Autor (a): Marie Lu
Editora: Prumo
Ano: 2013
ISBN 978-85-7927-290-5
"Os opostos perto do caos. Depois que um cataclismo atingiu o planeta Terra, extinguindo continentes inteiros, os Estados Unidos se dividiram em duas nações em guerra: a República da América, a oeste, e as Colônias, formadas pelo que restou da costa leste da América do Norte. June e Day, a menina prodígio e o criminoso mais procurado da República, já estiveram em lados opostos uma vez."
* Se você ainda não conhece essa trilogia, leia a resenha do livro Legend, primeiro livro da série. A resenha de Prodigy não contém spoilers.
Oie, tudo bom?
Prodigy é o segundo livro da trilogia Legend e me deixou extremamente ansiosa para conferir o desenrolar dessa distopia eletrizante. Para quem não conhece a série, ela se passa após um cataclismo que atingiu a terra e destruiu parte dos continentes. O que atualmente é os Estados Unidos foi dividido em duas nações: República da América, na região oeste do país, e as Colônias, que ficam na parte leste.
O livro começa exatamente nove dias após o final de Legend e mais uma vez ele é narrado alternadamente entre June, a garota prodígio da República, e Day, o bandido mais procurado. Um dos pontos mais interessantes dessa distopia é a narração, pois assim é possível que o leitor entenda a visão dos dois protagonistas e como uma determinada decisão afeta de maneira diferente cada um deles.
"Meus sonhos ruins já são suficientes para me assombrar e não sei se tenho coragem de saber os dele." (pág. 12)
A narrativa da autora me encantou mais uma vez e me prendeu pelo dinamismo empregado no texto, pois a história te deixa sem fôlego. Tinha capítulos que eu parava e tentava pensar sobre os rumos dos personagens e o desenvolvimento da trama. Foi interessante também a autora explicar como os Estados Unidos se dividiu e o que aconteceu com os continentes após o derretimento do gelo da Antártida.
"As autoridades não tinham dinheiro para lidar com todas as crises e o resultado foi uma anarquia total." (pág. 179)
Dessa vez a República passa por um início de crise após os acontecimentos envolvendo Day e sua família no primeiro livro. Além disso, a morte do Primeiro Eleitor, maior autoridade da República, gera estranheza e suspeitas no povo. Quem assume é seu jovem filho Anden, mas sua escolha enfraquece as alianças com o Senado e com a população mais pobre que fica mais descontente.
June e Day sempre viveram em mundos opostos e possuem visões diferentes sobre quase tudo. Para mim a autora soube mesclar essas diferenças e perdas que eles tiveram pelo caminho. Enquanto June foi criada para lutar e ser uma exímia soldada, Day vivia na pobreza e tinha que dividir sua comida com toda a família.
"Lembra-se de quando confiei em você, mesmo quando tudo que eu sabia a seu respeito me dizia que você era um inimigo? Dei a você o benefício da dúvida, e sacrifiquei tudo por aquilo em que acreditava." (pág. 214)
Eu falei na resenha de Legend que essa distopia não foca no romance e realmente isso não é o plot principal. No entanto, em Prodigy, os sentimentos dos personagens estão mais aflorados e mais evidentes. Marie Lu deixou o romance como complemento de uma história cheia de ação e reviravoltas. Na República as pessoas são condicionadas a acreditar que sempre viveram daquela forma, mas será que não é possível uma abertura política para que todos possam ter as mesmas oportunidades? E será que as Colônias são realmente tudo aquilo que habita nos sonhos dos revolucionários?
Além dos protagonistas, gostei bastante da participação da Kaede, uma personagem que apareceu em Legend, mas que se destacou nesse livro. Fiquei com muita raiva da Tess, amiga de Day, nesse livro pela sua infantilidade em diversos momentos da história. Eu sei que ela é uma adolescente, mas teve algumas partes que fiquei com vontade de bater nela porque sou time "Juday" ou "Daynu"...rs.
Gostaria de fazer uma ressalva para a revisão desse livro. Primeiro quero dizer que erros de formatação e espaçamento poucas vezes são encontrados por mim, pois nunca consigo visualizá-los na leitura, mas dessa vez foi impossível não destacá-los. Parecia que eu estava lendo uma "prova" do livro e não uma edição finalizada. Confiram alguns erros encontrados na minha edição:
Nome de personagem: Kaele ao invés de Kaede.
Erro na grafia: senhoria ao invés de senhorita
Erro na grafia: sÉdento (palavra sedento).
O final do livro deixou duas pontas soltas que provavelmente serão trabalhadas no terceiro livro que foi intitulado Champion e já foi lançado nos Estados Unidos. Estou bem ansiosa para saber o que a autora preparou para o final e como serão fechadas algumas tramas. Legend e Prodigy são livros indicados para quem curte distopias e livros de ação.
Confiram a capa o terceiro e último livro da série:
Gostei muito da resenha, ficou ótima! Ainda não conhecia esta série mas os livros parecem ser muito bons! Achei a história muito interessante e diferente de tudo que já li. Gostei também porque além de ter romance, também tem aventura e suspense! Com certeza, despertou minha curiosidade!
ResponderExcluirbeijos ♥
quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br
Obrigada pelo comentário Dani! Essa distopia vale muito a pena.
Excluir:D
Eu adorei Legend. Não foi um favorito, mas me empolgou o suficiente para lê-lo em uma sentada só e ansiar por sua continuação. Adorei sua resenha, me deixou ainda mais curiosa com a trama. Eu já tive meus momentos ruins com a Tess no primeiro livro, pelo jeito vai ficar pior nesse entao!
ResponderExcluirBeijos
http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/
Oi Amanda, tudo bom?
ExcluirEla com certeza fica bem pior.
Obrigada pelo comentário!
Oi Aline, tudo bem?
ResponderExcluirEu já fiquei interessada em ler essa trilogia, desde o lançamento do primeiro livro, mas acabei deixando de lado. Mas estou pensando em reavaliar e colocá-los na minha lista de compras futuras de distopias. Dos dois o livro que chamou mais minha atenção foi Legend, o segundo não me deixou tão curiosa.
Beijos!
Oi Aline, confesso que ainda não me entreguei a essa distopia, mas já ouvi falar bem. Ai, fico tão triste quando leio livros mal cuidados pela Editora. Já li um também que parecia ser a prova e parecia nem ter passado por revisão de tantossss erros que encontrei. E olha que não foram poucos. Isso depõe contra a Editora e sua credibilidade, além de prejudicar a história. Espero que corrijam nas próximas edições. Beijos, Mi
ResponderExcluirwww.recantodami.com
Realmente Mirelle, livros assim desmotivam o leitor.
ExcluirObrigada pelo comentário.
:D
Oi flor,
ResponderExcluirEstou fugindo de trilogias hehe, são tantas que tenho pra finalizar que fica um pouco complicado.
Mas como sou fã de distopia, acredito que vou acaba me rendendo por ela hehhe
Parabéns pela resenha.
Beijos
Mari - Stories And Advice
Obrigada pelo comentário Mari!
Excluir:D
Oi Aline!! Li apenas a sua opinião para não se tornar spoiler!! Quero muito começar a ler a trilogia!! Fico lendo as resenhas e desejando ainda mais o livro...eu tinha que ser rica!! kkkkkkkkkkkk imagina...iria comprar a livraria inteira! rsrs Achei interessante, também, que apontou os erros!!
ResponderExcluirBeijinhos
blog-belavida.blogspot.com
Eu também tinha que ser rica Mirelle!
Excluir:D
Sou louca para ler essa distopia x.x
ResponderExcluirEstou só esperando o lançamento do terceiro livro, porque to cansadinha de ficar sofrendo esperando continuação hahaha
Beiijinhos,
Paula
http://www.interacaoliteraria.com/
Oi Paula, tudo bom?
ExcluirRealmente é difícil acompanhar tantas séries.
:D
Oi, sou louca para ler essa série. Amo distopias e falam sempre tão bem dessa que não vejo a hora de lê-la. Uma pena que teve tantos erros na edição "/
ResponderExcluirBjs
http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/
Olá Aline!!!!
ResponderExcluirGraças a você acabo de adquirir mais livros para minha wish-list!!!
Já tinha um tempinho que queria ler Legend, e agora com essa resenha do próximo livro, a minha vontade aumentou 10 mil vezes.
O único problema é que no Natal comprei 12 livros, e estou lendo eles, entãããããão terei que esperar um pouquinho, mesmo que minha mãe já esteja coçando hahahah
Sucesso no blog!
Beijos
Gio - Clube das 6
www.clubedas6.com.br
Oie, adorei seu comentário e fico feliz que tenha ficado interessada nessa distopia.
ExcluirEita, comprou muitos livros de natal hein?
Obrigada pelo comentário.
:D
Faz tempo que quero ler essa serie, e cada resenha que leio me da mais vontade de ler *--* Sua resenha ficou ótima ^^
ResponderExcluirMeu Mundo, Meu Estilo
Obrigada pelo comentário Jéssica!
ExcluirEu nunca li Legend, mas só de olhar a capa desse livro eu imaginei que fosse a continuação dele kkk
ResponderExcluirAmo distopias, essa é muito bem cotada e a cada dia me dá mais curiosidade de ler.
bjs
http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/
Olá (:
ResponderExcluirAmo ler resenhas, e vi que você sabe fazê-las muito bem, pelo menos pra mim... Li a sua e não entendi muito sobre o livro, porque não li "Legend". Mas acho que não seriam livros pra mim ;/
Mesmo assim, parabéns pela resenha, está maravilhosa, assim como todas as suas outras!
Beijão!
Obrigada pelo elogio Luiza.
Excluir:D
Este é outro livro que eu estou louca pra ler. Distopias tem tomado a minha estante e essa série já é quase leitura obrigatória.
ResponderExcluirAchei interessante o fato da história ter dois narradores, assim dá pra acompanhar o ponto de vista de ambos e não ficar limitado apenas a uma visão. Também gostei do fato de ser tão explicativo quanto a divisão dos EUA, pois alguns autores distópicos pecam nessa parte e não temos uma explicação convincente do que aconteceu, ou o que levou o mundo a ser daquela maneira.
Está na minha lista de leitura e futuras compras.
Oi Rita, muita gente sentiu falta dessa explicação no primeiro livro. Mas a autora explana bem mais sobre o assunto em Prodigy.
Excluir:D
Não li a resenha por questão de spoilers, apesar de já ter o primeiro livro eu ainda não realizei a leitura.
ResponderExcluirMas estou com ele e morro de curiosidade, adoro distopias, basta ser uma e já ganha meu coração <3.
memorias-de-leitura.blogspot.com
Confesso que essa não era uma trilogia que tinha me interessado, mas estou começando a ficar com vontade de ler. É uma pena que o livro traga alguns erros de edição, são sempre chatos de se encontrar. A tua resenha está ótima!
ResponderExcluirBeijo,
Naty.
Obrigada pelo comentário Naty!
Excluir:D
Soube da existência dessa série recentemente, e uma grande vontade de ler cresceu em mim, pois sou apaixonada por distopias. 'Prodigy' tem um enredo bem bacana, com essa coisa de divisão dos Estados Unidos. Aliás, a capa do terceiro livro é simplesmente espetacular! Espero poder ler em breve ;)
ResponderExcluirÉ uma ótima trilogia Michelle. Muita ação e ótimos personagens.
Excluir:D
Eu tenho a maior vontade de ler essa série, assim que sobrar uma grana eu vou comprar os livros.
ResponderExcluirBeijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
oi Aline, estou louca pra ler essa série, parece ser bem legal mesmo. Confesso que não li a resenha toda, rs, li o primeiro e os quatro últimos parágrafos, para pegar spolers do primeiro livro. Tenho a impressão que o primeiro livro me ganharia de cara, principalmente por não focar tanto no romance. Eu adoro romances, mas em distopias quero é conhecer a sociedade e seus rebeldes, rs. Acho legal o primeiro livro ser assim, porque deve apresentar melhor a história, para então focar mais no romance nos seguintes.
ResponderExcluirFiquei boba com os erros que você destacou. As vezes tem erros sim, o mais comum são dois do tipo Sem virar Se, mas errar nome de personagem e ter letra maiúscula no meio de palavras é tenso, rs
Outra coisa que gostei muito foram as capas, são todas lindas,
beijos
meumundinhoficticio.blogspot.com.br
Oi Bru, você vai amar essa distopia.
ExcluirBoa demais! Realmente, as capas são lindas *___*
OI Aline,
ResponderExcluirtudo bem?
Eu tenho o primeiro livro, ganhei nesse Natal. E gostei muito do que você falou, que um acontecimento pode gerar consequências diferentes na vida das pessoas, pois elas vivem em mundos diferentes, com realidades diferentes. A história me conquistou.
Adorei sua resenha, muito bem escrita.
Beijinhos.
cila- leitora voraz
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Obrigada pelo comentário Cila!
Excluir:D
Esse livro é perfeito <3 Estou ansiosa para a continuação, mas não como quando foi do 1 pro 2. Achei o final desse, pelo menos pra mim, muito "oh", rs.
ResponderExcluirbjs
apenas-um-vicio.blogspot.com.br
Realmente Andressa, o final desse livro é bem surpreendente e estou com medo do último livro.
Excluir:D
Oi Aline, tudo bem?
ResponderExcluirEu to bem curiosa pra ler essa série. Como te falei, achoque 2014 vai ser o ano das séries pra mim huahuahua. Quero ler Divergente, Cidade dos Ossos, A Seleção, terminar a Saga do Tigre e, claro, a série da Marie Lu também. Imagino que deve ser uma história bem diferente. A capa do terceiro livro é linda, hein? Chato realmente são esses erros de revisão. Tb não sou de reparar mt nisso, ou as vezes reparo, mas eles não chegam a incomodar. Mas já vi uns livros também que Meu Deus do Céu.
beijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Oi Kel, eu não reparo mesmo, mas esse aqui foi de matar!
Excluir:D
Oie amiga, que seja um ano cheio de coisas boas na sua vida e muitos livros bons!
ResponderExcluirAinda não li o livro, achei que não queria, afinal distopia não é o meu gênero, contudo tua resenha é tão cativante, que fiquei curiosa e com muita vontade de ler e me sentir " eletrizada"!
Feliz 2014 e Beliscões carinhosos da Máh ♥
Cantinho da Máh
@Maaria_Silvana
Obrigado pelo lindo comentário Máh!
Excluir:D
Oie,
ResponderExcluireu ainda não li o outro livro da série, então não sei se leria este, mas a história que chama atenção.
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Oi Aline
ResponderExcluirAmo distopias e adoro quando os capítulos são alternados entre os personagens mas por ser série prefiro aguardar todos serem lançados.
Beijos
www.livrosechocolatequente.com.br
Oi Aline
ResponderExcluirAinda não conhecia essa distopia e por enquanto não me interessei por ela (e olha que amo distopias) mas a sua resenha me fez ficar de olho nessa série, vou esperar o lançamento do terceiro volume para decidir se leio ou não, mas só pela narrativa ser intercalada já ganhou um ponto a mais, pena que tem vários errinhos, chato isso né. Adorei a capa americana do terceiro livro.
Oi Andréia. Espero que esses erros tenham aparecido apenas na minha edição.
Excluir:D
Oi Aline
ResponderExcluirAinda não conhecia essa distopia e por enquanto não me interessei por ela (e olha que amo distopias) mas a sua resenha me fez ficar de olho nessa série, vou esperar o lançamento do terceiro volume para decidir se leio ou não, mas só pela marrativa ser intercalada já ganhou um ponto a mais, pena que tem vários errinhos, chato isso né. Adorei a capa americana do terceiro livro.
Aline depois que conheci o gênero distopia tudo me interessa, essa série principalmente além da capa ser maneirissíma, o enredo do livro é ótimo!
ResponderExcluirbjkas
Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação
Quantos erros de grafia... fiquei pasma. Essa série me interessa muito, esperando mais na frente para começar a lê-la. Parece que é muito, muito boa.
ResponderExcluirEsse livro é sensacional, a trilogia num todo. É uma pensa que poucas pessoas conheçam ele porque a trilogia merecia uma atenção maior de todo mundo. Indico sempre, é perfeito e eu to morrendo pelo terceiro. Já imagino o que vai acontecer, mas espero estar errada. :/
ResponderExcluirBjs, @dnisin
www.seja-cult.com
Oi Denise, eu também acho que a série merecia mais destaque.
ExcluirAi, não acredito que a autora vá fazer isso que estou pensando. Espero que não.
Obrigada pelo comentário.
:)
Achei a capa do terceiro tão linda *-*
ResponderExcluirEstou cogitando a hipotese de comprar eles em inglês mais pra frente rs.
Quem sabe? :D
Oiii Aline!!! Tudo bem? Nunca li nada da série... aliás, nem sabia direito do que se tratava! Sempre olhava para a capa e imaginava que não era o meu tipo de leitura, não sei porque! Mas esse ano pretendo ler coisas diferentes e vou anotar a sua dica!!!
ResponderExcluirBeijos,
Mari
cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br
Oi Mari. É bom fugir um pouco da rotina né?
ExcluirEssa distopia é maravilhosa.
:D
Eu gosto muito de distopias e tem tanta gente falando bem dessa que não tem como não se interessar... De qualquer forma, eu ainda não li Legend, mas estou curiosa demais!
ResponderExcluirBeijos!
http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com/
Também amo distopias!
Excluir<3
Acabei de ler uma resenha sobre o primeiro livro desta serie e já adicionei a minha lista, quero muito ler essa trilogia.
ResponderExcluirBeijos!!
Não li a resenha por conta dos spoilers. Mas nunca encontrei vontade e interesse nessa série. O que é uma pena já que parece uma distopia e tanto! Achei a ideia bacana, só falta o meu ânimo surgir mesmo.
ResponderExcluirOi Aline
ResponderExcluirTenho muita vontade de ler essa série, quem já leu sempre fala super bem, fora que a sinopse me deixa com muita expectativa. E agora vendo você falar tão bem da escrita da autora fiquei mais animada ainda. E as capas são maravilhosas! Espero ter a oportunidade de lê-lo logo.
xx, Ann
Oi Annidy, quando você terminar a leitura me conta o que achou.
Excluir:D
Aline, eu já tinha lido sua resenha e tinha esquecido de comentar... me fala o que eu falo com você? Sério? Outra trilogia pra minha listinha de desejados, assim vou ter que sair da dieta, amo distopias e fiquei morrendo de vontade de ler essa.
ResponderExcluirBjks
Patty Santos - Blog Coração de Tinta
http://www.coracaodetinta.blogspot.com.br/
Essas distopias sempre fazem com que a gente saia da dieta literária né Patty?
ExcluirAdorei seu comentário.
:D
Eu ainda não li o primeiro livro Legend, mas estou super curiosa para ler, ainda não li anda do gênero, mas as pessoas falam muito bem, e eu gostaria muito de poder saber mais sobre como é esse novo estilo de vida que se apresenta nessa distopia, e os EUA dividido em duas partes, interessante.
ResponderExcluirBeijos!!!
Oi Camila, as distopias sempre mostram um mundo novo e diferente.
ExcluirAdoro o gênero.
:D
Tenho legend mas ainda não tive tempo de ler, mas pretendo em breve.
ResponderExcluirEste parece ser tão bom quanto e a capa é bem mais linda né? =)
Oi Karolyne, as capas dessa trilogia são lindas.
Excluir:D