Retrospectiva Literária 2013


Oie, tudo bom?

Primeiro eu gostaria de desejar um Feliz Ano Novo a todos vocês. Que vocês possam comemorar o novo ano rodeados de pessoas queridas, com muita alegria e paz no coração. Quero agradecer pelo ano que passamos aqui no blog e vocês foram extremamente especiais para que isso acontecesse. Obrigada de verdade por acompanhar o site e conto com a presença de todos em 2014.

O ano novo já está batendo na porta e nada melhor do que avaliar as leituras feitas durante todo o ano. Por isso, eu resolvi participar da Retrospectiva Literária criada pelo blog Pensamento Tangencial que consiste em responder uma série de perguntas baseadas no que foi lido durante o ano 2013.

Eu retirei apenas duas perguntas originais porque não tinham muita relação com meu estilo de leitura. No total foram 105 livros lidos, algumas boas e outras nem tanto. Porém, foi extremamente satisfatório para mim descobrir que consegui ler tanto. Que em 2014 seja um ano de boas leituras para mim e para vocês.

"Não pedi coisas demais para não confundir Deus que à meia-noite de ano novo está tão ocupado." (Clarice Lispector)

Beijos!


A aventura que me tirou o fôlego: Hitman - A Condenação 

"Livros de aventura não são uma leitura frequente na minha vida, mas sou uma pessoa aberta a novos gêneros e histórias. Hitman - A Condenação tem uma história frenética sobre o dia a dia do Agente 47, um assassino de aluguel famoso pela sua frieza."


O romance que me fez suspirar: Álbum de Casamento

"Meu primeiro livro da Nora Roberts e fiquei completamente apaixonada pelo romance que faz parte da série Quarteto de Noivas. Suspirei e fiquei rindo sozinha ao acompanhar o relacionamento entre Mac e Carter. Para quem curte o gênero eu indico muito."



A saga que me conquistou: Série A Mediadora

"A Mediadora é a melhor série da Meg Cabot na minha humilde opinião. Gosto muito dos livros da autora, mas essa série superou minhas expectativas no quesito personagens e narrativa. A protagonista é a Suzannah, uma mediadora que consegue falar com fantasmas que ao morrer deixaram pendências na terra."


O livro que me fez refletir: Extraordinário

"Um dos melhores livros do ano é Extraordinário pela mensagem que ele passa através do protagonista Auggie. Ele tem uma deformidade no rosto, mas lida com todo o preconceito e as dificuldades com muito otimismo e alegria. Sério minha gente, esse livro merece ser lido."


O livro que me fez rir: Fiquei com o Seu Número e Qual o seu Número?

"Esses dois livros me fizeram rir muito em 2013. Os dois possuem protagonistas doidas e totalmente divertidas. Indico a leitura para quem tem interesse em chick-lits leves e engraçados."


O livro que me fez chorar: Como eu Era Antes de Você

"Eu não costumo chorar durante as minhas leituras e acho isso muito estranho porque choro com facilidade. No entanto, esse livro conseguiu me emocionar de uma forma que poucos conseguiram. O final é triste, mas a narrativa é muito interessante ao tratar de um tema bem polêmico. Indico muito para quem curte bons personagens e uma boa história para contar."


O livro de fantasia que me encantou: Harry Potter

"2013 foi o ano em que consegui ler Harry Potter finalmente depois de anos de enrolação. Não me perguntem porque nunca tinha dado importância para a história, mas já tinha assistido a todos os filmes. Estou amando acompanhar a história de Harry, Rony e Hermione. Agora falta apenas a leitura das Relíquias da Morte para finalizar a série."


O livro que me decepcionou: 72 Horas para Morrer

"Eu gosto de livros policiais e essa história tinha tudo para ser boa, mas acabou me decepcionando. O desfecho criado pelo autor foi bem surreal e não foi condizente com a história."


O livro que me surpreendeu: Feita de Fumaça e Osso

"Eu nunca imaginei que gostaria de um livro que fala sobre anjos e quimeras. Feita de Fumaça e Osso é uma história que me surpreendeu de forma positiva com o misteriosa vida de Karou, a menina do cabelo azul."


O thriller psicológico que me arrepiou: O Hipnotista

"Eu nunca tinha lido um thriller psicológico tão denso e perturbador. O Hipnotista mexe com sua mente enquanto o leitor tenta desvendar o psicológico do assassino e a vida do investigador."


O livro mais criativo: George Clooney Por Favor, Case-se com Minha Mãe

"Comprei esse livro na Fnac sem muitas pretensões, mas fui surpreendida com uma história fofa sobre a Violet, uma menina que quer apenas o melhor para sua mãe. A temática também fala sobre como os filhos são afetados pelo divórcio dos pais."


O melhor HQ: Turma da Mônica Jovem: O casamento de Mônica e Cebolinha

"Não costumo ler HQ's, mas adoro a proposta da Turma da Mônica Jovem. Comprei esse exemplar sobre o Casamento da Mônica e do Cebolinha e amei a história. Achei fofo e me deixou saudosista. Uma trama que atinge a todos os públicos."


O infanto-juvenil que se superou: Só Gosto do Cara Errado

"Eu ainda não conhecia o trabalho da Laura Conrado antes de ler esse livro e simplesmente adorei a forma como ela descreve as adolescentes atuais. Além disso, ela consegue mesclar a psicanálise com o conturbado relacionamento da protagonista que tem apenas 14 anos."


O livro que mudou a minha forma de ver o mundo: Extraordinário e O Silêncio das Montanhas

"O Silêncio das Montanhas é o segundo livro do autor que leio e a história mais uma vez que cativou de uma forma que poucos livros conseguiram. Me ensinou que não só de soldados americanos vive o Afeganistão, um país arrasado por sucessivas guerras externas e internas. Já Extraordinário é um dos livros queridinhos do ano. Uma obra que fala sobre preconceito e possui um protagonista extremamente fofo."


A capa mais bonita: Uma Bruxa na Cidade

"Sei que muita gente não curte capa com pessoas, mas não tem como não gostar da capa do livro Uma Bruxa na Cidade. Gostei da modelo, da fonte usada no título e das cores sombrias."

A frase que não saiu da minha cabeça:

"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil." (Extraordinário - pág. 55)


O(a) personagem do ano: Auggie de Extraordinário, June e Day de Legend/Prodigy

"Escolhi três personagens do ano porque não consegui eleger apenas um. O primeiro é o Auggie que já expliquei nesse post os motivos, pois Extraordinário foi um dos melhores livros lidos esse ano. June e Day eu escolhi pelo conjunto da obra e pelo contexto distópico. Essa série é muito dinâmica, com muita ação e a narração é dividida entre os dois. Isso faz com que a história seja instigante e o leitor passa a conhecer os dois pontos de vista da mesma história. Para quem gosta de distopias eu recomendo muito."


O casal perfeito: Gus e Hazel

"O que mais amei na leitura de A Culpa é das Estrelas foi Gus e Hazel. Os dois são únicos, verdadeiros, sinceros e compartilham da mesma doença. Esse sick-lit, que arrasou corações pelo mundo, mostra que nem sempre uma pessoa doente tem que ficar lamentando os problemas da vida ou ficar enfurnado dentro de um quarto."


O(a) autor(a) revelação: John Green

"Claro que John Green não foi revelado esse ano, mas foi apenas em 2013 que li um livro do autor. Li A Culpa é das Estrelas e O Teorema Katherine e gostei muito da escrita e dos personagens criados por ele."


O melhor livro nacional: Azar o Seu

"Esse ano eu li excelentes livros nacionais, mas Azar o Seu foi com certeza foi o melhor. Esse chick-lit conta a história de Bia e Guga, amigos de infância que passaram anos sem se encontrar. Quando ele retorna de uma longa estadia em Londres, ela não o reconhece. É fofo, hilário e totalmente apaixonante. A autora ainda inseriu muitas citações musicais no decorrer da narrativa."


O melhor livro que li em 2013: As Lembranças de Alice e Extraordinário

"Extraordinário foi escolhido pelos diversos motivos já citados acima. Vocês precisam ler esse livro! As Lembranças de Alice é um livro familiar que usa a perda de memória para explicar as mudanças que ocorrem durante nossa vida. Eu ficava adiando o final do livro porque a leitura estava gostosa demais. Você termina querendo abraçar sua família e quem você ama."

Li em 2013 104 livros.

A minha meta literária para 2014 é: Ler mais fantasias, distopias e infanto-juvenis.

47 comentários

  1. awn Turma da Mônica Jovem está na lista também... *-*
    Eu tenho um vicio por essa turma desde nova... kkk Mas devo dizer que realmente fiquei viciada na turma da Mônica só agora. Esse do casamento foi muito legal. :3
    E muitos livros ai eu ainda não li, mas vou colocar na minha lista. '-'

    Feliz ano novo.

    Beijos
    http://garotaeseuslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline

    Esse ano de 2013 foi ótimo com boas leituras e ótimas amizades e a sua sei que posso contar, e o nosso momento mais marcante foi quando nos encontramos na bienal do livro que foi D+ e pretendo repetir em 2014 kkk

    Feliz Ano novo com muita saude, paz, amor e sucesso para você, marido e familiares!

    Extraordinário é perfeito mesmo e estou louca para ler As lembranças de Alice e Como eu era antes de você.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Andressa. 2013 foi um ano sensacional e que em 2014 nossa amizade seja fortalecida. Leia As Lembranças de Alice, pois é um livro bem escrito e com uma ótima história.
      Beijos!

      Excluir
  3. Muito show essa postagem.
    Só li da sua lista "A culpa é das estrelas" e gostei muito. Sensível e divertido...
    Estou louca pra ler "Extraordinário", "Como eu Era Antes de Você" e a Série "A Mediadora" ...
    Não consegui ler tanto quanto gostaria, meu TOP 3 é: "A sombra do vento, Cruzando o Caminho do Sol e Fale!"... Sempre foi muito fã de fantasia, mas este ano dei preferência a livros que me fizessem refletir, acho que mudei um pouco... por isso gostei tanto de Fale!, por exemplo!

    Desejo que 2014 seja um ano cheio de saúde e alegrias para todos nós...

    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Edna! Um 2014 sensacional pra você também.
      :D

      Excluir
  4. ain que demais esse post ameeeeei!
    Quero ler Azar o seu e esse livro As lembranças de Alice eu nunca ouvi falar mas estou mega curiosa para ler!

    beijo
    tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariádne, obrigada pelo comentário.
      Os livros citados são ótimos!
      :D

      Excluir
  5. Adorei as suas escolhas, sem tirar nenhum.
    Feliz ano novo flor, que você una todos os momentos bons que você teve em 2013, junte e faça como propulsão para o seu ano de 2014 .

    Ok ?
    Beijos
    Pausa para um livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Tamiris.
      Tudo de bom em 2014 pra você também. Muitas alegrias sempre.
      Beijos!

      Excluir
  6. Oie,
    nossa tb adorei a urma da monica e qual seu número. Amei suas escolhas rsrsrsr

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post. Já li A Culpa é das Estrelas e quero muito, muito mesmo O Silêncio das Montanhas.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Alguns dos livros da sua lista também estão entre as minhas melhores leituras do ano, outros foram as melhores leituras do ano passado como Fiquei com seu Número e Qual o seu número?
    Adorei a sua retro.

    Aproveito para desejar um feliz 2014, que seja um ano maravilhoso para todos.
    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Taís! Tudo de bom pra você também em 2014.
      Beijos

      Excluir
  9. Oie Aline =)

    Adorei a sua retrospectiva! Muitos dos livros que você citou eu já li e gostei bastante também <3!

    Quero muito ler "Como eu Era Antes de Você" e "O Silêncio das Montanhas".

    Beijos e um Feliz Ano Novo!
    ;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  10. Caraca!! Leituras incríveis!!! AMEI!!!!
    Li vários deles, alguns eu tenho e estão na fila pra 2014 e outros eu estou colocando já na lista.

    Extraordinário é vida mesmo!!! O Hipnotista eu li faz uns 2 anos e ainda amo! Comprei a série A Mediadora e quero ler logo!!

    Enfim, se eu ficar aqui falando de livros não vou falar o que realmente vim falar. rsrs

    Amore, que em 2014 você realize tudo que você deseja! Que seus sonhos fiquem o mais fácil possível de serem alcançados!!
    Muito obrigada por ter feito parte do meu ano.

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra! Obrigada pelos comentários e pela companhia. Que 2014 seja um ano incrível para você.
      :)

      Excluir
  11. Li alguns desses livros e outros eu ainda quero ler. Extraordinário tem mesmo vários comentários positivos e eu quero muito ler.
    Beijos e feliz ano novo!
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. ALINEEEEE,

    concordamos em uma coisa!!! Como eu era antes de você também me fez chorar. Mas foi de raiva desse livro horroroso HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHAUHAUHAUHAUAHUAHUAHUAHUAHAUHUAHAUHAU. Tô brincando. Mas vc sabe que eu não gosto do livro, né? =P. Aiii eu quero ler Legend!! Já vi que 2014 vai ser o ano das distopias pra mim pq quero ler a série Divergente, Legend e ainda Cidade dos Ossos!! Ah e Percy Jackson tb, mas esse tá mais pra fantasia =P

    Feliz Ano Novo pra vc, querida! Tudo de boooom =)

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel....nossos gostos são realmente opostos...kkkkk
      Obrigada e um ótimo 2014 pra você.
      :)

      Excluir
  13. Suas leituras foram ótimas!! Muitos do que postou aqui eu quero ler. Eu ganhei de natal Feita De Fumaça E Osso estou louca para ler!!!

    Beijinhos
    blog-belavida.blogspot.com.br (Meu Mundo Em Tons Pastéis)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mirelle leia o livro Feita de Fumaça e Osso. É sensacional!
      :)

      Excluir
  14. Oi, eu adorei a sua retrospectiva. De todas que eu vi foi a que mais gostei. Muitos dos livros eu ainda não li, mas fiquei com aquela vontade de sair comprando tudo e começar o ano lendo.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Uééé, cadê o comentário que eu escrevi? Será que está esperando moderação, ou foi pro limbo mesmo? Bom, eu só queria dizer que adorei a retrospectiva!

    Caso ainda não tenha lido, indico a você a HQ encadernada "Laços", da Turma da Mônica.

    Feliz ano novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karen! Obrigada pelo lindo comentário.
      Feliz 2014!

      Excluir
  16. Azar o seu está presente em todas as retrospectivas que vi, inclusive na minha, com certeza o melhor nacional de 2013.

    Um feliz 2014 pra você.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  17. Oiee Aline!!!
    Agora vejo Azar o seu na lista e me animo logo! Melhor livro nacional para mim também! :)
    Curti demais!
    Preciso muito do livro Extraordinário e os livros do Green.
    Desejo a você uma ótima entrada de ano e muito sucesso em 2014.

    Danni
    Garotas e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danni! Azar o Seu é sensacional!
      Obrigada linda, um 2014 maravilhoso para você.
      :)

      Excluir
  18. Bons livros ein...
    Quero muito ler o livro de Nora... só ouço coisas boas dele....
    A mediadora sou super suspeita em falar... amo demais essa saga a primeira vez que li foi em 2011, agora que eu consegui finalmente comprar o box vou reler, sentindo cheiro dos livros...
    Harry Potter é divo... eu li em 2009 e em 2010, mas foram livros emprestados, ainda pretendo comprar a minha coleção srsrsrsr e ler de novo kkkkkkk.
    72 horas para morrer, meu que livro demais... super amei... mesmo com aquele final sobrenatural que eu acho que não se encaixou muito bem, mas enfim... Eu tive a oportunidade de conhecer o autor... imagine a minha felicidades rsrsrsrsrs.
    Feito de fumaça e osso, foi um livro maravilhoso que li... me apaixonei... estou com a sequência aqui para ler... e quero começar em janeiro...
    Quero muito ler a Culpa é das estrelas...
    Se eu tivesse mais tempo acho que teria conseguido ler mais livros... mas esse ano só li 52... mas adorei a quantidade que você leu... meus parabéns...

    Um feliz ano novo para ti.

    Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo lindo comentário Diana!
      Muitas coisas boas para você em 2014.
      Beijos

      Excluir
  19. Vários dos livros que marcaram seu 2013 também estiveram presentes no meu! Agora só espero que possamos repetir a dose em 2014! Hehehe.
    Abraço,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  20. Oi Aline,
    tudo bem?
    FELIZ 2014!!!!!!!!!!!!!
    Que esse ano seja maravilhoso para você!!!!
    Você indicou tantos livros, dos que falou, o do Harry Potter me marcou muito, acho difícil alguém superar essa escritora, acho que nem ela mesma irá conseguir escrever algo tão bom assim de novo, tomara que eu esteja errada.
    Te indiquei para uma tag, espero que não se importe.
    Beijinhos.
    Cila- leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/2013/12/a-ultima-tag-do-ano-no-cantinho.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Cila. Um ótimo 2014 pra você!
      :)

      Excluir
  21. Adorei sua seleção! Tem vários livros aí que eu ainda não li, mas me interessam muito. Nós duas colocamos Extraordinário e Turma da Mônica na mesma categoria, kkkkkkkkk. Também adoro a turminha do Limoeiro, cresci lendo essas aventuras, rs.
    Eu adoro o 6º livro de Harry Potter, acho um dos melhores da série,
    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Tb coloquei Hazel e Gus como o melhor casal! Eles são perfeitos um pro outro mesmo. Aliás, o livro é todo perfeito! hehe... Queria ler O Hipnotista, aí dei uma desanimada (não sei por que), agora voltou a me dar vontade de ler! Dos outros que vc citou só li Teormea e HP. Teorema achei legal, mas custei a conseguir ler. Já HP é o amor da minha vida! :)
    Beeejo, Aline!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Michelly!
      Tudo de bom.
      :)

      Excluir
  23. Adorei as suas escolhas, adoro retrospectivas, preciso ler algum livro do John Green já que só leio elogios ao autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Andréia!
      John Green é muito bom. Recomendo.
      :)

      Excluir
  24. Tivemos a mesma decepção né? hushush
    Fico tão feliz de ver você curtindo HP *-*

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin