escassez de comida, o corte do uniforme do marido, seus medos e frustrações. Ela se dá conta, mais uma vez, que não pode deixar o retrato de Sophie ir embora." (pág. 265)

Liv Halston é uma mulher que está sofrendo pela perda do marido e vive reclusa evitando relacionamentos e encontros. É uma pessoa solitária, mas certo dia sua vida cruza com Paul Mc Cafferty e tudo pode mudar por causa dele. Sobre personagens secundários eu gostei bastante da Mo, amiga de Liv que solta várias falas engraçadas no decorrer do livro.

A autora fala sobre a Primeira Guerra Mundial e um pouco do que foi viver naquela época na Europa. Confesso que em alguns trechos eu tive vontade de chorar ao me deparar com a forma que os alemães tratavam os franceses, a falta de itens básicos de sobrevivência e a falta de comida. Por causa do quadro a autora também fala sobre as obras de arte perdidas durante as duas grandes guerras. Foram tempos ruins que não devem ser esquecidos para que nunca mais se cometa algo daquele tipo.

"Estávamos varrendo o restaurante, limpando as últimas migalhas da mesa, Não que houvesse muitas: até os alemães tendiam a catar tudo que podiam, naquela época - o racionamento parecia deixar todo mundo querendo mais." (pág. 101)

Esse é um livro sobre perdas e as personagens vivem perdas distintas e tocantes. O quadro é como um bálsamo no meio da dor, do sofrimento e da angústia vivida por Liv e Sophie. O quadro dá esperanças para elas e as mantém de pé diariamente para enfrentar as dificuldades da vida. 

"Eles poderiam levar tudo, francamente. Tudo o que importa são as pessoas. Só o que importa mesmo é quem a gente ama." (pág. 348)

Eu fui arrebatada pela história criada pela Jojo Moyes e fico espantada por ela conseguir criar personagens tão simples e ao mesmo tempo cativantes. Segundo livro da autora que leio e recomendo muito para quem gosta de histórias emocionantes e bem escritas. 

Beijos!

31 comentários

  1. Olá.
    Adorei a resenha e gosto muito da autora, estou louca pelo livro hahaha.
    ;)

    Comente:
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/02/resenha-tapete-vermelho-m-s-fayes.html
    Beeeijos.

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é incrível! Ao contrário de você achei a primeira parte mais cansativa e consegui avançar mais na segunda, mas como disse a Jojo Moyes tem uma capacidade indiscutível de envolver o leitor na história. Adorei a resenha!

    Beijo,
    Naty - Just Books.

    ResponderExcluir
  3. Olá Aline...Estava mais que ansiosa para ler a resenha deste livro e pelo visto minhas expectativas somente aumentaram em relação a este livro, uma historia super emocionante que com toda certeza vou querer conferir, apesar de ainda não ter lido nada dela, fiquei super curiosa!! Parabéns pela resenha =)

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não nenhum livro da autora, mas eu tenho uma vontade enorme de conhecer sua narrativa. Bom, eu sou apaixona por esse gênero de narrativa, onde existem dois tempos e que um deles se passa nas Grandes Guerras, quem é muito famosa por esse gênero é a Lucinda Riley, porém ela alterna as narrativas durante todo o livro, agora pelo o que eu entendi a Jojo separou a primeira parte do livro para narrar a Primeira Guerra e a Segunda se passa em 2000, certo? Enfim parece ser um livro ótimo e querendo ou não deve ter suas pitadas de tristeza, porque qualquer livro que envolva a Primeira e a Segunda guerra são difíceis de serem lidos.
    Adorei a resenha Aline *-*
    Beijinhos
    Segredo de um Mundo

    ResponderExcluir
  5. Todos os livros da Jojo tem algo triste não né?! e mesmo assim ela consegue fazer histórias que não se tornam pesadas e cansativas.
    É sempre ruim saber que alguma parte do livro foi mais lenta, você nao é a primeira pessoa que eu vejo falando isso.. E confesso que isso me deixa receosa de iniciar a leitura, mas..
    Pretendo ler esse mês ainda! Talvez mais lá para o finalzinho =)

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi Chefa comprei esse livro não resisti foi mais forte do que eu, porém pode puxar minha orelha porque não li nenhum dos três, mas é bom saber como é a escrita, assim vamos mais preparados para a leitura!
    bjkas

    ResponderExcluir
  7. Já li algumas resenhas deste livro e parece ser muito bom, acho o enredo bem interessante e parece ser uma estória muito emocionante mesmo, acho que vou adicionar á minha lista de desejados! :)
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline, tudo bem flor???
    Eu estou muito afim de ler esse livro ainda mais agora depois de sua resenha... o ruim é que vai esperar um pouquinho... porque estou com muito livros para ler e sem dinheiro para comprar rsrsrs. Estou guardando dinheiro para a Bienal e provavelmente vou comprar ele por lá... a sua resenha mexeu comigo, não sei se é porque estou um pouco sensível ultimamente... mas enfim... Gostei muito . Xero!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Recomendação anotada Aline :) . Fiquei encantado ao saber que iam lançar este livro, mas não tive certeza se ia gostar o bastante, mas com essa resenha maravilhosa percebi vários pontos incríveis dos livros, e a criação dos personagem que máximo!

    Bjs,

    ResponderExcluir
  10. Oiee

    Estava curiosa por sua resenha pois também fiquei com receio de ler depois que vi algumas resenhas negativas, mas agora fico mais tranquila porque sei que temos o mesmo gosto e com certeza vou adorar esse livro, amo livros que falem sobre a guerra.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Aline! ^^
    Eu sempre achei a capa desse livro muito linda, mas a história não me encantou. Não que não seja boa, mas não é meu tipo de leitura preferida.
    Adorei quando você disse "uma história funciona de formas diferentes para cada leitor." Concordo completamente com você!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Aline!
    Gostei muito da sua resenha, estou super curiosa sobre esse livro, parece ser muito emocionante. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Estou sensível demais e apenas ler a resenha me deixou com lagrimas nos olhos, então este é um livro que eu devo evitar enquanto estou com o meu emocional tão abalado.
    Gosto de livros com temáticas forte. Ainda mais quando se passa em uma época tão frágil da humanidade.
    É um livro que eu pretendo, mas não em um futuro tão próximo.

    ResponderExcluir
  14. Realmente a leitura depende muito de quem está lendo. Eu li Como eu era antes de você dessa autora, e só por isso já desisti de ler esse dela. Não que não tenha gostado, mas não aceitei a visão (digamos assim) da autora. Então fiquei muito profundamente chocada com o livro e indignada. Mas, creio que isso sou eu, uma pequena minoria para muitos que amam a autora.

    ResponderExcluir
  15. Gostei bastante da resenha
    Parece ser um livro muito interessante e emocionante

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Realmente livros causam diferentes efeitos nas pessoas! Esse trabalha com a Primeira Guerra Mundial como plano de fundo, o que já conta muitos pontos pra mim. É uma temática que me fascina, que de fato nunca deveria ser esquecida para assim evitar esses conflitos que voltamos a ver hoje na TV.

    ResponderExcluir
  17. Adorei a sua resenha, ainda não li nenhum livro da autora, mas todo mundo diz que é bom, esse livro parece ter uma historia linda e emocionante, eu adoraria conhecer, e pelo visto o amor é muito grande já que Liv ainda esta de luto depois de todos esses anos.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  18. Muito lindo esse livro e tenho uma imensa curiosidade em ler ele.
    Parabéns pela resenha! Muito amor esse blog <3

    ResponderExcluir
  19. Oi Aline, tudo bem?
    Realmente o livro pode funcionar para uma pessoa ou não, pois a sua resenha é a primeira que leio falando bem do livro, que gostou. Já vi outras pessoas dizendo que foi uma decepção, eu gostei da sua resenha, mas não é um livro que chame minha atenção, apesar de gostar muito da capa dos livros da Jojo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito da sua resenha! Eu geralmente leio os livros que tem mais críticas negativas, e sempre sou surpreendida com a história. Realmente cada leitor vê de uma forma diferente, pois um dos meus livros favoritos da Jojo Moyes é Como eu era antes de você, e várias pessoas não gostaram. Vou começar a ler A garota que você deixou para trás, e espero gostar muito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi Aline,
    Gostei muito da sua resenha! Realmente cada leitor fica com uma impressão diferente ao concluir a leitura de um livro, pois um dos livros da Jojo Moyes que mais gostei foi Como eu era antes de você, e antes de iniciar, li várias criticas negativas, mas mesmo assim fui em frente e no final me encantei com a história. Vou começar a ler A garota que você deixou para trás e espero gostar muito.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Nossa, realmente as resenhas são importantes para se conhecer livros novos, eu fiquei bastante interessada apesar de nunca ter lido nada da autora, adoro histórias que envolvam o pós guerra, me fazem refletir sobre a humanidade, sua resenha ,e inspirou a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi Aline, adorei a resenha.
    Adoro livros que abordem as guerras mundiais. E um livro assim, ligando o passado e o presente realmente deve ser legal. Confesso que no início da resenha, pensei que ia rolar alguma coisa tipo viagem no tempo, rs, mas por tudo que já ouvi falar da Jojo, acho que esse não é o estilo dela. Ainda não li nada da autora, mas morro de curiosidade, até porque, uma das minhas melhores amigas é louca pelos livros dela (ou seja, nem vou precisar comprar, rs, só pegar emprestado!).
    beijos

    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Livros que envolvem fatos históricos ou Guerras + histórias emocionantes são os meus favoritos! Ouvi falar muito dessa autora e sempre foram comentários positivos , já queria ler algo escrito por ela a mais tempos , mas depois dessa resenha a vontade só ficou mais forte haha! E concordo plenamente quando você diz que o processo de leitura é diferente para cada leitor , pois existem livros que emocionam um certo numero de pessoas e outras que não sente nada !

    Beijos , Anna

    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oii!!!
    Louca pra ler algum livro dessa autora, esse também está na minha lista de desejados!
    Beijos

    Elidiane
    Leitura Entre Amigas

    ResponderExcluir
  26. Amei o livro Como eu era antes de você e parece que esse é tão bom quanto, estou doida pra ler esse também!

    ResponderExcluir
  27. Oi Chefa!
    Adorei a resenha.
    Estou muito curioso em conhecer os livros da JoJo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  28. Nunca li nada da autora, mas acho que não vou começar com "A Garota que Você Deixou para Trás".
    Parece que a narrativa é cansativa, o que normalmente me desanima de ler algo. Gosto da temática de guerras e tentar imaginar o que os personagens passaram durante esse período, tanto que AMO A menina que roubava livros. Mas, esse livro da JoJo não me cativou.

    ResponderExcluir
  29. Eu leria esse livro só pela capa e titulo. kkkkkkk
    Ainda não li nada dessa autora, mas não curto muito livros tocantes porque como sou manteiga derretida sempre choro em livros assim. Então pode ser que eu leia em um momento especial.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  30. Já tentei ler algumas coisas dessa autora, mas infelizmente não consegui curtir tanto qto a maioria das pessoas, e pela sinopse desse tbm acho que não é mto meu gênero, mas fico feliz em ver coisas novas chegando para o romance...

    Andy_Mon Petit Poison
    POISON ABOUT - Debutando #20 bit.ly/1iwVy3B

    ResponderExcluir
  31. Quero ler este livro, pois adoro livros que se passam nas Guerras Mundiais.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin