Mau Começo - Lemony Snicket

Livro: Mau Começo
Autor (a): Lemony Snicket
Editora: Companhia das Letras
ISBN 978-85-359-0094-1

"Mau Começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã."

Oie, como vocês ficaram sabendo na resenha anterior, meu nome é Camila Gonçalves e na segunda quinzena de junho eu vou resenhar todos os livros da jornada Desventuras em Série.

Mau Começo é a primeira obra de uma série de 13 livros escritos por Lemony Snicket. Ainda no primeiro livro os irmãos Baudelaire, Violet, Klaus e Sunny, recebem a terrível notícia de que seus pais faleceram em um desastroso incêndio. Além disso, o fogo destruiu toda a mansão da família e eles ficam sem casa.

Assim começa a infeliz série de desventuras dos órfãos que recebem a notícia do Sr. Poe, um banqueiro amigo da família. Elas são encaminhadas para uma nova casa onde conhecem seu tutor: o Conde Olaf. Ele é um homem rude, pérfido e violento, que obriga as crianças a fazerem diversas tarefas impróprias para menores. Sem contar os maus tratos em que ele chega a prender Sunny em uma gaiola e bate em Klaus.

Uma parte que me marcou muito foi o desabafo de Klaus,após o tapa que ganhou de Olaf:

"Detesto isto aqui,Violet!Detesto esta casa!Detesto nosso quarto!Detesto ter que fazer todos esses trabalhos,e detesto o Conde Olaf!" - Mau começo, capítulo 3 página 35.

Olaf é tão cruel que deixa todos os dias um mingau frio e ralo acompanhado de uma lista enorme de tarefas que as crianças são obrigadas a cumprir antes do anoitecer.Os Baudelaire arrumam a casa, cortam lenha e até cozinham para uma trupe teatral, que são uns atores do teatro da qual o vilão participa.

Juntamente com a ''companhia teatral''(que na verdade são uns criminosos e capangas), o Conde faz da vida dos órfãos um verdadeiro inferno.Violet é obrigada a quase se casar com ele e obrigada a escalar uma torre de quase 10 metros usando apenas um arpéu ersatz.

O que sempre me impressionou na série é a capacidade que o autor tem para amarrar o leitor durante a narrativa. Mesmo sabendo a falta de sorte dos Baudelaire, é impossível largar a leitura porque você vai ficar tentando descobrir qual será o futuro dos três personagens nas próximas páginas.

O narrador do livro é o próprio autor que algumas vezes dá pitacos na história. Todas as obras possuem 13 capítulos e dá pra ler rapidinho. Quer voltar a ser criança? Leia Desventuras em Série. Já leu? Deixe nos comentários o que achou desse livro e aguarde as próximas resenhas.

Beijos

Camila Gonçalves -

3 comentários

  1. Muito interessante!!!
    Gosto de livros assim que transportam
    vc na leitura tudo de bom, anotado!
    bjs
    Dani Casquet

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi maravilhas sobre essa série. E tenho certeza que ela deve merecer todas essas opiniões positivas. Seria muito bom lê-lo em alguma oportunidade.

    Bejinhos

    ResponderExcluir
  3. Já li!
    Gostei muito da série e como disse no outro comentário, uma pena terem feito só um filme. A série toda merecia ter ido para a tela do cinema.
    Queria muito reler esses livros. Eles podiam lançar em volume único como fizeram com "As Crônicas de Nárnia".

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    http://universo-invisivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin