A Fofa do Terceiro Andar - Cléo Busatto

Livro: A Fofa do Terceiro Andar
Autor (a): Cléo Busatto
Editora: Galera Júnior
Ano: 2015
ISBN 978-85-01-10459-5

"Ana sempre foi uma criança alegre, saudável e... fofa. Ela nunca se incomodou em receber adjetivos, até notar que eles nem sempre serviam para ser legal com alguém. Conforme vai ficando mais velha, por mais que tente manter o sorriso estampado no rosto, os apelidos e implicâncias começam a mexer com ela. O jeito é colocar para fora, nem que seja no caderno. E não é que ajuda? Agora Ana só precisa conseguir aplicar isso na realidade, o que não é tão fácil quanto parece. Primeiro ela tem que descobrir o que realmente a incomoda (e não o que incomoda os outros) e então encontrar maneiras de trazer à tona a Ana confiante que se escondeu dentro dela. E que processo! A adolescência tem um tempo todo próprio, e não é fácil acompanhar. Novos gostos, novas sensações, novo corpo... Ela segue redescobrindo a si e ao mundo. E não faz isso sozinha. Além da Julia, sua amiga de infância, há outra pessoa que chega de mansinho..."

Oie, tudo bom?

Sabe quando você tem uma identificação com o livro só de olhar para a capa? Eu senti isso quando vi A Fofa do Terceiro Andar pela primeira vez. A Dressa, do blog Livros e Chocolate Quente, me enviou um exemplar de presente (Obrigada!!!) e fiz a leitura no mês passado, mas só agora consegui fazer essa resenha.

A história é sobre a Ana, uma garota que sempre esteve acima do peso, mas quando foi crescendo, passou a ser hostilizada por causa disso. Ela recebeu o apelido de fofa do terceiro andar por causa do andar onde vive. Constantemente humilhada pelos colegas, muitas vezes com professores coniventes, certo dia ela acaba envolvida em uma cena desastrosa na cantina do colégio e resolve mudar sua vida. Além disso, Ana começa a escrever em um diário onde comenta seus medos, aflições e divaga sobre seus receios.

"Eu procuro aceitar as pessoas como são. Aprendi com minha mãe. Ela me ensinou que cada um tem seu jeito de ser, com qualidades boas e ruins. Mas nem todos pensam desse jeito. Começo a pensar que alguns tem prazer em maltratar os outros." (pág. 29)

Mesmo sendo um livro infanto-juvenil, confesso que a narrativa é bem filosófica em alguns momentos. A Ana tem um raciocínio que não condiz com sua idade, mas isso não foi um problema na narrativa, mas me incomodou um pouco. Esse viés psicológico do livo tornou a leitura um pouco mais lenta em alguns momentos e demorei para finalizar as 140 páginas.


Os apelidos e as ofensas passam a incomodá-la muito e ela decidiu aplicar as resoluções que ela tinha no diáio. No início é difícil ser forte e determinada, ma aos poucos a Ana consegue aprender sobre seus sentimentos e como poderia transformar sua vida. A Fofa do Terceiro Andar é uma obra que faz o leitor entender como um apelido pejorativo pode afetar uma pessoa e como é possível sobreviver a adolescência, apesar dos percalços.

"Por exemplo, balofa, para quando se quer dizer exageradamente gorda. Aos 10 anos entendi o que é ironia: "Se ela saltar, a piscina esvazia". Aos 12, já sabia o que era metáfora: "Gorda como uma baleia". Confesso não gostei." (pág. 12)

A escrita do Cléo Busatto é fluída, poética e delicada. Apesar da leitura ter demorado mais do que eu imaginava, gostei da forma com que ela retratou o tema. Também foi bacana a forma com que o romance foi retratado no livro porque foi algo sutil e delicado. O único ponto negativo foi ela não ter usado alguma medida temporal nos escritos da Ana e a falta desse artifício deixou a leitura confusa em alguns momentos. 

Algo que gostei muito, foi a mensagem de mudança que esse livro tem. Depois do nascimento do meu filho, tenho pensado muito no meu peso. Sei que é uma fase, mas é muito difícil você lidar com olhares e julgamentos. As opções saudáveis feitas pela Ana no decorrer do livro me inspiraram e coincidiram com uma fase parecida na minha vida.

A Fofa do Terceiro Andar é bem mais que um infanto-juvenil bobo sobre uma adolescente. Ele tem poesia e delicadeza.

Beijos!

26 comentários

  1. Muita gente já falou desse livro. Sempre me interessei em ler.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Não o conhecia, mas o leria sim. Acredito que sua mensagem, mesmo sendo através de uma adolescente, serve para todos nós, pois são temas recorrentes em qualquer idade. Parabéns pela resenha!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu achei a capa do livro linda, também. :D gostei de saber desse viés psicológico e filosófico que você citou. Quanto a maturidade da personagem, isso nem sempre está relacionado a idade, mas as experiências e contexto social.

    ResponderExcluir
  4. Oi querida, este foi um livro que vi que dividiu muitas opiniões na blogosfera. Alguns gostaram, vários não curtiram a escrita da autora. Eu só vou saber depois que ler, porque este é um tema que me interessa muito, já que já enfrentei esse preconceito todo por causa do peso. E me diga, como está a vida com o baby? A minha filha está quase nascendo e tenho medo de não ter mais tempo para o Blog ou para leituras.. hehe Beijos, Mi

    Blog Recanto da Mi

    ResponderExcluir
  5. Quando se trata de quilos a mais é comigo mesmo! Sempre fui a cima do peso. Já fiz academia, emagreci, parei de fazer, voltei em dobro. Fiquei por um bom tempo como uma sanfona. Engorda e emagrece. Não parei de comer desde o meu último relacionamento, estou uma bola, mas se Deus quiser, segunda agora começo academia!
    O peso é um problema sim! Olhares e piadinhas das pessoas, é irritante demais.
    Sua resenha me deixou muito curiosa, já coloquei o livro na lista de desejados.
    Beijos,
    Gabrielle Garcia - ABCD dos Livros.

    ResponderExcluir
  6. Oi! Confesso que ao iniciar a leitura da sua resenha, o livro pareceu que não iria me agradar, porém, no final eu já queria ele na minha estante. Não conhecia a obra, tão pouco a autora, mas fiquei bastante instigada pela leitura.

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  7. minha irmã tbm encucou muito com o peso depois que teve filho, pior que julgamento vem de dentro de casa, muitas vezes... bem, apesar de ser uma leitura curta, eu não me interessei em fazer, pois não me senti apegada à trama... e sobre a medida de tempo não usada na narrativa me desanimou um pouco...

    ResponderExcluir
  8. OI Aline!
    Acho esse livro muito fofo e que passa uma ótima mensagem. Não que ser magra te torne uma pessoa saudável, mas o que importa é ser saudável independente de ser magra ou acima do peso!! Eu quero muito ler esse livro e me inspirar com ela também!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  9. Adorei esse livro e sua resenha ficou muito boa
    Já o marquei como desejados lá no Skoob rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Aline, tudo bem?

    Gostei bastante da sua resenha e mês passado li livros sobre bullying, mas não tive tempo de ler esse. Mesmo sendo uma obra infanto-juvenil, trás uma mensagem super importante e nos ensina algumas coisas. Entretanto, entendo o que você quis dizer sobre a narrativa mais filosófica, e com as atitudes da protagonistas não condizerem muito com a sua idade, se bem que pessoas que sofrem assim acabam amadurecendo mais cedo. Amo essa capa e ela foi o principal motivo de me fazer ter vontade de ler.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Achei a capa linda e compraria só por essa lindeza de capa . Achei muito interessante o tema , pois é um tema que muito delicado , principalmente para as mulheres. Quero muito ler este livro .
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Olá, Aline. Gostei muito da sua resenha. Bom, eu acho essa capa super fofa, mas confesso que a premissa não me cativou tanto, mesmo o tema eu gostando de ler em relação a alto estima, preconceito das pessoas e enfim. Mas não sei, fiquei com certo receio. Mas quem sabe mudo de opinião dando uma chance a leitura.
    Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
  13. Confesso que não li esse livro por me sentir saturada do tema. Acho que o enredo pode até ser legal, mas não é o que eu estou procurando agora.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oláá
    Sua resenha está ótima, gostei muito e sou louca para ler esse livro pela capa e pelo enredo, além de ter escutado vários elogios.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Aline, que bom que as opções da Ana te inspiraram.
    Queria muito ter lido um livro assim na adolescência, talvez eu tivesse agido de outra maneira quando pegavam no meu pé.
    Fiquei curiosa para ler.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  16. Oláaaaa chefinha, eu tinha lido uma resenha desse livro, que destacou bem a parte sobre a personalidade da Ana que não condiz com a idade, ela parecia bem adulta. Mas acho que se dá ao fato do isolamento e leituras que ela gostava de fazer sozinha. To curiosa para ler esse livro.
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  17. Nossa, Aline. Eu estou bem surpreso com a estória de A Fofa do Terceiro Andar, que inclusive pensei que seria um romancinho clichê, mas vejo que estou errado e que a estória trata-se de drama, medo e superação escritos de uma forma leve e pesada, ao mesmo tempo. Me animei bastante para a leitura.

    ResponderExcluir
  18. Que coincidência, acabei de ver a foto desse livro no instagram e pensei "será que alguém conhece esse livro?" Depois dessa sinopse boa e da resenha incrível eu preciso desse livro!
    Beiojs

    ResponderExcluir
  19. Ahhhhhh eu quero!!!!
    Não conhecia, mas agora quero..rs. Culpa sua e de sua resenha maravilhosa.
    Foi direto para a lista do Skoob.

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
  20. Oi Aline, tudo bem??
    Eu acho a capa desse livro muito bonita... mas infelizmente não tenho pretensão de ler o livro, mesmo com a temática interessante.... eu bem sei como é os olhares tortos que as pessoas dão aos gordinhos e passei por poucas e boas até nas questões de emprego por causa disso... infelizmente no meu caso emagrecer está sendo super complicado porque não depende de eu comer demais, mas por outros problemas, só que quando o dedo é apontado pra você... eles não sabem disso e é mai fácil ter suposições... uma coisa que aprendi com isso foi abstrair.... só eu sei o que eu passo e tenho e somente eu posso cuidar disso... então se as pessoas não entendem o problema é exclusivamente delas... e não meu... porque já cuido dos meus que demandam tempo rs... desculpe o desabafo kkkk. Bom eu fico imaginando o que a protagonista passou e o que a levou tomar a atitude para emagrecer, mas acredito que essa atitude ela tomou mais por causa dela, porque acredito que com tudo que passou ela amadureceu e percebeu que podia mudar para si, do que para os outros, eu penso nisso... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    A capa é bem lindinha mesmo...
    Não conhecia o livro e a história me interessou, a personagem deve passar por vários constrangimentos e isso é muito ruim e uma coisa chata, só pelo fato de ser acima do peso. Odeio essas pessoas que ficam implicando umas com as outras e usam a desculpa de que é só uma brincadeira. Acho que temos que ter em mente que nem todos gostam de certas brincadeiras. Enfim.. é um livro que leria e recomendaria para algumas várias pessoas rs'

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Estou bem curiosa com esse livro, principalmente agora que sei um pouco mais sobre o que ele se trata. Passei pela mesma coisa que a protagonista, mas ao contrário dela eu não me importava com os apelidos (acho que nem levava a sério), mas ultimamente tenho me incomodado bastante com meu peso, mesmo ele não sendo tão acima do meu permitido. Estou curiosa para ler o livro e ver como a personagem passa por isso.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  23. O tema abordado no livro é pertinente justamente porque não é algo que incomoda apenas durante essa fase da vida, né? Qualquer tipo de julgamento pode influenciar diretamente na vida da pessoa. Achei a proposta bacana e ele vai para a minha listinha agora mesmo!

    ResponderExcluir
  24. Já conhecia o livro,mas ainda não tive oportunidade de ler. Adorei sua resenha, mas fiquei com um pé atrás, pois tenho um certo trauma por romances adolescentes.
    Beijos
    Eu e meu vício chamado Leitura

    ResponderExcluir
  25. Oi Aline, tudo bem? Eu também achei a Ana muito madura para a idade que tinha algumas vezes, parecia uma adulta em um corpo de criança. Também gostei das atitudes que ela tomou e do final do livro, foi um final com uma lição muito importante.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olaa. gente que livro mais fofo. Adorei. Sua resenha ficou ótima.

    Beijão da lari
    http://brilliantdiamond-bg.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin