TAG: 10 Séries Literárias que Quero Começar

Oie, tudo bom?

Esses dias em minhas andanças pelos vídeos literários no Youtube, encontrei essa tag no canal da Katytastic. O canal é estrangeiro, mas ela tem ótimos vídeos. É bem simples e você deve citar 10 séries que deseja começar. Espero que vocês gostem e me indiquem nos comentários se as séries valem mesmo a pena. Beijos!

Sociedade Secreta - Diana Peterfreund


Eu não conhecia essa série antes de um vídeo postado pela Pam do Garota It falando sobre as maravilhas desses livros. Fiquei tentada a comprá-los, mas são livros caros. Os livros foram lançados pela Editora Record e escritos pela Diana Peterfreund, a mesma autora de Uma Manhã Gloriosa.

Sinopse do 1º livro: "Amy Haskel é editora da revista literária da faculdade e acredita que logo será convocada para a sociedade secreta Pena & Tinta. Mas tudo muda quando ela se torna uma das primeiras garotas convidadas a integrar a Rosa & Túmulo, a sociedade secreta mais poderosa - e infame - do país. Amy vê sua vida virar do avesso depois que se transforma em uma Coveira (como são chamados os integrantes da Rosa & Túmulo) - não consegue estudar, se afasta dos amigos e está prestes a perder seu quase-namorado. E é só o começo. Em nome da sociedade, Amy deverá assumir a liderança de uma grande conspiração que envolve dinheiro e poder, e que tem (grandes) chances de destruir sua vida."

Os Instrumentos Mortais - Cassandra Clare


Tem uma série mais falada nos últimos tempos? Eu morro de curiosidade ao ver os comentários nas redes sociais sobre esses livros. Ainda mais agora com o lançamento do filme baseado na história. Decidi que ele se tornou leitura obrigatória e comprarei Cidade dos Ossos para conhecer a narrativa e para depois comprar os outros livros. As capas são outro ponto que chama atenção...são marcantes, lindas e tem brilhos.

Sinopse do 1º livro: "Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando a jovem Clary decide ir para Nova York se divertir numa discoteca, ela nuca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece no ar e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria."

Pretty Little Liars - Sarah Shepard


Essa série tem mais de 10 livros lançados no Brasil pela Editora Rocco. Eu conheci a história através da série de TV que foi baseada na narrativa. Não continuei assistindo a série e fiquei com vontade de ler os livros. O livro fala da amizade entre Spencer Hastings, Hanna Marin, Emily Fields e Aria Montgomery que tinham uma amiga em comum: Alison DiLaurentis. Alison desaparece e 3 anos depois seu corpo é encontrado. O problema é que uma pessoa misteriosa chamada A passa a ameaçar as meninas com segredos que somente Alison sabia.

Sinopse do 1º livro: "Pretty Little Liars fala sobre a vida de quatro garotas — Spencer, Hanna, Aria e Emily — que acabam se “separando” depois do sumiço de sua líder, Alison. Três anos depois, elas começam a receber mensagens de texto e alguém que está assinando como “A” e ameaça a expor seus segredos — incluindo os mais secretos que elas achavam que somente Alison sabia."

Infinity Ring


Eu não sabia nada da série antes de ir ao Encontro da Editora Seguinte. Cada livro foi escrito por um autor diferente e fala sobre viagem no tempo e não sei muitas informações sobre a narrativa. Mas, fiquei muito curiosa e quero começar a ler os dois primeiros livros que já foram lançados no Brasil.

Sinopse do 1º livro: "Furacões, terremotos e outros desastres naturais estão destruindo cidades, estados e países inteiros. E a organização SQ, apesar de ser responsável por controlar o planeta, parece não se esforçar para evitar a chegada do cataclismo que acabaria de vez com toda a humanidade. Dak Smyth assiste a tudo isso de dentro de casa, fazendo aquilo de que mais gosta: estudar história e comer queijo. Até o dia em que seus pais saem para uma viagem curta e ele e sua melhor amiga Sera Froste, uma garota totalmente fascinada por física quântica, resolvem matar a curiosidade e se aventurar no laboratório de ciências dos pais dele."

Desaparecidos - Meg Cabot


Eu gosto muito dos livros da Meg Cabot e já li vários, mas a mulher é uma máquina de escrever e fica difícil acompanhar todos os lançamentos e séries. Tenho muita curiosidade para ler Desaparecidos e sei pouco sobre a série. Recentemente a Editora Record lançou  o 3º livro.

Sinopse do 1º livro: "Mandaram que eu escrevesse um relato, em primeira pessoa, sobre o que aconteceu comigo, falando toda a verdade e nada mais do que a verdade. Então tá. O que aconteceu comigo: fui atingida por um raio. Tudo culpa da Ruth, que resolveu que queria voltar da escola andando, para queimar uns quilinhos... Acabou que eu é quem fui queimada. Ninguém acreditou em mim, nem eu mesma, pra ser sincera. Eu não estava me sentindo mal, não tinha nenhuma marca ou machucado... Nem estava chamuscada! Mas logo as coisas começaram a mudar. Quando acordei no dia seguinte, de alguma forma sabia onde estavam as duas crianças cujas fotos estampavam a caixa de leite, aquelas do Disque-Desaparecidos, sabe? Pois é. Eu tinha certeza absoluta sobre onde elas estavam. O problema é que eu achava que estava fazendo uma coisa boa! Liguei para o Disque-Desaparecidos e avisei à simpática senhorinha onde estavam essas duas crianças, e depois mais outras... Até que dois não-tão-simpáticos agentes federais apareceram na minha escola para conversar comigo."

Academia de Vampiros - Richelle Mead


Outro livro que fiquei conhecendo há pouco tempo e já recebi várias indicações muito boas. Academia de Vampiros foi o livro mais citado no encontro da Seguinte eu fiquei sabendo um pouco sobre a narrativa.

Sinopse do 1º livro: "Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade."

A Saga do Tigre - Colleen Houck


Eu não sei nada sobre a série e nem li nenhuma sinopse, mas são livros bem recomendados. Pretendo tê-los em breve na minha estante.

Sinopse do 1º livro: Kelsey Hayes perdeu os pais recentemente e precisa arranjar um emprego para custear a faculdade. Contratada por um circo, ela é arrebatada pela principal atração: um lindo tigre branco. Kelsey sente uma forte conexão com o misterioso animal de olhos azuis e, tocada por sua solidão, passa a maior parte do seu tempo livre ao lado dele. O que a jovem órfã ainda não sabe é que seu tigre Ren é na verdade Alagan Dhiren Rajaram, um príncipe indiano que foi amaldiçoado por um mago há mais de 300 anos, e que ela pode ser a única pessoa capaz de ajudá-lo a quebrar esse feitiço. Determinada a devolver a Ren sua humanidade, Kelsey embarca em uma perigosa jornada pela Índia, onde enfrenta forças sombrias, criaturas imortais e mundos místicos, tentando decifrar uma antiga profecia. Ao mesmo tempo, se apaixona perdidamente tanto pelo tigre quanto pelo homem.

Fazendo meu Filme - Paula Pimenta



Eu ainda não li nada da Paula Pimenta e me envergonho disso. Depois da sessão de autógrafos da autora que fui nesse mês fiquei pensando porque ainda não tinha lido nada dela. Fazendo Meu Filme tem como protagonista a Fani e atraiu diversos leitores no Brasil. Já comprei os dois primeiros livros e espero poder ler em breve.

Sinopse do 1º livro: "Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima."


Jogos Vorazes - Suzane Colins



Eu ainda não li Jogos Vorazes e já vai ser lançada a adaptação de Em Chamas. Como vocês sabem a série é uma distopia e se passa em um mundo dividido por distritos. Eu tô bem curiosa para ler e sei que o final decepcionou muita gente.

Sinopse do 1º livro: "Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade."


Percy Jackson - Rick Riordan



Essa série é outra que já está indo para o segundo filme adaptado e eu ainda nem li o primeiro livro. Morro de curiosidade para saber sobre a narrativa e acho as capas lindas. Os livros foram lançados pela Editora Intrínseca.

Sinopse do 1º livro: "O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses."

28 comentários

  1. Já li Jogos Vorazes, estou lendo Percy Jackson e já li Fazendo Meu filme, recomendo todas, com certeza você vai adorar.

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!!! Tudo bem?
    Eu estou um pouco com o pé atrás com séries.. sério, não aguento mais isso! Eu sei que é legal dependendo do autor e etc. Mas eu comecei a ler 'A Maldição do Tigre' e pensei que seriam uns 2 ou 3 livros! Mas quando vi aquele monte de lançamento, abandonei. Não tenho paciência para esperar.. Na minha opinião, a maioria das séries que estão sendo lançadas no momento, não são séries 'sérias' são apenas livros 'pra vender' para as editoras lucrarem mais, sabe? E acontece isso também com Percy Jackson.. São taaaantas continuações de sub-séries (não sei se é assim que se chama) que eu me desanimo.. sério.. Não sei se você me entende, ou se acha que sou louco.. Acho que ninguém concorda comigo, mas estou saturado de séries por enquanto.. pois ao meu ver são todas iguais, todas seguem um roteiro, 'programação'.. todo mundo quer escrever série agora.. cansei :(
    Mas já tive sim, vontade de ler muitas séries e etc.. Adorei Harry Potter, assim como todo mundo, eu acho.. hehe comecei Jogos vorazes, e 'O Nome DO Vento', e imagino eu eu vá terminar essas, pois achei muito boa, diferentes, sabe? E a única no momento, que eu leria, seria a da Paula Pimenta, que me parece ser um pouco mais original.. enfim, é o que eu penso, não sei se alguém concorda comigo..

    Bjos Aline!
    Fernando

    http://novelodeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como te disse no twitter Luís Fernando, também acho que o grande número de séries é mais financeiro do que literário.
      Beijos!
      ;)

      Excluir
  3. De todas, ainda não li Infinity Ring e Fazendo meu filme, mas pretendo. Vou começar Percy Jackson em breve. Recomendo todas as outras, exceto Pretty Little Liars, que é mais complexa e cruel do que a série da tv. Li até o livro 6, mas embora seja interessante, é meio estressante com tanta maldade e tanto livro, rs. :)

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que medo de ler Pretty Little Liars...kkkkk
      ;)
      Beijos!

      Excluir
  4. Fazendo Meu Filme, sem dúvida, é uma das melhores séries literárias que já li e gostaria muito de saber sua opinião a respeito dela, certamente vai gostar do livro ^_^ Não tenho pretensão, porém, de ler várias séries nessa lista por enquanto, mas confesso que tenho uma certa (diga-se de passagem: grande) curiosidade para ler Percky Jackson e Os Instrumentos Mortais... =)
    Beijos...

    ♥ SammySacional.blogspot.com ♥
    ♥ DandoUmaDeEscritora.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga tudo bem, essa tag é legal quantos livros hein menina Jesus kkkk
    A unica que li toda foi jogos vorazes e quero ler muito é os livros da Meg Cabot, Cassandra Clare, Collen Houck e Paula pimenta todos estao na minha lista que quero em ebook pois sao muitos livros para ter.no fisico!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu li algumas dessas séries e amei, então vamos falar sobre elas! A sociedade secreta eu li os dois primeiros livros e adorei!! Pena que são caros então não sei quando vou comprar os últimos. Adoro também Infinity Ring, terminei Dividir e Conquistar ontem, mas achei Um Motim no Tempo muito melhor! JV é quase tudo o que dizem, mas eu achei a protagonista um saco S: Percy é um amor, mas eu ainda prefiro a segunda série Os Heróis do Olimpo onde eles estão mais velhos e mais maduros e ah *o* FMF eu li só o primeiro e achei mais ou menos, ou talvez eu tenha passado da idade, a da Meg eu ainda não li, mas quero muito ler! Adorei essa tag!

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  7. Já li os de jogos vorazes, percy Jackson e os da Paula Pimenta. Os de pretty little liars estão na minha lista também ^^

    Bjs,

    Laila Lizzy.

    www.escritoriando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. eu também nunca li nenhuma dessas séries, toca aqui o/ kk
    e a maioria não tenho vontade, admito.
    todo mundo fala bem da Paula Pimenta e tenho vontade de ler, mas tenho mais vontade de ler Minha Vida Fora de Série que Fazendo meu Filme. Da Meg eu tenho que ler tantos livros ainda, essa coleção fica beeem depois dos outros kk eu nunca li as séries mais famosas dela,o Diário da Princesa e A Mediadora. tenho vontade de ler Pretty Little Liars tb
    até que a sinopse de Sociedade Secreta chama atenção, mas não sei se leria

    ResponderExcluir
  9. Infinity ring é uma série que também estou muito ansioso para ler, xD

    ResponderExcluir
  10. Já comecei todas essas séries (exceto Pretty Little Liars, que só conheço o seriado), e todas são ótimas opções de leitura!! Você sem dúvidas irá adorar!
    Abraço,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vinícius!
      Espero poder ler em breve. Beijos
      ;)

      Excluir
  11. Eu já li os três primeiros livros de Os intrumentos mortais e estou ansiosa pelos outros, Percy Jackson também está na minha estante e devo ler em breve. Uma outra série que você não menciona e é excelente é Feios, eu recomendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Cris, eu li a série Feios e está faltando apenas o livro Extras.
      É ótima né?
      Beijos!
      ;)

      Excluir
  12. Oiee Aline!!!

    metade dessas séries eu to de olho também. Mas antes, queria dizer que a Saga do Tigre é MUITO boa, vc não vai se arrepender. Minhas metas para este segundo semestre são ler pelo menos até o segundo livro do Percy e até o segundo de Jogos Vorazes por causa dos filmes que estão para serem lançados. Espero que eu consiga

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Fico pasma com a nossa compatibilidade '-'. A maioria das minhas respostas seriam as mesmas,rs. Adoro isso. Tem algumas tags pra você responder lá no blog. Dá uma passadinha lá. Beijos, Rê.

    leituradeumageek.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. As únicas séries q não li nada msm foram a da Meg e do Tigre, as outras pelo menos um livro e li e mtas no 1º já desisti msm....kkkkk
    Acho q as completas foram: Rick, Diana, Cassandra e da Richelle

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
  15. Oi flooor! Olha, daí já li Instrumentos Mortais, e é uma das minhas favoritas. Jogos Vorazes e Percy Jackson tambem! Maravilhosas, ambas. Academia de vampiros eu tenho os 3 primeiros, mas nao sei quando lerei.

    PLL eu ouvi dizer que é bem diferente da serie, e que decepciona entao resolvi nao arriscar.

    Sociedade Secreta quero começar tambem, assim como Infinity Ring, Desaparecidos, a saga do Tigre e Fazendo meu filme

    Beijoos
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Muito legal essa Tag! ^^
    Eu também quero ler "Os Instrumentos Mortais" e "Desaparecidos" (ainda não conhecia, acabei de conhecer aqui no seu blog e amei!), "Jogos Vorazes" eu já li e adorei! Recomendo!!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oito mil anos depois HERE I AM. Acho que foi daqui que parei de comentar. Até mesmo porque as datas batem e enfim, quanta coisa você postou em uma semana, meu Deus, menina dedicada.
    MAS TÁ. GENTE. VOU COMENTAR SOBRE ESSE POST.
    Tipo, tem várias séries que você citou aí e que eu nem conhecia. Mentira, são só duas. A... *scroll* Infinity Ring *scroll* E SOCIEDADE SECRETA!
    Você é uma dessas pessoas que tem vontade de ler os livros pela popularidade? Só pra ver se "é bom como todos dizem"? Às vezes eu me envergonho disso #SHAMEONMEEEEEE mas tenho muito isso com Instrumentos Mortais e A Maldição Do Tigre. Não foram livros que me ~atraíram~, sabe? Mas morro de vontade de ler também.
    Em compensação, eu era assim com Jogos Vorazes e Percy Jackson, sabe? Eu comecei a ler sem DAR NADA PELOS LIVROS. Tá, conhecia uma galera que era fã, e entendia, e enfim, fui pela popularidade e acabei me apaixonando. Jogos Vorazes foi meio difícil de ler, ainda mais na época, porque eu era muito novinha e li tudo ilegalmente pelo celular HAHAHAH fala sério, não sou a favor de livraria pirata, mas às vezes não tem como não usar.
    (e, além disso, eu comprei os livros depois.)
    Mas, no fim, acho que não me decepcionei com o final de THG. Óbvio que houveram coisas desnecessárias pra mim. Mas, sei lá, eu meio que adivinhei o que ia acontecer. Eu frequentemente adivinho o fim das sagas, isso é uma bosta.
    Quanto a PJO, é uma daquelas sagas que você chega à pagina 50 do primeiro livro, para e se envergonha por nunca tê-lo lido antes. Sério. Eu acho que me apaixonei pela primeira página e até agora, no fim do quarto livro, não me decepcionei absolutamente. MEU DEUS, É MUITO BOM.
    PLL eu quero ler por causa da série, BEIJOS.
    Fazendo Meu Filme são livros que eu sempre SEMPRE SEMPRE quis ler (tá, tipo, desde o ano passado). Eu fico muito tristinha porque nunca dá pra comprar, eles são tão carinhos ):
    Faltou o que? Academia de Vampiros. Ex-crush mandou eu ler falando que era muito bom, tô enrolando até hoje, mas né. It's all about money.
    (E tia Máquina-Meg já está inteira na minha wishlist)
    Vou pro outro post! hahah
    DESCULPE A DEMORA, ALINE. Vou passar a acompanhar tudo certinho a partir de agora.
    amor pra vc <3

    ResponderExcluir
  18. Oito mil anos depois HERE I AM. Acho que foi daqui que parei de comentar. Até mesmo porque as datas batem e enfim, quanta coisa você postou em uma semana, meu Deus, menina dedicada.
    MAS TÁ. GENTE. VOU COMENTAR SOBRE ESSE POST.
    Tipo, tem várias séries que você citou aí e que eu nem conhecia. Mentira, são só duas. A... *scroll* Infinity Ring *scroll* E SOCIEDADE SECRETA!
    Você é uma dessas pessoas que tem vontade de ler os livros pela popularidade? Só pra ver se "é bom como todos dizem"? Às vezes eu me envergonho disso #SHAMEONMEEEEEE mas tenho muito isso com Instrumentos Mortais e A Maldição Do Tigre. Não foram livros que me ~atraíram~, sabe? Mas morro de vontade de ler também.
    Em compensação, eu era assim com Jogos Vorazes e Percy Jackson, sabe? Eu comecei a ler sem DAR NADA PELOS LIVROS. Tá, conhecia uma galera que era fã, e entendia, e enfim, fui pela popularidade e acabei me apaixonando. Jogos Vorazes foi meio difícil de ler, ainda mais na época, porque eu era muito novinha e li tudo ilegalmente pelo celular HAHAHAH fala sério, não sou a favor de livraria pirata, mas às vezes não tem como não usar.
    (e, além disso, eu comprei os livros depois.)
    Mas, no fim, acho que não me decepcionei com o final de THG. Óbvio que houveram coisas desnecessárias pra mim. Mas, sei lá, eu meio que adivinhei o que ia acontecer. Eu frequentemente adivinho o fim das sagas, isso é uma bosta.
    Quanto a PJO, é uma daquelas sagas que você chega à pagina 50 do primeiro livro, para e se envergonha por nunca tê-lo lido antes. Sério. Eu acho que me apaixonei pela primeira página e até agora, no fim do quarto livro, não me decepcionei absolutamente. MEU DEUS, É MUITO BOM.
    PLL eu quero ler por causa da série, BEIJOS.
    Fazendo Meu Filme são livros que eu sempre SEMPRE SEMPRE quis ler (tá, tipo, desde o ano passado). Eu fico muito tristinha porque nunca dá pra comprar, eles são tão carinhos ):
    Faltou o que? Academia de Vampiros. Ex-crush mandou eu ler falando que era muito bom, tô enrolando até hoje, mas né. It's all about money.
    (E tia Máquina-Meg já está inteira na minha wishlist)
    Vou pro outro post! hahah
    DESCULPE A DEMORA, ALINE. Vou passar a acompanhar tudo certinho a partir de agora.
    amor pra vc <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela lembrança e o comentário lindo!
      ;)

      Excluir
  19. Queria ler todas esses series tambem, so li Percy Jackson e Jogos Vorazes, mas estou louca para ler os livros da Paula Pimenta (de tanto que eu já ouvi falar), Instrumentos Mortais (digo o mesmo, ja ouvi muito) e Pretty Little Liars (porque eu acompanho a serie). E quanto ao ultimo livro de Jogos Vorazes, eu não me decepcionei não, acho que a maioria das pessoas esperava um final mais dramático ou surpreendente, e foi simplesmente um final real, que eu achei tudo a ver com a historia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris...não vejo a hora de ler Jogos Vorazes e já li que muitas pessoas não gostaram do final dado pela autora.
      ;)

      Excluir
  20. Fiquei mega feliz de você ter citado Fazendo Meu Fillme e Jogos Vorazes.
    Já li Fazendo Meu Filme, estou no terceiro já! É muito bom, recomendo à todos. <3

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin