Hitman - A Condenação - Raymond Benson

Livro: Hitman - A Condenação
Autor (a): Raymond Benson
Editora: Leya
Ano: 2013
ISBN 978-85-8044867-2

"A partir dos personagens do aclamado jogo de videogame, Raymond Benson desenvolve uma narrativa com o melhor assassino do mundo, um homem geneticamente criado e aprimorado para matar e que atende pelo nome de 47. Nessa história, passada no intervalo entre os dois games, 'Blood Money' e 'Hitman - Absolution', 47 vai viajar para lugares exóticos como Nepal, Chipre e Caribe, conhecer chefões do crime, negociar acordos obscuros com contatos enigmáticos e eliminar grandes figuras políticas dos Estados Unidos. Balas voarão e corpos irão cair enquanto o Agente 47 tenta finalizar aquilo que foi programado para fazer."

*Livro cedido em parceria com a Editora Leya.

Oie, tudo bom?

Sabe quando você começa a ler um livro e não imagina que vai gostar tanto da leitura? Foi o que aconteceu quando comecei a ler Hitman - A Condenação. O livro foi baseado no jogo de videogame homônimo e conta a história do Agente 47, personagem que trabalha para uma agência que o contrata para cometer assassinatos.

O Agente 47 é uma verdadeira lenda quando se fala em assassinatos encomendados. Ele é um clone e foi criado em um sanatório na Romênia, onde recebeu seu treinamento desde criança. No treino, ele foi preparado para matar e utilizar armas com grande habilidade. Depois de anos no sanatório, ele fugiu e passou a ser conhecido pela destreza e frieza com que eliminava suas vítimas. 

"Ele estava armado apenas com as roupas que vestia e um fino fio de fibra de carbono, que não apareceria no detector de metais nem em uma revista mais íntima. De certa forma, o fio de carbono era a marca registrada de 47." (pág. 16)

Em seu trabalho, ele é muito exigente com o que faz e nunca deixa um serviço inacabado. Por causa do que realizava, ele viajava para diversos países e sempre andava elegantemente ou disfarçado (quando era necessário).

"Podia ser um canalha, um charlatão, um mentiroso... mas também era um assassino. Era isso o que me definia." (pág. 191)

No prólogo conhecemos Diana Burnwood, que trabalhava como contato do Agente 47 e por discordância com Benjamin Travis, chefe da ACI, resolveu desertar. O problema é que nenhum agente consegue sair da Agência vivo e ela simplesmente desaparece no meio de uma missão. Um ano depois, o assassino também havia saído da agência e passou a realizar seu trabalho sozinho. Ele tentava entender também, o que havia acontecido com Diana para que ela desaparecesse.

O protagonista é um personagem totalmente sem sentimentos, frio e calculista. Porém, mesmo com todos seus defeitos, o autor cria uma trama que aproxima o dia a dia do assassino com quem está lendo o livro. Ele é enigmático e isso foi o que mais agradou, pois a curiosidade sobre seu temperamento me levava até próxima página da história. 47 não se deixa levar pelas emoções, não se compadece e toma atitudes que são facilmente contestadas pelo leitor.

"Desde a infância, o assassino sabia que o mundo não era um ligar amigável. Relações e valores eram  estranhos para ele. Intelectualmente, ele entedia que não era comum, que era uma aberração da natureza e seu ofício estava fora dos padrões aceitos socialmente. " (pág. 63)

Depois que o Agente é contratado para matar uma das candidatas a presidência dos Estados Unidos, uma trama enigmática passa a ser desvendada. Para executar o plano, ele tem que se envolver com a Igreja da Vontade, onde o líder Charlie Wilkins gera comoção nos seguidores. Dentre os seus diversos colaboradores, está Helen, uma personagem misteriosa e muito interessante. 

Além disso, os americanos passam a temer o Exército Novo, um grupo de paramilitares que atacam prédios governamentais e matam civis.

A escrita do autor é ágil, rápida e dinâmica. É uma história curta com apenas 300 páginas e capítulos menores. Eu gostei muito da forma que o livro aguçou minha curiosidade e a leitura fluiu muito bem. Só vou fazer uma ressalva pelo final ter ficado com algumas pontas soltas e não sei se haverá continuação do livro. 

Indico muito a leitura para quem curte livros policiais/suspense com um toque de teoria da conspiração.

Beijos!

31 comentários

  1. ""Podia ser um canalha, um charlatão, um mentiroso... mas também era um assassino. Era isso o que me definia." (pág. 191) ""

    Wowwww!!!
    Fiquei curiosa por causa desse quote huahuahahuha
    Parece ser sensacional esse livro *O*
    Beijos,
    Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma das surpresas desse ano Paula.
      Livro dinâmico e instigante. Se você curte o gênero, vai adorar o Agente 47.
      ;)

      Excluir
  2. Oiii Aline!!! Eu curto livros policiais/suspense, será que vou gostar desse? Não sei, me lembrou um pouco 007..rsss eu não tenho muita paciência com muita ação! Ahh...tem que ter algum romance também, tem??!! Me conta!!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    nunca li este livro, mas já vi meu noivo jogando.
    Não me parece ser mto o meu estilo de leitura

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Este não é o tipo de livro que eu curto ler, mas lendo sua resenha sabe que até me deu vontade? Parece bom.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oiii Aline!
    Não levo muito o jeito para leitura deste tipo.. mas estou querendo começar!
    Quem sabe eu dê uma chance?
    Ótima resenha!
    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Bem interessante! Eu amo jogar, mas ainda não parei para ler nenhum livro dos jogos que eu gosto. Acho que vou dar uma chance para esse!! rsrs

    Beijinhos
    blog-belavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro ainda Aline, mas a sua resenha realmente me deixou curiosa. Pelo visto o 47 é meio sociopata né? Eu gosto de livros protagonizados por anti-heróis. Esse livro realmente me chamou atenção ;)
    Ótima resenha,
    Beijinhos
    Digamos que eu tive que reler algumas vezes para entender por completo o quote, mas tudo bem. kkkkkkk
    No final, descobri que adorei, aliás que estou louca para ler esse livro.
    Depois vou te ver resenhando o livro ;)

    Beijinhos
    Segredo de um Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, ele é um sociopata mesmo. Desconhece sentimentos e não tem pena de nada. O livro é muito dinâmico e me surpreendeu bastante.
      Indico muito!
      ;)

      Excluir
  8. Eu já vi o filme, mas nem sabia que tinha o livro.
    Gostei bastante. Vou procurar o livro para comprar.
    beijos
    http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oii!!
    O livro não faz meu gênero, mas fiquei curiosa para conhecer a narrativa, já que não se trata de uma leitura arrastada!
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  10. Eu sinceramente não leria esse livro. É super não meu tipo, e passaria reto em uma livraria. Mas visto que você se surpreendeu e recomenda a leitura, tô pensando em dar uma chance. Depois te digo o que achei!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, também não é muito meu estilo, mas acabei gostando do livro.
      ;)

      Excluir
  11. Ei Chefa!

    Adorei a resenha, e vamos por na listinha xD
    A história parece ser bem dinamica, assassinos são legais.
    Gostei!

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da resenha, adoro livros que tem um pouco de teoria da conspiração! :)

    Paola
    uma-leitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Gostei da premissa do livro. Alguém criado para matar, e um calculista, deve ter muitas partes em que o coração fica em disparado devido a expectativa do que está por vir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é interessante porque ele não sente nada pelos assassinatos.
      ;)

      Excluir
  14. Geeeente, morria e não sabia que Hitman era baseado em livro! kkkkkkkkk
    Eu adoro o personagem e sou louca pelo filme! E depois dessa sua resenha estou correndo para olhar o livro.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oiee

    Não conhecia esse livro e não é um genero preferido mas com sua resenha me deu muita vontade de ler.

    Anotado na minha lista de leituras desejadas.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  16. Aline,
    Está aí um livro que eu não compraria nem pela sinopse e nem pela capa, não é bem meu estilo de leitura, mas não é gostoso quando um livro que você não espera te surpreende? Acho que vou isso que aconteceu contigo não é? E quando essas coisas acontecem sempre fico com vontade de ler pra saber qual seria minha opinião. hahaha e a listinha só aumenta por conta disso.

    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patty, o livro também não é meu estilo. Mas a narrativa me pegou e me surpreendeu bastante.
      ;)
      Nossa lista de compras é enorme né?

      Excluir
  17. Gente eu ganhei esse livro na cortesia do Skoob, achei que não ia gostar mas depois que li simplesmente me apaixonei pelo agente 47.
    E recomendo e muito bom!
    Alguém sabe quando vai haver uma continuação estou ansiosa para ver o encontro de agente 47 com a Diana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Dayana, não sei se terá uma continuação, mas acredito que sim. O final ficou com muitas pontas soltas.
      Também amei esse livro e achei a narrativa muito dinâmica.

      Excluir
  18. Eu ganhei esse livro na cortesia do Skoob, achei que não ia gostar mas simplesmente me apaixonei pelo agente 47 e suas missões. E agora estou ansiosa para continuação ver o encontro dele com Diana, alguém faz uma ideia quando isto vai acontecer?
    Bom eu achei um ótimo livro e recomendo!

    ResponderExcluir
  19. Olá Aline Gonçalves, primeiramente meus parabéns pela sua resenha! Sou um fã incondicional da série de jogos do Hitman, foi uma coisa que simplesmente marcou a minha infância/adolescência, sempre me lembrarei com carinho da época (não muito distante) em que joguei Hitman 1, 2, 3 e 4. Então quando eu soube que a produtora do jogo ia lançar um livro oficial sobre a série, e ainda mais em PORTUGUÊS, eu fiquei bastante animado. Ainda não li o livro, mas tô super ansioso pra ler, e agora que eu li sua resenha, motivação tá a mil né! kkkk Ah, e pelo que eu entendi, esse livro antecede diretamente os eventos ocorridos em Hitman 5, o último jogo da série lançado mais recentemente, ou seja, o livro é uma narrativa de ligação entre Hitman 4 e Hitman 5, então provavelmente não haverá uma sequência para o livro, já que a sequência é o próprio jogo, sakas? ASHUASHUASH enfim, um grande abraço pra vc, e que suas futuras resenhas sejam tão boas quanto esta. o/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin