Autor (a): J.K. Rowling
Editora: Rocco
Ano: 2000
ISBN 978-85-325-2306-8
"Depois de férias aborrecidas na casa dos tios trouxas, está na hora de Harry Potter voltar a estudar. Coisas acontecem, no entanto, para dificultar o regresso de Harry. Persistente e astuto, nosso herói não se deixa intimidar pelos obstáculos e, com a ajuda dos fiéis amigos Weasley, começa o ano letivo na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. As novidades não são poucas. Novos colegas, novos professores, muitas e boas descobertas e...um grande perigoso desafio. Alguém ou alguma coisa ameaça a segurança e a tranquilidade dos membros de Hogwarts. Como eliminar definitivamente esse mal e restaurar a paz na escola?"
Olá pessoal. Tudo bem?
Como vocês sabem estou lendo os livros da série Harry Potter pela primeira vez e hoje vim resenhar Harry Potter e a Câmara Secreta, o segundo livro. Nesse livro Harry está se preparando para o fim das férias e o início do ano letivo, mas ainda tem que suportar mais alguns dias ao lado dos tios e do primo "mala". Além disso, ainda está muito triste porque Hermione e Rony passaram todas as férias sem dar notícias ou enviar uma única coruja para sua casa.
Tenho uma reclamação sobre os livros da série: Por que o Harry sempre tem que voltar para aquela casa onde sempre é maltratado e humilhado? É muito chato ler essas cenas porque é bem triste (mesmo que ele esteja protegido com um feitiço contra os comensais da morte e essa seja sua única família). Algumas semanas antes do fim das férias Potter recebe a visita de um elfo doméstico chamado Dobby, que implora para que ele não volte à escola. Com tantas dificuldades para ir ao colégio, ele e Rony quase são expulsos de Hogwarts tentando chegar de uma forma nada convencional.
Durante o ano letivo situações estranhas passam a acontecer com alunos que vieram de famílias trouxas(pessoas que não são bruxas) e alguns são petrificados na escola, espalhando o terror pelos alunos. As suspeitas recaem sobre o grande segredo da Câmara Secreta e o herdeiro de Salazar Slystherin, um dos fundadores da escola de Hogwarts. Harry também passa a ser visto com maus olhos pelos colegas quando descobrem que ele é um ofidioglota, ou seja, é capaz de falar com cobras. Os mistérios envolvendo Harry e Voldemort ainda assombram a todos...
O segundo livro mantém a narrativa interessante e cheia de novidades em relação ao primeiro. Temos personagens com mais evidência como a Murta que Geme, um menina que morreu no colégio e que assombra um dos banheiros femininos e o novo professor Lockhart, um bruxo metido a besta e mentiroso. A autora soube dosar a amizade entre Harry, Rony e Hermione, mostrando a melhor habilidade de cada um nos momentos certos.
Definitivamente o Harry dos livros é muito mais destemido do que o medroso que os filmes venderam. Os personagens principais são cativantes o bastante para que os leitores torçam por eles nesse livro. Para quem ainda não leu, leitura super indicada...e para quem já leu, deixem nos comentários os trechos que vocês mais gostaram. Já estou com o terceiro livro em casa e em breve tem mais resenha da série aqui no blog.
Adorei o poema feito pela Gina para Harry:
"Teus olhos são verdes como sapinhos cozidos,
Teus cabelos, negros como um quadro de aula
Queria que tu fosses meu, garoto divino,
Herói que venceu o Lorde das Trevas."
Até a próxima, um beijo!
Quero ver sua resenha depois que você ler "O Prisioneiro de Azkaban". É um dos meus favoritos!!!
ResponderExcluirAdorei essa sua resenha também!! Essa série é muito boa, não é?! :)
Beijusss;
http://hipercriativa.blogspot.com.br/