A Revolução dos Bichos - George Orwell

livro revolução bichos
Livro: A Revolução dos Bichos
Autor (a): George Orwell
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2007
ISBN 978-85-359-0955-5

“Cansados da exploração a que são submetidos pelos humanos, os animais da Granja Solar rebelam-se contra seus donos e tomam posse da fazenda, com o objetivo de instituir um sistema cooperativo e igualitário, sob o slongan ‘Quatro pernas bom, duas pernas ruim’.”

A Revolução dos Bichos é um livro indicado por muitos sites literários e possui um caráter histórico muito interessante. Foi escrito por Eric Arthur Blair, sob o pseudônimo de George Orwell, abordando os aspectos de uma sociedade em que os ricos mandam e os proletariados obedecem.
O livro é uma comparação dos acontecimentos da Revolução Russa, mas sem nunca revelar suas verdadeiras fontes. Tudo tem início na Granja Solar, onde vivem vários animais sob os cuidados de Jones e sua esposa. Ele maltrata os bichos, os agride, mata os que não geram lucros e raciona a comida. Certo dia, um porco chamado velho Major faz um discurso efusivo sobre a diferença vital entre homens e bichos. Além disso, ele fala sobre uma revolução que um dia seria proclamada pelos animais e nela ficaria instituída a seguinte lei: “quatro patas é bom, duas patas ruim”.

Até que um dia eles se rebelam e passam a ser governados pelos porcos Bola-de-Neve e Napoleão, que são escolhidos porque os porcos eram considerados animais mais inteligentes. O local foi renomeado para Granja dos Bichos e foram estipulados os seguintes mandamentos:

1. Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.
2. O que andar sobre quatro pernas, ou tiver asas, é amigo.
3. Nenhum animal usará roupa.
4. Nenhum animal dormirá em cama.
5. Nenhum animal beberá álcool.
6. Nenhum animal matará outro animal.
7. Todos os animais são iguais.

Quando o poder começa a subir à cabeça de Napoleão os problemas surgem e ele contraria todos os mandamentos estipulados para a granja. Como ele e Bola-de-Neve discordavam em muitas decisões, Napoleão decide expulsá-lo da fazenda. Logo o terror se espalha entre os bichos que são aterrorizados pelo porco Garganta, braço direito de Napoleão, com falsas tentativas de invasão com a ajuda de Bola-de-Neve. Com o passar do tempo os animais trabalham mais do que antes, comem menos para o bem da comunidade, são mortos quando contrariam os ideais e os bichos são praticamente obrigados a esquecer os princípios dos mandamentos. 

Esse é um livro em que pode-se facilmente estabelecer uma analogia com a política brasileira ao compararmos os porcos com os políticos, que se deixam levar pelo poder. Ao mesmo tempo é possível fazer um comparativo entre proletariado e burguesia.

É um livro muito rico de detalhes com grandes comparações com a realidade. Você começa a pensar como seria um mundo em que os animais pudessem se revoltar contra muitas maldades cometidas por humanos. Além disso, é possível perceber como a ditadura reprime, amedronta e diminui as pessoas. Leitura super indicada para você que quer crescer como ser humano, em breve vou ler 1984, autoria do mesmo autor.

Espero que tenham gostado leitores queridos. Beijus!

Esse livro faz parte do Desafio Literário 2013:



Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin