Harry Potter e o Enigma do Príncipe - J.K. Rowling

Livro: Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Autor (a): J.K. Rowling
Editora: Rocco
Ano: 2005
ISBN 85-325-1947-4

""Harry Potter e o Enigma do Príncipe" dá continuidade à saga do jovem bruxo Harry Potter a partir do ponto onde o livro anterior parou, o momento em que fica provado que o poder de Voldemort e dos Comensais da Morte, seus seguidores, cresce mais a cada dia, em meio à batalha entre o bem e o mal. A onda de terror provocada pelo Lorde das Trevas estaria afetando, até mesmo, o mundo dos trouxas (não-bruxos), e sendo agravada pela ação dos dementadores, criaturas mágicas aterrorizantes que "sugam" a esperança e a felicidade das pessoas. Harry, que acabou de completar 16 anos, parte rumo ao sexto ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, animado e, ao mesmo tempo, apreensivo com a perspectiva de ter aulas particulares com o professor Dumbledore, o diretor da escola e o bruxo mais respeitado em toda comunidade mágica."

Oie, tudo bom?

Nem acredito que já estou no penúltimo livro de Harry Potter e percebo que gosto cada vez mais da história desse bruxinho (que nesse livro já não é mais "bruxinho"). O Enigma do Príncipe é meu livro preferido até agora por uma série de fatores: amadurecimento dos personagens, um pouco de romance, muita história sobre o passado de Voldemort e outros assuntos que o tornam especial.

Depois dos acontecimentos e perdas no final de Ordem da Fênix, Harry havia voltado para passar mais uma vez as férias de verão na casa dos tios. Só que dessa vez ele está bem triste e fiquei com muita pena dele, pois acredito que Harry nunca tinha se sentido tão solitário. Durante as férias ele recebe a visita de uma coruja com uma carta de Dumbledore, diretor de Hogwarts, informando que iria buscá-lo para que fosse passar o resto das férias na casa dos Weasley.

Eu já tinha assistido aos filmes da série, porém como não conhecia a história dos livros eu não sabia se a adaptação tinha sido fiel. Entretanto, me convenço cada vez mais de que existem poucas adaptações cinematográficas nessa vida que conseguem captar toda a essência de um livro. O final desse livro deixou de ser representado em sua plenitude e faltaram algumas cenas que deixariam o filme mais completo. Além disso, alguns personagens simplesmente perderam sua essência, mas vou citar apenas uma: Gina Weasley. No livro ela é divertida, boca suja e valente. No filme a Gina ficou muito sem sal (perdoe-me se você gosta dela no filme).

São dias sombrios agora que todos sabem que Voldemort realmente voltou. Esse livro é bem esclarecedor sobre a vida dele e os caminhos que traçou antes de ser quem é. Dumbledore passa a dar aulas especiais para Harry e os dois começam a desvendar o passado de Voldemort. Além disso, Harry passa a ser chamado de "O Eleito" pela imprensa e demonstra mais maturidade nesse livro. Ele está enfurecido pelas diversas perdas que teve.

"Mas, se eu for - disse com ferocidade, agora encarando os olhos azuis de Dumbledore, brilhando à luz da varinha -, vou fazer questão de levar o maior número de comensais da Morte que puder, e Voldemort também, se tiver forças." (pág. 64)

Para mim dois personagens são extremamente importantes no livro Enigma do Príncipe: Dumbledore e Severo Snape. Eu não me recordo tanto assim dos filmes, mas nos livros o Dumbledore além de sábio, é muito engraçado e enigmático. Já Snape é o rei dos segredos e não sei bem quando acreditar no que ele faz ou diz. A verdade é que não sei qual lado ele está e consegui passar ilesa dos spoilers sobre esse personagem.

"A grandeza inspira a inveja, a inveja engendra o despeito, o despeito produz a mentira. Você deve saber disso, Dumbledore." (pág. 348)

Também descobrimos o que são as Horcrux, nome dado ao objeto onde uma pessoa ocultou sua alma. Ou seja, mesmo que aquele corpo seja destruído, uma parte permanecerá intacta, pois a alma estará presa na terra sem que tenha sofrido nenhum abalo. O que gosto na escrita da J.K. é sua capacidade de escrever sobre um assunto único e fazer com que o leitor mantenha sua atenção durante toda a narrativa. Em nenhuma parte a leitura é cansativa ou desgastante, pelo contrário, é instigante e rápida.

Esse sexto livro da série também marca o amadurecimento de Harry, Rony e Hermione. Eles cresceram e agora também possuem seus próprios problemas emocionais. Foi divertido e fofo em alguns momentos ler os diálogos entre Rony e Hermione. Harry também passa por isso e fica dividido entre o que sente por Gina e sua amizade com Ron.

Falando um pouco mais sobre diferenças entre o livro e o filme, o primeiro capítulo do livro relata uma conversa entre o Ministro da Magia e o Primeiro Ministro Britânico sobre as consequências do retorno daquele-que-não-deve-ser-nomeado. É um diálogo hilário e muito divertido que infelizmente não foi para as telonas. Obviamente isso não prejudicou a história, mas fiquei curiosa para saber como seria representado nos filmes.

"Mas pelo amor de Deus...vocês são bruxos! Podem fazer bruxarias! Com certeza são capazes de resolver...bem...qualquer coisa!" (pág. 20)

O livro me agradou por diversos motivos, mas também porque soube finalizar um ciclo de uma forma coerente. O desfecho me deixou mais curiosa para ler o último livro da série de bruxos mais famosa do mundo. Os personagens cresceram, mas a história também tomou grandes proporções.

"Era importante, dissera Dumbledore, lutar, e recomeçar a lutar, e continuar a lutar, porque somente assim o mal poderia ser acuado, embora jamais erradicado..." (pág. 504).

Posso ficar aqui repetindo por diversas vezes o quanto gostei, mas não seria suficiente. Se você ainda não leu, faça isso e depois me conta o que achou. Não foi à toa que esses livros incentivaram o hábito de ler em milhares de crianças e adolescentes pelo mundo. Uma história que vale muito a pena ser lida!

Beijos!

24 comentários

  1. Olá Aline, tudo bem???
    Menina adorei a sua resenha... tão bom ler resenhas de Harry.... eu gosto muito desse livro, concordo com você sobre a Gina, porque ela é bem diferente no livro, no filme ela é bem fraquinha e do nada demonstra o seu romance com Harry, o que não acontece com o livro. Realmente o amadurecimento dos personagens é bem notável e como eles cresceram... eu li toda a saga em 2009 e 2010 e pretendo voltar a ler um dia... Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diana, tudo bom?
      Uma pena terem feito isso com a personagem Gina, porque no livro ela é muito divertida.
      :D

      Excluir
  2. Oi, você acredita que eu ainda não li os livros do Harry? Eu vi os filmes mais estou em falta com os livros. Lerei assim que puder porque eu sei que os livros tem partes que faltam nos filmes.

    Parabéns pela resenha!

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse é um dos meus preferidos. Ele e ''O prisioneiro de Azkaban''.
    Acho muito legal as brigas entre a Hermione e o Rony.
    Os romances na série são muito legais.
    Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
  4. Ah, fala de Harry Potter eu fico doida! Haha que bom que já está terminando! O enigma do príncipe pra mim só perde pro último mesmo. Você vai amar!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. oiii Aline, eu amo Harry Potter!!!! E realmente, esse livro é um dos melhores da série. Meus favoritos são esse e o Prisioneiro. Também acho que um dos pontos fracos da adaptação desse livro foi a Gina, porque ela é ótima nos livros, e tão sem sal (concordo totalmente, rs) nos filmes, rs.
    Aguardo sua opinião do último livro, que é ótimo!!!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Bru!
      Espero ler o último livro logo.
      :D

      Excluir
  6. Oi, acho que não se lembra de mim né? andei sumida. Mais estou de volta. Amei sua resenha;
    Tipo perfeita.
    Beijos
    Ass: Marta Miquele
    perdidanashistorias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bom?
    É realmente muito dificil saber o que o Snape está fazendo, né? Também adoro o Dumbledore nesse livro!
    A série é muito amor, né? O meu favorito é A Ordem da Fenix, mas também adoro esse!
    Adorei a resenha, muito bem escrita!

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaís, o Snape é um mistério pra mim.
      Obrigada pelo comentário! *___*
      :D

      Excluir
  8. Apesar de todo o desenrolar em enigma do príncipe, O prisioneiro de Azkaban e a ordem da fênix continuam sendo meus favoritos. Sim, a Gin do livro eu super apoio o romance, mas sabe que a Gina do filme não curto, assim como você a acho sem sal. O que me fez gostar do sexto livro é o fato desses diálogos entre Ron/Mione. Deixou o enredo mais divertido, até então muito carregado de um lado mais revelador. Você já assistiu o último filme? Se não, cuidado!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cah! Eu já assisti ao último filme, mas não me lembro de quase nada.
      Ron e Mione é coisa fofa demais! <3

      Excluir
  9. Não li nenhum dos livros, e sei lá, mas não tenho muita vontade de ler, só assisti uns 3 filmes, e não assisti o restante. Não é por não gostar, mas só não me chamou atenção.

    ResponderExcluir
  10. Não li nenhum livro da série, e também só assisti uns 3 filmes. Não foi por não gostar, mas só não me chamou a atenção. Essas séries enormes fazem com que me perca e também me desanime, creio que é isso.

    ResponderExcluir
  11. Ai meu Deus!!!!
    Dá vontade de fazer uma redação nesse comentário, mas como preciso passar rapidinho vou me conter. Acontece que eu fico animadíssima, piradíssima quando vejo alguém se apaixonando por Harry Potter, porque como muitos sou daquelas que cresceu e que foi bastante influenciada por Harry Potter durante a vida. Eu nem sei qual é meu livro preferido, para ser sincera. Talvez seja relíquias da morte, talvez seja enigma do príncipe por causa dessa questão das histórias que você disse... talvez seja cálice de fogo porque eu adoro o torneio "tribuxo" mas... em todo caso, fico feliz que você tenha se rendido a esse amor hahaha
    *-*

    Beijinhos,
    Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu agradeço o comentário Paula. Estou gostando muito da série!
      :D

      Excluir
  12. Até hoje eu só li o primeiro livro da série do Harry Potter
    Mas tenho muito interesse, quem sabe esse ano que esta chegando eu consiga
    Já estou seguindo o blog

    Feliz Ano Novo *~
    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Só tenho uma coisa para falar: AMO Harry Potter!!!

    Acho que li o primeiro quando tinha aproximadamente uns 12 anos... e ano após ano era aquela luta de esperar sair o próximo!! Não aguentei quando li o ultimo!! rsss

    Beijosss!

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi! Td bom?
    Um dos meus projetos esse ano é reler a saga HP e esse post me deu mais vontade ainda de começar logo! Tinha esquecido da cena entre os ministros e realmente, é hilária!
    Bjs!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin