George Clooney Por Favor, Case-se com Minha Mãe - Susin Nielsen

Livro: George Clooney Por Favor, Case-se com Minha Mãe
Autor (a): Susin Nielsen
Editora: Panda Books
Ano: 2011
ISBN 978-85-7888-153-5

"Os pais de Violet se divorciaram há dois anos e, desde então, sua mãe só se envolve em relacionamentos complicados. Como as escolhas da mãe afetam sua vida e de sua irmã caçula, Violet resolve assumir o controle da situação e decide que o padrasto perfeito seria George Clooney. Em meio às aventuras de encontrar Clooney, Violet tem de lidar com os conflitos familiares – incluindo a nova esposa do pai e suas meias-irmãs –, os problemas com as colegas da escola e ainda definir se vale a pena assumir sua paixão por Jean-Paul, o garoto que estuda em sua sala no sétimo ano."

Oie tudo bom?

Comecei a ler esse livro sem muitas pretensões porque ele possui uma temática quase infantil e não sabia se a narrativa iria me agradar. Eu o comprei em um saldão na FNAC por apenas R$ 5,00 reais e se soubesse que era tão bom eu teria comprado mais. Óbvio que o nome do livro também chamou minha atenção, porque além de divertido é muito atrativo aos olhos do leitor.

É um livro infanto-juvenil que conta a história de Violet Gustafson, uma adolescente que vive em Vancouver, no Canadá, onde mora com a irmã Rosie e sua mãe. Seu pai é diretor de TV e sua mãe é uma cabeleireira que trabalhou com muitos artistas. Os dois se conheceram em uma filmagem, se casaram e tiveram duas filhas, mas o casamento não deu certo.

O pai de Violet casou-se novamente com Jennica e juntos tiveram filhas gêmeas. A narrativa começa justamente quando Violet e Rosie vão passar as férias de fim de ano na casa enorme que o pai comprou para viver com sua nova família. Esse é o tema principal do livro: a influência da separação dos pais no comportamento dos filhos. Eu não passei por isso, mas sei que para uma criança a situação deve ser extremamente complicada.

A mãe da pequena protagonista é uma mulher bonita e conhece outros homens depois do divórcio. Mas, ela parece ter um dedo podre para os relacionamentos porque os caras escolhidos são sempre complicados, casados, estranhos ou mulherengos. Isso incomoda Violet que acredita que ninguém nunca será suficiente bom para sua mãe.

"Querido Deus, Alá, Buda. Zeus, quem quer que você seja. Por favor, faça este ser legal. Não deixe que seja um traidor (Jonathan), um pobretão (Alphonse), um alcoólico (Carl), um idiota (Guy), casado (Larry) ou um cretino de modo geral (Dimitri, Paulo, Jake, Yuri)." (pág. 27)

A mãe dela acaba conhecendo Dudley, um cara antiquado e que conta piadas sem graça. Violet então decide que precisa tomar uma atitude para encontrar o "homem ideal" para ela.

Quando ela encontra uma foto autografada de George Clooney, que havia conhecido sua mãe no passado, Violet lhe escreve uma carta contando toda a história e argumentando os motivos para ele se tornar seu padrasto. E o desenvolvimento da narrativa se dá nas tentativas da protagonista em manter contato com o ator de Hollywood.

O livro trabalha de forma sutil os reflexos de um divórcio nos filhos do casal e a readaptação da família a essa nova realidade. Rosie, por exemplo, passou a fazer xixi na cama desde o dia em que o pai foi embora e Violet adquiriu TOC relacionado a organização.

A temática séria contada por uma adolescente me fez amar esse livro e seus personagens como Phoebe, melhor amiga de Violet, e Jean-Paul, o garoto por quem ela é apaixonada.

São menos de duzentas páginas para se encantar com a Violet e se deliciar com sua história. Não é um livro fácil de encontrar, mas se achá-lo pelas livrarias do país, não hesite em comprá-lo.

Beijos!

11 comentários

  1. Nunca tinha visto nem o livro nem a autora, mas realmente o título chama a atenção. Parece ser super divertido e original, com certeza vai pra minha listinha!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que lindo, não conhecia..
    Adorei o livro e sua resenha.
    Estou seguindo aqui, adoorei!
    Te espero no meu

    http://pamlepletier.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline! ^^
    Não conhecia esse livro.
    Apesar da temática seja o drama familiar em uma separação, a história parece ser tratada de maneira leve. Gostei da resenha e se eu encontrar o livro, vou dar uma olhadinha com mais carinho e quem sabe comprá-lo! :)

    Desculpe-me pelo sumiço. Gostaria de prometer que não vai acontecer mais, mas taí uma coisa complicada de prever. Tem dias que eu não consigo me concentrar para ler nenhum post, então prefiro não comentar. Deixar pra quando eu estiver melhor. Mas continuo acompanhando seu blog! ;)

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problema Helaina, você sabe que adoro suas visitas no blog!
      ;)

      Excluir
  4. Não conhecia o livro, mas confesso q pelo nome eu acabaria dando uma chance, bom saber que ele é divertido e tem algo de positivo ;)

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
  5. Aline, não conhecia o livro, e realmente parece ser muito bom, apesar do título não entregar a ideia central o livro, achei que seria algo mais cômico, e pelo que li da sua resenha envolve temas bem sérios.
    Adorei a resenha!
    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline!
    Eu nunca tinha ouvido falar nesse livro e confesso que apesar da história infanto-juvenil, o livro me deixou muito curiosa, principalmente por eu já ter passado quando pequena, pelo divórcio de meus pais!
    Ótima indicação de livro e se ver ele para comprar com certeza não pensarei duas vezes!

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  7. Interessante, a capa chama atenção é bem legal, gosto um pouco de livros assim falando sobre os problemas reais da nossa sociedade como o divórcio. Espero poder ler um dia
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Com certeza se eu visse um livro nesse estilo por R$5,00 eu compraria, pois a capa chama a atenção e tem um nome bem diferente dos livros normais, mas o que dificultaria minha compra é por que ele é meio infantil e eu não sou muito fã desse tipo de literatura, eu prefiro uma coisa mais adulta com termos mas difíceis, enfim, mas o projeto é bacana.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin