Extras - Scott Westerfeld

Livros: Extras
Autor (a): Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Ano: 2012
ISBN 978-85-01-08368-5

"No quarto livro da série, A Era da Perfeição ficou no passado. Nesse novo mundo onde Aya Fuse — não apenas uma Feia de 15 anos, mas uma Extra — tenta sobreviver, existe uma coisa muito mais importante e poderosa do que a beleza: a fama. Ocupando o 451.611º lugar em uma tabela que mede a popularidade das pessoas, Aya é só uma Extra nesse complexo sistema social. Mas a descoberta de um grupo de misteriosas meninas que se arriscam a surfar em trens magnéticos pode ser a oportunidade perfeita para alcançar o seu lugar no topo. Uma matéria tão boa que irá despertar o interesse de todo mundo, incluindo alguém há muito desaparecido."

Oie, tudo bom?

Eu já comentei em diversos vídeos aqui no blog que a distopia Feios foi bem decepcionante para mim. Extras é o quarto livro da série com uma protagonista diferente dos livros Feios, Perfeitos e Especiais. Além disso, esse livro possui outro tipo de discussão, que antes era a imposição da beleza, e agora se trata da busca pela popularidade e a fama.

A protagonista é Aya Fuse, uma garota de 15 anos que sonha em ser popular. Na sociedade em que ela mora, conquistar popularidade é o objetivo de todos e para ser famosa a pessoa precisa conquistar méritos realizando diversas tarefas ou fazendo matérias interessantes. Todos possuem um canal onde falam sobre variados assuntos, mas são tantas pessoas querendo a mesma coisa, que Aya não chega nem perto da popularidade. Diariamente ela visualizava sua posição em um ranking de popularidade e sempre se decepciona.

"Aya se lembrava vagamente da Era da Perfeição, quando bastava pedir por roupas fantásticas ou por uma nova prancha voadora para elas surgirem de um buraco na parede como se fosse mágica, Mas, hoje em dia, o buraco não dava nada decente a não ser que a pessoa fosse famosa ou tivesse méritos para gastar." (pág. 12)

Após os acontecimentos do último livro, essa sociedade passou por drásticas transformações e vários grupos começaram a surgir. O lugar onde Aya vive é correspondente ao Japão e lá existem os seguintes grupos: os viciados em cirurgia, os pixelados, os cabeças de mangá (achei isso engraçado porque são pessoas com o rosto parecido com os personagens de mangá), os jogadores de aerobol, etc. As pessoas que gravam vídeos para seus canais são chamadas de divulgadoras e o objetivo da protagonista é ser famosa e chegar ao posto alcançado por seu irmão Hiro. Para tanto, ela utiliza uma câmera que apelidou de Moggle que grava imagens nas situações mais adversas.

O conceito de popularidade é algo muito presente em nossa sociedade porque as pessoas acham que ser famoso é ser alguém, mas as duas coisas não estão relacionadas. A protagonista desse livro era capaz de muitas coisas para conquistar um pouco fama, mas durante a leitura você percebe que ela não tem consciência do que a fama traz para a vida de alguém. Uma pessoa famosa praticamente perde seu direito de andar tranquilamente por causa da segurança, da privacidade e por uma série de outros fatores. Ser famoso, não apenas no livro, exige muita dedicação e trabalho.

"A fama não era como a beleza, pela qual a pessoa tinha que esperar até ter 16 anos ou ser sortuda como Nana Love e ter nascido linda. Fama é algo que você mesmo pode fazer." (pág. 102)

Essa série discute assuntos interessantes: a importância que a sociedade dá para a beleza e a popularidade. Porém, Extras é um livro de 400 páginas que não acrescenta informações relevantes para essa distopia. Eu resolvi ler porque era uma questão de honra terminar a série, mas a impressão que dá é que o autor escreveu apenas por obrigação.

A história protagonizada por Tally Youngblood teve um final e realmente não havia necessidade de uma trama paralela. Aya não é uma protagonista que arrebata o leitor, assim como Tally também não. É difícil aguentar a fixação dela com a popularidade porque durante a leitura a protagonista me irritou muito com esse blá blá blá.

Outros personagens do livro são Hiro, Ren e Frizz, amigos de Aya, mas nenhum conseguiu ser cativante durante a leitura. Eu gostei da amizade entre Aya e sua câmera Moggle, mas nem isso consegue empolgar tanto.

Apesar disso, a narrativa do autor é muito agradável e mesmo nas partes mais chatas, a leitura é rápida e flui sem grandes problemas. Minha dica: se você já está lendo um dos livros da série faça uma avaliação e decida se vale a pena continuar. Talvez você tenha uma percepção diferente da minha e acabe gostando do livro.

Beijos!

46 comentários

  1. Oie Alyne =)

    Essa série nunca me chamou muita atenção acredita? Sempre leio comentários super bons dele e do autor, mas ainda não fui convencida a dar uma chance a série. Li Leviatã do mesmo autor e não curti muito, porém que sabe um dia só por curiosidade eu não dê uma chance a esses livros ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ane, a série me decepcionou muito. Ainda não li outros títulos do autor.
      :D

      Excluir
  2. Oi Aline!
    Já vi muitos muitos que leram essa série, mas por incrível que pareça nunca tive muita vontade de acompanhar os livros. Apesar de ser uma distopia, o que eu gosto, o tema tratado não me chama muito atenção a ponto de desejar lê-lo.Mas é como você falou, outros podem curti mesmo você não tendo achado o mesmo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu li outros livros da série, avaliei e decidi que não vale a pena. Li Especiais com muito custo, achei o livro muito ruim =/. Não me arrisco com Extras nem que me paguem!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Também já li todos os livros da série, Feios foi a primeira distopia que eu li e os livros não me cativaram, que bom que não me impediu de ter interesse por outros livros com esse tema que é o meu favorito atualmente. Enfim, achei as protagonistas insossas e a Tally --' eita personagem com mudanças de personalidade hein e a Aya então, achei ela muito infantil e superficial, mas essa última parte sei que foi necessária já que faz parte da crítica do autor, mas eu também não indico a série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andréia, realmente a Tally me dava nos nervos. O autor fala sobre uma temática bacana, mas não trabalhou isso direito.
      :D

      Excluir
  5. Oiee

    Nunca li essa série mas não tenho muita vontade de ler, quem sabe um dia né.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li esta série, mas sempre vejo muita gente elogiando Feios e acho bem interessante o enredo. Que pena que o último livro te decepcionou, confesso que perdi um pouco o interesse mas deve ser questão de gosto também :)
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Salve, salve, Aline!

    Bem, eu sempre curti a premissa dessa série do Westerfeld, mas acho que acabaria me decepcionando como você. Sou muito fã de distopias, mas creio que esta não seria uma que me deixaria ansioso por mais livros do autor, sabe? Ainda não li nada do Scott, por isso acho melhor eu começar por outra série dele, rs.

    Eu fico um pouco chateado quando os autores continuam uma série por obrigação, algumas não há nenhuma necessidade de se prolongar, né? Cassandra Clare é um exemplo, pelo menos pra mim. Ela prolongou muito a história de "Os Instrumentos Mortais", porém tinha artifícios que poderiam dar muito bem mais 3 ou 4 livros. Creio que se Scott tivesse feito o mesmo a história não teria sido tão decepcionante pra você.

    Beijos | Um Leitor a mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o que você disse Léo. Algumas vezes a história precisa ter um fim, pois o prolongamento pode estragar uma narrativa.
      :D

      Excluir
  8. Oi.

    Não li nada desta série, mas tem uma amiga que vai ler e vou esperar a opinião dela. rs tenho medo de não gostar.
    Parabéns pela resenha.


    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ia morrer sem saber que a protagonista era diferente :P
    na verdade talvez eu iria saber algum dia já que tenho os livros...
    Mas não me animei com eles viu. Comecei a ler feios (depois de um bom tempo com ele na estante, uma luta) e quando chegaram os da parceria eu deixei ele de lado sem pensar duas vezes. Gostei da narrativa também, porém a história não me anima muito :(

    Beijinhos
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Aline! Eu sou fã de distopias e embora nem todos elogiem esta série eu preciso conferir, li outros livros do autor, mas de um gênero bem diferente, mas acredito que o jeito de escrever permaneça, então é mais um ponto positivo.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida, ainda não li outros livros do autor.
      :D

      Excluir
  11. Sua resenha ficou boa, esse não é o tipo de livro que eu gosto de ler e bem provavelmente eu não vou ler essa serie =/

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li nenhum livro dessa série, mas tenho vontade de ler.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Fico pensando em ler ou não ler essa série. Já ouvi opiniões negativas e positivas, e tem uma parte curiosa de mim que quer ler. Acho que vou ler depois que eu acabar de ler os meus que já estão separados *u*
    Ótima resenha !
    beijos, likearocklikearoll.blogspot.com <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Indira, tudo bom?
      O ideal é que você leia e tire suas próprias conclusões. Obrigada pelo comentário!
      :D

      Excluir
  14. Oi Aline!
    Eu nunca fui tão interessada pela série, já li alguns comentários positivos mas a maioria eram negativos e isso me desanimou mais ainda.
    Talvez algum dia eu resolva ler mas por enquanto não tenho vontade nenhuma. Quem sabe eu leia outro livro do autor só para conhecer melhor o tipo de escrita dele.
    É isso.
    xx, Ann

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Annidy, faça isso. Eu li apenas essa série do autor até agora.
      :D

      Excluir
  15. Ah, meu gosto da Tally haha. Só li a série até Especiais, mas tenho Extras aqui na estante pra ser lido. Espero não me decepcionar!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Aiai será que eu continuo ? hUSHUSHS
    Não curti tanto feios.

    ResponderExcluir
  17. Li até o terceiro livro dessa série
    Mas fiquei muito decepcionada com o final, então desisti de continuar

    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Estou louca para ler essa série...
    Ainda não adquiri meus exemplares mas pretendo fazê-los em breve,
    pena que não tenha gostado tanto desse.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Apesar de todos os elogios que muitos tecem a respeito dessa série, ela não me chama nem um pingo de atenção. Li outrora uma série de Scott Westerfeld e não gostei muito, creio que isso pesa até hoje.

    ResponderExcluir
  20. Sempre ouço elogios a respeito dessa série e todos que a leem superestimam a estória. Achei legal ouvir um comentário diferente a respeito da obra.
    Apesar de adorar distopias, o enredo desta série nunca me chamou a atenção. Mas achei legal o fato de cada livro meio que ter sua "própria história", com protagonistas diferentes. Mas é bom saber que a narrativa do autor é agradável.
    Não pretendo ler a série em um futuro próximo. Se fr fazê-lo, será por pura curiosidade e não por prazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rita, tudo bom?
      A protagonista só muda em Extras e possui uma outra história. Não recomendo esse último livro, pois não acrescenta nada na narrativa.
      :D

      Excluir
  21. Ainda não comecei a ler esta série, não sei bem se eu ia gostar da história. Não sou muito fã de distopias.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Gosto distopias, mas esse livro não me muita chamou atenção e pelo que li aqui não vai me interessar nem muito cedo...
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Não tenho vontade de ler essa série, há uma nova do autor que talvez eu leia, mas talvez, ainda não tenho certeza.

    ResponderExcluir
  24. Aline, acabei de desistir de ler essa série, obrigado por me ajudar a tomar minha decisão kkkkk, várias vezes eu pensei em comprar a série e sempre acabava desistindo. Eu adoro distopias mas essa eu acredito que vai me decepcionar.

    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Aline!
    Eu gosto muito da série, apesar que tem vários pontos nelas que me incomodam, que eu nem sei bem explicar, por isso nem fiz resenha lá no blog hahaa. Ainda não li Extras por ter gostado muito da Tally e achar que esse Extras um pouco desnecessário.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nati, acho que Extras não acrescentou em nada na trama da distopia.
      :D

      Excluir
  26. Sou fã da série, apesar de só ter lido o primeiro livro, enquanto o restante esperam para serem lidos na minha prateleira. Acho que os livros tem como intuito de passar uma mensagem moralística, mas e quanto a 'Extras', bem... como você disse, saiu fora do contexto dos livros anteriores. Não é de se admirar que isso aconteça, até porque tinha sido definido que 'Feios' seria apenas uma trilogia. Vou ler esse livro, é claro, mas só porque estou acompanhando a série, porque me decepcionei com o tema de 'Extras' :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelle, só li esse livro porque já tinha lido os outros três.
      :D

      Excluir
  27. Oiii Aline!!!! Eu só te dei esse livro de amigo secreto porque você pediu hein!!! rsss!!! Eu sempre tive vontade de ler Feios...pelo o que ja conversamos o primeiro livro é bom, o resto é que não acompanha né?! Qualquer dia vou tentar ler a série, ela vive em promoção!!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, a culpa de ler esse livro é só minha.
      kkkkkk
      :D

      Excluir
  28. Pensei várias vezes em começar a ler Feios, mas sempre acabo desistindo... Eu achava que Extras não era uma continuação, mas apesar do tema ser interessante não sei se leria esse quarto livro...
    Beijos!
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Eu li Feios e Perfeitos.
    Feios foi uma decepção, mas Perfeitos já cresceu um pouco.
    Aproveitei uma promoção e comprei os outros dois, mas devido ao tempo ainda não li, mas pela sua resenha eu tenho quase certeza que vou concordar com você depois de ler.
    Beijos,
    Cath´s.
    www.some-fantastic-books.com

    ResponderExcluir
  30. Sempre fiquei meio dividida em relação a essa série distópica. Enquanto muita gente diz que é muito boa, outras já dizem o contrário e meio termos pra mim não rola. Se o livro não me conquista de primeira, acho difícil eu prosseguir na série, então eu posso até ler, mas sem muitas expectativas.

    ResponderExcluir
  31. Outra série que eu gostaria de ter, mas são tantas, tantos novos livros, que confesso, não tem como acompanhar todos assim =/ Mas esta série parece ser bem legal.

    ResponderExcluir
  32. Ta ai uma série que nunca senti vontade de ler em nenhum momento, sei lá, parece que me falta algo nela, e como essa resenha só prova que eu não perdi nada em não lê-la, além do que ela não possui nada que me encanta.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin