Autor (a): Matt de La Peña
Editora: Seguinte
Ano: 2013
"Quando Dak, Sera e Riq chegam ao próximo destino em sua jornada para consertar falhas históricas, são recebidos por uma tempestade. Eles estão na península de Yucatán, lar dos antigos maias, na época da chegada dos colonizadores espanhóis -ou pelo menos deveria ser assim. Sera tem certeza de que programou o Anel do Infinito corretamente, mas eles parecem estar séculos adiantados. Enquanto tentam descobrir o que aconteceu, os três jovens desconfiam que talvez exista um motivo para estarem ali: bem naquele momento os anciãos da aldeia estão escrevendo um códice importantíssimo, que travaria o destino daquele povo para sempre."
Oie, tudo bom?
Quem já acompanha o blog sabe que estou lendo a série Infinity Ring, publicada aqui no Brasil pela Editora Seguinte. A série fala sobre viagem no tempo e trata-se de um projeto com vários autores e cada um deles foi responsável por escrever um dos livros. Se você não sabe nada sobre a série, leia minhas resenhas sem spoilers de: Um Motim no Tempo, Dividir e Conquistar e O Alçapão.
A Maldição dos Ancestrais leva nossos protagonistas para a península de Yucatán para ajudar os Maias, mas parece que não estão no ano correto. Por causa disso, eles ficam ainda mais em dúvida sobre a fratura que precisa ser corrigida e no local parece que não existe nenhum guardião do tempo que possa ajudá-los a desvendar o enigma para corrigir a fratura no tempo.
Esse foi o livro mais fraco até agora, pois para mim o autor não soube explorar muito bem a narrativa. Fiquei esperando que algo importante acontecesse, mas tudo foi resolvido muito rápido e apressadamente. O início parecia promissor, mas fiquei com a impressão de que o autor fez um final às pressas, sem aprofundar muito nas temáticas desse 4º livro.
Algo que está cada vez mais forte são as reminiscências, sensações de lembranças que as pessoas tem, como se fosse um deja vú. Isso acontece por causa das mudanças que foram feitas na história. A Sera foi a personagem que mais sofreu com isso nesse livro, principalmente por causa de uma experiência que ela teve ao presenciar uma grave cena do futuro.
"Sera sabia bem como funcionavam as Reminiscências - a sensação de que havia algo faltando, de que, se a história tivesse se desenrolado de uma forma um pouco diferente, ela estaria vivendo sua vida real, e não aquela versão distorcida."
O fato da série ter autores diferentes em cada livro, faz com que cada história tenha uma abordagem diferente. Sera é minha personagem preferida pela sua sagacidade, mas o Riq tem me conquistado com suas atitudes altruístas e sensatas nos dois últimos livros. Dak tem perdido pontos pelas atitudes infantis que sempre atrapalham a missão. Com defeitos e qualidades, o trio de protagonistas é cativante, inteligente e divertido.
Essa série tem uma premissa interessante e possui muitas referências históricas. Já disse aqui, mas vou repetir, que trata-se de uma ótima leitura para quem gosta de saber um pouco mais sobre história mundial sem o didatismo das salas de aula. As histórias são curtas, dinâmicas e uma boa opção para leitores mais jovens. Um livro feito para entreter e ensinar.
Beijos!
Olá,
ResponderExcluirRoberta lembro-me de ter visto esse e outros livros da série na internet, não sabia que se tratava de viagens no tempo e muito menos que os livros são escritos por vários autores, gostei disso. Acho que vou colocar na minha lista. www.sagaliteraria.com.br
Adoro essa temática histórica, mas ainda não conhecia a série! Muito obrigada pela dica, vou procurar ler assim que possível!
ResponderExcluirBjs,
http://www.tamiresdecarvalho.com/
não conhecia essa serie,parece ser interessante vou anotar aqui pra não esquecer...adorei a dica.
ResponderExcluirsou fascinada por tramas assim.
http://ldsonhos.blogspot.com
Oi Aline.
ResponderExcluirPrimeiro desculpe por minha ausência por aqui, tenho acessado na maioria das vezes pelo celular, então as visitas acabam ficando mais difíceis.
Achei isso de cada livro ser contado por um autor, bem diferente e interessante, mas fico um pouco de receio de atrapalhar a série com um todo.
De qualquer forma, parece ser uma serie bem bacana.
Beijos
Olá!
ResponderExcluirQue interessante! Eu não sabia que cada livro era um autor diferente! Deve ser um tanto difícil manter o ritmo entre os livros.
Não é o gênero que costumo ler, mas quem sabe dou uma chance a curiosidade! rs
Bjus
Blog Fundo Falso
Achei bem interessante o tema que o livro toca, aí não li nenhum livro que fala sobre viagens no tempo. Vou ler.
ResponderExcluirBjos
Oi Aline, tudo bem?
ResponderExcluirConsegui abrir o post, acho que era a minha internet com problema. Olha eu já tinha visto as capas desses livros, mas nunca parei para ler nada a respeito. Interessante isso de viajar no tempo e visitar outros lugares, como no caso desse livro, Os Maias. E interessante isso de cada livro ter um autor e funcionar de modo a encaixar de um livro para o outro. Ótima resenha, beijos da Cá.
Oi, Aline!
ResponderExcluirEu já vi falar dessa série e acho as capas show, mas não li nenhum dos livros.
Acho interessante isso de cada livro ser escrito por um autor diferente.
Eu não pretendo conferir essa série, não gosto de livros que tenham como tema a viagem no tempo.
Sempre que leio uma serie eu espero que cada livro seja melhor que o outro, pena que você achou que esse quarto livro deixou a desejar, é ruim quando o autor apressa os acontecimentos.
Leitura que ensina, isso é muito bom, gostei de saber que podemos conhecer a história do mundo pelos livros, esse é um ponto positivo para mim.
Beijão!
Lilica - O maravilhoso mundo da leitura
Oiee ^^
ResponderExcluirJá tinha visto a capa de um desses livros, mas não sabia que cada um deles fora escrito por um autor diferente *-* Me lembrou um pouco da série "39 clues" *-* É uma pena que esse livro tenha sido fraco, mas, já que o próximo será escrito por outra pessoa, talvez melhore, né? Eu espero que sim, pois fiquei curiosa para ler agora...haha'
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Acredito que por ter vários autores, pode acabar de um livro não ter uma abordagem mais profunda que os demais, como descrito na resenha, o que é uma pena, pois deixa o leitor com a impressão que tudo foi feito as pressas, como se tivesse algo faltando talvez. Ainda não li nenhum dos livros, mas eles me chama a atenção por sua temática, mas realmente é uma pena que o A Maldição dos Ancestrais não tenha sido tão bom.
ResponderExcluirDa Imaginação à Escrita
Acho bem interessante livros que abordem a história, é muito mais legal de aprender assim rs Ainda acho estranho essa coisa de cada livro ser escrito por um autor. Por mais que eles possam se reunir e decidir juntos o rumo da história, cada um tem uma escrita, uma visão, acho que isso poderia quebrar minha empolgação de um livro para o outro. MAs é só um palpite.
ResponderExcluirQue pena que esse foi o mais fraco.
beijos
Aline, já tinha ouvido falar da série e tenho muita vontade de ler os livros.
ResponderExcluirAcho essa dinâmica de cada livro ser um autor bem bacana.
A história me chama muita atenção.
Lisossomos
Oi Aline, tudo bem??
ResponderExcluirBom eu acho que só li até hoje uma resenha dessa série e acho que foi do primeiro livro. Infelizmente eles não me chamaram atenção para a leitura... Não me senti contagiada pela trama abordada, embora tenha muitas aventuras... é uma pena que esse livro foi mais fraquinho e o autor da vez não conseguir te prender tanto quanto gostaria... Xero!!
http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/
Eu acho muito interessante isso de cada livro ser escrito por um autor, mas acho que tem que ter cuidado para não se perder né? Acho que o personagem não pode ser muito diferente do que ele era inicialmente. A trama em si me agradou, quero ler essa série desde que lançou, só não tive oportunidade ainda. Mas que pena que esse foi o mais fraco de todos.
ResponderExcluirbeijos
www.apenasumvicio.com
Aline,não li a série Infinity Ring,mas me parece bem interessante e um pouco recheada de história Mundial.Amei saber que fala de viagem no tempo e que trata de um projeto com vários autores.Esse fala sobre os Maias,achei bem legal,pena que o autor não tenha explorado bem a narrativa e tenha tido pressa.Mas,mesmo assim quero muito acompanhar as aventuras desse trio:Sera,Riq e Dak,por pontos de vistas diferentes.Mil beijinhos!!!
ResponderExcluirOi, Aline
ResponderExcluirEu já li o primeiro livro dessa série e gostei bastante. Depois comecei a ler o segundo, mas não terminei.. Acho que não estava me prendendo o suficiente, mas pretendo sim continuar um dia. Acho interessante essa ideia de juntar vários autores e escrever uma série. É arriscado, mas é bem legal. É bom ver como cada autor explora os personagens.
Beijo,
João Victor – All POP Stuff | De cabeça para baixo
Oi Aline,
ResponderExcluireu tenho muita vontade de ler essa série, mas a preguiça é maior, kkk. Adorei a premissa! Os Maias!!! Adoro essa civilização. Então é uma pena que o livro tenha sido fraco, e o autor não tenha explorado bem os temas como poderia
beijos
http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/