Olga - Fernando Morais

Livro: Olga
Autor (a): Fernando Morais
Editora: Companhia das Letras
Ano: 1994
ISBN 85-7164-250-8

"A vida de Olga Benario Prestes, judia comunista entregue a Hitler pelo governo Vargas."

Olga é um livro com uma grande carga histórica que aborda a vida de Olga Benario, uma alemã que lutou contra a ditadura imposta por Vargas no Brasil, e que sofreu, lutou e morreu e morreu nas mãos do nazismo alemão.

Ainda na adolescência ela entrou para o Partido Comunista Alemão e já se mostrou uma pessoa determinada, inteligente e corajosa. O que mais surpreendia seus colegas era sua origem burguesa, ao contrário da maioria proveniente da classe proletária.

Ela começou a subir exponencialmente no movimento comunista, principalmente por ser tão ativa no movimento. No meio de tanto trabalho, ela se envolve com Otto Braun e vai morar com ele quando sai da casa dos pais. Quando ele é preso e Olga participa de seu resgate, os dois vão para a Rússia a fim de evitar condenações e lá eles trabalham ainda mais para o partido. O problema é que o excesso de trabalho desgasta o relacionamento com Otto e o fim é inevitável. É nesse país que ela recebe a ordem de acompanhar um grande revolucionário e comunista brasileiro que estava retornando ao seu país para articular uma revolução depois de alguns anos de exílio no exterior. Esse homem era Luís Carlos Prestes.

Depois de passar por diversos países europeus como um casal, Olga e Prestes acabam se tornando um e se casam antes de chegar no Rio de Janeiro. Eles vem para o Brasil através da Argentina e do Sul do Brasil, de onde conseguem chegar de carro ao Rio se passando por um casal de portugueses. Eles se organizam na cidade carioca a fim de começar uma nova revolução no país e destituir o governo getulista. Vários casais estrangeiros são enviados para ajudá-los, mas a revolução não deu certo e Carlos Prestes passou a ser cassado em todos os lugares pelo capitão Filinto Muller, responsável pela tortura de vários brasileiros e estrangeiros que passaram pelas cadeias naquela época.

O que mais me surpreendeu no livro foi descobrir que empresas como a Siemens e a Volkswagen colaboraram com Hitler utilizando os prisioneiros dos campos de concentração como verdadeiros escravos em suas fábricas. Eu me interesso pelo que aconteceu durante o nazismo para tentar entender até onde um ser humano é capaz de ir quando chega ao poder. Hitler foi responsável pela morte de milhares de judeus somente porque ele os considerava uma raça inferior. Um absurdo inconcebível nos dias atuais e em qualquer época.

Fiz uma leitura mais criteriosa porque a narrativa envolve muitos nomes, datas e fatos históricos. Foi ótimo  também para saber um pouco mais sobre personagens conhecidos apenas nos livros de história ou na literatura como Agildo Barata e Graciliano Ramos. O livro traz algumas informações bem aprofundadas sobre Olga, como o fato dela fazer exercícios físicos em sua cela e que foi mandada para a Alemanha já com 7 meses de gravidez. Foi em uma prisão que ela teve a filha, Anita Leocádia, e as duas ficaram juntas por pouco mais de 1 ano e Olga nunca mais pode ver a menina.

Ela é uma personagem muito marcante com uma grande perseverança que nunca deixou de lutar pelos ideais e pelo movimento. A leitura é muito indicada para qualquer pessoa que queira entender um pouco mais sobre o que o nazismo representou na vida de milhares de pessoas. Desfez famílias, destruiu sonhos, deixou pessoas loucas e alimentou o ódio em vários países.

Gostei muito de ler sobre a vida e o legado de Olga e parabenizo o autor também, pois ele fez uma pesquisa bem extensa sobre todos os passos que ela deu com informações, fotos e documentos riquíssimos daquele período.

Espero que tenham gostado da resenha. Beijos!

Um comentário

  1. Nossa eu amei esse livro o filme também não deixa nada a desejar lógico que muda algumas coisas mas é ótimo mesmo !!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin