O Eco do Machado - Fábio Mota

Livro: O Eco do Machado
Autor (a): Fábio Mota
Editora: Dracaena
Ano: 2012
ISBN 878-85-8218-033-4

"Em Brasília, um assassino acaba de extirpar os testículos de mais um padre, fazendo sua terceira vítima. Para chegar até o assassino, o experiente delegado da Polícia Federal, Diego Padavona, espera poder contar com a ajuda do professor doutor Kérson Kunt, especialista em História Medieval, e tio do primeiro suspeito. Para isso, Padavona viaja até a cidade do Rio de Janeiro para se encontrar com o excêntrico Dr. Kérson, com quem o sobrinho Rangel passou a morar depois que uma tragédia acometera a família Kunt, seis anos atrás. As palavras do Dr. Kunt, no entanto, não parecem dignas de confiança.Suas dicas sobre a personalidade do sobrinho são enigmáticas e só fazem aumentar o suspense."

*Livro cedido em parceria com o autor.

Oie, tudo bom?

O Eco do Machado foi um livro que me deu ótimas expectativas por ter uma história que envolvia a cidade de Brasília, mas que acabou me decepcionando no decorrer da narrativa. É um livro policial sobre um serial killer que está matando padres e extirpando seus testículos. A princípio, ninguém consegue entender a origem de tanto ódio para assassinatos tão cruéis e a Polícia Federal passa a cuidar do caso.

A investigação do caso fica por conta do delegado Diego Padavona, um especialista na resolução de crimes em série. As buscas pelo criminoso (ou seria psicopata?) levam a Polícia Federal ao professor Kérson Kurt, um estudioso excêntrico, que cuidou do sobrinho após um trágico episódio na família. A premissa desse livro é muito boa, mas eu esperava um pouco mais de mistério e ação relacionada aos crimes.

O investigador Diego Padavona é um personagem sem carisma e suas características psicológicas me incomodaram muito. Sua esposa Júlia sofre de esquizofrenia e durante todo o livro ele relata como foi à descoberta, a convivência com a esposa e como foi difícil conviver com uma pessoa doente. Os capítulos se alternam entre relatos de Padavona sobre a esposa e os acontecimentos envolvendo o serial killer.

A escrita do autor trabalha com o psicológico do leitor, pois os personagens passam por conflitos internos que incomodam quem lê. Além disso, o texto também nos possibilita reflexões sobre determinados assuntos.

"Minha vida será uma novela kafkiana, imagina. Sabe que precisa lutar e mudar o roteiro. Assim a noite se esvai. Os turbilhões de pensamentos ele não consegue organizar, talvez porque está infeliz, e sua cabeça povoa-se de planos perdidos." (pág. 60)

Esperava um texto mais dinâmico e instigante, mas me deparei com uma escrita prolixa e cansativa. Nesse aspecto, o autor pecou pela lentidão de alguns capítulos. Isso quebrava o ritmo de leitura e incomodava, pois no capitulo seguinte o texto ficava corrido novamente.

O final também deveria ter sido mais trabalhado porque é um livro curto e o autor poderia ter explanado mais sobre alguns aspectos da narrativa. A leitura foi válida pelo aspecto policial, mas ficou devendo pelos diversos pontos citados acima.

Beijos!

11 comentários

  1. Que triste flor! Desanimei dele... Livros assim cansam nossa beleza kkk

    ResponderExcluir
  2. ahhh Não conhecia ainda o livro...Uma pena pelos capítulos lentos que vc citou.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones

    ResponderExcluir
  3. Oi linda, tudo bem???
    Eu não conhecia esse livro, a premissa da sinopse pareceu-me interessante, mas lendo sua resenha me desanimou um pouco, até mesmo porque estou lendo um livro vai fazer 2 meses e não consigo terminar, mas isso é outra história. Eu fico um pouco triste quando nos deparamos com narrativas assim que nos cansam e nos desanimam, por isso que muitas vezes tento não criar muita expectativa sobre alguns livros que pretendo ler, mas as vezes isso é muito difícil de evitar rsrsrsr Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é difícil evitar as expectativas criadas em um livro.
      ;)

      Excluir
  4. Oi Aline, que pena que você não gostou, mas infelizmente isso acontece nas melhores famílias, já passei diversas vezes por essa situação. Apesar de eu gostar de thrillers policiais, eles têm que ser muito bem escritos e desenvolvidos para prender a minha atenção e me deixar tensa. Como não aparenta ser o caso deste, acho que vou deixá-lo passar. Valeu pela sinceridade. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  5. Oi.

    Não conhecia este livro e sério nem sei se consigo ler ele, gosto de coisas que me fazem pensar, mas este parece que vai me trazer coisas ruins. kkkkkkkkkkk

    Beijos da Fê
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Pois é parece ser um livro interessante pena que foi uma leitura cansativa não é? Nossa eu já meio que imaginei o pq dele (o serial killer) matar mas seria interessante ler o livro para descobrir.

    Beijos
    http://www.partesdeumdiario.com/

    ResponderExcluir
  7. Abdo com medo de ler policiais ultimamente, pois eles acabam não caindo na minha graça por vários motivos, mas a lentidão, tem sido um que eu ando descartando ao ler livros...

    Andy_Mon Petit Poison
    RESUMO DO POISON #3.47 - Sem(18/nov - 23/nov) bit.ly/1dt2OiA

    ResponderExcluir
  8. Oie, comecei a gostar de livros desse genero por sua causa amiga e qdo leio sua resenha sobre sei que é fiel, todos os livros que li sob recomendação sua foram muito bons, mas esse livro em questão não soube explorar a história talvez pela falta de alguns detalhes que livros desse genero deve ter, deixando falhas, livros assim tem que ser dinamico para chamar nossa atenção.
    Bjkas

    ResponderExcluir
  9. Normalmente gosto de livros assim, mas não tão introspectivos e nem tão psicológico, ainda mais que ultimamente li muitos livros psicológicos, livros introspectivos, estou de ressaca desses livros, fugindo deles.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin