O Livro das Princesas - Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate e Patrícia Barboza

Livro: O Livro das Princesas
Autor (as): Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate e Patrícia Barboza
Editora: Galera Record
Ano: 2013
ISBN 978-85-01-40325-4

"Da mesa da Princesa Mia Thermopolis: Olá, amigos, fãs e companheiros admiradores de princesas (ou eu deveria dizer simpatizantes de princesas?)! Eu mal pude acreditar quando alguém do Brasil permitiu que EU desse uma olhadinha neste livro. Mas acho que faz sentido, já que, além de ser uma princesa, também tenho verdadeira paixão por histórias românticas! Acreditem no que eu digo, este livro tem essas duas coisas de sobra! Mas são releituras contemporâneas, com reviravoltas que farão você dizer owwwwnnnnnn… Uma Cinderela DJ? Rapunzel popstar? Bela é uma supermodelo? E unicórnios em A Bela Adormecida?! Sim, por favor! Mais, mais. POR FAVOR."

Oie, tudo bom?

Desde o lançamento desse livro, eu fiquei ansiosa para comprá-lo porque estava bem curiosa para ler os contos da Meg Cabot e da Paula Pimenta. Eu nunca fui muito fã de contos de fadas, mas achei muito legal escrever novas histórias com os contos das princesas. A Meg escreveu sobre a Bela e a Fera, a Paula sobre a Cinderela, a Lauren Kate sobre a Bela Adormecida e a Patrícia Barboza sobre a Rapunzel.

No Livro das Princesas eu tive que me habituar ao estilo dos contos porque não tenho costume de ler esse gênero. Acho sempre que a história poderia ter mais informações, porém acredito que seja uma questão de adaptação. O primeiro conto chama-se A Modelo e o Monstro e conta a história de uma modelo que esta viajando de cruzeiro com sua família. Nesse mesmo navio há um cara que possui varias cicatrizes em decorrência de um acidente de carro. O que me incomodou foi a facilidade com que os dois se interessam um pelo outro, mas os personagens são convincentes e divertidos. A Bela e a Fera aborda um tema pesado, a ditadura da beleza, mas a autora conseguiu tratá-lo de forma sutil.

"Mas talvez a Dra. Ling tivesse razão-de novo-, e eu tivesse uma ou duas coisinhas a aprender sobre julgar os homens pela aparência" (pág. 50)

O segundo conto chama-se Princesa Pop, foi escrito pela Paula Pimenta e foi o melhor conto nos quesitos personagens, narrativa e adaptação. A protagonista é Cintia Dorella, uma adolescente, filha de pais separados que vive com a tia enquanto a mãe está trabalhando em outro país após descobrir que o marido a traía. Ele por sua vez casou com a amante e vive com ela e as duas enteadas. Cintia trabalha como Dj em algumas festas, mas sempre tem que ir embora antes da meia noite, pois ainda é menor de idade. Foi uma história atual, mas com todos os pontos importantes do conto da Cinderela. O romance também é fofo e me deixou querendo mais.

"Às vezes uma pessoa especial pode estar bem na nossa frente e não conseguimos enxergar pelo fato de ela estar escondida atrás de um disfarce, fingindo ser quem não é..." (pág. 113)

O terceiro conto chama-se Eclipse do Unicórnio e tem uma narrativa fraca. A história mistura contos de fadas com os dias atuais e não consegue convencer. A narrativa é sofrível e tudo acontece muito rápido não dando tempo ao leitor para se afeiçoar com os personagens. A história é sobre uma princesa que sofreu uma maldição que só poderia ser quebrada pelo verdadeiro amor. Sinceramente, a Bela Adormecida perdeu todo o brilho nas mãos da Lauren Kate.

O ultimo conto é sobre a Rapunzel moderna e tem uma narrativa interessante, mas tudo me pareceu superficial. A protagonista é a Camila, uma estudante que tem um longo cabelo por causa de uma promessa feita pela sua tia e mora em um apartamento alto que foi apelidado de torre. Aliás, ela também tem o apelido de "rapunzel". A narrativa é muito infanto-juvenil e me pareceu forçada.

"No conto original da Rapunzel, ele chora ao ver que o príncipe esta cego, e, quando as lágrimas dela caem nos seus olhos, ele volta a enxergar. Continuo míope. Olha lá, não consigo ler nada que está escrito naquela placa." (pág. 261)

É um livro de contos despretensioso, com leitura fácil e rápida. No geral as adaptações ficaram atuais e cativantes. Se você gosta dos contos de fadas esse livro é indicado, assim como, você poderá se apaixonar pelas historias das princesas com as adaptações criadas pelas autoras. O livro retrata como são as princesas atuais, aquelas que nem sempre precisam de salto, belos vestidos ou um belo príncipe.

São princesas modernas, que tomam atitude, que lutam pelos seus sonhos, são felizes com o corpo e que não se deixam levar pela aparência.

Beijos!

23 comentários

  1. Eu amei esse livro, principalmente pq as minhas duas escritoras preferidas estão nele hahaha

    E também preferi a princesa pop...

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu quero ler esse livro, parece bem interessante! ^^

    Beijos
    Rafa-Eu + Livros
    blogeumaislivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu sou apaixonada por capas e tenho que admitir: compro livros só pela capa. hahaha Acho que a maioria dos meus livros foram comprados pela capa ser bonita, fofinha e tals. Então eu nem preciso dizer que amei a capa de O livro das Princesas né? Achei muito bonita. As cores, os desenhos e a fonte foram coisas que combinaram muito bem. Mas não foi só pela capa que eu me interessei, o que me chamou a atenção foi ver a Paula Pimenta e Meg Cabot juntas em um livro. Foi tipo Uaaaau quando eu sabe? USHAUSHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei o máximo juntar a Paula Pimenta e a Meg Cabot!

      Excluir
  4. Que bom que achou cativante Aline! Eu acho que vou amar, porque sempre amei contos de fadas... Ainda não li, mas quero muito.


    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline!
    Pra variar, a Lauren Kate consegue estragar tudo neh? hahaha
    Que pena que não gostou do conto da Camila, foi o que achei melhor, pq é engraçado, sutil e com a ideia de ser infatojuvenil mesmo! :)

    O conto da Meg tbm é delicinha! (apesar de meio irreal, hahaha).

    Beijo grande!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  6. Eu me apaixonei pela capa desse livro, que é super fofo, e ainda mais por que histórias de princesas que estou acostumada a ler muitas vezes em casa para a bela, uma ótima oportunidade para variar o rumo das princesas, gostei que várias autoras fizeram parte desse livro em forma de contos!!!
    Ainda pretendo ler esse livro!
    bjkas

    ResponderExcluir
  7. Livros que falam de príncipes e princesas sempre fizeram parte da minha infância, até mesmo da minha infância tardia (fase atual =]) e me deparar com a possibilidade de ler um conto de fadas repaginado é o máximo...
    Obrigada por me deixar ainda mais curiosa e com mais vontade de ler esse livro com grandes autoras....
    Ps: Adorei o Beijos da outra Aline lá no blog....
    Então beijos da Outra... =]

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline! :)
    A capa desse livro é a coisa mais fofa desse mundo! Sério, dá pra ficar querendo só por causa dela.
    Eu gosto muuuuuito de contos e ter um livro com releituras de contos de fadas clássicos foi demais para o meu coração. QUERO ESSE LIVRO ATÉ AGORA! Ainda não comprei, infelizmente. :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  9. Oi Aline,
    Confesso que a não ser pela capa esse livro não tinha me chamado a atenção, mas depois de ler seus comentários, fiquei interessada e dar a minha opinião sobre a obra. Eu aprecio contos e espero logo ter a oportunidade de ler esse livro. Mas claro que adorei saber qual você gostou e quais achou fraco.

    Beijokas Elis
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. oi Aline, eu também estava louca para ler esse livro desde o início, mas eu curto contos de fadas, rs. Já vi vários filmes, tanto da Disney quanto outras adaptações (infantis ou mais adultas, tipo Floresta Negra), e eu sou a irmã mais velha com uma diferença de 10 e 14 anos para meus irmãos mais novos, então lia para eles, rs.
    Pelo que você falou tive a mesma impressão de que o conto da Paula Pimenta é o mais coerente com a realidade, afinal a ideia foi essa, adaptar os contos para o mundo real e atual, então acho que essa ideia da Lauren meio viajada mesmo, e fiquei triste de saber que o dela foi assim, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso que não curti Bru, pois a ideia era fazer uma adaptação mesmo.
      ;)

      Excluir
  11. Ah eu amo contos, e com tantas autoras conhecidas e algumas que super amo, não tenho como deixar de ler, mesmo que alguns pontos tenham sido fracos ou superficiais.

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Sempre gostei muito da proposta desse livro, principalmente porque envolve a Meg escrevendo sobre princesas novamente. Fora ela, eu tenho que confessar que nunca li as outras autoras. Mas a Paula Pimenta também me parece ser muito boa. Adorei as adaptações, eu amo contos de fadas e é sempre gostos acompanhar uma releitura bem feita.

    Beijinhos, Mallú Ferreira
    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie!

    Adorei sua resenha, estou desejando este livro pra ontem.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  14. Olá Aline,

    Não conhecia o livro, mas parece interessante....boa dica...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olááá :)
    Eu ainda não peguei em um livro que reunisse autoras lindas, hahhaa
    Eu preciso ler ele, e em breve.

    Beijinhos :)
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Aline

    Nem conhecia o livro acredita ? kkk parece ser legal o livro e mostrar as princesas mais atuais pode ser uma boa forma de viajar na leitura com as lembranças do passado :)

    Beijos

    http://www.livrosechocolatequente.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Aline! ^^
    Eu já tinha lido algo sobre esse livro.
    Gosto de histórias que 'mexem' com esses contos de fadas. Novas abordagens, versões mais sombrias, mais cômicas. Acho que é um livro que vai me agradar. Não sei se todo, mas o suficiente para uma olhada valer à pena! :)

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu tbm me sinto como vc em relação aos contos, sempre acho que podem colocar mais informação e a coisa acaba ficando pobre, e por nem morrer de amores para contos de fadas, deixei esse de lado.

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
  19. Nunca li um livro de contos :S Tenho medo sabe, porque não sei nem o que esperar...

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin